Se a tequila se tornou popular no mundo inteiro com esse nome, a principal responsável por isso foi a tradicional marca mexicana SAUZA. Suas tequilas de alta qualidade são presença constante, não somente nos ambientes mais badalados e descolados do México, como também, em muitos outros países do mundo, sendo degustadas puras ou em excepcionais drinques.
A história
Don Cenobio Sauza, filho de um fazendeiro, iniciou sua trajetória de fabricação de bebidas alcoólicas há mais de 135 anos na cidade de Tequila, no estado de Jalisco no México, quando alugou uma destilaria chamada La Gallardeña e começou a destilar uma aguardente da planta agave azul, típica da região, produzindo assim uma bebida de alto teor alcoólico que passou a vender nas cercanias da cidade e, que rapidamente se tornou a mais popular da região. O sucesso permitiu que, no dia 1 de setembro de 1873, ele comprasse por aproximadamente 5.000 pesos a destilaria La Antigua Cruz, a mais antiga do país, fundada em 1805 por José María Castañeda, mudando seu nome para La Perseverancia (Perseverança, em português). A partir deste momento, o antigo empregado da tradicional família Cuervo, com a qual aprendeu a cultivar o agave e destilar a tradicional bebida, se tornaria seu maior rival no disputado mercado mexicano.
Com talento e visão, ele teve a determinação de conseguir a mais improvável: transformar o que era uma bebida rústica feita do agave azul, conhecida como vinho do mezcal, em uma bebida mundialmente conhecida com o nome de Tequila. Após batizar a bebida de Tequila, em homenagem ao vulcão inativo no estado de Jalisco, estabeleceu rigorosos padrões de qualidade na produção e se tornou o primeiro exportador da bebida para os Estados Unidos, quando três barris cruzaram a fronteira do norte do país rumo ao mercado americano. Com a chegada das ferrovias o comércio da bebida foi ampliado, e, em 1889, a empresa comprou outras destilarias na região e plantações de agave azul, aumentando assim sua produção para mais de 800 barris anualmente. Ele também foi pioneiro na padronização de qualidade na produção da tequila, tornando-a mais suave. Com a morte no dia 15 de fevereiro de 1909 de Don Cenobio, que ficou conhecido como “O Pai da Tequila”, seu filho Eladio, continuou os planos de expansão do pai, abrindo escritórios de venda nas cidades de Monterrey e Cidade do México, e permitindo uma concessão de venda da marca na Espanha. Além disso, a destilaria foi renovada com modernos equipamentos, ganhando mais capacidade de produção.
Nos anos de 1920, a empresa introduziu duas novas versões da tequila: Blanco e Gold. Também nesta época, a SAUZA começou a vender tequila em garrafas. Nas décadas que se seguiram a marca SAUZA cresceu e rompeu as fronteiras de seu país, sendo exportada para várias regiões do planeta. Além disso, sua linha de produtos foi incrementada com novos tipos de tequilas. Atualmente a marca SAUZA possui seis diferentes tipos de tequila em sua linha regular, que são produzidas através de um processo artesanal, semelhante ao do século em que a marca nasceu. Entre as variedades mais populares produzidas pela marca estão: Sauza® Signature Blue Silver (tequila 100% de agave e com infusões de ervas), Sauza® Signature Blue Reposado (tequila com uma pitada extra de agave cozido e baunilha, envelhecida no mínimo dois meses), Sauza® Conmemorativo Añejo (versátil, pode ser misturada com outros ingredientes, sendo ideal para drinques, especialmente por suas notas de madeira resultante do processo de envelhecimento em barris de carvalho americano), Sauza® Gold (tequila com 51% de agave, além de uma pitada extra de agave cozido e baunilha), Sauza® Silver (tequila carro-chefe da marca com 51% de agave) e Sauza® Cucumber Chili (tequila desenvolvida para simplificar a preparação de margaritas e coquetéis, devido à infusão de pimenta picante e pepino).
A marca ainda oferece tequilas com qualidade excepcionais como a Sauza® Tequila Hacienda (uma tequila do tipo dourado, indicada para ser consumida em dose por ser mais suave, devido a seu maior tempo de envelhecimento, de aproximadamente 6 meses), Sauza® Hornitos (uma linha de tequila super-premium feita 100% de agave azul e envelhecida por anos) e Sauza® Tres Generaciones (uma linha de tequila 100% de agave azul, triplamente destilada, o que garante a pureza e suavidade final da bebida).
Em 1978, a destilaria atingia um recorde de produção de 3 milhões de caixas. Tudo para atender a alta demanda da bebida, tanto em território mexicano, quando no exterior. A marca SAUZA permaneceu nas mãos da própria família por três gerações, até a morte de Don Javier Sauza em 1990, quando a empresa passou a ser administrada pela Casa Pedro Domecq, com quem a marca mantinha parceria de distribuição há quase 20 anos. Em 1995 o grupo Hiram Walker, sediado no Reino Unido e líder mundial na produção e distribuição de vinhos, destilados e licores, se fundiu ao Grupo Domecq Espanha e Domecq México, tornando a partir de então a SAUZA uma marca global.
Com a chegada do novo milênio, a marca inovou ao introduzir no mercado uma linha de margaritas prontas para o consumo nos sabores limão e morango. A versão manga foi adicionada à linha pouco depois. Atualmente a marca pertence à empresa Beam Suntory, depois que a americana Beam Global Spirits & Wine comprou a marca SAUZA em 2005. Mais recentemente, em 2014, a marca uniu forças com o astro pop americano Justin Timberlake para lançar a tequila super-premium Sauza® 901, cujo sabor suave a torna versátil e original. Além de criar e ser o primeiro a exportar a bebida, a CASA SAUZA adota o “pioneirismo” como a palavra que melhor define a marca. É através desse pioneirismo que a marca vem se destacando e crescendo cada vez mais ao longo dos anos, seja com a inovação no consumo do produto como, por exemplo, o método Sauza Sin, que consiste em substituir o “limão e o sal” por “laranja e canela”, ou no posicionamento da marca com seus consumidores, que, através das redes sociais, conversa de modo despojado e criativo.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 2016 a marca mexicana apresentou sua nova identidade visual, que ganhou tipografia de letra mais moderna e novas cores.
As embalagens também foram totalmente remodeladas. Para reforçar sua personalidade forte, autêntica e a raiz mexicana e pioneira da marca, as garrafas ganharam uma forma moderna, onde os elementos que fazem parte da história da SAUZA e representam o grande sucesso da bebida no mundo foram totalmente remodelados.
O tradicional galo, símbolo escolhido pessoalmente pelo criador da marca, transformou-se no item de destaque da nova embalagem. O brasão, que remete à história da marca; as moedas que mostram os inúmeros prêmios conquistados pela bebida; a assinatura de Don Cenobio comprovando a autenticidade do produto; o agave azul, ingrediente natural símbolo da tequila mexicana; La Perseverancia, nome da Destilaria Sauza; os três Dons (Cenobio, Eldio e Francisco Javier) representando o legado da família; e o selo Hecho en México foram redesenhados e suavizados e trouxeram ao visual atual um aspecto exuberante, porém refinado.
Os slogans
Make It. (2013)
Get the Sauza out for ladies night in. (2010)
Expect fresh. (2008)
Stay pure. (2000)
Life is harsh. Your tequila shouldn’t be. (1995)
Get lost. Find yourself.
Dados corporativos
● Origem: México
● Fundação: 1 de setembro de 1873
● Fundador: Don Cenobio Sauza
● Sede mundial: Guadalajara, México
● Proprietário da marca: Sauza Tequila Import Company
● Capital aberto: Não (subsidiária da Beam Suntory, Inc.)
● CEO: Matthew Shattock
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 65 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 400
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Tequilas
● Concorrentes diretos: José Cuervo, Olmeca, Corazón de Agave, Cazadores, Herradura, Don Julio e Pátron
● Ícones: O galo
● Slogan: Make It.
● Website: www.sauzatequila.com
A marca no mundo
Exportada para mais de 65 países no mundo, SAUZA é a marca número 1 do mercado mexicano, atingindo um volume de vendas superior a 720.000 mil caixas de 9 litros por ano. No mundo, é a segunda marca mais consumida, atrás apenas da José Cuervo. A marca oferece uma completa linha de tequilas (standard, premium and super-premium). Além disso, SAUZA, marca de tequila pioneira no mundo, liderou o movimento de exigência da denominação de origem para a categoria.
Você sabia?
● A SAUZA tem como símbolo o tradicional galo, escolhido pessoalmente pelo criador da marca, Don Cenobio Sauza, em 1873, por representar a coragem, paixão e perseverança.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites de publicidade (Portal da Propaganda), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 2/5/2016
2 comentários:
Ótimo blog, e excelente matéria!!!
Estou procurando o telefone da representante da SAUZA no brasil, sei que fica situada em São Paulo!!
Estou precisando entrar em contato com eles.
Se souber me mande um e-mail.
Cotines@hotmail.com
Desde já agradeço.
Adorei
Postar um comentário