23.8.06

FINLANDIA VODKA


Que a vodca é uma bebida tipicamente russa todos sabem, porém uma das marcas mais vendidas e consumidas do mundo é produzida em um pequeno país gelado chamado Finlândia. Isto mesmo, a FINLANDIA VODKA, com seu sabor suave e marcante, conquistou milhões de apreciadores da bebida pelo mundo afora, tornando-se um ícone do segmento. 

A história 
Tudo começou no ano de 1970 quando a Alko, emprese de bebidas de propriedade do governo finlandês, resolveu ingressar no segmento de vodcas premium com o lançamento da FINLANDIA VODKA na Escandinávia, região da Europa setentrional que abrange, além da Finlândia, Dinamarca, Noruega e Suécia. Inicialmente a vodca, destilada e produzida no pequeno vilarejo de Rajamaki, era comercializada somente nas lojas do free shop dos aeroportos. Já no ano seguinte a marca foi introduzida no enorme mercado americano, sendo uma das primeiras vodcas importada a fazer sucesso entre os americanos, e somente no final desta década, por volta de 1977, foi aos poucos sendo introduzida em outros mercados globais, especialmente nos países europeus. Foi no início da década de 1990, que a marca introduziu uma famosa campanha publicitária com o famoso slogan “Finlandia. Vodka From The Top Of The World” (em português, “Finlandia. Vodca do Topo do Mundo”). Isto fez com que a marca ganhasse reconhecimento e sua vodca se tornasse ainda mais popular.


Durante a década de 1990 a popularidade da FINLANDIA VODKA cresceu mundialmente e a marca conquistou importante fatia no competitivo mercado de vodcas. Isto em parte se deveu muito a um foto determinante: a FINLANDIA VODKA foi uma das primeiras marcas a apostar no promissor segmento de vodcas com sabores (aromáticas), quando em 1994 lançou a versão de sua tradicional vodca aromatizada com cranberry. No final desta década, em 1999, a marca deu continuidade a ampliação de sua linha de produtos com o lançamento de mais um sabor da tradicional vodca: Lime Fusion (limão).


Com a chegada do novo milênio, a marca resolveu apostar ainda mais na tendência de consumo das vodcas com sabores e lançou nos anos seguintes uma completa linha, que se diferencia pela aromatização natural de frutas tropicais, sem a adição de açúcar: Mango (manga) e Redberry (cereja), ambas em 2004; Wild Berries Fusion (combinação de várias frutas vermelhas), em 2005; Grapefruit (toranja), em 2006; Tangerine (tangerina) e Blackcurrant (sabor muito semelhante a groselha), ambas em 2009; Raspeberry (framboesa), em 2011; Coconut (coco), em 2014; e Nordie Berries (uma mistura de amoras escandinavas, framboesa-amarela e mirtilo), em 2015.


Além disso, a marca também resolveu apostar em vodcas com mais valor agregado, e lançou em 2011, a FINLANDIA PLATINUM (vodca super premium da mesma qualidade que a original, mas com receita e processos diferentes, produzida a partir da destilação da cevada e diluída em água de nascente glacial, que utiliza apenas ingredientes naturais, sem aromas artificiais ou aditivos) e FINLANDIA 101 (versão mais forte com teor alcoólico de 50.5%, e 101 amostras de álcool). Atualmente a marca pertence à empresa americana Brown-Forman Corporation, proprietária de marcas famosas como o uísque Jack Daniel’s, que comprou a FINLANDIA VODKA, em 2004 da empresa estatal finlandesa de bebidas.


Intimamente ligada à pureza de seu país de origem, a FINALANDIA VODKA é elaborada com a mais pura água cristalina proveniente da filtragem natural ocorrida em rochas da era glacial (Glacial Moraine), o que lhe confere altos índices de pureza. A água é tão pura que não deve ser filtrada, pois é purificada por uma camada de areia fina, formada há mais de 10 mil anos. No processo de fabricação são utilizados somente grãos de cevada seis-fileiras com os menores teores de gordura que existem. Eles são especialmente agraciados pela ocorrência do “sol da meia-noite” (fenômeno típico dos países nórdicos), que ocorre no norte da Finlândia durante o verão, quando o sol não se põe por 73 dias consecutivos. A presença da luz solar durante 24 horas por dia propicia o desenvolvimento de um grão pouco oleoso e com mais nutrientes, conferindo a FINLANDIA VODKA um sabor puro e suave.


O ícone 
A garrafa da FINLANDIA VODKA se tornou ao longo dos anos um dos principais ícones de reconhecimento da marca perante os consumidores com designs fantásticos. A garrafa original da vodca foi criada pelo designer e escultor finlandês Tapio Wirkkala e batizada de Frozen Ice, que revelava a impressão de uma bebida gelada da Lapônia, no norte do Ártico. O vidro texturizado brilhava como a superfície de uma estalactite de gelo. No ano de 1983 o visual da garrafa foi alterado, com o rótulo passando da cor preta para azul-escuro. Em 1990 ocorreu mais uma mudança, desta vez no logotipo, que passou a contar com três renas. Além disso, a tampa vermelha foi substituída por uma de cor azul. No final desta década, em 1998, uma nova garrafa com design mais moderno (ficou mais estreita) foi introduzida, primeiramente no mercado americano. Batizada de Hammered Ice, o rótulo do papel foi retirado e substituído pelo logotipo e texto grafados diretamente no vidro. Já a tampa ganhou a cor prata. A próxima remodelação ocorreria em 2003, com a garrafa (batizada de Glacial Ice) sendo criada em cooperação com o famoso designer finlandês Harri Koskinen. A textura da garrafa imitava a sensação do derretimento do gelo, capturando as origens da água glacial que a vodca utiliza em seu processo de fabricação. A atual garrafa foi adotada em 2011. Batizada de Melting Ice, o design é moldado para capturar as ondulações suaves no momento em que o gelo muda do estado sólido para o líquido, evocando assim a clareza cristalina da vodca.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da marca passou por algumas visíveis modificações. O logotipo original incluía um animal bastante comum na Finlândia: as renas, mais especificamente duas (e brancas) duelando contra o sol da meia-noite no horizonte. Em 1990 ocorreu a primeira mudança significativa na identidade visual, com o acréscimo de mais uma rena (somando três) trotando com o sol da meia-noite no horizonte. Depois de passar por uma pequena atualização, em 2011 a marca apresentou seu novo logotipo, que voltou a ter duas renas (agora na cor azul) duelando sob o “sol da meia-noite” (fenômeno típico dos países nórdicos). O logotipo apresentou também uma nova tipografia de letra, tanto para o nome da marca como para a frase “Vodka of Finland”.


Os slogans 
To the life less ordinary. (2013) 
Vodka from a Purer Place. (2005) 
In a past life I was pure, glacial spring water. (1998) 
Finlandia. Vodka From The Top of The World. (1990) 
The world’s finest vodka. Over ice. (1984) 
Finlandia Vodka for vodka lovers. (1983) 
Vodka for vodka drinkers. (1982) 
The vodka for vodka purists. (1977)


Dados corporativos 
● Origem: Finlândia 
● Lançamento: 1970 
● Criador: Alko 
● Sede mundial: Helsinki, Finlândia 
● Proprietário da marca: Finlandia Vodka Worldwide Ltd. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Brown-Forman Corporation) 
● CEO: Paul Varga 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 135 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Polônia e Rússia 
● Funcionários: 350 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Vodcas tradicionais e com sabores 
● Concorrentes diretos: Absolut, Cîroc, Wyborowa, Stolichnaya, Eristoff, Skyy Vodka, Smirnoff e Ketel One 
● Ícones: As renas de seu logotipo e o design das garrafas 
● Slogan: To the life less ordinary. 
● Website: www.finlandia.com 

A marca no mundo 
A FINLANDIA VODKA, que é produzida no vilarejo de Rajamaki, é uma das mais vendidas do mundo no segmento premium (segunda na Europa e quinta no mundo), estando presente em mais de 135 países ao redor do planeta. O maior mercado da marca é os Estados Unidos, com mais de 15 milhões de litros comercializados anualmente, seguido da Polônia e da Rússia. Anualmente a produção da vodca finlandesa, líder no segmento premium em muitos países conhecidos como maiores apreciadores deste destilado, supera a marca de 3.2 milhões de caixas. 

Você sabia? 
A FINLANDIA VODKA passa por um processo de destilação que tem mais de 200 etapas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/9/2017

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