16.7.06

ZORBA


A combinação de conforto, inovação e variedade, que inclui cavada, boxer, samba canção, colorida ou justa, fizeram da marca de cuecas ZORBA uma das mais populares do Brasil, atendendo com sua linha diversificada de produtos aos mais exigentes gostos e necessidades dos consumidores. Acompanhando a evolução da vaidade masculina, a marca se mantém líder de mercado, expandindo sua linha de produtos para oferecer mais diversidade aos homens brasileiros.  

A história
A história da marca ZORBA, que virou sinônimo de cuecas no Brasil, começou em 1944 quando a empresa foi fundada por Moisés Kalika e Beçalel Kaleka. Uma das pioneiras no mercado brasileiro de cuecas e roupas íntimas masculinas, em 1964 a ZORBA lançou no país a cueca modelo Slip (com as laterais mais largas), até então completamente desconhecidas por aqui. Assim como em outros países, a cueca teve aceitação unânime por parte do consumidor e o sucesso do modelo dura até os dias de hoje. A Zorba Cotton - um modelo de cueca com acabamentos refinados, macia, confortável, antialérgica e durável - foi lançada em 1974 e trazia em sua campanha publicitária um texto minimalista com riqueza de detalhes do produto: “Zorba, você usa e nem percebe”. Em 1985, a empresa transferiu seu prestígio ao setor infantil introduzindo a linha de cuecas ZORBA KIDS, iniciando assim o conceito de “cuequinhas” diferenciadas para a criançada.
   

A década de 1980 ainda foi marcada pelo lançamento de outro sucesso, mas desta vez em sua linha de comunicação: o Passarinho da Zorba, sua popular mascote, que permitiu tratar o órgão genital masculino através de um personagem com vida e sentimento, quebrando um enorme tabu para a época em relação a um assunto tão delicado. Nos anos seguintes, a ZORBA realizou pesquisas constantes para detectar as reais necessidades dos homens no que se referia ao vestuário íntimo masculino, procurando atender a todos de forma democrática, criando novos modelos, lançando novas cores e estudando novas tecnologias de tecidos. Com isso, em 1993 a marca lançou a Zorba Soft, uma cueca extremamente leve e confortável, cuja campanha anunciava em alto e bom som “Chegou Zorba Soft. Tão Leve que você nem sente”. Em 2000, a marca foi adquirida pela multinacional americana Sara Lee (saiba mais aqui). Pouco depois, em 2003, o famoso passarinho, voltou à mídia, após uma breve aposentadoria que durou mais de três anos. Em sua versão modernizada, o passarinho apareceu com uma faixa na cabeça em estilo japonês, para enfatizar a tecnologia da nova cueca feita com o fio Tufcel, de fibra importada do Japão.
   

Pouco depois, em 2005, a divisão têxtil da Sara Lee se tornou uma empresa independente e passou a se chamar Hanesbrands, que no Brasil é proprietária das marcas ZORBA, Kendall (conheça essa outra história aqui), Tensor e Hanes (conheça essa história aqui). Em 2007, a marca inovou ao introduzir no mercado a ZORBA BAMBU, cuja fabricação levava 94% de fibra de bambu e 6% de elastano, destacando-se por ser mais macia, fácil de secar e por desbotar menos do que qualquer outro tecido. O marketing do novo produto era baseado no fato da cueca ser a primeira ecologicamente correta. Isso porque o algodão era originário de plantações que não empregavam agrotóxicos. A nova cueca possuía propriedades bacteriostática e desodorante, dificultando assim a proliferação de bactérias. A fibra de bambu possui propriedades termodinâmicas, que mantêm a temperatura do corpo. Por isso, a cueca absorvia melhor a umidade e facilitava a transpiração, tornando-se a peça ideal para homens que realizam exercícios físicos.
  

Em 2009, sempre em busca de novos produtos que atendam aos vários gostos do público masculino, a marca lançou quatro novos modelos de cuecas: Boxer Silver (dirigida aos jovens que desejavam exibir o elástico da cueca por fora da calça, acompanhando a tendência do segmento e atendendo o desejo do público mais jovem por um produto com elástico mais largo, de 40 mm de largura, ao invés da medida comercializada atualmente, de 30 mm de largura), Boxer Extreme Action (confeccionada em microfibra, tecido que facilita a transpiração e tem secagem rápida, além de proporcionar ajuste perfeito ao corpo), Boxer Extreme Nitro (tem predominância do algodão, resultando em um produto bastante confortável) e Slip Seamless Algodão (fabricada utilizando tecnologia que não possui costuras nas laterais nem etiqueta, proporcionando muito mais conforto e liberdade de movimento no dia-a-dia).
  

Outra novidade foi o lançamento da ZORBA ORGÂNICA, desenvolvida especialmente para os chamados consumidores verdes, preocupados com a preservação do meio ambiente. A cueca utilizava o famoso algodão da Paraíba, certificado pela Federação Internacional de Movimentos Orgânicos Agriculturais, atendendo à legislação de produtos orgânicos da União Europeia e dos Estados Unidos. Nos anos seguintes a marca adotou uma nova linha de comunicação: saiu de cena o tradicional passarinho amarelo e entrou modelos sarados. E o time de garotos-propaganda da ZORBA ganhou um novo integrante em 2013: Rafael Calomeni, que alcançou o status de galã quando se destacou na atuação da novela “Mulheres Apaixonadas”, exibida pela Rede Globo (conheça essa história aqui) em 2003. Mais recentemente a ZORBA introduziu a tecnologia Max Fresh, que permite criar cuecas com termorregulação, aumentando o conforto térmico enquanto protege contra odores e bactérias.
  

Atualmente a ZORBA é conhecida por sua vasta linha de produtos - cuecas boxer, slip, samba-canção, entre outros modelos - com foco em conforto, algodão e inovação, como as tecnologias Go Tagless (sem etiquetas) e Total Support (suporte anatômico). Durante toda sua história, a ZORBA construiu uma imagem forte e um sólido relacionamento com os consumidores brasileiros. Tanto que, muitas pessoas chamam suas cuecas simplesmente de ZORBA, confundindo a marca com o próprio produto. Este talvez seja o maior troféu da marca.
  

A comunicação lúdica 
A linha de comunicação responsável pelo sucesso da marca entre os brasileiros começou na década de 1980, e nada melhor que um personagem com duplo sentido para vender cueca. Era o surgimento do Passarinho da Zorba, um carismático passarinho amarelo que saía de dentro de uma cueca e que se transformaria em um dos personagens publicitários mais queridos entre os brasileiros. Nos anos seguintes, o simpático personagem - que ganhou forte presença na mídia -, passou a representar de forma nada sutil quem a cueca hospedaria. Por exemplo, em um comercial dos anos de 1980, o Passarinho da Zorba estava feliz e confortável na cueca. Ao final do comercial ele era acordado por outro passarinho e saía fechando o material, seguido pelo slogan “Quer agradar... dê Zorba!”. O detalhe do comercial (assista aqui) era o instrumental “Baile dos Passarinhos”, que fazia muito sucesso com Gugu Liberato.
   

Em outra campanha publicitária para comemorar o Dia dos Namorados em 1996, a famosa mascote das Cuecas Zorba protagonizava uma peça bem humorada e de duplo sentido, especialmente pelo título: “Dia 12, embrulhe o passarinho para presente”. Já em 2017, uma campanha trouxe de volta um dos personagens mais emblemáticos da propaganda nacional. O Passarinho retornou com personalidade e rejuvenescido para encantar um novo público e lembrar que o conforto da ZORBA é a única forma de acabar com a infame “ajeitadinha”.
   

A mascote da ZORBA também é utilizada para para fazer o bem, estrelando campanhas como para o Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde masculina, focado no diagnóstico precoce do câncer de próstata e na importância dos cuidados gerais com a saúde do homem, quebrando tabus e incentivando exames preventivos. O Passarinho da ZORBA foi responsável por transformar a marca em uma das preferidas dos homens brasileiros transmitindo o conceito de conforto e segurança das cuecas da marca de uma forma divertida e lúdica.
  

A imagem abaixo mostra o atual visual do carismático personagem da marca ZORBA.
  

Mas as campanhas publicitárias da marca não eram protagonizadas somente pelo carismático Passarinho. Por exemplo, na década de 1990, auge do sucesso do controverso jogador Edmundo, a ZORBA resolveu explorar seu lado “animal” e colocou a sua imagem para vender cuecas, como mostra o anúncio de página dupla abaixo.
  

A evolução visual  
Ao longo dos anos o logotipo da marca passou por algumas remodelações. Há alguns anos atrás a marca foi totalmente reformulada visualmente, incluindo, além do logotipo, que manteve o tradicional símbolo que representa o masculino, todas as embalagens de seus produtos.
  

O logotipo da marca ZORBA também pode ser aplicado em letras brancas sob um fundo preto.
  

Os slogans  
Vá de Zorba. (2010)  
Mania de conforto. (2008) 
Zorba. Tradicional da real família brasileira. (2007) 
A todo movimento. (2004)  
A mais macia. A mais confortável. (1993)  
Conforto que você sente. (anos de 1990) 
Zorba. Onde ele gosta de ficar. (1988) 
Quer agradar, dê Zorba. (anos de 1980) 
Zorba, você usa e nem percebe. (1974) 
A cueca com garantia. (1968) 
Só Zorba é Zorba. (1968)
  

Dados corporativos  
● Origem: Brasil  
● Fundação: 1944  
● Fundador: Moisés Kalika e Beçalel Kaleka  
● Sede mundial: Winston-Salem, Carolina do Norte, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hanesbrands Inc.  
● Capital aberto: Não  
● CEO: Steve Bratspies  
● Faturamento: Não divulgado  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)  
● Segmento: Roupas íntimas  
● Principais produtos: Cuecas  
● Concorrentes diretos: Mash, HeringLupo, D’uomo, Dorbe, Puma, Adidas, Champion e Calvin Klein  
● Ícones: O passarinho amarelo  
● Slogan: Vá de Zorba.  
● Website: www.zorba.com.br  

A marca no Brasil
A marca ZORBA, líder absoluta no mercado brasileiro de cuecas (respondendo por mais de 30% das vendas totais), está presente com sua linha de produtos (são aproximadamente 30 modelos diferentes de cuecas) em todo o território nacional, sendo comercializada em mais de 15.000 pontos de venda, que incluem lojas especializadas, atacadistas e grandes varejistas.  

Você sabia?  
 A ZORBA também fabrica alguns produtos com tamanhos especiais. O modelo 172, uma cueca slip com abertura, possui os tamanhos XXG e XXGG, que atendem aos manequins 54/56 e 58/60, respectivamente.  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Estadão, Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 8/12/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

2 comentários:

Anônimo disse...

Só uso zorba!Como faço para ser um representante de venda (pessoa fisica)?

Giba disse...

Como sempre, o Brasil perdeu uma bela empresa para os EUA.