A marca DEL VALLE e suas tradicionais embalagens recheadas de saudáveis néctares naturais estão presentes em geladeiras e mesas de milhões de consumidores de diversos países que se preocupam em beber sucos de frutas de qualidade garantida. Oferecendo opções para todos os momentos do dia, desde o café da manhã até o lanche das crianças, a DEL VALLE se transformou em uma especialista em colocar frutas frescas dentro de caixinhas.
A história
A marca DEL VALLE (sob a denominação Jugos Del Valle) foi fundada pelo italiano Luis Ferruccio Cetto em 1947 no distrito industrial de Vallejo na Cidade do México para produzir e comercializar sucos de frutas naturais, especialmente de uvas, depois de anos de experiência na produção de vinho. Em pouco mais de duas décadas a marca DEL VALLE se tornou extremamente popular entre as famílias mexicanas, muito em virtude da alta qualidade e naturalidade de seus sucos. Em 1978, a empresa foi adquirida pela Família Albarrán, em sociedade com a tradicional empresa americana H.J. Heinz, constituindo-se a razão social Jugos Del Valle S/A de C.V. Pouco depois, em 1982, a marca lançou uma embalagem inovadora: garrafa de vidro de 335 ml. Nesta década a DEL VALLE começou a oferecer sucos de frutas tropicais (como por exemplo, manga, mamão e abacaxi) em sua linha de produtos.
Com a maior oferta de sabores as vendas aumentaram. Na década de 90, a empresa adquiriu uma tradicional indústria de alimentos mexicana, chamada Zacatecas; abriu seu capital na Bolsa de Valores para arrecadar dinheiro com o intuito de modernizar suas fábricas e aumentar a produção de sucos em latas de alumínio; lançou a embalagem cartonada de 2 litros com tampa abre fácil; e criou oficialmente uma subsidiária nos Estados Unidos para atender a necessidade de consumidores hispânicos que queriam produtos tropicais, onde conquistou mercado chegando a ter seu produto principal considerado um dos melhores do país.
Em 1997, a DEL VALLE iniciou suas operações no Brasil, comercializando, inicialmente, sucos naturais de frutas importados do México, mudando hábitos e transformando os sucos prontos em alimentos indispensáveis na vida dos brasileiros. Lançou um produto de qualidade e apresentou um posicionamento atrativo, embasado na ideia de uma vida mais saudável. A esta altura, a DEL VALLE já era a maior empresa de sucos prontos, néctares e bebidas de frutas da América Latina, com ampla e plena aceitação em mercados exigentes como Japão, Rússia, Holanda e Estados Unidos. Pouco depois, no mês de agosto de 1999, a DEL VALLE inaugurou sua primeira fábrica brasileira, na cidade de Americana, interior de São Paulo, considerada uma das mais modernas do mundo em processamento de sucos (com área de 18.000m² e capacidade de produção de 10 milhões de litros por mês) e a mais cara, com investimentos que chegaram a US$ 30 milhões.
No mesmo ano, antecipando uma tendência de mercado, promoveu o lançamento da linha light e também de sucos em lata no mercado brasileiro. Buscando uma diversificação em seu portfólio, no ano de 2000, a empresa introduziu no mercado a Citrus, uma mistura perfeitamente balanceada de frutas (laranja, limão e tangerina), conferindo a essa bebida um sabor único e com alto poder refrescante. No ano seguinte, visando o público infantil com sede de saúde, a DEL VALLE lançou a linha KIDS (embalagens de apenas 200 ml nos sabores morango, pêssego, uva e manga). Nos últimos anos, para consolidar sua liderança, manter e reforçar a imagem de inovação e pioneirismo, a DEL VALLE introduziu novos produtos, como sabores inéditos na linha Clássica, a linha Mix (baseada na mistura equilibrada de frutas tropicais e vegetais, enriquecida com vitaminas B1 e B6) e a linha Soja (introduzida em 2006).
Em 2007, a empresa foi comprada por US$ 380 milhões pela poderosa The Coca-Cola Company. Outra novidade da marca foi o lançamento da nova linha de bebidas DEL VALLE FRUT (sucesso absoluto no México desde 2007), um jeito prático de beber o sabor mais refrescante da fruta; e DEL VALLE PULPY (conhecido no Brasil como DEL VALLE LARANJA CASEIRA), o mais puro néctar da laranja madura e com gominhos nas versões integral e light. No início de 2011, a DEL VALLE se tornou, segundo a The Coca-Cola Company, a primeira marca bilionária da empresa com raízes na América Latina. Desde a aquisição da DEL VALLE pela The Coca-Cola Company, as vendas no varejo da marca mais que dobraram, saltando de menos de US$ 500 milhões para mais de US$ 1 bilhão. Recentemente a marca lançou no mercado brasileiro a linha Maracujá&Nada e Limão&Nada, suco de fruta sem conservantes. O produto chegou ao mercado em embalagens PET de 300 ml e um litro, envolvidas por um rótulo com ilustrações bem humoradas do cartunista francês Serge Bloch. O portfólio de sucos prontos da marca é composto de 28 sucos, entre néctares, bebidas de frutas e bebida à base de soja. Atualmente os sucos de frutas DEL VALLE podem ser encontrados em inúmeros sabores como manga, maçã, goiaba, pêra, pêssego, caju, laranja, maracujá, uva, abacaxi, entre outros.
O Centro de Estudo e Desenvolvimento de Novos Produtos da DEL VALLE é considerado o maior do gênero na América Latina. Consiste em uma unidade independente com técnicos dedicados em pesquisar novas alternativas de embalagem, assim como novas fórmulas de produtos para os novos mercados, buscando sempre a alta qualidade para serem dignos de merecer a preferência dos consumidores. A DEL VALLE é 100% automatizada, garantindo sempre a máxima qualidade de seus produtos. A tecnologia avançada utilizada elimina a necessidade ou possibilidade de contato humano com o produto em todas as fases de elaboração. Essa mesma tecnologia permite que os produtos, mesmo sem conservantes, tenham prazos de validade bem extensos, superiores a média de similares no mercado.
A evolução visual
Depois da compra da DEL VALLE pela The Coca-Cola Company, eram esperadas mudanças radicais da marca no Brasil e nos países onde a marca estava presente. E isso ocorreu em 2009, no Brasil, quando a empresa anunciou a fusão das marcas SUCOS MAIS/MINUTE MAID, KAPO (bebidas de néctar para crianças) e DEL VALLE. A união dessas marcas criou a DEL VALLE MAIS e a DEL VALLE KAPO. A DEL VALLE passou, a partir desse momento, ser a marca guarda-chuva de sucos prontos para beber. As opções de bebidas leves de fruta (morango, abacaxi, maracujá, laranja e uva), que construíram o sucesso da marca entre a garotada, continuaram com suas fórmulas originais, sem conservantes, e enriquecidas com cálcio. Outra mudança importante foi feita em relação à identidade visual da marca DEL VALLE. Os novos logotipos das linhas eram modernos e mais agressivos. Além disso, as embalagens passaram a contar com a inserção da logomarca da The Coca-Cola Company, impressa com destaque na frente das embalagens de todos os produtos DEL VALLE.
Em 2011, iniciando uma estratégia global de marca, a linha de sucos da empresa em vários países ganhou uma nova identidade visual mais homogênea. As embalagens também passaram por modificações. Com imagens de folhas e frutas, o novo visual reforçava o conceito de naturalidade dos produtos e trazia para o consumidor uma nova informação: a quantidade média de frutas utilizadas para obter o suco presente em cada embalagem. Segundo a empresa, o néctar de pêssego, por exemplo, conta com a polpa de seis unidades médias da fruta na caixa de um litro. Já o sabor uva teria aproximadamente 4.5 cachos. Em 2013 a marca apresentou sua nova identidade visual para o mercado brasileiro, que ganhou uma nova tipografia e cor, alinhadas à identidade global de sucos da empresa. O tradicional vermelho foi substituído pelo preto, presente em produtos de países como Andina (Chile), Frugos (Peru), Cepita (Argentina) e Minute Maid (Estados Unidos).
Aliás, foi a marca americana que ditou todo o alinhamento da identidade visual de sucos da empresa, incluindo a tipografia de letra.
Já em relação as embalagens, que deixaram de ser totalmente vermelha em 2011, a mudança foi apenas no logotipo.
Os slogans
O segredo é carinho. (2011)
Agora ficou mais fácil viver com qualidade. (2009)
Natural na vida. (2006)
Disfruta Del Valle. (mundial)
Dados corporativos
● Origem: México
● Fundação: 1947
● Fundador: Luis Ferruccio Cetto
● Sede mundial: Cidade do México, México
● Proprietário da marca: The Coca-Cola Company
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Muhtar Kent
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 9
● Presença global: 15 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentação
● Principais produtos: Sucos de frutas
● Concorrentes diretos: Tropicana, Maguary e Su-Fresh (Brasil)
● Slogan: O segredo é carinho.
A marca no mundo
A DEL VALLE, maior indústria de sucos prontos para beber da América Latina e uma das maiores do mundo em variedade de sabores e diversificação de embalagens (em caixa de vários tamanhos e latas), atende o mercado mexicano e também está presente em mais de 15 países como Brasil, México, Colômbia, Equador, Venezuela, Chile, Argentina, entre outros.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 11/4/2013
6 comentários:
Olá!
Como conseguiu todas essas informações sobre a Del Valle?
Tenho um trabalho da pós para fazer sobre a empresa Del Valle e preciso de uma ajudinha...
Obrigada,
Lídia Cristina
Olá!
Desenvolvo um trabalho na faculdade sobre a Del Valle. Esse trabalho consiste em analisar os VT´s produzido pela empresa. Já conseguir da campanha Espremidinho. Quero saber se Você sabe o link do VT da campanha Boca a Boca.
Att.: Gicélia
OLA PRECISO DO ORGANOGRAMA DA EMPRESA PARA TRABAHO ACADEMICO DESDE JÁ ACRADEÇO
Olá,
Estou desenvolvendo um trabalho para faculdade sobre a Del Valle.. Você sabe me informar como ficou a razão social da empresa depois de comprada pela Coca?
Obrigada!!
Se puder responder para este e-mail: tamara.pub@gmail.com, fico mt grata!!
Ahh, era essa informação que eu queria saber. Quando foi que a Coca-Cola comprou a Dell Valle. Então foi a partir de 2007 que o suco passou a ficar mais ralo e fraco, parecendo uma água adocicada. Antes da Coca comprar eu era consumidor assíduo deste produto, e o suco era muito mais denso, encorpado, e você podia sentir sentir a presença do suco da fruta. Depois que a Coca comprou, virou mais uma água doce similar a outros sucos de outros fabricantes.
Verdade, também percebi isso, o sabor 'aguou', principalmente no de pêssego!
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