Considerado polêmico, muitas vezes ofensivo e até desumano, o tablóide inglês THE SUN continua vendendo milhões de cópias diariamente contando em suas páginas histórias picantes e controversas, e retratando escândalos bombásticos.
-
A história
O tradicional e polêmico tablóide inglês tem suas origens no ano de 1911 quando foi lançado um jornal com o nome de Daily Herald. Em 1933 o jornal se tornou o mais vendido do mundo com circulação diária de 2 milhões de cópias. Porém, com o passar dos anos as vendas caíram e em 1964, a IPC (International Press Corporation), proprietária do jornal, resolveu substituir o jornal por outro mais moderno e dinâmico. Nascia assim o tablóide THE SUN, que circulou pela primeira vez no dia 15 de setembro de 1964. O novo jornal era moderno, feito por pessoas jovens, com visual agradável e legal. Porém, nos anos seguintes as vendas nunca foram boas, e os prejuízos não paravam de aumentar. Depois de cinco anos de existência, a circulação diária não chegava a 80 mil cópias. A grande virada ocorreu em 1969 quando o nome e os direitos do jornal foram comprados por £800 mil pela empresa do magnata australiano Rupert Murdoch, a News Corporation. Rapidamente foi contratado o experiente editor Larry Lamb, que recrutou uma talentosa equipe de 125 jornalistas e repórteres.
-
-
O THE SUN foi relançado no formato de tablóide no dia 17 de novembro com um conteúdo mais dinâmico de notícias, opiniões e humor (que os ingleses tanto amam), transformando-se em um verdadeiro sucesso em pouco tempo. A primeira edição vendeu mais de 1 milhão de cópias e trazia a matéria de capa a manchete “Horse Dope Sensation”, onde um tratador de cavalos de corrida contava que dopava os animais. Com apenas um ano as vendas dobraram e quatro anos depois atingiram a marca de 4 milhões de cópias diárias. Mesmo assim, o THE SUN não deixou de lado o sensacionalismo e as matérias polêmicas, utilizando inicialmente o sexo como importante ferramenta de marketing, como, por exemplo, em 1970, quando publicou na página 3 a fotografia de três belas mulheres fazendo topless.
-
-
Rapidamente o jornal se tornou rentável e foi lançado nos Estados Unidos em 1973. Pouco tempo depois, em 1978, o THE SUN ultrapassou o jornal Daily Mirror em circulação. Durante os anos 80, a circulação do THE SUN não parava de crescer. Um dos motivos foi o lançamento, em 1981, dos famosos jogos de Bingo em suas páginas. No final desta década, em 1987, o tradicional jornal ganhou uma edição escocesa chamada The Scottish Sun, que passou a ser editada na cidade de Glasgow. Na década de 90, após enorme investimento em tecnologia, o THE SUN ganhou muita qualidade, passou a ser totalmente colorido, contendo suplementos extras, entre outras novidades.
-
-
Essas inovações incluíram o lançamento em 1996 do primeiro guia de televisão, que vinha junto com o jornal, além da cobertura esportiva, chamada de “Supergoals”, introduzida em 1998. Neste período o jornal inglês bateu recordes de circulação, como no dia 18 de novembro de 1995 quando 4.88 milhões de cópias foram vendidas. Apesar da crise mundial no segmento de jornais e uma queda de circulação, o THE SUN se manteve nos dez anos seguintes entre os dez jornais de maior vendagem diária no mundo. Em 2008, o tradicional jornal passou a ser publicado em polonês durante seis semanas em virtude do campeonato europeu de seleções (Eurocopa).
-
-
Sempre polêmico
O tablóide THE SUN é famoso para seus título e manchetes espirituosos, pertinentes, ultrajantes ou até mesmo ofensivos. Entre as inúmeras manchetes memoráveis da primeira página do tablóide inglês estão: GOTCHA (4 de maio de 1982), quando tropas britânicas bombardearam o navio argentino Berlgrano na Guerra das Malvinas; HARRY THE NAZI (13 de janeiro de 2005), quando o Príncipe Harry foi fotografado vestindo um uniforme nazista em uma festa a fantasia; e OBAMA LAMA DING DONG (10 de fevereiro de 2010), quando o presidente americano Barack Obama encontrou Dalai Lama.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 15 de setembro de 1964
● Criador: IPC (International Press Corporation)
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: News Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman: Rupert Murdoch
● Editor geral: Dominic Mohan
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Circulação diária: 3 milhões
● Leitores: 8.5 milhões
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 600
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Tablóide
● Ícones: As polêmicas manchetes da capa
● Slogan: See the history here.
● Website: www.thesun.co.uk
-
A história
O tradicional e polêmico tablóide inglês tem suas origens no ano de 1911 quando foi lançado um jornal com o nome de Daily Herald. Em 1933 o jornal se tornou o mais vendido do mundo com circulação diária de 2 milhões de cópias. Porém, com o passar dos anos as vendas caíram e em 1964, a IPC (International Press Corporation), proprietária do jornal, resolveu substituir o jornal por outro mais moderno e dinâmico. Nascia assim o tablóide THE SUN, que circulou pela primeira vez no dia 15 de setembro de 1964. O novo jornal era moderno, feito por pessoas jovens, com visual agradável e legal. Porém, nos anos seguintes as vendas nunca foram boas, e os prejuízos não paravam de aumentar. Depois de cinco anos de existência, a circulação diária não chegava a 80 mil cópias. A grande virada ocorreu em 1969 quando o nome e os direitos do jornal foram comprados por £800 mil pela empresa do magnata australiano Rupert Murdoch, a News Corporation. Rapidamente foi contratado o experiente editor Larry Lamb, que recrutou uma talentosa equipe de 125 jornalistas e repórteres.
-
-
O THE SUN foi relançado no formato de tablóide no dia 17 de novembro com um conteúdo mais dinâmico de notícias, opiniões e humor (que os ingleses tanto amam), transformando-se em um verdadeiro sucesso em pouco tempo. A primeira edição vendeu mais de 1 milhão de cópias e trazia a matéria de capa a manchete “Horse Dope Sensation”, onde um tratador de cavalos de corrida contava que dopava os animais. Com apenas um ano as vendas dobraram e quatro anos depois atingiram a marca de 4 milhões de cópias diárias. Mesmo assim, o THE SUN não deixou de lado o sensacionalismo e as matérias polêmicas, utilizando inicialmente o sexo como importante ferramenta de marketing, como, por exemplo, em 1970, quando publicou na página 3 a fotografia de três belas mulheres fazendo topless.
-
-
Rapidamente o jornal se tornou rentável e foi lançado nos Estados Unidos em 1973. Pouco tempo depois, em 1978, o THE SUN ultrapassou o jornal Daily Mirror em circulação. Durante os anos 80, a circulação do THE SUN não parava de crescer. Um dos motivos foi o lançamento, em 1981, dos famosos jogos de Bingo em suas páginas. No final desta década, em 1987, o tradicional jornal ganhou uma edição escocesa chamada The Scottish Sun, que passou a ser editada na cidade de Glasgow. Na década de 90, após enorme investimento em tecnologia, o THE SUN ganhou muita qualidade, passou a ser totalmente colorido, contendo suplementos extras, entre outras novidades.
-
-
Essas inovações incluíram o lançamento em 1996 do primeiro guia de televisão, que vinha junto com o jornal, além da cobertura esportiva, chamada de “Supergoals”, introduzida em 1998. Neste período o jornal inglês bateu recordes de circulação, como no dia 18 de novembro de 1995 quando 4.88 milhões de cópias foram vendidas. Apesar da crise mundial no segmento de jornais e uma queda de circulação, o THE SUN se manteve nos dez anos seguintes entre os dez jornais de maior vendagem diária no mundo. Em 2008, o tradicional jornal passou a ser publicado em polonês durante seis semanas em virtude do campeonato europeu de seleções (Eurocopa).
-
-
Sempre polêmico
O tablóide THE SUN é famoso para seus título e manchetes espirituosos, pertinentes, ultrajantes ou até mesmo ofensivos. Entre as inúmeras manchetes memoráveis da primeira página do tablóide inglês estão: GOTCHA (4 de maio de 1982), quando tropas britânicas bombardearam o navio argentino Berlgrano na Guerra das Malvinas; HARRY THE NAZI (13 de janeiro de 2005), quando o Príncipe Harry foi fotografado vestindo um uniforme nazista em uma festa a fantasia; e OBAMA LAMA DING DONG (10 de fevereiro de 2010), quando o presidente americano Barack Obama encontrou Dalai Lama.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 15 de setembro de 1964
● Criador: IPC (International Press Corporation)
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: News Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman: Rupert Murdoch
● Editor geral: Dominic Mohan
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Circulação diária: 3 milhões
● Leitores: 8.5 milhões
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 600
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Tablóide
● Ícones: As polêmicas manchetes da capa
● Slogan: See the history here.
● Website: www.thesun.co.uk
-
A marca no mundo
O THE SUN, jornal mais vendido da Inglaterra e maior publicado em língua inglesa (britânico), também têm a fama de ser um dos mais controversos, chegando a vender em um único dia, quando as manchetes são picantes e escandalosas, aproximadamente 5 milhões de cópias, ante a sua média diária de 3 milhões. O jornal é publicado na Inglaterra e Irlanda (onde é chamado de The Irish Sun), podendo ser encontrado em outros 40 países ao redor do mundo. O site do tablóide na Internet é um dos mais acessados da Inglaterra.
-
Você sabia?
● O THE SUN possui mais que o dobro de leitores (aproximadamente 8.5 milhões) que o The Times, seu principal rival na Grã Bretanha.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 27/2/2010
A marca no mundo
O THE SUN, jornal mais vendido da Inglaterra e maior publicado em língua inglesa (britânico), também têm a fama de ser um dos mais controversos, chegando a vender em um único dia, quando as manchetes são picantes e escandalosas, aproximadamente 5 milhões de cópias, ante a sua média diária de 3 milhões. O jornal é publicado na Inglaterra e Irlanda (onde é chamado de The Irish Sun), podendo ser encontrado em outros 40 países ao redor do mundo. O site do tablóide na Internet é um dos mais acessados da Inglaterra.
-
Você sabia?
● O THE SUN possui mais que o dobro de leitores (aproximadamente 8.5 milhões) que o The Times, seu principal rival na Grã Bretanha.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 27/2/2010
Um comentário:
Grande post!
é muito bom conhecer mídias externas, e saber que tanto aqui quanto no exterior, ainda prevalesce em muitos meios de comunicação o sensacionalismo para angariar leitores (maus leitores, diga-se)
Postar um comentário