9.8.07

PowerBar

É difícil imaginar que pequenas barrinhas possam oferecer energia e nutrientes necessários para as atividades do dia-a-dia e principalmente para a prática esportiva, fazendo com que o corpo trabalhe sempre com um desempenho equilibrado. Maratonistas, corredores, ciclistas ou até mesmo uma pessoa normal consome POWERBAR com um único objetivo: conseguir energia necessária para praticar atividade sempre em alta performance.

A história
Enquanto corria em uma maratona na Inglaterra em 1983, o atleta da Equipe Olímpica Canadense, Brian Maxwell, também técnico de corridas de longa distância da Universidade da Califórnia, em Berkeley, perdeu a liderança da prova ao ficar sem energia quando faltavam algumas milhas a serem percorridas. Tendo consumido apenas bebidas energéticas no dia da prova, ele alcançou o quilômetro 33 e parou ao começar a ter visões de um túnel. Atordoado e sem forças, teve que completar a prova andando, demonstrando enorme cansaço. Essa experiência levou Brian e sua futura esposa, Jennifer Biddulph, uma nutricionista e também ávida corredora, além da ajuda de um químico, a criar um alimento altamente nutritivo e de baixo teor de gordura. Após três anos de intensas experiências na própria cozinha de sua casa, eles desenvolveram uma barra energética, facilmente digerível, que continha o equilíbrio de carboidratos, vitaminas e minerais requeridos para uma energia duradoura. O casal testou sua criação através de colegas corredores em todo o mundo, que começaram a pedir as barras para corridas e competições.


Quando a demanda das “poderosas barras” cresceu, o casal se deu conta de que havia atingido seus objetivos - e a POWERBAR nascia em 1986 na cidade de Berkley, localizada na Califórnia, com investimentos de apenas US$ 55.000. O produto foi introduzido no mercado disponível em 8 sabores, incluindo Apple Cinnamon (maçã e canela), Oatmeal Raisin e Wild Berry (frutas vermelhas). Poucos meses depois a marca conseguiria seu primeiro grande sucesso ao ter exposição televisiva nacional, cortesia da equipe de ciclismo americana American 7-11 que participaria da famosa prova ciclística Tour de France. Eles eram a primeira equipe americana a participar do evento e fizeram uma encomenda de 1.200 barras de POWERBAR, cedendo em troca exposição na televisão. As vendas do produto iam tão bem, que em 1989, a empresa inaugurou uma nova fábrica para atender a alta demanda. A enorme concorrência obrigou a marca a lançar no mercado novos sabores para suas barras energéticas.


Na década de 90 a marca diversificou sua linha de produtos através de lançamentos revolucionários no segmento, como por exemplo, o PowerBar Gel (lançado em 1996), um gel que proporcionava o rápido reforço energético requerido durante atividades atléticas intensas; PowerBar Harvest (1998), uma maneira perfeita de começar o dia, combinando a fruta natural, chocolate ou amendoins com grãos integrais e todos os nutrientes essenciais que uma pessoa precisa para obter a energia necessária para suas atividades; PowerBar ProteinPlus (1999), uma fonte de proteína de alta qualidade e sabor espetacular que ajudava no desenvolvimento e na rápida recuperação dos músculos; e PowerBar Essentials (1999), que continha também extratos de ervas naturais para melhorar o desempenho mental.


Com a chegada do novo milênio, além da marca ser introduzida em novos mercados mundiais, desenvolveu uma nova geração de produtos, como o PowerBar Pria (2001), uma linha de barras de proteína contendo apenas 110 calorias, especialmente desenvolvida para mulheres; PowerBar Proteinplus Carb Select (2003), uma linha de barras energéticas com apenas 2 gramas de carboidratos; PowerBar Endurance (2003), uma linha de produtos ideais para atividades físicas de grande intensidade com duração maior que 1 hora ou com duração menor que 1 hora; PowerBar Triple Threat (2005), uma linha especificamente desenvolvida para atletas com sabor, energia e nutrientes; PowerBar Nut Naturals (2006), uma linha de barras energéticas com amêndoas naturais; PowerBar Performance System (2007), uma completa linha de produtos para oferecer energia aos atletas antes, durante e após competições e práticas de atividades físicas; PowerBar Electrolytes (2008), bebida em pó de baixa caloria com eletrólitos, bastando misturar na água para um hidratação completa; PowerBar Gel Blasts (2008), gel mastigável que fornece energia extra durante práticas esportivas e competições; e mais recentemente PowerBar Isomax, primeiro produto do mercado para fornecer ao corpo todos os 5 eletrólitos principais perdidos através do suor (sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio).


Atualmente, a marca pertence a suíça Nestlé, que comprou a empresa em 1999 por US$ 375 milhões, desenvolve a linha de produtos POWERBAR, onde cada produto é feito de modo a atender ao objetivo original de Brian e Jennifer:
proporcionar aos atletas e pessoas ativas e saudáveis a energia de que precisam para apresentar o seu melhor desempenho em qualquer atividade que exerçam.


A evolução visual
O logotipo da marca POWERBAR ao longo dos anos foi sendo remodelado para acompanhar a modernidade dos tempos e dos produtos.


Os slogans
Power to Push. (2008)
Be Great.
Don’t Bonk.
(1999)

For life’s daily marathons.
(1998, POWERBAR HARVEST)
Energy bar for mind and body. (1999, POWERBAR ESSENTIALS)


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento:
1986
● Criador:
Brian Maxwell e Jennifer Biddulph
● Sede mundial:
Glendale, Califórnia
● Proprietário da marca:
Nestlé S.A.
● Capital aberto:
Não
● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe (Nestlé)
● CEO:
Paul Bulcke
● Faturamento: US$ 350 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
+ 40 países
● Presença no Brasil:
Não
● Segmento:
Produtos energéticos
● Principais produtos:
Barras e gel energético
● Concorrentes diretos:
Clif Bar, Nature Valley e Balance Bar
● Ícones:
Suas embalagens amarelas
● Slogan:
Power to Push.
● Website: www.powerbar.com

A marca no mundo
Os produtos POWERBAR, atualmente desenvolvidos pela Nestlé, são vendidos em mais de 40 países ao redor do mundo, sendo líder em muitos deles.

Você sabia?
Brian Maxwell morreu no dia 22 de março de 2004 na cidade de San Anselmo, na Califórnia, aos 51 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco fulminante.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 19/2/2012

Um comentário:

Luiz disse...

Gostaria de saber o e-mail comercial da empresa para que pudesse entrar em contato com a mesma e assim poder representá-la aqui na região Nordeste.