15.8.06

CHEERIOS


Há mais de 70 anos milhões de americanos se acostumaram a tomar café da manhã tendo uma presença constante à mesa: as caixas amarelas do cereal CHEERIOS, com seu icônico formato de letra “O”, textura crocante e sabor inconfundível. Desde crianças até adultos, a marca de cereal mais popular dos Estados Unidos sempre acompanhou, alimentou e divertiu gerações e gerações, tornando a vida muito mais saudável na primeira refeição do dia. 

A história 
Um dos cereais mais populares do mundo foi introduzido no mercado americano exatamente no dia 1 de maio de 1941, criado pela empresa General Mills da cidade de Golden Valley, estado do Minnesota. O crédito por seu invento foi concedido ao físico Lester Borchardt, um funcionário da empresa. Inicialmente com o nome de CHERRI OATS e com sua tradicional caixa amarela, o novo produto foi o primeiro cereal matinal de aveia frio pronto para comer (read-to-eat) do mercado americano. O novo produto utilizou em sua comunicação uma agressiva campanha de marketing com o slogan “The Breakfast Food You’ve Always Wanted” (algo como “A comida para café da manhã que você sempre quis”). O sucesso foi tamanho, que em seu ano de estreia o produto vendeu nada menos que 1.8 milhões de caixas. Para dar mais destaque a sua comunicação junto aos consumidores, no ano seguinte foi introduzida uma simpática garotinha, primeira mascote e garota-propaganda do produto.


Com o objetivo de tornar o produto mais atrativo para os consumidores, inclusive as crianças, em 1944, além de adotar o novo slogan “Look! An Oat Cereal All Ready To Eat”, a marca lançou o famoso personagem Joe Idea (um esperto garoto louco pelo cereal), que apareceu em vários anúncios publicitários e nas embalagens do produto. Somente no ano de 1945, o produto passou a se chamar oficialmente CHEERIOS (em virtude de uma disputa de mercado pelo antigo nome com a rival Quaker Oats Company), adotando o slogan “The first ready-to-eat oat cereal”. Quatro anos mais tarde a marca passou a patrocinar o programa de televisão The Lone Ranger, direcionando claramente seu produto para um público mais jovem. Não demorou muito para CHEERIOS se tornar o cereal matinal mais vendido da empresa em 1951. Na década de 1960 a marca CHEERIOS continuou inovando no marketing com ações diferenciadas, colocando brindes dentro das caixas de cereais, como por exemplo, pequenos bonecos de plásticos ou livros para colorir.


Depois de consolidar o produto no mercado, a General Mills iniciou a diversificação da marca CHEERIOS em 1976 com a versão CINNAMON NUT CHEERIOS (com um delicioso sabor de canela). Pouco depois, em 1979, a marca ampliou sua linha com o lançamento do HONEY NUT CHEERIOS, um cereal com sabor de mel e amêndoa, que tinha como mascote uma simpática abelhinha. O novo produto foi lançado no mercado com o slogan “It’s a honey of an O”. Essa versão com mel se tornou a favorita entre os americanos, que não apenas superou em vendas o sabor original, como também se tornou o cereal número 1 na América em 2009. A linha de produtos da marca continuou a crescer em 1988 com a introdução no mercado do APPLE CINNAMON CHEERIOS, um cereal com sabor de maçã e canela. O MultiGrain Cheerios (cereal composto por uma grande variedade de grãos como milho, trigo, soja e arroz, além de ser enriquecido com vitaminas) foi introduzido em 1992, tornando-se um enorme sucesso, e o FROSTED CHEERIOS (cereal original crocante e coberto com açúcar) em 1995.


Foi ainda em meados desta década, no ano de 1996, que pela primeira vez as embalagens do produto passaram a conter o selo de aprovação da Associação de Cardiologia Americana (conhecida como American Heart Association), atestando os benefícios do cereal para a saúde. A partir deste momento a marca passou a focar toda sua comunicação em uma campanha publicitária baseada nos benefícios de redução de colesterol que o cereal proporcionava. Afinal, estudos comprovaram que o farelo de aveia reduzia o colesterol ruim. Isto significou além de uma maior credibilidade para os produtos da marca, uma enorme explosão nas vendas. Nos anos seguintes, através de um acordo formado com a suíça Nestlé, os cereais CHEERIOS começaram a serem vendidos em muitos países ao redor do mundo, como por exemplo, na Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália. E as novidades não pararam. A partir do novo milênio CHEERIOS lançou novos cereais com sabores diversos. Nos últimos anos, CHEERIOS fez ainda mais progressos para se tornar mais saudável no mercado americano. Em 2014, passou a não conter mais ingredientes geneticamente modificados. E no ano seguinte, se tornou um produto sem glúten (com a remoção de cevada, centeio e trigo de sua fórmula).


No ano de 2017 o tradicional cereal matinal CHEERIOS chegou ao Brasil trazendo uma combinação inigualável de sabor e nutrição, ajudando as famílias a manter uma rotina equilibrada – uma vez que, além de conter cereais integrais como principais ingredientes, o produto ainda possui fibras, vitaminas, minerais e cálcio. E justamente por ser integral, apela, principalmente, para os consumidores que buscam uma opção mais saudável para o café da manhã. Feito com uma combinação de 4 cereais integrais (aveia, milho, arroz e trigo), o cereal foi lançado inicialmente na versão com mel, que contém fibras, vitaminas, minerais e cálcio. Pouco depois, a marca apresentou aos brasileiros uma nova versão: Granola Crocante, que mistura granola com cereais integrais e um toque de mel.


A linha do tempo 
1999 
Lançamento do PURELY O’S, primeiro cereal orgânico da marca CHEERIOS. 
2003 
Lançamento do BERRY BUST CHEERIOS, uma combinação saudável do cereal original com pequenos pedacinhos de uma fruta chamada berry. O sucesso do produto culminou com o lançamento de outros sabores como morango e banana com morango. 
2005 
Lançamento do YOGURT BURST CHEERIOS, que se distingue da versão original por conter alguns cereais cobertos com iogurte. 
2006 
Lançamento do FRUITY CHEERIOS, deliciosos cereais coloridos com sabores de frutas. 
2007 
Lançamento do OAT CLUSTER CRUNCH CHEERIOS, uma deliciosa combinação da versão original do cereal levemente adocicada com grãos de aveia crocantes. 
Lançamento da prática embalagem On-The-Go-Pack, desenvolvida especialmente para ser levada a qualquer lugar, oferecendo assim a oportunidade de consumir CHEERIOS fora de casa. 
2008 
Lançamento de uma linha de snacks (biscoitos redondos, pretzels e palitos de biscoito) nos sabores alho, queijo e cebola, expandindo assim a marca CHEERIOS para outra categoria de produto. 
2009 
Lançamento do BANANA NUT CHEERIOS, um cereal com sabor de banana e amêndoa. 
2010 
Lançamento do CHOCOLATE CHEERIOS, um cereal com sabor de chocolate. 
2012 
Lançamento do DULCE DE LEITE CHEERIOS, o cereal tradicional com sabor de caramelo. 
Lançamento do MultiGrain PEANUT BUTTER CHEERIOS, o tradicional cereal com manteiga de amendoim. 
2015 
Lançamento do CHEERIOS + ANCIENT GRAINS, cuja fórmula continha aveia, espelta (trigo-vermelho) e quinoa. 
2016 
Lançamento da edição limitada PUMPKIN SPICE CHEERIOS, cereal com purê e especiarias de abóbora. 
2017 
Lançamento do STRAWBERRY CHEERIOS (sabor morango). 
Lançamento do VERY BERRY CHEERIOS (cereal que mistura os sabores de morango, mirtilo e framboesa). 
2018 
Lançamento da edição limitada PEACH CHEERIOS (sabor pêssego). 
2019 
Lançamento do BLUEBERRY CHEERIOS (sabor mirtilo) e do MAPLE CHEERIOS (adoçado com xarope de Maple, feito da seiva da árvore de mesmo nome).


A tradicional embalagem 
A versão original de CHEERIOS sempre foi reconhecida pela sua inconfundível embalagem amarela. A evolução da embalagem (foto abaixo) começou em 1945 quando pela primeira vez a fotografia de um tradicional bowl (tigela) de cereais apareceu impresso. Pouco depois, em 1954, o tradicional logotipo que utilizava um cereal ao invés do pingo na letra “i” surgiu nas embalagens. Foi somente em meados da década de 1990 que o tradicional bowl em formato de coração (para ressaltar os benefícios em relação à saúde) começou a estampar as embalagens do cereal.


As mascotes 
A primeira mascote da marca CHEERIOS foi criada em 1942 para atrair o público infantil. Conhecida como CHERRI O’LEARY (imagem abaixo), a pequena e simpática garotinha estampou inúmeros anúncios impressos da marca. Já na década de 1960, personagens animados começaram a aparecer nos comerciais da marca. A famosa dupla formada por um alce e um esquilo, chamada Rocky e Bullwinkle, apareceu em vários comerciais. Além disso, Hoppity Hooper, um sapo animado, também anunciava jogos e outras atividades para crianças nas caixas dos cereais CHEERIOS.


Mas uma simpática abelhinha com uma incomparável paixão por mel surgiu juntamente com a versão do cereal Honey Nut Cheerios em 1979, para roubar a cena. Ela era a mascote que fazia a alegria das crianças com sua tradicional frase “It’s a Honey of an O, It’s Honey Nut Cheerios”. Porém, só recebeu um nome no ano de 2000, através de um concurso nacional entre crianças de 5 a 12 anos. A vencedora foi Kristine Tong, uma estudante da quinta série de Coolidge, no estado do Texas. Foi então que passou a se chamar Buzz Bee.


Em 2016, a simpática mascote foi estrela central de uma enorme campanha de marketing para alertar para um problema que pode ser ignorado por muitos: a extinção das abelhas. Embora não seja uma situação muito conhecida, as abelhas e outros polinizadores estão desaparecendo do meio-ambiente. Isso se deve principalmente pelo desmatamento e devastação de áreas de naturais, por menores que sejam, como um simples jardim doméstico. Além da retirada da popular mascote das embalagens, a ação “Bring Back The Bees” contou também com distribuição gratuita de sementes para reflorestamento. A ação foi um enorme sucesso com a distribuição de 35 milhões de sementes e, claro, o retorno da simpática abelha as embalagens do cereal.


Com o passar do tempo essa divertida mascote foi sendo aperfeiçoada e ganhou um visual muito mais moderno e divertido (feito em computação gráfica).


A identidade visual 
A identidade visual da marca CHEERIOS passou por algumas remodelações ao longo de sua história. Inicialmente chamado de CHERRI OATS, ganhou um novo logotipo em 1943 (quando o nome da marca passou a ser escrito tudo junto). Somente em 1945, quando passou a se chamar CHEERIOS, a marca apresentou uma nova identidade visual: preta escrita em um fundo amarelo.


Em 1954 o logotipo apresentou uma grande novidade: o pingo da letra “i” foi substituído pelo tradicional cereal redondo da marca. Nos anos seguintes esse logotipo passou por três remodelações (1957, 1959 e 1972).


Em 1979 ocorreu mais uma modificação, com a adoção de uma nova tipografia de letra. Esse logotipo passou por uma atualização há alguns anos atrás, onde a tipografia de letra foi afinada.


Fora da América do Norte, onde o cereal é distribuído pela Nestlé, a identidade visual da marca é diferente e também passou por remodelações. Apesar de manter as mesmas características e grafia de letra, as cores são completamente diferentes. O principal diferencial é a letra O na cor vermelha e no formato do cereal.


Os slogans 
Good Goes Around. (2016) 
Bee happy, Bee healthy! (2004) 
Frosted Cheerios tastes so good the box never closes! (1995) 
The One and Only. (1994) 
When it’s time for finger food...it’s time for Cheerios. (1974) 
Oats, the Grain Highest in Protein. (1971) 
Go With The Goodness of Cheerios. (1964) 
The first ready-to-eat oat cereal. (1945) 
Goodness* in every little O! (Nestlé Cheerios) 
The little things that count. (Nestlé Cheerios) 
Cheerios. Smiles all round. (Nestlé Cheerios) 
É coisa de família. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1 de maio de 1941 
● Criador: Lester Borchardt 
● Sede mundial: Golden Valley, Minnesota, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: General Mills Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jeffrey Harmening 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 45 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Cereais matinais 
● Concorrentes diretos: Froot Loops, Life, Cap’n Crunch, Quaker Oats Oatmeal, Special K, Kashi e Post 
● Ícones: A caixa amarela 
● Slogan: Good Goes Around. 

A marca no mundo 
Os cereais CHEERIOS, encontrados em mais de 15 versões diferentes (somente na América), são vendidos em mais de 45 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos e Canadá. Somente no mercado americano, a marca vendeu em 2018 mais de 139 milhões de caixas de sua versão original. Atualmente, uma em cada onze caixas de cereais vendidas nos Estados Unidos é da marca CHEERIOS, fazendo com que o produto se torne um dos mais populares nesse imenso mercado. Internacionalmente os produtos da marca são distribuídos pela empresa suíça Nestlé

Você sabia? 
Os deliciosos cereais CHEERIOS são feitos de aveia de grão integral que contém beta-glucana, uma fibra solúvel que pode ajudar a diminuir o colesterol como parte de uma dieta saudável do coração. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 30/8/2019

9 comentários:

Anônimo disse...

É um ótimo cereal. Meu filho adorou. Pena que nao tem no Brasil.

Anônimo disse...

eu adoro esse cereal...mas nao encontro aqui no brasil.

Anônimo disse...

Eu tb amo cheerios, se alguém souber como adquirir no Brasil, por favor, poste um cometário!

Anônimo disse...

Com certeza seria ótimo ter no Brasil este cereal, pois alem de ser muito gostoso,
E uma ótima opção p/ o café de manha p/ os nossos filhos.
Por favor, traga p/ o Brasil com certeza muita gente vai agradecer. Principalmente eu.

Unknown disse...

Acabo de voltar dos USA, e meu filho so me pede cheerios para café da manha, se alguem souber onder encontrar aqui no Brasil favor avise , obrigada

daiana disse...

EU TAMBÉM ACABEI DE VOLTAR DA IRLANDA E AMO DE PAIXÃO ESSE CEREAL..
SE TIVER UM LUGAR AQUI EM SÃO PAULO QUE VENDEM ESSE PRODUTO ME AVISEM POR FAVOR... PLEASE PLEASE

Luisa Cuozzo disse...

Por favor tragam o cheerios

Anônimo disse...

Eu tbm procuro faz tempo e nao acho! Help!!! Alguem sabe onde comprar?

cristina disse...

Sugiro que todos que puderem peçam a comercialização no Brasil via site da Nestle ou mensagem de texto para 257-7 que também é da Nestle. Eu já mandei e-mail e mensagem, quanto mais melhor.