18.7.06

FRONTIER AIRLINES

A FRONTIER AIRLINES, mesmo atuando como uma companhia aérea de baixa tarifa oferece aos seus passageiros flexibilidade, eficiência, conforto e segurança. Seus inconfundíveis aviões com animais selvagens pintados nas caudas são vistos na maioria dos grandes aeroportos americanos e viraram sinônimos de serviços eficazes, amigáveis e pontuais.

A história
A companhia aérea tem suas origens no ano 1946, quando foi fundada com o nome de FRONTIER AIRLINES, e tendo, depois, em 1950, se expandido através da fusão com três outras companhias aéreas locais (Arizona Airways, Challenger Airlines e Monarch Airlines) que operavam 12 aeronaves DC-3 para as comunidades das Montanhas Rochosas. Com o desenvolvimento da área da cidade de Denver no estado do Colorado, a FRONTIER aumentou sua estrutura de rotas para 40 cidades e adquiriu equipamentos modernos. O crescimento da FRONTIER novamente foi acelerado pela sua fusão, em 1967, com a Central Airlines, do Texas. Em meados da década de 70, a companhia aérea já servia a quase 100 cidades americanas, mais do que qualquer outra companhia aérea do país.


Nos termos das regulamentações federais em vigor na época, as linhas aéreas solicitavam ao governo permissão para começar ou encerrar seus serviços numa determinada rota. Aquelas que voavam para cidades pequenas recebiam um subsídio do governo para manter o mínimo essencial de serviços. Treze das 100 cidades servidas pela FRONTIER eram responsáveis por 70% dos lucros da companhia; enquanto as 55 cidades qualificadas para subsídio geravam apenas 8%. A FRONTIER fazia escalas em quase 30 estâncias de esqui das Montanhas Rochosas e se promovia intensamente entre os turistas que procuravam esses destinos. Seus jatos ofereciam serviços de classe única, com espaços entre assentos idênticos aos de uma primeira classe. A companhia aérea conseguiu também uma boa reputação por seu serviço de alimentação. A FRONTIER foi sempre uma líder na parte técnica; sendo uma das primeiras usuárias dos aviões Boeing 727 e 737 e uma das primeiras companhias aéreas a tratar reservas de passagem por meio do sistema computadorizado.


Porém, apesar da excelente imagem entre os consumidores americanos, os retornos financeiros não acompanharam o avanço tecnológico da companhia e, em 1971, a empresa que controlava a FRONTIER nomeou novos executivos. A Lei de Desregulamentação das Companhias Aéreas, datada de 1978, permitia que as empresas de transportes aéreos alterassem suas rotas simplesmente mediante um aviso com 90 dias de antecedência e, entre 1978 e o início de 1982, a FRONTIER suprimiu 39 cidades, e acrescentou outras 29, expandindo suas operações no seu eixo de Denver. Outro grande problema foi o surgimento de sete concorrentes novas, incluindo a American, Eastern, Northwest, Piedmont e Southwest na região de Denver. Duas de suas tradicionais concorrentes, a United e a Continental, acrescentaram vôos para Denver, chegando a realizar 145 e 108 vôos diariamente, no início de 1983. A FRONTIER, que iniciava, terminava ou fazia a conexão de cada um dos seus vôos através da cidade de Denver, oferecia 114.


A companhia servia a 84 cidades em 27 estados americanos, no Canadá e México, operando uma frota com mais de 50 aviões. Seus passageiros estavam equilibradamente divididos entre viajantes de negócios e turistas. A competição entre a FRONTIER e a United, que era de 8 rotas apenas, quando do início da desregulamentação, subiu para 34, agravando ainda mais a crise da companhia aérea. Isto decretou o fim da FRONTIER que suspendeu suas operações definitivamente em 1986, depois de 40 anos de excelentes serviços e 87 milhões de passageiros transportados.


No dia 8 de fevereiro de 1994 uma nova companhia aérea foi fundada por Sam Addoms e um grupo de executivos que haviam trabalhado na antiga encarnação da FRONTIER AIRLINES, tendo sua base principal no Aeroporto Internacional de Denver, no estado do Colorado, e algumas rotas que eram servidas pela Continental Airlines. No dia 5 de julho, com direito a champanhe a bordo, os primeiros aviões da nova FRONTIER AIRLINES, inauguraram as rotas entre Denver e Bismarck, e Fargo, Grand Forks e Minot, na Dakota do Norte. A frota da nova companhia aérea inicialmente era composta por apenas duas aeronaves modelo Boeing 737-200. Nos meses seguintes novas rotas foram inauguradas, incluindo cidades do estado do Texas. E novos e maiores aviões chegaram: Boeing 737-300. Em seu primeiro ano de vida a empresa transportou cerca de 400 mil passageiros. Em 1996 a FRONTIER AIRLINES já rompia a marca histórica de 1 milhão de passageiros transportados em sua nova fase. Nesta época, a estratégia de preços e serviços seguia a vitoriosa filosofia de Baixa Tarifa (low-cost), inaugurada pela Southwest Airlines na década de 70.


Nos anos seguintes a companhia aérea aumentou seu número de rotas para grandes cidades americanas, comprou novos e modernos aviões da européia Airbus e começou a oferecer televisão por satélite dentro de suas aeronaves mais novas. O programa de milhagem, batizado de EarlyReturns, introduzido em 2001, é um dos mais rápidos em premiações: com 20.000 milhas os passageiros já têm direito à um vôo de ida e volta a qualquer um dos destinos servidos pela companhia aérea. Após os trágicos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, o mercado da aviação comercial entrou em uma crise sem precedentes. Mesmo com expansão de suas rotas, incluindo destinos internacionais, nos anos seguintes a situação da FRONTIER AIRLINES se agravou, como a da maioria das companhias aéreas do mundo, e, no dia 10 de abril de 2008, ela ingressou com pedido de proteção ao famigerado Chapter 11 (proteção contra falência). Pouco mais de um ano depois, no dia 13 de novembro de 2009, a Republic Airways Holdings, que controlava outras companhias aéreas menores, anunciou a compra da FRONTIER AIRLINES por US$ 109 milhões, retirando assim a companhia aérea da Lei de Proteção à Falência. No ano seguinte, a nova proprietária unificou as operações da FRONTIER e da Midwest, mantendo o nome forte da primeira companhia aérea, que aumentou assim seus destinos e sua frota.



A linha do tempo
1995

Inauguração da rota para a cidade de Las Vegas.
Inauguração da rota de Denver para Minneapolis, Salt Lake City e San Francisco.
1996
Lançamento de novos vôos para a cidade de Seattle, além de novas rotas para San Diego e St. Louis.
1997
Inauguração da rota Denver/Boston, primeira costa à costa da companhia aérea.
Inauguração de novos vôos partindo de Denver para Baltimore/Washington e Nova York/LaGuardia.
1998
Inauguração das rotas para Atlanta e Dallas/Fort Worth.
1999
Inauguração da nova rota para Portland e Orlando (Flórida).
2000
Inauguração da nova rota para Kansas City.
2002
Inauguração das novas rotas para Nova Orleans (Louisiana), Fort Lauderdale (Flórida), Sacramento (Califórnia), Tampa (Flórida) e Boise (Idaho).
Segunda companhia aérea americana a oferecer televisão via satélite (DirecTV) em seus vôos.
Inauguração da rota para Cancún, primeiro destino internacional da FRONTIER AIRLINES.
2003
A FRONTIER AIRLINES se tornou a primeira companhia aérea do mundo a operar aeronaves Airbus A-318.
Um acordo com a Pepsi-Cola permitiu que as bebidas fossem servidas em todos os seus vôos.
2004
Inauguração das primeiras rotas que não passavam pelo aeroporto de Denver: Los Angeles para Kansas City, St. Louis e Minneapolis.
2005
Lançamento da More Store™, uma loja online onde os passageiros freqüentes podiam comprar itens exclusivos utilizando suas milhas acumuladas.
2006
Primeira companhia aérea de baixa tarifa a oferecer dois vôos diários para a cidade de Calgary no Canadá.
2007
Lançamento de uma nova rota para seu segundo destino no Canadá (Vancouver).
Lançamento da rota Denver para San José na Costa Rica.
2008
Lançamento do AirFairs, onde os passageiros podiam escolher entre três classes (Classic Plus, Classic e Economy) que mais atendiam suas necessidades de vôo.
2010
Passou a permitir, mediante o pagamento de US$ 75, que passageiros possam viajar com animais de estimação de pequeno porte.
2011
Lançamento de três novas rotas: Knoxville, Tennessee; Provo, Utah; e Sioux Falls, South Dakota.


Campanhas que fizeram história
Desde seu lançamento em 1994, a FRONTIER AIRLINES queria desenvolver um conceito único que a diferenciasse das outras companhias aéreas. Um conceito em que os passageiros através das janelas reconhecessem seus aviões e o serviço cortês prestado por ela. Em janeiro de 2001, quando começou a receber suas primeiras aeronaves Airbus, a companhia aérea pintou imagens de animais que representavam a vida selvagem do oeste americano, fazendo parte de uma enorme campanha publicitária batizada de “The Spirit of the West”. Dois anos mais tarde, em 2003, aproveitando as pinturas de animais em seus aviões, a FRONTIER AIRLINES lançou outra enorme campanha publicitária que tinha como slogan “A Whole Different Animal” (algo como “Um animal completamente diferente”). Oficialmente com esta campanha a companhia aérea prometia se diferenciar das demais através da disponibilidade, conforto, flexibilidade e boa acomodação. Com isso, cada um de seus “spokesanimals” pintados nas caudas de suas aeronaves tem uma personalidade distinta e nomes próprios.


Em 2006, a campanha estreou seus primeiros comerciais na televisão utilizando vários animais como: “Jack, O Coelho”, “Grizwald, O Urso”, “Ollie, A Coruja Cinza”, “Foxy, A Raposa”, “Flip, O Golfinho”, Larry, O Lynx”, “Hector, A Lontra do Mar”, “Charlie, O Leão da Montanha”, “Floyd, O Alce”, “Grace, O Ganso”, “Carl, O Coiote” e “Jim, Joe, Jay, e Gary, Os Pingüins”. Ao todo são 50 diferentes tipos de animais pintados em seus aviões.


A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da FRONTIER AIRLINES sofreu inúmeras alterações. A mais recente aconteceu poucos anos atrás quando o logotipo adotou uma aparência mais limpa e moderna, totalmente na cor cinza.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 8 de fevereiro de 1994
● Fundador: Sam Addoms
● Sede mundial:
Indianapolis, Indiana
● Proprietário da marca:
Republic Airways Holdings
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman, CEO & Presidente:
Bryan Bedford
● Faturamento: US$ 1.4 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Hub principal:
Aeroporto Internacional de Denver
● Programa de milhagem:
EarlyReturns
● Frota: 91 aviões
● Destinos:
80
● Passageiros transportados: 7.777.860 (2010)
● Presença global:
3 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários:
5.300
● Segmento:
Aviação comercial
● Principais produtos:
Passagens aéreas de baixa tarifa
● Principais concorrentes: Southwest Airlines e AirTran Airways
● Ícones:
Os animais pintados nas caudas de seus aviões
● Slogan:
A Whole Different Animal.
● Website:
www.frontierairlines.com

A marca no mundo
Atualmente a FRONTIER AIRLINES, subsidiária da Republic Airways Holdings Inc., empresa que controla outras companhias aéreas como Chautauqua Airlines, Republic Airlines e Shuttle America, opera uma nova e moderna frota composta por 91 aeronaves (Airbus A-319, A-320, A-318 e Embraer), com média de apenas cinco anos de idade, e voa para mais de 80 destinos nos Estados Unidos, Costa Rica (San José) e México (Cabo San Lucas, Cancún, Cozumel, Mazatlán e Puerto Vallarta), transportando mais de 7.7 milhões de passageiros em 2010. A companhia aérea é a segunda com maior movimento no aeroporto internacional de Denver, realizando mais de 350 vôos diariamente.

Você sabia?
De 1999 à 2010, a FRONTIER AIRLINES recebeu da Federal Aviation Administration o cobiçado Diamond Award, um prêmio pela excelência em segurança e treinamento.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 5/11/2011

Nenhum comentário: