As massinhas de modelar PLAY-DOH se transformaram em um brinquedo clássico e muito divertido, utilizado em casas e escolas de todo o mundo por milhões de crianças de todas as idades. Inúmeras cores fazem com que gerações e gerações de crianças pelo mundo afora se divirtam e criem coisas (uma flor, um peixe ou uma simples árvore), ou apenas triturem, espremam, puxem, girem e cortem, só por diversão, estimulando assim o desenvolvimento saudável e a criatividade. Por isso, a marca PLAY-DOH orgulha-se de comemorar mais de seis décadas de brincadeiras coloridas e criativas.
A história
O produto foi criado acidentalmente pelos cientistas Noah e Brian Joseph McVicker, que trabalhavam na Kutol Products, uma fábrica de sabão e produtos de limpeza da cidade de Cincinnati, estado de Ohio. Inicialmente eles pretendiam criar um produto que servisse para limpar papel de parede, uma substância pastosa que as pessoas giravam para cima e para baixo na parede para remover depósitos de fuligem e poeira. No entanto, várias características do produto final, fizeram-no ideal para as crianças. Os irmãos então fundaram a empresa Rainbown Crafts e, em 1956, a massa de modelar, batizada de PLAY-DOH devido à textura semelhante à da massa do pão (em inglês, dough), foi lançada no mercado. A massa era não tóxica e reutilizável, e estava disponível originalmente somente na cor esbranquiçada e vendida em pequenos potes de 1,5 libras (aproximadamente 680 gramas).
Apesar de ter sido apresentada e vendida primeiramente na seção de brinquedos da loja de departamento Woodward & Lothrop em Washington, o produto tinha sido apresentado, através de amostras grátis, um ano antes em escolas, jardins de infância e creches da cidade de Cincinnati. No ano seguinte, três novas cores juntam-se à linha PLAY-DOH - amarelo, vermelho e azul - sendo lançada a embalagem com três potes. Foi neste momento que surgiu o tradicional e inconfundível cheirinho do produto, tornando PLAY-DOH mais apelativo às crianças. A embalagem com 4 potes, incluindo a cor vermelha, além da amarela, azul e branca, foi lançada oficialmente na Feira de Brinquedos Americana em 1958. Também nesta época, os primeiros anúncios de televisão da marca mostravam Miss Francis na Escola Ding Dong e o Capitão Canguru. Essa turma divertida se tornaria extremamente popular entre as crianças americanas nos anos seguintes, e de vital importância para divulgação da marca pelo país. Em 1959 foram lançados os primeiros acessórios (formas, rolos e espátulas) para ajudar nos moldes de várias coisas como animais, frutas, comidas e outros objetos.
Pouco depois, em 1960, surgiu o personagem PLAY-DOH Pete, que se tornaria a mascote da marca por muitos anos. Também neste ano, surgem novos produtos como o conjunto FÁBRICA LOUCA (The Fun Factory), que permitia apertar a massa dentro de um molde para criar formas diversas, e os mini-potes de massas (56 gramas), estes introduzidos em 1963. Foi ainda nesta década, a partir de 1964, que os produtos começaram a ser distribuídos na Inglaterra, França e na Itália, inaugurando assim uma fase de enorme crescimento internacional. Somente em 1965, Noah e Joseph McVicker conseguiram a patente da massa de modelar PLAY-DOH. E foi nesse mesmo ano que os McVicker venderam a Rainbow Crafts Company para a General Mills. Em 1972, a PLAY-DOH registrou um recorde de produção: o pote de número 500.000.000 deixou a linha de produção.
Novos modelos foram introduzidos nas décadas seguintes, culminando com o lançamento do kit com as cores do arco-íris em 1983. Esse kit continha oito potes com quatro cores vivas e brilhantes combinadas com as quatro originais. Em 1986 suas tradicionais embalagens (latas) de papel cartão com tampas de metal foram substituídas por modelos mais modernos e feitos de plástico, hermeticamente fechados e com abertura fácil, o que prolongava a vida útil do produto. Com o sucesso mundial dos produtos PLAY-DOH, a marca foi adquirida em 1991 pela gigante Hasbro, fundada em 1923 e fabricante de outros brinquedos famosos como Playskool, Nerf, My Little Pony, Senhor Cabeça de Batata e Monopoly. E no ano seguinte já lançou uma grande novidade: as massinhas com glitter.
No ano de 1996 a marca comemorou o seu 40º aniversário e lançou mais duas novas cores, dourado e prateado. Entre outros novos artigos da linha, a marca PLAY-DOH ingressou no segmento de alta tecnologia com o lançamento de um novo jogo em CD-ROM, batizado de CRIAÇÕES PLAY-DOH, um programa de software educativo para crianças. Outra novidade foi o relançamento, em 1997, do conjunto (playsets) Barbeiro Divertido & Salão de Beleza (Fuzzy Pumper Barber & Beauty Shop), com o qual, através de uma personagem, se podia fazer crescer o cabelo e depois estilizá-lo com muita imaginação. A primeira versão deste kit surgiu em 1977.
Em 2000, a Campanha Colorida recebeu mais de 100.000 votos para descobrir quais eram as cores preferidas dos consumidores nos Estados Unidos. Vermelho rosa, roxo paraíso, lagoa azul e verde jardim foram eleitas as preferidas das crianças. Nos anos seguintes a marca introduziu novas linhas de produtos no mercado como o conjunto Mesinha de Atividades (Creativity Table), uma mesa com um grande espaço de trabalho que proporcionava um local divertido para muitas brincadeiras criativas com marcadores, lápis de cera, e, é claro, massa de modelar. A PLAY-DOH comemorou 50 anos em 2006. Para celebrar essa importante data, a Hasbro lançou o “Balde de Aniversário” (Birthday Bucket), e a embalagem com 50 potes de cores, incluindo seis novas cores pastéis, mostrando que a marca estava mais fresca e colorida do que nunca. Além disso, o kit PLAY-DOH Centro Criativo deu às crianças um novo lugar para brincar, com muitos locais para armazenar as massas e um instrumento para limpar e removê-las das superfícies.
Em 2012 a marca lançou a linha PLAY-DOH PLUS, massas de modelar com uma nova textura, muita mais macia e com estilo glacê, que permite criar modelos mais realistas e com um nível muito maior de detalhes. E pouco depois, em 2014, a PLAY-DOH DohVinci, uma nova linha de massinhas cremosas que, com a ajuda de um aplicador, chamado Styler, auxilia criações artísticas em 3D, que secam de um dia para o outro. Um verdadeiro marco da infância desde que surgiu, PLAY-DOH cativa a imaginação das crianças em todo o mundo e continua a inovar e a expandir a marca com linhas de produtos como PLAY-DOH TOWN, um novo sistema de figuras e playsets temáticos com acessórios e ferramentas para incentivar os pequenos a fazer incríveis criações, lançado no início de 2016. Inovações contínuas enquanto permanece fiel à brincadeira clássica e criativa. Assim é a marca PLAY-DOH.
Os ingredientes
Os ingredientes exatos são um segredo muito bem guardado, mas a Hasbro, revela alguns fatos sobre sua composição básica. A massa contém água, sal e farinha. Não contém amendoim, olho de amendoim ou derivados do leite, entretanto, ela contém trigo. PLAY-DOH é atóxica, não irritante e antialérgica, a não ser para crianças que sejam alérgicas a trigo. De acordo com a patente atual do PLAY-DOH (Patente No. 6.713.624), o composto é essencialmente uma pasta de goma-base misturada com água, sal, lubrificante e conservante. Para ser mais específico, ele contém:
● água
● pasta de goma-base
● inibidor de retrogradação
● sal
● lubrificante
● surfactante
● conservante
● endurecedor
● amaciante
● fragrância
● cor
O cheiro inconfundível
O cheiro das massas de modelar PLAY-DOH é instantaneamente reconhecido por milhões de pessoas ao redor do mundo. Ele lembra aos adultos o tempo em que eram crianças. O aroma é tão memorável e inunda as pessoas com tanta nostalgia e diferentes emoções que há até mesmo um perfume, em comemoração ao 50º aniversário da massa de modelar foi lançado no mercado. Todas as outras fabricantes tentaram copiar o aroma da PLAY-DOH, que combina, segundo a empresa, o perfume de baunilha com toques de cereja. Mas esse “plágio olfativo” simplesmente não é mais permitido. Isto porque, em 2018, a Hasbro finalmente registrou o aroma singular no Escritório de Patentes e Registros dos Estados Unidos, tornando-se assim “dona” desse cheiro inconfundível. Soa como absurdo, mas se pensarmos bem, o tal aroma é realmente parte essencial da singularidade e do sucesso das massinhas PLAY-DOH. Mas a fragrância não é a única coisa que as pessoas lembram sobre essas massas de modelar. Há também sua textura: macia, flexível e lisa.
As divertidas mascotes
Apesar da primeira mascote da marca ter sido um elfo chamado Pixie, durante muitos anos a PLAY-DOH teve como mascote um desenho de um menino vestindo uma boina (inicialmente vermelha, depois azul) que se chamava PETE. O personagem, criado em 1960, começou a estampar os rótulos dos produtos em 1964, e, em 2000, ganhou ares modernos quando passou a vestir um boné de beisebol e ter uma aparência mais adolescente.
Em 2011 a marca apresentou ao público e adotou como mascotes um grupo de divertidos e coloridos potinhos animados do produto, conhecidos como Doh-Dohs. Cada cor (personagem) tem sua própria personalidade: Purple é o Sr. Popular (o cara bonitão da turma), Red é uma líder de torcida, Orange é o atrapalhado, Blue é o brincalhão, Pink é a tímida, Green é o “fortão” e Play-Doh Plus é o festeiro.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por inúmeras alterações. A primeira ocorreu em 1964, quando Pete, a mascote da marca, passou a estampar sua cara no logotipo. Depois de passar por uma remodelação em 1981, Pete ganhou uma nova aparência em 1992, quando sua tradicional boina vermelha se tornou azul.
Em 2000 o logotipo foi completamente remodelado, ganhou uma nova tipografia de letra e Pete adquiriu uma aparência de adolescente. Além disso, o logotipo mudou de forma e ganhou um contorno de arco-íris. Dois anos depois, um novo logotipo foi introduzido e cuja aparência e design remetia a imagem visual da década de 1960, já sem a mascote inserida. Em 2016 a identidade visual passou por uma pequena modernização: a frase “Modeling Compound” foi removida e a parte inferior ganhou uma curvatura.
Os slogans
Open a jar of imagination. (2018)
Fun to play with, not to eat. (2011)
Safe no matter what you make. (2009)
Imagination Taking Shape! (2007)
Ideas en tus manos. (década de 1990)
Play-Doh molds kids. (1975)
Você pode criar o que imaginar. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1956
● Criadores: Noah e Brian Joseph McVicker
● Sede mundial: Pawtucket, Rhode Island, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Hasbro Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Brian Goldner
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Massas de modelar, kits com acessórios, lápis e brinquedos
● Concorrentes diretos: Crayola, Faber-Castell, Playfoam, Super Massa (Estrela) e Acrilex
● Mascote: Doh-Dohs
● Ícones: O pote amarelo e o aroma inconfundível
● Slogan: Open a jar of imagination.
● Website: playdoh.hasbro.com/pt-br
A marca no mundo
Os produtos educacionais (lápis, giz de cera, tintas guache, estojos, livros de atividades, tapetes para colorir), brinquedos e massas de modelar da marca PLAY-DOH são comercializados em mais de 90 países ao redor do mundo. Somente nos Estados Unidos, as massas de modelar da marca, oferecidas em mais de 50 cores diferentes, podem ser encontradas em mais de 15.000 lojas. Anualmente são vendidos mais de 100 milhões de potinhos de massas de modelar da marca.
Você sabia?
● Mais de 1.3 bilhões de toneladas de massinhas foram produzidas desde seu lançamento. Isto equivale a mais de três bilhões dos tradicionais potinhos da marca.
● Desde 1980, nos Estados Unidos, as tradicionais massinhas de modelar têm o seu próprio dia comemorativo, o National Play-Doh Day, em 18 de setembro.
● Em 1998 a massa de modelar PLAY-DOH foi incluída no National Toy Hall of Fame (o Hall da Fama dos Brinquedos).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 1/4/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário