Comprar uma mansão no elegante bairro do Morumbi em São Paulo, alugar um suntuoso apartamento para passar as férias na exclusiva Quinta Avenida em Nova York, ser proprietário de companhias aéreas, ou ainda adquirir imóveis nas mais badaladas e chiques avenidas das mais cosmopolitas cidades do mundo. Tudo isso por uma verdadeira pechincha. Mas se você é daqueles que considera mais emocionante arriscar todo seu patrimônio especulando no mercado imobiliário, cuidado! Muitos dos que seguiram esse caminho acabaram na lona. As situações narradas acima descrevem movimentos típicos de uma partida de MONOPOLY (conhecido no Brasil como Banco Imobiliário) que, muito provavelmente, está sendo realizada em algum lugar do planeta nesse exato momento.
A história
O nosso Banco Imobiliário é a tradução do jogo mais vendido no mundo: o MONOPOLY (Monopólio em português). A história começou em 1934 quando Charles Brace Darrow, um vendedor de sistemas de aquecimento na pequena Germatown, um bairro da cidade de Filadélfia no estado americano da Pensilvânia, mostrou o jogo que havia criado aos executivos da empresa Parker Brothers. Ele desenhou a primeira versão em uma toalha de mesa para a diversão de amigos e familiares. Mas na verdade, ele não levou à Parker Brothers uma ideia original. Um jogo muito parecido havia sido patenteado por Lizzie J. Magie em 1904, com o nome de The Landlord’s Game. A diferença principal é que no jogo de Magie, o conceito básico era o de mostrar como os monopólios são injustos e como as cobranças de aluguel por grandes proprietários inescrupulosos podiam ser exorbitantes. Irônico, não? A maior contribuição de Darrow foi a proposta de um novo design para o tabuleiro, que praticamente se mantém até hoje. Porém, o jogo foi rejeitado por conter “52 erros específicos”, ser demorado, com regras complicadas e não estar em conformidade com os padrões da empresa. Foi então que Charles, desempregado naquela época quando os Estados Unidos ainda sofriam as sequelas da dura depressão de 1929, decidiu produzir o jogo sozinho. Com a ajuda de um amigo gráfico, vendeu 5.000 unidades, por US$ 4 cada, feitas à mão para loja de departamento John Wannamaker da Filadélfia. As pessoas adoraram o jogo e a demanda cresceu rapidamente, chegando ao ponto de Charles não poder mais supri-la.
O sucesso instantâneo fez com que a Parker Brothers revisse sua posição e resolvesse lançar o jogo em 1935, que segundo as regras oficiais, “tinha como objetivo vender, comprar ou alugar propriedades de maneira vantajosa, de tal modo que um dos jogadores ficasse mais rico e chegasse ao monopólio”. A primeira versão, chamada Atlantic City, era composta por um tabuleiro com 40 espaços que continham 28 propriedades, espaços de imposto, prisão, parada livre, entre outros elementos. Começou produzindo 20 mil unidades por semana. Logo em seu primeiro ano tornou-se o jogo mais vendido dos Estados Unidos. Charles Darrow tornou-se multimilionário.
O grande sucesso do jogo era devido a fantasia proporcionada – adquirir bens imobiliários e ficar rico rapidamente – que conquistou os americanos já cansados de um dos períodos mais difíceis da história do país. A primeira edição internacional foi lançada ainda em 1935 na Austrália e no ano seguinte na Inglaterra. O jogo chegou ao Brasil, somente em 1944, pelas mãos da Manufatura de Brinquedos Estrela, onde as propriedades tinham nome de ruas ou localidades famosas das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, como Avenida Paulista, Ipanema, Morumbi, Interlagos e Copacabana. Na década de 1970 foi lançada no mercado a edição em Braile, desenvolvida para pessoas que possuíam deficiência visual. Concebido como um arquétipo do capitalismo americano, o Banco Imobiliário já foi usado até mesmo em missões de Estado. No auge do processo de abertura econômica na União Soviética, o então presidente Mikhail Gorbachov mandou comprar dezenas de tabuleiros para distribuir aos membros do Partido Comunista. Segundo ele, essa era a forma mais fácil de entender a lógica do capitalismo. O passatempo também se tornou uma fonte de inspiração para treinamentos e simulações de negócios usados por consultorias em empresas e cursos de MBA. A Hasbro adquiriu os direitos do jogo após comprar a Parker Brothers na década de 1990.
Em 2008 a empresa lançou uma competição para eleger as cidades que participaram da primeira versão global do jogo chamada Monopoly Here and Now: The World Edition (Monopólio Aqui e Agora: A Edição Mundial, em tradução livre). Na nova versão, as cidades ocuparam os lugares dos bairros famosos do tradicional MONOPOLY onde os jogadores apostavam seu “dinheiro” em empreendimentos imobiliários. A empresa fez uma pré-seleção de 68 cidades a partir de uma pesquisa realizada com dois mil escritores especializados em textos sobre viagens internacionais. A votação foi feita no site do jogo na internet, e os eleitores puderam selecionar até dez cidades para fazer parte do novo tabuleiro.
Uma das novidades mais recentes da marca foi lançada no mercado em 2009 com o nome de MONOPOLY DEAL, uma versão do famoso jogo em forma de baralho de cartas, que pode ser jogado bem mais rapidamente que a versão para tabuleiro e uma partida normal que deve durar por volta de 20 minutos. O primeiro jogador a juntar três sets de propriedades vence, mas tudo pode mudar rapidamente com as cartas especiais. Além disso, em 2010, para comemorar os 75 anos do jogo a empresa lançou uma nova versão, com tabuleiro circular e dinheiro digital. Batizado de MONOPOLY REVOLUTION, a versão é jogada da mesma maneira que a original, tendo como única diferença o tabuleiro redondo e o uso de cartões de débito e com banco eletrônico, eliminando o dinheiro de papel. O uso do dinheiro virtual já tinha sido testado em 2007 com a versão MONOPOLY ELECTRONIC BANKING EDITION. Nesta versão, os jogadores movimentam as peças ao redor do tabuleiro enquanto o jogo faz os efeitos sonoros nos auto-falantes que ficam no centro, em um dispositivo que funciona também como cartões de crédito e mantém o histórico sobre as operações financeiras. Outra novidade, lançada em 2013, foi o MONOPOLY EMPIRE, que desafia os participantes a construírem um império com grandes marcas mundiais como Coca-Cola, Xbox, McDonald’s, Ducati e Samsung. Em 2015, como comemoração aos 80 anos do produto, foi lançada uma versão em edição limitada com 8 peças (uma para cada década), casas de madeira e um tabuleiro que relembra o original.
As divertidas versões
Desde o surgimento do jogo mais de 500 versões diferentes foram lançadas, tendo como a mais popular a versão “Number Nine”, muito similar a original criada em 1934. Outra versão popular é o MONOPOLY GRAB & GO, modelo compacto do jogo com tabuleiro reduzido e dobrável.
O famoso jogo ganhou inúmeras versões, algumas delas temáticas:
Monopoly Playmaster (1982) – Versão do tradicional jogo com componentes eletrônicos.
Monopoly Junior (1990) – Versão simplificada do jogo original para crianças de 5 a 8 anos. A mais recente versão tem um parque de diversões como tema e as crianças podem comprar atrações e brinquedos do parque.
Monopoly Deluxe Edition (1995) - Versão luxuosa do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças com acabamentos que utilizam materiais sofisticados como madeira.
Monopoly Hawaii Edition (1996) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças ambientados com figuras e lugares exóticos do Havaí.
Monopoly Coca-Cola Collector’s Edition (1996) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças da tradicional marca de refrigerante.
Monopoly Batman and Robin Collector’s Edition (1997) – Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens.
Monopoly Star Wars Limited Collector’s Edition (1997) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens do filme Guerra nas Estrelas.
Monopoly World Cup France 98 Edition (1998) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças em homenagem a Copa do Mundo da França.
Monopoly Pokemon Edition (1999) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens do desenho Pokemon.
Monopoly Marvel Collector’s Edition (1999) – Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais super-heróis da Marvel.
Monopoly Star Wars Episode 1 - Collector Edition (1999) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens do filme Guerra nas Estrelas – episódio 1.
Monopoly Junior Deep Sea Adventure (2000) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças baseados em criaturas marinhas.
Monopoly Harley-Davidson Motorcycles “Live to Ride” Edition (2000) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças em homenagem a marca de motocicletas Harley-Davidson.
Monopoly Looney Tunes Edition (2000) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens Looney Tunes.
Monopoly: The Card Game (2000) – Versão menos complexa do jogo original em formato de cartas.
Monopoly Millennium Edition (2000) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças em designs modernos, incluindo notas de dinheiro translúcidas, dados que parecem joias, além de tabuleiro na cor prateada e em alto relevo.
Monopoly Star Trek Limited Edition (2000) Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens do filme Star Trek.
Monopoly The .com Edition (2000) – Versão do jogo baseada no mercado financeiro de empresas de tecnologia.
Monopoly Stock Exchange (2001) – Versão do tradicional jogo baseada em regras do mercado financeiro onde vários jogadores podem ser proprietários de uma empresa com um acionista majoritário.
Monopoly Simpsons Edition (2001) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens do desenho Simpsons.
Monopoly Junior Toy Story Edition (2001) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens do filme Toy Story.
Monopoly Disney Edition (2001) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens da Disney.
Monopoly Scooby-Doo Fright Fest Edition (2002) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens do desenho Scooby-Doo.
Monopoly Elvis Presley 25th Anniversary Edition (2003) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças que prestam um tributo ao rei do rock.
Monopoly Ford 100th Anniversary Edition (2003) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças em homenagem ao centenário da montadora Ford.
Monopoly Justice League of America Edition (2003) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens da Liga da Justiça.
Monopoly Muppets Edition (2003) - Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos tradicionais personagens Muppets.
Monopoly Garfield Collector’s Edition (2003) – Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças do tradicional gato gorducho e sua turma.
Monopoly The Disney Theme Parks Edition (2005) – Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos parques temáticos da Disney.
Monopoly Here & Now (2005) - Versão atualizada do jogo com novos cenários, dinheiro e valores atuais.
Monopoly The Lord of the Rings Trilogy Edition (2006) - Versão temática do famoso filme que pode ser jogado da maneira tradicional ou no modo “One Ring” mais rápido e criado especialmente para esta edição. No jogo é possível fazer uma viagem pela Terra Média construindo fortalezas e castelos para defender seus novos territórios.
Monopoly Nintendo Collectors Edition (2008) - Versão que homenageia personagens clássicos dos jogos de videogame da Nintendo como Mario, Luigi, Link, Zelda e Kirby.
Monopoly Beatles Collector’s Edition (2009) - Versão baseada nas músicas do quarteto mais famoso de Liverpool. As propriedades são os discos dos Beatles de “Please, Please Me” a “Let It Be”. As peças são inspiradas nas canções mais famosas dos Beatles.
Monopoly City - Versão onde o jogador pode construir uma verdadeira metrópole com arranha-céus, complexos industriais, escolas e até estádios. Essa versão vem com 80 prédios em 3D.
Monopoly Peanuts 60th Anniversary Collector’s Edition (2010) - Versão que trás o mundo de Peanuts para o famoso jogo, com terrenos retirados dos quadrinhos e seis peças exclusivas feitas de peltre: Snoopy Flying Ace, Woodstock, Lucy, Linus, Sally e Charlie Brown.
Monopoly U-Build (2010) – Essa revolucionária versão usa blocos hexagonais, como propriedades, que devem ser conectados a medida que se joga. Assim a cada jogo se cria um novo tabuleiro determinando a duração da partida, que pode ser de 30, 60 ou 90 minutos. O jogo é composto por 12 blocos duplos, 4 blocos simples, 4 pontes, 2 blocos de ferrovia, 91 prédios, 22 cartas de propriedades, 17 cartas de chance, 4 cartas “reminder”, além de dados e dinheiro.
Monopoly Minions Edition (2014) – Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças dos personagens Minions.
Monopoly Game of Thrones Edition (2015) – Versão temática do jogo com ilustrações, tabuleiro e peças da série Game of Thrones.
Para o mercado brasileiro a Estrela também detém o direito de comercialização do tradicional jogo de tabuleiro, batizado de BANCO IMOBILIÁRIO. Além do tradicional, existem as versões LUXO (com embalagem diferenciada, onde as casas são mansões de luxo e os prédios são caríssimos arranha-céus), BRASIL (onde as casas foram escolhidas pelo público através de votação na internet), SUSTENTÁVEL (com peões feitos de um material especial, que provém da cana de açúcar, e onde é possível negociar as reservas florestais e regiões produtoras de cana de açúcar com créditos de carbono), JÚNIOR (possui uma mecânica simplificada possibilitando as crianças comprar e vender propriedades e construir casas com maior facilidade e rapidez) e SUPER BANCO IMOBILIÁRIO (o clássico jogo com grandes novidades como uma máquina de cartões e propriedades que são empresas reais).
Não somente o nome do jogo é diferente no Brasil, sua identidade visual também.
Você podia comprar o mundo por alguns meses
Em 2009, a Hasbro, fabricante do jogo MONOPOLY, fechou uma parceria com o Google para desenvolver um jogo de tabuleiro online baseado na plataforma do Google Maps, que tornou a brincadeira mais divertida e próxima do mundo real. Na nova versão, batizada de MONOPOLY CITY STREETS e lançada oficialmente no dia 9 de setembro de 2009, o jogador podia comprar imóveis, ruas e avenidas de todos os cantos do planeta. Além disso, era possível, não somente construir casas e hotéis, como também estádios, castelos, arranha-céus, prisões e até depósitos de lixo. Todos os jogadores começavam o jogo com 3 milhões de “Monopolys” e as regras seguiam a linha do clássico MONOPOLY podendo haver algumas poucas diferenças. Em poucos dias no ar, a nova versão teve aproximadamente dois milhões de usuários diários, obrigando assim a triplicar a capacidade instalada.
No lugar de cartas, ruas reais; em vez de cinco oponentes, milhões. Na prática, o jogo online não passou de uma partida mundial de MONOPOLY, cujo fim estava marcado para três meses depois. Ao longo deste período, os jogadores compraram mais de 9 milhões de ruas e propriedades, além de construir 175 milhões de edifícios. Essa versão online foi lançada para chamar a atenção para a nova edição em formato tradicional. A estratégia que cercava o novo MONOPOLY CITY era simples: manter aceso o interesse dos consumidores pelo jogo de tabuleiro. Entre as modificações principais desta versão limitada estavam a possibilidade de construir edifícios no centro do tabuleiro e a de lançar mão de meios para sabotar os concorrentes. Ou seja, o jogo estava cada vez mais próximo da realidade dos negócios. Era possível até construir um lixão no terreno de seu adversário para derrubar o preço da propriedade, opção que não existia até então. As regras simples e diretas, que estimulam a competição e as habilidades de negociação, foram as maiores responsáveis pelo sucesso do MONOPOLY e por isso foram mantidas por tanto tempo.
A mascote
A tradicional mascote da marca surgiu em 1936 onde aparecia impresso nas cartas do jogo, mas somente ficou conhecido como Rich Uncle Pennybags a partir de 1946. O carismático milionário bigodudo, segundo muitos, teria sido inspirado no famoso e lendário banqueiro americano J.P. Morgan. Somente em 1948 a mascote foi oficialmente introduzida dentro da letra O no logotipo da marca MONOPOLY. Em 1999 o tradicional ícone da marca recebeu oficialmente o nome de Mr. Monopoly, e acabou virando até uma versão de um jogo de vídeo-game.
Ao longo dos anos Mr. Monopoly passou por várias modernizações para adquirir uma imagem mais atual, claro sem perder a elegância. Segundo a tradicional revista Fortune o personagem é um dos mais ricos do mundo fictício, tendo uma fortuna pessoal avaliada em US$ 1.2 bilhões. Ele mora em Atlantic City, estado de Nova Jersey.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 1948, a tradicional mascote da marca passou a fazer parte do logotipo, dentro da terceira letra O. Em 2009 a marca atualizou seu tradicional logotipo, que ganhou um visual mais moderno (com as letras mais juntas), mas manteve o simpático Mr. Monopoly como elemento central, agora acima do nome da marca.
O logotipo da marca também pode ser aplicado sem a tradicional mascote.
Os slogans
The Fast-Dealing Property Trading Game.
The World’s Favorite Family Game Brand.
Own it all.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1935
● Criador: Charles Brace Darrow
● Sede mundial: Pawtucket, Rhode Island, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Hasbro Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Brian Goldner
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 114 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Jogos de tabuleiro
● Concorrentes diretos: War, Scrabble, Jogo da Vida, Batalha Naval e Detetive
● Mascote: Mr. Monopoly
● Slogan: The Fast-Dealing Property Trading Game.
● Website: www.hasbro.com/pt-br/brands/monopoly
A marca no mundo
O jogo, que atualmente pertence a empresa americana Hasbro, é produzido em mais de 47 idiomas e distribuído em pelo menos 114 países ao redor do mundo. Estima-se que 1 bilhão de pessoas já o tenham jogado e mais de 275 milhões o tenham comprado. O sucesso é tamanho que existe até mesmo um campeonato mundial, realizado a cada dois anos desde 1973. O atual campeão é o italiano Nicolò Falcone, que conquistou o título em 2015 na cidade de Macau.
Você sabia?
● Como objeto de culto, o MONOPOLY protagonizou histórias de todo tipo, algumas delas curiosas, como a da partida que durou 1.680 horas - cerca de 70 dias - e que é considerada a mais longa da história deste jogo, como explica o jogo em sua página oficial na internet (www.hasbro.com/monopoly).
● Desde seu lançamento no mercado já foram produzidas mais de 6.1 bilhões das tradicionais casinhas verdes e 2.3 bilhões de hotéis que fazem parte do jogo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 23/9/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário