Suas lojas oferecem todo o universo de produtos dedicados a futuras mães e aos seus filhos, com uma vasta e completíssima oferta de roupas, calçados, brinquedos e acessórios, respeitando cada fase evolutiva da criança, levando em conta todas as características específicas de cada etapa de desenvolvimento. A marca italiana CHICCO, não é somente líder mundial em seu segmento, como também uma sumidade quando o assunto é cuidado com bebês e crianças. Afinal, a própria marca afirma que o seu principal objetivo é fazer um “bebê sorrir”. E pode acreditar, a CHICCO tem feito sorrir não só os bebês, mas também muitos papais e mamães satisfeitos com o cuidado da marca com seus pimpolhos.
A história
A história da marca começou quando Pietro Catelli (foto abaixo) decidiu abrir o seu próprio negócio na pequena cidade de Como, próximo da fronteira da Itália com a Suíça. Ele fundou a Artsana S.p.A. em 1946 para fabricar e vender artigos médicos, como agulhas hipodérmicas, seringas e termômetros. Após mais de dez anos de árduo esforço, trabalhando seis dias por semana, ele começou a vislumbrar objetivos maiores. Nessa época seus produtos já eram comercializados em toda a Itália. Foi então que a empresa conseguiu registrar a sua marca, que aos poucos se estendeu a produtos dedicados aos cuidados dos bebês e crianças. Nesta altura, a empresa desenvolvia mais de 50 produtos para o desenvolvimento infantil (Puericultura). Os produtos da empresa eram chamados de “Mother’s Help” (algo como “Ajuda às Mães”), tamanha a facilidade que proporcionavam quando o assunto era cuidar de um bebê.
Somente em 1958 a empresa registrou oficialmente a marca CHICCO (carinhoso diminutivo do nome do filho do fundador da empresa, Enrico, que havia acabado de nascer), que em breve, se tornaria a mais famosa marca de puericultura moderna, com o lançamento de outros itens como carrinhos, cadeirinhas para automóveis e berços. De fato, a CHICCO revolucionou o mercado com a introdução de mamadeiras de vidro e seus bicos, vendidos em conjunto, e com o lançamento de bicos com dois furos. Foi também a primeira marca a criar mamadeiras em plástico transparente inquebráveis, posicionando-se de uma vez por todas como uma especialista em produtos para a infância. Rapidamente, as mães encontraram nos produtos CHICCO as características ideais para o conforto dos seus filhos, tornando-se clientes fiéis e assegurando definitivamente o crescimento da empresa e da marca por ela introduzida.
Nos anos de 1960, a empresa cresceu fortemente, culminando com a expansão de seus negócios para países como França, Alemanha, Suíça e Espanha. Além disso, a linha de produtos foi ampliada, como por exemplo, em 1964, quando os sons e as cores do primeiro mobile da CHICCO chegaram aos quartos de muitas crianças e, no ano seguinte, com o lançamento dos primeiros aquecedores de mamadeiras. Suas primeiras lojas próprias foram inauguradas em 1967. O crescimento econômico mundial foi acompanhado por um baby boom, já que naquela época nasciam 1.200.000 de crianças por ano no mundo inteiro, tornando o mercado ideal para a CHICCO lançar o seu “Guia Prático de Puericultura”. Com mais de 35 anos de existência, este guia oferece aproximadamente 200 páginas com informações completas sobre os produtos da marca, cuja distribuição está disponível gratuitamente a todas as mães.
Com o passar dos anos, novas fábricas foram construídas aumentando sua gama de produtos com a introdução de artigos de vestuário (como por exemplo, o Babygrow, uma espécie de macacão), calçados (introduzidos em 1971) e até lingerie pré e pós-parto. Além é claro de muitas novidades, como o revolucionário bico de mamadeira com sistema anti-soluço (1972). A marca também desenvolveu uma linha com mais de 400 brinquedos diferentes que ajudam a criança a crescer, evoluir e descobrir o mundo, como por exemplo, o famoso cavalo de balanço, um verdadeiro sucesso desde sua introdução em 1986. Dois anos depois, a CHICCO introduziu no mercado outro produto revolucionário: a cadeira para carro Baby Transit, extremamente confortável, que utilizava materiais selecionados e tecnologia avançada, o que permitia recliná-la em 18 posições diferentes.
Nos anos de 1990, a CHICCO lançou no mercado uma linha de cosméticos para crianças, cuidadosamente estudada e desenvolvida por especialistas, que rapidamente fez enorme sucesso. Além disso, introduziu em 1993 sua primeira babá-eletrônica e, dois anos mais tarde, a primeira chupeta toda em borracha natural e extremamente macia para os bebês em seus primeiros meses de vida. Uma década depois, em 2003, a CHICCO revolucionou o segmento mais uma vez ao lançar o Trio, um eficiente sistema de passeio com três configurações (carrinho de passeio, Moisés e cadeirinha em uma mesma peça), desenvolvido para acompanhar o crescimento das crianças e possibilitar aos pais se locomoverem com elas de forma bastante prática e segura.
Em 2004 a empresa definiu um novo formato e conceito para suas lojas: amplas, modernas, espaçosas e com uma enorme variedade de produtos que atendem a todas as fases de crescimento das crianças, além de produtos para gestantes e pós-parto. Nos anos seguintes esse novo formato foi implantado em todas as suas unidades espalhadas pelo mundo. Em cada loja da marca as crianças são os verdadeiros protagonistas: elas podem se mover livremente com segurança, e expressar sua criatividade com os brinquedos colocados a sua disposição no ambiente. Pouco depois, em 2009, a marca ingressou em novos e importantes mercados como Índia, Rússia, México e Polônia. Neste período a marca italiana também lançou uma linha de higiene oral (escovas e pastas) especialmente desenvolvida para crianças. As novidades mais recentes da marca são: Next 2 Me, um berço que pode ser acoplado à cama dos pais (adaptável para todos os tipos de camas, já que possui ajuste de seis posições de altura), além de ser adequado desde o nascimento do bebê; e a linha Physio, composta por chupetas e bicos de mamadeiras desenvolvidos por ortodontistas de renome para se adaptar perfeitamente à boca do bebê.
Hoje em dia, tal como as crianças, a CHICCO não para de crescer, inovar e evoluir para que novas gerações possam ter uma infância feliz, saudável e segura. Afinal, tornar-se pai ou mãe é uma jornada feita de momentos únicos: dos primeiros passeios, à hora de dormir, ao banho, às viagens de carro. Por isso, a marca CHICCO oferece produtos para acompanhar com amor e experimentar todos esses momentos especiais.
O observatório
A CHICCO deseja melhorar cada vez mais os estudos e pesquisas no universo infantil. O Observatório Chicco (Chicco Baby Research Centre) é um serviço online para ajudar os pais, pelo menos no primeiro ano do bebê, onde especialistas deixam suas respostas às perguntas frequentes. O projeto, resultado do desejo de explorar sua vasta experiência adquirida sobre a infância, é uma estrutura profissionalizada (colaboração de médicos, especialistas em desenvolvimento infantil e instituições de ensino), dedicada ao conhecimento, análises e necessidades físicas, psicoemocionais e sociais. O compromisso do Observatório é obter o maior conhecimento possível sobre o universo das crianças e usá-lo para desenvolver soluções específicas para cada fase de crescimento. Para isso, constantemente reúne sugestões de mães e pais, aqueles que realmente têm experiência prática do que as crianças realmente necessitam. No Observatório Chicco os pais podem encontrar insights, guias e dicas úteis divididas por temas, desde a espera até a amamentação, desde a higiene até o dia a dia, desde a brincadeira até as viagens.
A evolução visual
Ao longo dos tempos o logotipo da marca CHICCO passou por algumas modificações se tornando mais moderno e dinâmico. O logotipo original já apresentava o tradicional pingo da letra “i” em vermelho, com o nome da marca escrito em preto. Pouco depois, esse logotipo ganhou um fundo azul e o nome CHICCO passou a ser escrito em branco. A última remodelação ocorreu em 2005, quando o logotipo ganhou um formato arredondado e nova tipografia de letra.
Os slogans
Dove ci sarà un bambino. (2016)
Dove c’é un bambino. (2008)
Wherever there’s a baby. (2007)
Growing up in every sense. (2006)
Onde há um bebê. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Itália
● Lançamento: 1958
● Criador: Pietro Catelli
● Sede mundial: Como, Itália
● Proprietário da marca: Artsana S.p.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Claudio De Conto
● Presidente: Michelle Catelli
● Faturamento: €1.2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 500
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Itália, Espanha e Estados Unidos
● Funcionários: 8.400
● Segmento: Puericultura
● Principais produtos: Mamadeiras, chupetas, brinquedos, acessórios, calçados e vestuário
● Concorrentes diretos: Nuk, Philips Avent, MAM, Dr. Brown’s, Gerber, Bugaboo, Graco, Peg-Pérego, Playskool e Fisher-Price
● Ícones: O pioneirismo em seu segmento
● Slogan: Dove ci sarà un bambino.
● Website: www.chicco.com.br
A marca no mundo
A CHICCO, líder mundial na venda de produtos destinados a crianças entre 0 e 36 meses, possui mais de 500 lojas próprias, somente na Itália estão localizadas metade delas, e presença em mais de 120 países ao redor do mundo. Além disso, os produtos da marca são comercializados em grandes varejistas e lojas especializadas. Os maiores mercados da marca, que fatura anualmente mais de €1.2 bilhões, são Itália, Espanha, Estados Unidos, Portugal, França, Brasil e Alemanha. Mais de 65% de suas vendas são geradas pelo mercado exterior. CHICCO representa uma das dez principais marcas italianas de bens de consumo do mundo. As linhas de moda e calçados, puericultura pesada, com carrinhos, cadeiras auto e cadeiras de alimentação, brinquedos educativos, acessórios (higiene e alimentação) e artigos de puericultura leve (como as premiadas mamadeiras Step Up e chupetas Physio Soft) são algumas das especialidades que a CHICCO oferece.
Você sabia?
● A CHICCO produz mais de 12 milhões de peças de brinquedos infantis por ano e lança mais de 60 novos itens nesse segmento anualmente.
● As mamadeiras e os copos da marca são livres de BPA (Bisfenol A), um químico industrial usado para fazer um plástico rígido, conhecido como policarbonato, e que pode oferecer riscos à saúde, em especial para bebês e crianças menores de 2 anos.
● A pronúncia correta da marca é KEE-ko.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Exame, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 10/12/2019
5 comentários:
Olá, gostaria estava procurando informações sobre a marca Munchkin de produtos de criança, vc teria alguma informação?
desde já agradeço.
tabatarouf@hotmail.com
desejosdemamae.blogspot.com
Ótimo e aprovo essa marca.chicco. ..
Essa marca confio e aprovo
A melhor marca para criança no mercado!
Bom dia,tive a oportunidade de adquirir o primeiro boneco da Chicco só não consigo saber em que ano foi lançado.Já realize algumas pesquisas, mas até ao momento não consegui encontrar,se alguém me poder informar agradecia.
Pode enviar por email para miguel.monteiro.velas@gmail.com.
Obrigado
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