17.7.06

OMEGA®


Inovações revolucionárias, viagens espaciais, recordes de precisão, aventuras nas profundezas dos oceanos, cronometragem dos Jogos Olímpicos, James Bond. O legado da OMEGA® é verdadeiramente extraordinário. Por isso a marca suíça se tornou sinônimo de relojoaria de excelência, sendo em termos de prestígio, qualidade técnica, robustez e tradição em design, equiparada somente à igualmente lendária Rolex. 

A história 
Em junho de 1848, com apenas 23 anos de idade, Louis Brandt abriu uma modesta oficina de montagem licenciada de uma fábrica de relógios de bolso na pitoresca localidade suíça de La-Chaux-de-Fonds. Durante todos os longos meses do inverno - com a luz da janela de sua mesa de trabalho - ele montava artesanalmente relógios de bolso de precisão com corda por chave a partir de peças fornecidas por artesãos locais. Quando a neve derretia, ele viajava através da Europa vendendo seus relógios, da Itália à Escandinávia, passando pela Inglaterra, seu principal mercado na época. Após a morte de Louis em 1879, seus dois filhos, Louis-Paul e Cesar, preocupados com as entregas irregulares de qualidade questionável por parte dos fornecedores, abandonaram o insatisfatório sistema de oficina de montagem em favor de uma manufatura com total controle da produção, que lhes deu a oportunidade de criar relógios que mais tarde levariam o conceito de qualidade ao extremo.
  

Devido ao grande suprimento de recursos humanos, comunicação e energia disponíveis na cidade de Bienne, a empresa mudou-se para o segundo andar de um prédio alugado em janeiro de 1880 e, em dezembro, adquiriu o edifício inteiro. Dois anos mais tarde, a empresa mudou-se para um prédio onde antes havia uma fiação, no distrito de Gurzelen, onde sua sede está situada até os dias de hoje. Seus primeiros relógios produzidos em série, o Labrador (introduzido em 1885, ele atrasava menos de 30 segundos por dia, que para os padrões da época era um feito e tanto) e o Gurzelen, garantiriam o sucesso de vendas da marca. Entre os nomes escolhidos para os modelos de seus relógios na época estavam Helvetia, Jura, Celtic e Patria. Em 1888 os irmãos estabeleceram a primeira subsidiária de vendas na cidade de Paris, visando uma expansão internacional. Já no ano seguinte, ambos eram os maiores produtores de relógios da Suíça, com produção anual de 100 mil unidades, em oito calibres e quatro tamanhos diferentes.
  

Posteriormente, em 1892, os irmãos criaram o primeiro relógio de pulso com repetidor de minutos do mundo, equipado com o calibre 13, que fazia soar melodiosamente as horas. A história da empresa começou a mudar em 1894, quando foi lançado um modelo de relógio (o famoso calibre 19''), desenvolvido por François Chevillat, extremamente fácil de produzir e com preço acessível. As peças eram tão bem feitas que facilmente podiam ser trocadas de um relógio para outro sem afetar o funcionamento. Um dos investidores da empresa, Henri Rieckel, sugeriu que esse relógio carregasse o nome OMEGA®. O sucesso do nome foi tamanho que, em 1903, a empresa decidiu que todos os seus relógios levariam a marca OMEGA®, nome da 24ª e última letra do alfabeto grego, sinônimo de realização, acabamento, excelência e perfeição, características que simbolizavam seus produtos.
  

Os irmãos morreram neste mesmo ano ainda muito jovens, deixando uma das maiores empresas relojoeiras da Suíça - que produzia 240.000 relógios anualmente e empregava 800 pessoas - nas mãos de quatro jovens herdeiros, o mais velho deles, Paul-Emile Brandt, ainda não tinha completado 24 anos de idade. Considerado como o grande arquiteto e construtor da marca OMEGA®, a influência de Paul-Emile seria sentida na próxima metade de século. A longa ligação da marca com os esportes começou em 1909, quando estreou cronometrando um campeonato de balonismo. Já no ano seguinte, realizou a primeira cronometragem eletromecânica usando fita esticada na linha de chegada. Em 1917 e 1918, a força aérea britânica e o exército americano, escolheram a marca OMEGA® como fornecedora oficial de relógios cronômetros para suas unidades, fato que deu à marca ainda mais prestígio e visibilidade mundial.
  

As dificuldades econômicas impostas pela Primeira Guerra Mundial resultaram em 1925 na união da empresa com a Tissot (conheça essa outra história aqui), e cinco anos depois na criação da “Société Suisse Pour L’Industrie Horlogère AS” (conhecida pela sigla SSIH). A partir dessa época, a OMEGA® criou diversos relógios específicos para determinados usos, como por exemplo, o Ranchero (destinados aos trabalhadores rurais) e o Railmaster (destinado aos trabalhadores das ferrovias). Em testes realizados pelo Observatório de Genebra no ano de 1931, a marca pela única vez na história, bateu todos os recordes de precisão possíveis, seis no total. Neste mesmo ano a marca adotou o slogan “OMEGA® - Exact time for life” (algo como “OMEGA® - O tempo exato para a vida”). Não era um exagero, mas um crédito apoiado por décadas de bons resultados obtidos em rigorosos testes de precisão e qualidade.
   

A marca lançou sua primeira campanha publicitária global somente em 1948, ano de seu centenário, com o slogan “OMEGA®, the watch the world has learned to trust” (em português “OMEGA®, o relógio que o mundo aprendeu a confiar”). Nas duas décadas seguintes a OMEGA® lançou no mercado relógios que se transformariam em ícones da indústria, entre os quais o SEAMASTER (a prova d’água); o preciso COSTELLATION; e o famoso SPEEDMASTER, originalmente desenvolvido para esportistas e pesquisadores de campo e que no ano de 1965, após exaustivos testes, foi oficialmente adotado pela NASA como cronômetro oficial de suas viagens espaciais e cujo legado foi garantido quando, em 21 de julho de 1969, foi o primeiro relógio usado na Lua. Em 1985 a OMEGA® passou a fazer parte de um grupo de investidores privados sob a liderança de Nicolas Hayek, que viria ser conhecido, a partir de 1988, como Swatch Group.
   

Em 1999 a OMEGA® faz história ao introduzir o primeiro relógio produzido em massa incorporando o sistema revolucionário de escape Co-axial - inventado pelo relojoeiro inglês George Daniels. Considerado por muitos como um dos avanços de orológica mais significantes, como a invenção do escape de alavanca, o escape co-axial funciona com virtualmente nenhuma lubrificação, eliminando assim uma das falhas do escape de alavanca tradicional. Em 2000 a marca inaugurou sua primeira loja própria no mundo, conhecida como OMEGA® BOUTIQUE e localizada na cidade de Zurique. Nas últimas décadas a marca suíça ganhou mercado em países emergentes, especialmente na China, que se transformou no maior mercado consumidor da OMEGA® no mundo. Também expandiu sua linha de produtos com o lançamento de pequenas coleções de joias (anéis, brincos, colares e pingentes) e produtos de couro (carteiras, cintos e estojos de relógios), além de perfumes.
   

Em 2009 a marca inaugurou uma suntuosa loja na 5ª Avenida em Nova York, cuja impressionante fachada tem atraído visitantes de todo o mundo, com a sua combinação dos temas: sol, água, terra e, evidentemente, tempo. A luz brilhante que ilumina os produtos na vitrine representa os raios energéticos do sol. Já no Brasil, visando as Olimpíadas do Rio de Janeiro, a marca inaugurou simultaneamente no mês de abril de 2013 três butiques (uma em São Paulo e duas no Rio de Janeiro).
   

A tradição da marca é tamanha que até seus relógios antigos despertam um grande interesse, o que motivou a OMEGA® a criar o Vintage Watchfinder que permite aos proprietários de relógios clássicos saber detalhes e história sobre suas peças preciosas. A relojoaria inovadora é a pedra angular da herança da OMEGA®, mas é inspirada na cronometragem esportiva, nas conquistas espaciais, na defesa em nome de organizações dignas e, claro, no papel invejável em apoio ao espião favorito do mundo.
  

A linha do tempo 
1901

Lançamento de um modelo de relógio especialmente desenvolvido para os motociclistas, que podia ser pendurado no tanque de combustível das motocicletas. 
1902

Lançamento de seu primeiro relógio de pulso. 
1917

Lançamento de um relógio de bolso com pontos de texto, propiciando assim a leitura das horas com os dedos. 
1929

Lançamento do ARMURE, um relógio capaz de resistir aos mais violentos impactos e choques. 
1932

Lançamento do MARINE com caixa dupla, o primeiro relógio de mergulho da marca. Resistente à água até uma profundidade de 135 metros, foi usado pelo explorador subaquático americano William Beebe no Pacífico. 
1937

Lançamento dos primeiros relógios à prova d’água. 
1942
Lançamento dos primeiros relógios automáticos. 
1947

Lançamento do relógio de calendário cósmico com fase da lua e exibição de data analógica. 
1948

Lançamento do relógio esportivo à prova d’água OMEGA® SEAMASTER. A equipe de Jacques Cousteau usava este modelo durante seus experimentos no Mar Vermelho, na expedição “Precontinent II”, que pretendia provar que mergulhadores poderiam viver submersos em um ambiente com gás saturado por um longo período sem sofrer com efeitos adversos. Além disso, o Omega® Seamaster 300M Chronometer Profissional foi o relógio oficial de James Bond, usado pelo ator Pierce Brosnan em cada um dos filmes do agente 007 desde GoldenEye em 1995. 
1952

Lançamento do modelo OMEGA® CONSTELLATION, conhecido como o relógio produzido em série com o maior número de certificados de precisão emitidos pelo C.O.S.C (instituto suíço oficial de testes cronométricos). E para comemorar esses feitos, a OMEGA® resolveu batizar o modelo com um nome relacionado à astronomia, possuindo um medalhão em forma de observatório em sua tampa traseira. 
1955

Lançamento do LADYMATIC, primeiro relógio automático feminino da marca. 
1957
Lançamento do mais famoso modelo da marca, o OMEGA® SPEEDMASTER. Atualmente os relógios da linha são os únicos aprovados e qualificados pela NASA para acompanhar os astronautas nas missões espaciais à lua, na estação espacial MIR e na Estação Espacial Internacional. Possuem resistência à água de até 100 metros, reserva de marcha de 55 horas e vidro em cristal de safira com tratamento anti-reflexo. Os modelos desta linha, grandes e com cronógrafos, são máquinas sofisticadas com fechos especiais dentro das principais tendências da moda no momento. O Speedmaster X-33, batizado de “The Mars Watch”, tem sido usado pela maioria dos astronautas nos dias de hoje. 
1960
Lançamento do luxuoso e elegante OMEGA® DE VILLE
1967

Lançamento do OMEGA® BÉTA 21, primeiro relógio quartzo do mundo. 
1970 
Lançamento do OMEGA® PloProf SEAMASTER 600 (PLOngeur PROFessionel, ou “mergulhador profissional”), após quatro anos de testes e pesquisas. Durante o processo de pesquisa e desenvolvimento, a marca o testou em 600 metros em sua fábrica e a mil metros de profundidade na costa de Marselha.  
1974

Lançamento do lendário modelo OMEGA® MARINER CRONOMETER
1976

Lançamento do CHRONO-QUARTZ, primeiro relógio eletrônico com um visor híbrido - analógico e LCD. 
1990

Lançamento da SCAN-OVISO, uma versão barata e popular da câmera de photofinish.

1994
Lançamento da OMEGA® TOURBILLION, primeiro relógio com turbilhão central. 
1999

Lançamento do revolucionário movimento Co-Axial Escapement, que funciona praticamente sem lubrificação, uma das maiores invenções do século XX no campo da relojoaria mecânica. 
2001

Lançamento da coleção OMEGA® BIJOUX (composta por anéis, pulseiras, colares e pingentes), inspirada nos símbolos da marca da letra grega e nas garras da constelação. 
2007

Lançamento, em comemoração aos 50 anos do modelo SPEEDMASTER, da edição limitada OMEGA® SPEEDMASTER PROFESSIONAL CHRONOGRAPH MOONWATCH, com apenas 5.957 unidades produzidas. 
Lançamento do OMEGA® CO-AXIAL 8500, primeiro dos movimentos Co-Axial exclusivos da marca a ser criado internamente. 
2009

Lançamento da edição limitada SEAMASTER PLANET OCEAN LIQUIDMETAL®, o primeiro relógio do mundo que une cerâmica com Liquidmetal®, uma liga de vidro metálico, que consta de cinco elementos (zircônio, titânio, cobre, níquel e berílio). 
Lançamento da AQUA TERRA EAU DE TOILETTE POUR HOMME, primeira fragrância da marca suíça. 
2010

Lançamento do novo OMEGA® LADYMATIC, um relógio feminino com calibre automático. Os relógios da linha vêm em caixas de 34 mm, em aço, ouro amarelo ou rosa. Um anel em cerâmica branca separa a caixa do movimento, podendo ser apreciado em uma janela lateral. Há modelos com e sem diamantes. 
2013 
Lançamento do OMEGA® SEAMASTER PLANET OCEAN 600M GOODPLANET, um relógio de pulso inovador e esportivo que constitui um tributo à GoodPlanet Foundation e ao trabalho positivo que realiza em prol dos ambientes e ecossistemas subaquáticos. Uma parte das receitas resultantes das vendas deste relógio foi direcionada ao financiamento de projetos para preservação marinha nas ilhas de Tanakeke e Bahoi, na Indonésia. 
2014 
Lançamento do OMEGA® MASTER CO-AXIAL, um relógio com capacidade de resistência a campos magnéticos superiores a 15.000 gauss, que constitui uma inovação arrojada e estabeleceu um novo padrão de qualidade, não só para a marca, como também para toda a indústria. 
2022 
Lançamento do SEAMASTER PLANET OCEAN 6000M ULTRA DEEP, relógio de mergulho de produção mais profundo do mundo, com uma classificação de profundidade de 6.000 metros. O relógio foi testado pela primeira vez em 2019 durante um mergulho de saturação - viajou amarrado ao submarino do explorador americano Victor Vescovo até 10.928 metros de profundidade - na Fossa das Marianas, o ponto mais profundo da Terra.
  

A ida ao espaço 
O relógio OMEGA® SPEEDMASTER alcançou status a partir da década de 1960, principalmente depois de ser escolhido pela NASA como equipamento obrigatório dos astronautas envolvidos no programa espacial americano, que culminou por levar o homem à Lua. O relógio não foi criado para o uso espacial. Na verdade, foi colocado à venda em 1957, como um cronógrafo capaz de medir velocidades através de uma escala existente em sua caixa. Os astronautas, no começo do programa espacial, podiam usar qualquer relógio, pois permaneciam seguros dentro das cápsulas espaciais. Porém, como no projeto GEMINI seriam realizadas caminhadas espaciais, a situação mudou. Seria necessário um relógio que suportasse as condições extremas de temperatura e pressão existentes no ambiente externo à nave espacial. Além disso, deveria suportar pancadas, vibrações de todo tipo e temperaturas que poderiam variar de -18 a 93 graus Celsius. A NASA, assim, determinou os requisitos necessários para o relógio a ser usado pelos astronautas a partir de então: deveria ser capaz de medir pequenos intervalos de tempo, para servir como “back-up” dos relógios existentes no interior da nave e possuir mecanismo de corda ou automático (o primeiro relógio cronógrafo automático, porém, só chegou ao mercado em 1969).
  

Foram requisitados pela NASA produtos das marcas Elgin, Benrus, Hamilton, Mido, Luchin Picard, OMEGA®, Bulova (saiba mais aqui), Rolex (conheça essa história aqui), Longines (conheça essa história aqui) e Gruen, para realização de uma concorrência. Várias dessas fábricas, porém, não produziam relógios que se adequassem aos requisitos mínimos exigidos, razão pela qual foram selecionados apenas produtos da Rolex, Longines e OMEGA®. Rigorosos testes foram realizados, sendo os relógios submetidos a altas temperaturas, vibrações, descompressão e aceleração. O modelo Rolex teve seus ponteiros amassados e o Longines o vidro quebrado. Apesar de sofrer alterações na marcação de tempo, o relógio da OMEGA® resistiu aos rigorosos testes. O OMEGA® SPEEDMASTER foi então escolhido como relógio oficial para os programas GEMINI e APOLLO, recebendo a designação “Professional” em seu mostrador.
   

No dia 3 de outubro de 1962 o modelo foi ao espaço pela primeira vez nas missões iniciais, ainda em órbitas baixas da Terra. Mais tarde, quando Edward White fez a primeira caminhada solo no espaço, em seu pulso estava o modelo OMEGA® SPEEDMASTER. Mas a fama estaria ainda por vir. O modelo foi utilizado na superfície lunar para cronometrar o tempo em que Neil Armstrong e Buzz Aldrin ali permaneceram no dia 21 de julho de 1969. Era o máximo reconhecimento global da qualidade da marca OMEGA®. O modelo SPEEDMASTER - que ficou conhecido como “The Moonwatch” - continua a ser o único relógio qualificado pela NASA como adequado ao ambiente espacial, e único item do aparato dos astronautas acessível ao público. A empresa desenvolve pesquisas de um novo modelo de SPEEDMASTER para ser usado em futuras missões à Marte.
  

Clientes especiais, os astronautas ajudaram a popularizar a marca OMEGA®, que, em mais de 65 anos de história, já vendeu mais de 330 milhões de relógios deste modelo em todo o mundo. Mas também fizeram bom uso deles, como podem atestar os tripulantes da nave americana Apollo 13. Depois de um acidente que inutilizou os sistemas de precisão da cápsula, a manobra de reentrada na atmosfera terrestre só foi possível graças aos SPEEDMASTER dos tripulantes. Com eles, os astronautas cronometraram o momento exato para acionar os retro-foguetes, lançando a Apollo 13 no caminho de volta para casa.
  

A ligação com os esportes 
A marca OMEGA® tem uma ligação forte com o mundo esportivo, uma relação extremamente antiga que começou em 1909 com a cronometragem na corrida de balões Gordon Bennett em Zurique. No decorrer dos anos a marca esteve associada com a cronometragem e contagem de tempo dos principais eventos de golfe, tênis, iatismo, natação, atletismo e automobilismo. A marca é presença constante também nos Jogos Olímpicos, onde desde 1932 (Olimpíadas de Los Angeles), utilizando cronógrafos e cronômetros desenvolvidos por sua subsidiária Lémania, é o cronômetro oficial da maior competição esportiva do mundo. Uma curiosidade: No primeiro compromisso Olímpico da OMEGA®, em 1932, foram usados ​​apenas 30 cronógrafos para cronometrar cada prova.
  

Essa associação da OMEGA® com as os Jogos Olímpicos resultou em inovações importantes para o esporte como a primeira célula fotoelétrica independente portátil e impermeável (1945); o sistema de fotografia, hoje conhecido como Photofinish, muito utilizado nas provas de atletismo quando existe dúvida sobre a chegada (Olimpíadas de Londres em 1948); o primeiro cronômetro eletrônico, que utilizava a sincronização eletrônica (Olimpíadas de Helsinki em 1952); o primeiro dispositivo de cronometragem semiautomático do mundo - o Swim Eight-O-Matic Timer - para competições de natação (1956); o Omegascope, permitindo que o tempo de cada competidor fosse mostrado na tela das televisões (1961); a primeira cronometragem 100% eletrônica do mundo (1966); as almofadas de contato para competições de natação, utilizando tecnologia que reagia somente ao toque dos nadadores, e não ao movimento ou respingos da água (1967); e a apresentação do Livetiming, que oferecia resultados instantâneos de uma competição na internet em tempo real (2000).
   

Nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, a OMEGA®, que completou 31 participações no mega evento, contou com 550 cronometristas e profissionais no local, 900 voluntários treinados, 350 toneladas de equipamento, 350 painéis de resultados específicos para esportes, 85 painéis de resultados públicos e 200 km de cabos e fibra ótica. Nos Jogos Olímpicos de Paris, a OMEGA® não só mediu os resultados que distinguem o ouro, a prata e o bronze, mas também disponibilizou uma vasta quantidade de dados detalhados que revelam exatamente como cada prova foi decidida. A OMEGA® utilizou pela primeira vez nesses jogos o Scan ‘O’ Vision Ultimate, última geração da tecnologia fotofinish, com a maior resolução de qualquer câmera de fotofinish disponível no mercado, capaz de capturar até 40 mil imagens digitais por segundo na linha de chegada das corridas.
   

Para comemorar sua ligação com os Jogos Olímpicos a marca carrega o slogan “Recording Olympic Dreams Since 1932”. A marca é a cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos até 2032. Vale ressaltar que a OMEGA® também tem orgulho de registrar as performances extraordinárias nos Jogos Paralímpicos (desde 1992). Hoje, como sempre, o objetivo da marca continua o mesmo: entregar um tempo impecável para os melhores competidores do mundo.
  

Os embaixadores 
A partir de 1995 a publicidade da marca passou a associar a OMEGA® à imagem de jovens carismáticos e estrelas mundialmente renomadas do universo do esporte, da moda e das artes. Com isso a campanha publicitária “My Choice” passa a utilizar testemunhais de pessoas famosas - chamadas pela marca de OMEGA® Ambassadors - como as atrizes Cindy Crawford (1995) e Nicole Kidman (2005); os atores Pierce Brosnan (1997), George Clooney (2007), Daniel Craig (2010) e Eddie Redmayne (2015); o piloto Michael Schumacher (1995); o astronauta Buzz Aldrin (2009); os golfistas Sérgio Garcia (2003), Greg Norman (2010) e Rory McIlroy (2013); os nadadores Ian Thorpe (1997), Alexander Popov (1997) e Michael Phelps (2004); as tenistas Martina Hingis (1995) e Anna Kournikova (2000); o velejador Ellen MacArthur (2002); o patinador Apolo Anton Ohno (2010); a atriz chinesa Zhang Ziyi (2009); o ator indiano Abhishek Bachchan (2006); a modelo Kaia Gerber (2017); e mais recentemente a atleta ucraniana de salto em altura Yaroslava Mahuchikh (2021) e o atleta olímpico indiano Neeraj Chopra (2024).
  

Além destes estrelados embaixadores, a marca já teve clientes poderosos como Mikhail Gorbachev, que frequentemente era fotografado com seu Constellation Manhattan de ouro. O Papa João Paulo II usava um De Ville Classic. Elvis Presley foi fotografado usando um OMEGA®. Buddy Holly usava um relógio da marca ultra fino quando seu avião caiu, em fevereiro de 1959. E Ringo Starr desfilava com um OMEGA® no pulso enquanto se apresentava com os Beatles. Porém, um dos proprietários mais famosos de um relógio da marca foi John F. Kennedy, que usava um quando assumiu a presidência dos Estados Unidos em 1961. Ele ganhou este relógio de um amigo antes das eleições. O verso do relógio continha a inscrição “President of the United States John F. Kennedy from his friend Grant” (em português algo como “Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, de seu amigo Grant”). Hoje em dia o relógio está exposto no museu da OMEGA®.
   

A OMEGA® tem uma longa e estabelecida ligação com James Bond. Essa ligação começou quando a figurinista Lindy Hemming sugeriu o modelo Seamaster como o relógio perfeito para James Bond, por sua associação com a Marinha, sua natureza de mergulhador e seu perfil discreto. Há mais de três décadas a OMEGA® se mantém firme no pulso do agente 007, assumindo um papel chave como o companheiro perfeito do mais famoso espião do mundo, presente em todas as situações, quer sejam boas ou más, desde o filme “GoldenEye” em 1995.
  

O museu 
A marca mantém um museu na cidade de Bienne, inaugurado em 2019, onde conta sua história através de 4.000 relógios, fotografias, vídeos, artefatos e experiências interativas divertidas. No museu os visitantes podem libertar o seu atleta olímpico interior numa pista de atletismo com 9 metros e até registar o seu tempo com a tecnologia de Cronometrista Oficial da OMEGA®. Ao lado de muitas preciosidades, está uma peça de especial significado para os brasileiros: um relógio com mostrador esmaltado representando o mapa do Brasil em verde, que pertenceu ao Presidente Getúlio Vargas. Para o tour, o museu oferece audioguias, disponíveis em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, português, russo e chinês mandarim.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única remodelação ao longo dos anos. O logotipo original - todo em preto - era composto pelo símbolo (Ω) da 24ª e última letra do alfabeto grego com o nome da marca abaixo. O atual logotipo da marca - com a tradicional cor vermelha - foi adotado oficialmente em 1974 e apresentou uma nova tipografia de letra e um novo design para o símbolo.
  

Os slogans 
Official Timekeeper. (2021) 
Swiss made since 1848. (2009) 
Great moments in time. (2007) 
My Choice. (1995) 
The link between the past and the future. (1994) 
The sign of excellence. (1992) 
Significant Moments. (1986) 
Style in the service of time. (1983) 
Life, time. (1978) 
The Watch The World Has Learned To Trust. (1948) 
Omega® - Exact time for life. (1931) 
Omega®. The right time for life. (1927) 
Omega®, la montre pour la vie. (1921)
  

Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1848 
● Fundador: Louis Brandt 
● Sede mundial: Bienne, Suíça 
● Proprietário da marca: Omega S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Swatch Group Ltd.) 
● CEO: Raynald Aeschlimann 
● Faturamento: US$ 2.9 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 350 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.000 
● Segmento: Relojoaria 
● Principais produtos: Relógios e cronômetros 
● Concorrentes diretos: Rolex, Chopard, Cartier, Tag Heuer, Longines, Tissot, Hamilton, Breitling, IWC, Panerai, Tudor, Ulysse Nardin, Hublot, Richard Mille e Seiko 
● Ícones: O relógio Omega® Speedmaster 
● Slogan: Swiss made since 1848. 
● Website: www.omegawatches.com/pt/

A marca no mundo 
Sete entre dez pessoas no mundo conhecem a marca OMEGA®, que vende seus produtos, conhecidos por seu design icônico e precisão, através de 350 lojas próprias (chamadas OMEGA® BOUTIQUE) e milhares de revendedores autorizados em mais de 150 países. A marca, que fatura US$ 2.9 bilhões (valor estimado) e vende 570 mil relógios anualmente, está presente nos cinco continentes, com lojas âncoras localizadas em cidades como Zurique, Xangai, Moscou, Tóquio, Nova York, Londres, Paris, Roma, Hong Kong e Macau.



Você sabia? 
A OMEGA® é a terceira marca de relógios mais valiosa do mundo, atrás apenas da Rolex e Cartier (conheça essa outra história aqui).

A OMEGA® produz as caixas de seus relógios em aço (com ou sem revestimento em ouro), prata de lei ou ouro maciço, dependendo da finalidade do equipamento (para uso esportivo, aeroespacial, mergulho ou mesmo para uso comum). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Época Negócios, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/6/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

4 comentários:

Anônimo disse...

Omega é uma boa marca moderna,entre os relógios.Mas magnífico é o RELÓGIO DE CHÃO IMPERIAL DOM PEDRO II,da famosa marca de reógios e movimentos,La Contoise,da Normandia.Vale a pena conferir,existe um site,que aparecem fotos,desta preciosidade.Sem dúvida alguma,a preciosidade mais famosa,em termos de relojoaria no Brasil,fora do Museu Imperial de Petrópolis.Vale conferir,mesmo.

Anônimo disse...

Em que ano iniciou-se à fabricação das caixas susse-swiss? Numero de serie 10166702.

Anônimo disse...

conhecimento. Não sabe definir relógios de bolso e pulso, de relógios de parede pedestal etc.
Será que não sabe que a marca relógios Omega desde 1848 sempre priorizou pra relógios de uso pessoal. E que essa marca la-Contoise trata-se relógios quase igual carrilhão relógio de paredes. Nada haver esse comentário beira do ridiculo.

Ana Bittencourt disse...

Bem interessante esse artigo, eu particularmente adoro o Omega Seamaster. É um relógio incrivelmente emblemático, não apenas por ser o relógio de escolha de James Bond Contra GoldenEyye. E, sinceramente, é difícil ignorar os gostos de Bond.Chronoexpert