3.9.06

EMBRATEL


Se você tem mais de 40 anos provavelmente se lembra como era fazer uma ligação telefônica em 1965, antes da EMBRATEL existir? E quando se tratava de uma ligação interurbana? Às vezes, esperava-se mais de um dia para conseguir. Felizmente esse panorama mudou e a EMBRATEL foi parte importante dessa revolução, oferecendo soluções completas de telecomunicações a todo mercado brasileiro, incluindo telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados e internet, além de assegurar atendimento em qualquer ponto do território nacional através de soluções via satélites. Por mais de seis décadas, a EMBRATEL se orgulha em fazer parte da história dos brasileiros, pois desde sua criação sempre trabalhou para revolucionar as comunicações, ligando o país ao restante do mundo. 


A história 
A história começou exatamente no dia 16 de setembro de 1965 quando a EMBRATEL (abreviação de Empresa Brasileira de Telecomunicações) foi constituída como empresa pública pelo governo brasileiro do presidente Castelo Branco. No ano seguinte, a nova empresa adquiriu a CTB (sigla para Cia Telefônica Brasileira), iniciando assim seu crescimento. Em 1967 já assinava seus primeiros contratos, para levantamento da rota do Tronco Sul e para instalação da Estação Terrena de Comunicações por Satélite, localizada em Tanguá, no estado do Rio de Janeiro. A empresa passou a exercer o controle sobre todos os equipamentos e operação das telecomunicações interestaduais e internacionais do país no ano de 1969. Também neste ano teve início no país a Discagem Direta a Distância (DDD) entre São Paulo e Porto Alegre. Dois anos depois inaugurou a primeira central internacional semi-automática do Brasil.



Em 1975 ocorreram fatos dos mais importantes da história da empresa com a entrada em operação da Rede Nacional de Telex e o início da Discagem Direta Internacional (DDI), ligando definitivamente o Brasil a vários países do mundo. Pouco depois, em 1978, foi inaugurada a nova Rede Nacional de Estações Costeiras (RENEC), com objetivo de prestar o Serviço Móvel Marítimo (SMM). A década seguinte começou com a introdução no Brasil do primeiro serviço exclusivo de comunicação de dados da América do Sul, o Transdata, inicialmente interligando Rio-São Paulo-Brasília e com capacidade para 4.042 circuitos de baixa velocidade. Já em 1984, foi ativada a Rede Nacional de Comunicação de Dados por Comutação de Pacotes (RENPAC), oferecendo ligações comutadas e admitindo ampla variedade de equipamentos, protocolos e velocidades. No ano seguinte ocorreu um fato marcante: o lançamento do satélite Brasilsat A1 para prover comunicações domésticas, aumentando assim a eficiência nas comunicações dos serviços prestados. No ano seguinte foi a vez do Brasilsat A2, aumentando ainda mais sua capacidade de transmissão. Na década de 1990 a EMBRATEL implantou várias novidades: em 1992 lançou a Multi Rede Digital, integrando voz, dados, textos, fac-símile e videoconferência; no ano seguinte colocou em operação o primeiro trecho da Rede Nacional de Fibras Ópticas interligando Rio de Janeiro e São Paulo; e, em 1996, promoveu a revolução digital e a chegada da internet ao país.




Um pouco antes de completar 33 anos de atividades como empresa estatal na área de comunicações, a EMBRATEL foi privatizada no dia 29 de julho de 1998, comprada por US$ 2.3 bilhões pela empresa americana MCI WORLD COM, que depois iria à bancarrota. O processo ocorreu após um amplo programa de transformação, iniciado em 1996, com a finalidade de torná-la uma empresa mais ágil e habilitada a atuar em um mercado altamente competitivo. Ainda em 1998, os serviços apoiados em tecnologias avançadas também foram lançados no mercado. Entre eles, o EmVia (serviço de suporte a comércio eletrônico), ATM (tecnologia usada em ambientes de longa distância), o DDD Plus (permitia ao cliente descontos de até 20% no DDD e proporcionava também ganhos de produtividade e qualidade) e o 0800 Inteligente (ligação gratuita). O objetivo como sempre foi proporcionar mais facilidades e qualidade aos milhões clientes.



Ainda este ano, o serviço de ligações à longa distância passou a ter como porta-voz à bela atriz Ana Paula Arósio, que convidava os usuários a utilizarem os serviços da empresa com a famosa frase: “Faz um 21”. Desse momento em diante, o número 21 passou a ser sinônimo de EMBRATEL no país inteiro e na mente de milhões de brasileiros. O ano seguinte foi marcado pela chegada da internet via Embratel, com a empresa colocando à disposição de seus clientes, entre eles os principais provedores de acesso do Brasil, 252 Mbps na interligação com a rede mundial de computadores. Pouco depois da virada do milênio, em novembro de 2001, a EMBRATEL inaugurou a Biblioteca Digital Multimídia e com ela o Portal do Conhecimento, site que reunia as obras de referência da instituição, filmes e programas do Ministério da Cultura e da TV Escola. No ano seguinte, a empresa comunicou oficialmente sua entrada no segmento de serviços locais de telefonia fixa; e, em 2003, lançou o Click21, um provedor de acesso à internet com presença em todo o Brasil, que oferecia email com 1Gb de capacidade de armazenamento em duas caixas de 500Mb cada, antivírus, anti-spam, corretor ortográfico, agenda e capacidade para enviar e receber email de até 21Mb.


Em 23 de julho de 2004, a EMBRATEL foi comprada pela companhia mexicana Telmex (Teléfonos de México), com enorme e comprovada experiência no setor. O novo acionista optou por manter o nome EMBRATEL, reconhecendo a importância da marca no mercado brasileiro. Quando a Telmex assumiu o controle, a EMBRATEL vivia séria crise financeira, com uma enorme dívida, declínio das receitas, dificuldades de liquidez, decorrentes de significativas perdas de mercado nas ligações nacionais de longa distância e internacionais, assim como níveis preocupantes de inadimplência. A credibilidade da empresa estava em baixa e o seu futuro era alvo de questionamentos. Com isso a empresa mexicana promoveu uma profunda reestruturação da EMBRATEL, que aguçou sua visão comercial, fazendo a empresa encarar o desafio de concentrar ainda mais seus produtos no cliente, empresas e usuários. Um exemplo disso foi a parceria com a NET Serviços, outra empresa do grupo Telmex, que resultou no lançamento, em 2006, de uma tendência mundial: o Triple Play, a convergência de serviços que oferecia através de um único acesso via cabo internet banda larga, TV por assinatura e telefone fixo. Em 2007, a EMBRATEL já exibia um fôlego invejável. Recuperou a liderança na telefonia de longa distância (DDD), perdida para a Telemar, reforçou a posição nas ligações internacionais (DDI) e começou a prestar serviço de telefonia fixa para assinantes residenciais.



Em 2008, a empresa ingressou em um novo segmento de mercado com o lançamento da TV por assinatura via satélite, batizada de Via Embratel. Nos anos seguintes, seja em telefonia, dados ou internet, a EMBRATEL passou a oferecer um mix ideal entre tecnologia, qualidade, segurança e rentabilidade, tanto para o mercado corporativo quanto para o residencial e também para o setor público. Entre as facilidades oferecidas pela telefonia básica da EMBRATEL, estava o produto Brasil Direto, onde brasileiro em viagem ao exterior pode realizar ligações a cobrar para o Brasil. Assim, da Alemanha, Estados Unidos ou França, por exemplo, bastava discar um número específico válido para cada um desses países e falar diretamente, em português, com a operadora da EMBRATEL. No mês de outubro de 2011, NET, Claro e Embratel lançam o Combo Multi, um plano de integração de serviços pioneiro no mercado brasileiro de telecomunicações. Em 2012, anunciou o lançamento do seu serviço em computação em nuvem, batizado de Cloud Embratel. O serviço estaria disponível não somente no Brasil, mas nos demais mercados-chave da empresa na América Latina: México, Colômbia e Argentina. O novo serviço englobava soluções de armazenamento e servidores virtuais, comunicação unificada, telepresença e conferência via Web, email corporativo e soluções de segurança. No ano seguinte anunciou a loja virtual para ofertas de soluções de Cloud Computing. Voltada para o mercado empresarial, o ambiente foi desenvolvido para permitir que micro, pequenas e médias empresas tenham acesso a recursos tecnológicos utilizados por grandes companhias.


No final de 2014, a empresa foi incorporada pela Claro (mas manteve a marca EMBRATEL), que juntamente com a NET são controladas pelo grupo mexicano América Móvil, líder em serviços de telecomunicações na América Latina e um dos quatro maiores grupos de telefonia móvel do mundo. A empresa mexicana pertencente a Carlos Slim Helú, considerado o rei Midas das telecomunicações e um dos maiores bilionários do mundo, com uma fortuna estimada pela revista Forbes em 2016 no valor de US$ 50 bilhões.


Por toda essa experiência, a EMBRATEL é fornecedora de soluções para os mais importantes órgãos do governo e para as maiores empresas do Brasil, incluindo os grandes bancos. Além disso, é responsável pela infraestrutura e transmissão de grandes eventos, que pela complexidade demandam o suporte de uma equipe altamente especializada. A empresa foi a primeira a apoiar a candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, e foi escolhida patrocinadora e fornecedora oficial do maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos Rio 2016, na categoria telecomunicações, junto com a Claro. Esses investimentos reforçam o compromisso da empresa em ajudar a transformar o Brasil em um país cada vez melhor, com soluções de ponta para apoiar os clientes em seu desenvolvimento. Afinal, uma das empresas mais respeitadas pelos brasileiros é também uma das que mais investe no futuro do Brasil.


Campanhas que fizeram história 
A EMBRATEL, desde que foi privatizada em 1998, se tornou um dos grandes anunciantes do país, lançando campanhas e criando personagens fortes e marcantes nas mentes de milhões de brasileiros, como por exemplo, os três macaquinhos, os três “Gordinhos” do DDD e a garota-propaganda Ana Paula Arósio. Os famosos e marcantes “três gordinhos” do DDD surgiram no mês de julho de 1999, como parte da campanha “Faz um 21”, criada pela agência do publicitário Washington Olivetto, a W/Brasil.



Para assistir ao comercial do TRIO DDD, onde os famosos e animados gordinhos eram as principais estrelas, clique no ícone abaixo. 

   


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Depois de anos, em 1999, a empresa lançou sua nova identidade visual, onde o nome da marca passou a ficar sob uma elipse, indicando avanço no tempo e no espaço. Uma nova alteração ocorreu em 2007, quando surgiu um novo logotipo e identidade visual da empresa, com a elipse se tornando verde e amarela.




Os slogans 
Ideias que movem. (2015) 
Pense Grande. Pense Embratel. (2013) 
Não faz qualquer um, faz um 21. (2013) 
Diga sim à Embratel. (2005) 
A empresa brasileira de telecomunicações. (2002) 
Faz um 21. (1998)



Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 16 de setembro de 1965 
● Fundador: Castelo Branco 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Claro Telecom Participações S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da America Movil S.A.B. de C.V) 
● Presidente: José Formoso Martínez 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 10.000 
● Segmento: Telecomunicações 
● Principais produtos: Telefonia, internet, transmissão de dados, data center e computação em nuvem 
● Concorrentes diretos: Vivo, TIM, Oi, Locaweb, Mandic, SAP, Cisco, HP e IBM 
● Ícones: O número 21 
● Slogan: Ideias que movem. 
● Website: www.embratel.com.br

A marca no mundo 
Atualmente a EMBRATEL, uma das maiores operadoras de telecomunicações do país e que pertence à mexicana América Móvil, oferece um completo portfólio com soluções convergentes de telecomunicações e TI com telefonia celular e mobilidade corporativa. Oferece também serviços de voz (telefonia local, longa distância nacional e internacional), mobilidade, transmissão de dados, vídeo, internet, telepresença, cloud computing, data center, soluções via satélite, além de soluções de valor adicionado de TI e Telecomunicações. Para garantir cobertura nacional e internacional, a EMBRATEL possui uma moderna rede com mais de 55 mil quilômetros de cabos de fibra óptica, 1 milhão de quilômetros de rotas, 17.500 quilômetros de cabos submarinos e 16 mil quilômetros de rotas de ligações por rádio. Além disso, a empresa possui sete satélites e está construindo outros dois, o que a torna a maior empresa de satélites da região latino-americana. Toda essa estrutura faz com que a empresa tenha um dos maiores backbones do mundo, garantindo qualidade e excelência sem igual aos seus milhões de clientes. A empresa oferece alguns de seus serviços para vários países da América Latina. 


Você sabia? 
A EMBRATEL possui a maior rede de telecomunicações do Brasil, reunindo fibras ópticas, cabos submarinos e satélites. 
Em 2015, a EMBRATEL foi eleita a marca mais inovadora do segmento de Telecomunicações do Brasil, pelo jornal Valor Econômico. Além disso, foi apontada como 15ª empresa mais inovadora no cenário nacional, entre mais de 100 corporações. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/9/2016

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