Milhões de crianças de todo o planeta recebem a primeira “dose” de açúcar dos seus doces e guloseimas. Suas balas de gelatina de frutas em forma de ursinho fazem a alegria da criançada, e porque não dizer dos adultos também. A HARIBO, uma das maiores produtoras de balas e guloseimas do mundo, se transformou em um verdadeiro símbolo alemão adocicado. Por isso, está na boca de todo mundo, literalmente.
A história
Tudo começou no dia 13 de dezembro de 1920 quando o jovem empresário e talentoso confeiteiro Johannes Riegel, carinhosamente apelidado de Hans, fundou a HARIBO na cidade de Bonn, localizada no oeste da Alemanha. Inicialmente a linha de produção da nova empresa estava instalada em uma pequena cozinha no subúrbio da cidade para fabricar pastilhas. O investimento inicial consistia em um saco de açúcar, uma placa de mármore, um banco, um fogão de tijolos, uma chaleira de cobre e um rolo para produzir balas. No ano seguinte, Hans se casou com sua esposa Gertrud. Ela se tornou a primeira colaboradora da jovem empresa. Em 1922, o confeiteiro teve sua grande inspiração quando criou a bala de gelatina de fruta “Tanzbär” (urso dançarino em alemão), uma versão anterior do “Ositos D’oro” (Ursinho de Ouro) que se tornaria o produto de maior sucesso da marca e símbolo mundial das balas de gelatina. As balas foram inspiradas nos “ursos bailarinos”, animais amestrados, equipados com mordaças e presos por correntes, trazidos à praça pública para divertir o povo em tempos medievais.
Como as máquinas modernas ainda não existiam, cada peça do produto era despejada nos moldes à mão, usando uma jarra. Apesar do extenso trabalho envolvido, a HARIBO já produzia aproximadamente 100 kg de balas de gelatina todos os dias, que eram entregues de bicicleta por Hans e sua mulher. Na época, duas balas compradas soltas em um quiosque custavam um pfennig (centavo de marco). As guloseimas eram devoradas com gosto pelo imperador alemão Guilherme Segundo, pelo escritor Erich Kästner e até por Albert Einstein. Rapidamente os Gummibärchen, literalmente ursinhos de goma, se tornaram uma paixão para os alemães e uma enorme fonte de lucro para a empresa que, em 1923, conseguiu comprar um pequeno caminhão para acelerar a entrega para sua base de clientes. Em 1925, depois de se mudar para uma fábrica maior, a empresa começou a produção de produtos de alcaçuz. As lendárias barras de alcaçuz com a inscrição HARIBO foram inicialmente um sucesso de vendas e ajudaram sedimentar a empresa no segmento. Rapidamente outros doces com alcaçuz foram produzidos, entre os quais se encontram os, hoje mundialmente conhecidos, rolos de alcaçuz.
Na década de 1930, a HARIBO, que contava então com 160 funcionários, introduziu o jingle “Haribo makes children happy” (Haribo macht Kinder froh ou em português Haribo faz as crianças felizes, com a devida rima no alemão), que se tornou bastante conhecido na época e simboliza a marca até os dias de hoje. Além disso, foi introduzida na linha de produtos, uma bala de gelatina batizada de URSINHO TEDDY. A bela era menor e mais redonda que a tradicional, e representava uma versão comestível do tão querido boneco de pelúcia. Uma curiosidade: os ursinhos Teddy (em alemão TEDDYBÄREN) foram assim chamados em virtude do 26.º presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt que era um caçador apaixonado e tinha uma preferência particular por ursos. A primeira filial estrangeira foi fundada em 1935 na Dinamarca, dando início à expansão internacional da empresa.
Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa passou por inúmeras dificuldades com vendas em declínio devido, sobretudo, à crescente falta de matérias-primas. Ao fim do conflito, a produção havia sido reduzida a um mínimo e a empresa funcionava apenas com 40 funcionários. Hans Riegel morreu aos 52 anos em 1945 e no ano seguinte sua mulher e filhos assumiram o comando dos negócios. A família conseguiu reconstruir a empresa e passou a cada vez mais focar seus produtos no público infantil. Tanto é que, em 1950 - apenas cinco anos após a guerra - a HARIBO já empregava aproximadamente 1.000 pessoas. No ano de 1957 a empresa comprou a marca alemã Monarchs, que produzia balas e chicletes com sabores de frutas.
Finalmente em 1960, chegaram ao mercado às balas de gelatina URSINHOS DE OURO (em alemão GOLDBÄREN), como sucessores dos famosos Ursos Dançarinos. Foi o momento do nascimento de um produto que seria adorado por milhões de pessoas no mundo inteiro. Em 1962, a marca anunciou seus produtos, pela primeira vez, na televisão da Alemanha, ainda um meio de comunicação extremamente novo. Nessa época foi introduzido o slogan “Haribo makes children happy and adults too” (uma quase reinvenção do slogan lançado na década de 1930), mostrando assim uma ampliação do público-alvo a que a marca se dirigia. No idioma inglês o slogan era “Kids and grown-ups love it so, the happy world of Haribo”. O enorme sucesso dos URSINHOS DE OURO encorajou a empresa a emitir um certificado de nascimento oficial para eles: em 1967, os URSINHOS DE OURO foram reconhecidos oficialmente pelo Instituto de Patentes como marca registrada da HARIBO.
No final desta década e começo dos anos de 1970, a empresa fez várias aquisições em países como França, Suécia, Áustria e Inglaterra, aumentando ainda mais sua presença pelo continente europeu. Além disso, com receitas exclusivas, a HARIBO introduziu diversas outras balas de goma de gelatina, em vários formatos divertidos como garrafinhas de refrigerante (chamadas Happy Cola, uma clara alusão ao refrigerante Coca-Cola), moranguinhos, sapinhos, crocodilos e bananinhas, e inúmeros sabores como pêssego, uva, maçã verde, banana, morango e framboesa. Em 1978 foi alterada a forma dos URSINHOS DE OURO: a posição dos pés original, relativamente larga e apontando para fora, foi eliminada. Em vez disto, os ursinhos adotaram uma aparência mais compacta e estilizada, mantida até hoje.
No ano de 1982 a HARIBO chegou oficialmente aos Estados Unidos, fixando-se na cidade de Baltimore, estado de Maryland. Suas famosas balas eram vendidas em farmácias, mercearias, supermercados e lojas de descontos, tornando-se rapidamente popular entre o público americano. Quatro anos mais tarde comprou a marca de chicletes e balas MAOAM, que possuía forte presença na Europa. Em 1989, os URSINHOS DE OURO alteraram a sua aparência: as cores se tornaram um pouco mais claras, devido ao uso de concentrados de frutas e de plantas em sua formulação. Na embalagem surgiu, pela primeira vez, a ilustração de um simpático urso amarelo com uma gravata borboleta vermelha, que se transformaria em mascote da marca.
Durante a década de 1990 a empresa cresceu mundo afora, especialmente no leste europeu e, em 1996, adquiriu a empresa de doces belga Dulcia, que produzia há décadas diversos produtos populares de marshmallow. Vale ressaltar que, em meados de 2007, o nome Dulcia desaparecia da embalagem - e a partir de então, os consumidores podiam procurar pelos HARIBO CHAMALLOWS.
Por ocasião do seu 85.º aniversário, em 2007, os URSINHOS DE OURO receberam uma nova receita, um novo design de embalagem e um sorriso uniforme e feliz. A lista de sabores também cresceu, foi adicionado o sabor de maçã. Para comemorar esta importante data, uma campanha publicitária em toda a Alemanha anunciava sob o slogan: “Die GOLDBÄREN werden fruchtiger!” (em português “Os URSINHOS DE OURO passaram a ter mais fruta”). Pouco depois, em 2009, a empresa lançou uma grande novidade: SAFT GOLDBÄREN, as tradicionais balas em formato de ursos com 22% de suco de frutas e uma consistência macia e suave. Inicialmente elas estavam disponíveis nos sabores de maçã, pera, framboesa, pêssego, limão e groselha preta. No ano de 2015, a marca criou a divisão Travel Retail, responsável por criar e desenvolver produtos e embalagens específicas para aeroportos, cruzeiros marítimos, estações de trens e varejo de viagem.
Depois de anos sendo comercializada por intermédio de importação, a HARIBO iniciou suas atividades oficiais no Brasil em 2016 , com a inauguração de uma fábrica localizada em Bauru, interior do estado de São Paulo. O Brasil passou então a ser o primeiro país, fora do continente europeu, a possuir uma fábrica da empresa. E as balas de gelatina caíram no gosto do consumidor brasileiro de norte a sul do país. Além disso, a empresa aumentou sua expansão na China com inaugurações de lojas testes nas cidades de Xangai e Guangdong. Pouco depois, em 2018, a marca lançou a linha HARIBO Z!NG, balinhas de gelatina de frutas azedas. Em 2019, foi a vez do lançamento das irresistíveis balas com um doce sabor de melancia.
Em 2020, a empresa familiar de terceira geração celebrou seu aniversário de 100 anos fabricando produtos que são sinônimo de prazer em forma de doce e proporcionam pequenos momentos de alegria. Já no mercado brasileiro, ainda em 2020, a HARIBO apostou em lançamentos inéditos na categorias de balas de gelatinas, com produtos lúdicos, que incentivam a interação, como Letrinhas e Aviões, além de lançar a Sports Time, balas que oferecem energia para as atividades diárias, com duas combinações de sabores exclusivas: tangerina com gengibre e uva verde com coco. Mais recentemente, em 2023, a marca lançou no mercado brasileiro a nova edição limitada de Ursinhos de Ouro - Frutas do Brasil, com sabores das regiões do Brasil, sendo eles: carambola e jabuticaba (região sudeste), bergamota (região sul), graviola (região norte), pitanga (região nordeste) e cupuaçu (região centro-oeste).
O que começou em uma pequena cozinha nos fundos de uma casa nos subúrbios de Bonn, com um saco de açúcar e uma chaleira de cobre, desenvolveu-se para se tornar uma das marcas de qualidade mais bem-sucedidas e conceituadas no setor mundial de doces e confeitos. E claro, deve-se muito a isso as populares e amadas balinhas em forma de urso.
A famosa bala de gelatina em formato de urso foi criada em 1922 e se tornou o principal símbolo da marca alemã no mundo. Hoje em dia a HARIBO, líder mundial em balas de gelatina, tem como seu principal produto os famosos URSINHOS DE OURO, lançados em 1960 e que são produzidos em diversos sabores, sendo os originais abacaxi, laranja, limão, maçã verde, morango e framboesa. Uma curiosidade: se forem postos em fila, só os ursinhos da série Goldbären produzidos em um ano cobririam mais de quatro vezes a superfície do planeta Terra.
A tradicional embalagem das balas Goldbären passaram por remodelações ao longo dos anos, que a partir de 1989 passou a estampar a carismática mascote da marca.
Além disso, as tradicionais balas de gelatinas de frutas ganharam diversos formatos como corações, animais, frutas, gotinhas, minhocas, dentaduras, anéis, aviões, Letras, Smurfs e até garrafas de Coca-Cola (conheça essa outra história aqui) e carrinhos Hot Wheels (conheça essa outra história aqui). Entre os produtos mais vendidos da marca está o HARIBO STARMIX, embalagem que contém as balas de gelatina mais populares marca, como por exemplo, Goldbears, Twin Snakes, Happy Cola, Happy Cherries e Gummi Rings.
Em 2012, os fãs da marca HARIBO, independente de serem pequenos ou grandes, ficaram felizes com a inauguração de uma nova loja de fábrica na cidade de Neuss. A partir daquele momento, existia uma loja de fábrica em cada unidade de produção da HARIBO na Alemanha. O prazer das compras com a força de um urso em uma área de 600 m² para pessoas de todas as idades: uma banca de doces para o próprio cliente misturar as suas guloseimas preferidas (mais de 100 produtos diferentes), artigos para fãs da HARIBO, bem como o sortimento completo de produtos da marca, que somados passam de mil itens. Tudo em um ambiente descontraído e lúdico. Nos anos seguintes a marca inaugurou lojas em pontos turísticos da Alemanha e também no Reino Unido (onde possui 9 unidades).
Sinônimo da HARIBO, a mascote Goldbear, um carismático urso amarelo que usa gravata borboleta vermelha estreou como porta-voz da marca em 1989. Desde então, o urso amarelo está onipresente na comunicação da marca alemã, aparecendo em campanhas, nas redes sociais, nas embalagens e em diversos eventos pelo mundo.
Antes mesmo do surgimento do simpático ursinho amarelo, a marca possuía uma mascote chamada HARIBO BOY (um menino com cabelo preto e sorriso cativante vestido com roupas vermelha e amarela), que atualmente é utilizado em alguns mercados como porta-voz.
Nos últimos anos o carismático ursinho amarelo, símbolo da marca HARIBO, literalmente invadiu o universo da moda através de colaborações com grandes marcas. Por exemplo, em 2021, em colaboração com a Puma (conheça essa outra história aqui), lançou uma deliciosa coleção de calçados e roupas lúdicas e coloridas, que exploravam o universo de felicidade proporcionado pela HARIBO, inspirando-se nas clássicas embalagens dos centenários Ursinhos de Ouro. Em 2022 foi a vez da Casio (conheça essa outra história aqui) lançar modelos do icônico relógio G-Shock na versão infantil (Baby-G) com design inspirado nas tradicionais balas do ursinho. Já em 2023, em colaboração com a Vans (conheça essa outra história aqui) surgiu uma coleção de tênis, roupas e acessórios com estampas personalizadas inspiradas no lendário Goldbear.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo de sua história. A tradicional cor vermelha foi adotada oficialmente a partir de 1930. Foi em 1950 que uma nova tipografia de letra foi adotada, sendo modernizada (adquirindo traços mais arredondados) nos anos seguintes.
Já o nome HARIBO é a sigla que compreende o nome do fundador (HAns RIegel) e a cidade onde a empresa nasceu BOnn.
The Happy World Of Haribo.
You see it you want it. (2001)
Kids And Grown-Ups Love It So, The Happy World Of Haribo. (anos de 1960)
Haribo makes children happy and adults too. (1962)
Haribo makes children happy. (1935)
Vive un sabor mágico, ven al mundo Haribo. (espanhol)
Viva um sabor mágico, venha ao mundo Haribo. (Brasil)
● Origem: Alemanha
● Fundação: 13 de dezembro de 1920
● Fundador: Hans Riegel
● Sede mundial: Grafschaft, Rheinland-Pfalz, Alemanha
● Proprietário da marca: Haribo GmbH & Co. KG
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Hans Guido Riegel
● Faturamento: US$ 2.95 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 7.000
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Balas de gelatina, gomas e marshmallows
● Concorrentes diretos: Fini, Albanese, Arcor, Jolly Rancher, The Jelly Bean Factory, Welch’s, SmartsSweet, Black Forest e Jelly Belly
● Ícones: As balas de gelatina em forma de ursinho
● Slogan: Viva um sabor mágico, venha ao mundo Haribo.
● Website: www.haribo.com/pt-br
A marca no mundo
A HARIBO, gigante mundial dos doces e cujo portfólio tem mais de mil deliciosos produtos, tem vendas anuais estimadas em US$ 2.95 bilhões, detendo aproximadamente 60% do mercado alemão de alcaçuz e balas de gelatina, o que faz dela líder absoluta no mercado europeu. Hoje as balinhas dos “ursinhos de ouro”, que viraram uma grande mania no mundo, são comercializadas em mais de 120 países e com fabricação de 160 milhões de unidades por dia. A empresa possui 16 unidades de produção em dez países (incluindo Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Dinamarca, Bélgica, Espanha, Áustria, entre outros) e emprega mais de 7.000 pessoas, o que garante que os consumidores estejam sempre abastecidos de seus produtos favoritos.
Você sabia?
● De 1991 a 2015, o garoto-propaganda da HARIBO foi Thomas Gottschalk, um popular apresentador de televisão muito conhecido na Alemanha. A parceria entre HARIBO e Gottschalk é tida como a mais bem-sucedida campanha publicitária na história alemã.
● A HARIBO utiliza há muito tempo gelatina de origem animal em vez de goma arábica na produção de suas tradicionais balas de gelatina. Com esta matéria-prima de base é possível obter uma consistência mais macia e uma experiência mais aprazível no que diz respeito à mastigação e ao sabor.
● O sucesso da bala em formato de ursinho da HARIBO foi tão grande que ela se tornou um fenômeno cultural, inspirando uma série de TV produzida pela Disney (conheça essa outra história aqui), chamada no Brasil de “Os Ursinhos Gummi”.
● Em 2008, a HARIBO foi parar nos céus através de uma parceria de dez anos com a campanhia aérea belga TUIfly. Isto porque, dois Boeing 737-800 receberam pinturas exclusiva do tradicional urso de ouro HARIBO. Os aviões foram batizados de GoldbAIR e HaribAIR.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Embalagem Marca e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 5/10/2023
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
8 comentários:
Tenhos dois amigos da Alemanha qe estão aqui e troxerão Haribo e eu fiquei viciado,aqui no brasil vende Haribo?
aqui no Brasil nunca vi, mas conheço uma marca de produtos que tem ursinhos, marshmallows, como a Haibo faz ... a fini, vc conhece ...? entra no site: www.mundofini.com.br.
abçs
Só alguns itens, tbm não estou procurando revendedor/importador
As balas Haribo na minha opinião são melhores dos que as da Fini! Elas estão começando a ser comercializadas em diversos lugares no Brasil inclusive mercados! Há menos de um mês começou a venda também pelas LOjas Americanas! Recomendo que experimentem, pois quem é fã das balas Fini vai amar as Haribo.
Fini é Fini não tem comparação
Haribo é tudo de bom! Nenhuma se compara a ela! Nham
Gostei muito das balas haribo são mas suaves.
Encontro no Brasil nas lojas americanas.
Conheci Haribo na década de 80 quando uns vizinhos voltaram da Alemanha e trouxeram pra distribuir entre a criançada e todos gostaram mais do sabor Cola.
Apesar de ser fabricado no Brasil, não encontro esse sabor nos mercados.
A propósito, lembro que a Kopenhagen vendia uma bala similar, chamava goma arábica se não me engano.
Postar um comentário