O ursinho de pelúcia é um símbolo tangível de amor, segurança e amizade. Quando crianças, os ursinhos nos mantém aquecidos à noite e nos confortam e protegem contra os monstros que se escondem embaixo da cama ou dentro do armário. Quando crescemos, o ursinho passa a simbolizar o romance e o amor. Durante todos os estágios da vida, o ursinho de pelúcia representa felicidade, segurança e nos alegra quando nos sentimos sozinhos. O ursinho é um constante amigo de todas as horas e a ligação que desenvolvemos com eles são muito especiais. Percebendo isso, a BUILD-A-BEAR WORKSHOP construiu uma experiência única de varejo que faz o cliente se apaixonar pelo ursinho e outros animais de pelúcia que está preste a comprar. Se você é doido por ursinhos fofinhos, ursos quentinhos, ou animais macios de pelúcia, a BUILD-A-BEAR WORKSHOP é o lugar certo.
A história
Transformar o tradicional urso de pelúcia em um negócio milionário foi resultado da genialidade da executiva Maxine Clark, uma americana que fez carreira no varejo, ocupando o posto de CEO da Payless Shoes, uma rede nacional de sapatos com preços acessíveis. Mas ela notava no seu trabalho anterior uma preocupação excessiva com preço e pouca atenção ao cliente. Deixou então seu salário de seis dígitos para buscar um negócio que lhe proporcionasse mais satisfação pessoal e ao mesmo tempo servisse mais o consumidor. Inspirou-se na filha de 10 anos de uma amiga, Katie, que colecionava uma marca de bichos de pelúcia. Em uma bela tarde, Maxine levou-a para comprar mais um bichinho. Ao chegar à uma loja, não havia nada de novo. Foi aí que veio a ideia de incrementar este segmento de mercado. A tentativa inicial foi comprar o negócio dos fabricantes de bichos de pelúcia – mas ninguém queria vender.
Então ela criou o seu próprio negócio: BUILD-A-BEAR WORKSHOP, desenvolvida para atender uma crescente demanda por interatividade e exclusividade nos produtos e serviços oferecidos pelo varejo, especialmente voltado para o segmento infantil. A primeira loja foi inaugurada no mês de outubro de 1997, localizada em um shopping center da cidade de St. Louis, estado do Missouri. A loja onde o cliente fabricava (desde colocar o enchimento) e vestia (com diversas roupas e acessórios), da forma que preferia ou sonhava seu próprio ursinho ou outros animais de pelúcia à sua escolha, se tornou um verdadeiro sucesso. Afinal, a experiência vivida pela criança fazia com ela não comprasse apenas um bichinho de pelúcia, mas sim um amigo que tinha “vida”. Só no primeiro ano, as vendas somaram US$ 1.7 milhões. Bem mais do que o esperado.
Já em 2001, a National Retail Federation conferiu à BUILD-A-BEAR WORSHOP o prêmio de melhor varejista do ano. Era o reconhecimento do sucesso. A expansão internacional da empresa começou antes do previsto, em maio de 2003, com a inauguração da primeira loja no Canadá, provando que bichos de pelúcia são poliglotas. Nos anos seguintes, a empresa experimentou uma forte expansão internacional inaugurando lojas em países como Rússia, França, Inglaterra, Alemanha e China. Para isso, a empresa escolheu meticulosamente parceiros bastante experientes na área comercial e que conheçam profundamente os aspectos da cultura local, como por exemplo, na China, onde existe um bichinho de pelúcia para cada animal do calendário chinês.
Nos três anos seguintes a empresa começou a diversificar seus modelos de lojas com o lançamento de unidades móveis, dentro de arenas esportivas, de lojas da rede Rainforest Café e de zoológicos (a primeira unidade foi inaugurada em 2006 no Saint Louis Zoo). Em 2007, para comemorar os 10 anos de criação da marca, foi declarado o “The Year of Friendship” (O ano da amizade), que culminou com o lançamento do site buildabearville.com, proporcionando as crianças uma experiência divertida e interativa com jogos e brincadeiras no mundo dos ursinhos, que davam brindes, retirados nas lojas. Nos anos seguintes a rede inaugurou lojas em vários países ao redor do mundo, incluindo uma unidade no Brasil, localizada no shopping Eldorado, que abriu suas portas no final de junho de 2011. Mas sem nenhuma explicação a unidade brasileira foi fechada pouco tempo depois.
Em 2012 a BUILD-A-BEAR WORKSHOP atingiu uma marca histórica: 100 milhões de bichos de pelúcia “construídos”. A partir de 2013 a rede apresentou uma nova ambientação para suas lojas, deixando o ambiente ainda mais lúdico e interativo. Nos últimos anos, a rede também iniciou a venda de personagens famosos, como por exemplo, a simpática Hello Kitty, os adoráveis pôneis da série “Meu Pequeno Pônei”, Olaf e Elsa do filme “Frozen”, As Tartarugas Ninjas e os divertidos Minions. Todos com o mesmo processo de construção dos bichinhos de pelúcia tradicionais. Por tudo essa experiência proporcionada para milhões de crianças, a marca utiliza como slogan “Where Best Friends Are Made” (em português algo como “Onde os melhores amigos são feitos”).
Mais recentemente, em 2015, a empresa lançou Promise Pets™, uma coleção de animais de estimação de pelúcia extremamente realista com raças como Golden Retriever, Beagle, Yorkshire Terrier e gato persa. Essa linha dispõe de um atrativo. Além dos bichinhos de pelúcia é possível baixar um aplicativo móvel e trazer a experiência de cuidar de um animal de estimação para a vida real, ensinando as crianças sobre todos os cuidados que se deve ter ao adquirir um animalzinho de verdade. Parte das vendas dessa coleção será doada para instituições que tentam achar um novo lar para animais abandonados.
As lojas
BUILD-A-BEAR WORKSHOP não é somente uma loja, é um entretenimento onde o cliente fabrica e veste, da forma que preferir, seu próprio ursinho ou outros animais de pelúcia à sua escolha. Cada loja oferece uma extensa e coordenada oferta de produtos, incluindo 30 diferentes tipos de animais (como ursos, sapos, gatos, coelhos, cachorros, macacos, vacas e porcos) que podem ser construídos com uma grande variedade de roupas, sapatos e acessórios. Tudo acompanhado por profissionais. O conceito da loja tem um extenso apelo de idade e demográfico, o que inclui crianças, jovens, pais e avós. As lojas estão localizadas, preferencialmente, dentro de shopping centers ou em centros comerciais movimentados como a sofisticada 5ª Avenida em Nova York, onde na entrada dois ursos animados recebem os visitantes. A loja é decorada com cadeiras infantis e computadores mirins, além de contar com um café e espaço para festas de aniversários.
A construção do bichinho de pelúcia passa por um verdadeiro ritual de etapas:
CHOOSE ME (ME ESCOLHA): O cliente pode escolher entre uma seleção de ursos, cachorros, gatos, coelhos, macacos, vacas e uma série limitada de ursinhos colecionáveis, para começar a construção do seu amiguinho.
HEAR ME (ME OUÇA): Nesse estágio, o cliente é convidado a selecionar sons entre uma série de opções para colocar dentro dos bichinhos. Pode ser ruídos típicos dos animais, batidas do coração, saudações pessoais e até mesmo frase como “I love You”.
STUFF ME e HEART STUFF: Nesta fase o bichinho recebe o enchimento necessário e o cliente tem a oportunidade de incluir um coração dentro dele. A criança aquece o coração colocando-o na palma de suas mãos, faz um pedido e o coloca dentro de seu novo amigo peludo.
STITCH ME (ME COSTURE): Antes de fechar o bichinho, o funcionário da BUIL-A-BEAR insere um código de barras que permite ao dono localizar o bichinho caso ele seja perdido e devolvido para a loja. Isto só é possível porque o bichinho é registrado no “Ache o urso”, um sistema exclusivo da marca capaz de localizar ursos perdidos e levá-los de volta para casa.
FLUFF ME: Nesse estágio o bichinho de pelúcia passa por um verdadeiro tratamento digno de um SPA, que o torna mais fofinho e macio do que nunca.
NAME ME (ME NOMEIE): O dono do bichinho escolhe o nome do amiguinho e imprime a sua certidão de nascimento.
DRESS ME (ME VISTA): Nesse estágio o dono do bichinho tem a sua disposição uma coleção completa de roupas e acessórios disponíveis para incrementar a personalização do amiguinho. Para o novo xodó existe desde as camisetas “I Love NY” a jaquetas jeans, passando por coletes, botas, bonés, óculos e tênis.
Depois de finalizado o processo o bichinho está pronto para ser levado para casa. É então, que ele é colocado em uma embalagem especial chamada Cub Condo (uma caixa em forma de casa) para que chegue com toda segurança em seu novo lar.
As lojas da rede BUILD-A-BEAR WORKSHOP também oferecem outros diferenciais como a Build-a-Party (possibilidade dos clientes realizarem suas festas de aniversário dentro da loja); e a Bear Jammin, música ambiente que toca nas lojas, criação de Timmy Tappan, compositor de Nashville, que está disponível para venda.
Para as cidades ou locais onde não existem lojas da marca, a empresa criou, em 2005, o chamado Build-A-Bear Workshop On Tour, um enorme caminhão amarelo com um urso inflável no teto que ao ser aberto se transforma em uma imensa e completa loja da marca, proporcionando assim muita diversão para crianças que não tem acesso as suas lojas. Desde sua introdução, o caminhão já percorreu mais de 13 mil milhas por cidades americanas.
A turma de pelúcia
A principal mascote da marca, um urso chamado BEAREMY®, surgiu no dia 21 de agosto de 1998. E logo se tornou um grande sucesso. Vestido de boné de beisebol e camiseta, este simpático urso marrom teve seu nome escolhido em um concurso realizado entre os clientes da marca. O nome escolhido foi sugerido por Samantha moradora da cidade de Madison, estado do Illinois. Não demorou muito para a mascote se tornar uma celebridade, participando de inaugurações de novas lojas ou viajando pelos Estados Unidos, onde visitava crianças em hospitais para distribuir abraços.
A principal mascote tem uma turma de amigos, entre eles Pawlette Coufur (uma coelhinha que é sua melhor amiga); Ted The Tailor (um urso alfaiate atrapalhado); Nikki’s Bear (um urso rosa nomeado em homenagem a Nikki Giampolo, um estudante, músico e atleta que morreu em 2002 depois de lutar seis meses contra um câncer ósseo) e Champ Bear (um urso relacionado a ações de caridade infantil, com vendas revertidas para instituições de câncer, autismo e diabete juvenil). Todos esses personagens estão disponíveis para compra nas lojas BUILD-A-BEAR WORKSHOP.
A diversificação do conceito
Em novembro de 2004, a empresa expandiu o conceito de “Faça seu próprio bichinho de pelúcia” para bonecas, com a abertura de sua primeira loja FRIENDS 2B MADE, onde os clientes faziam suas próprias bonecas, criavam vínculos afetivos e se divertiam na escolha de roupas e acessórios. A rede que chegou a ter 50 unidades encerrou suas atividades em 2009. Outra tentativa ocorreu em 2006, com a criação da BUILD-A-DINO WORKSHOP, rede que atualmente possui 6 lojas, onde as crianças podem “estufar” e montar dinossauros nos mesmo moldes dos ursinhos de pelúcia.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por duas grandes modificações ao longo dos anos. A primeira dessas modificações ocorreu em 2013, quando o logotipo ganhou um visual mais limpo com destaque ainda maior para o tradicional ursinho. Além disso, pequenos detalhes foram acrescentados: o pingo da letra “i” na palavra Build ganhou um coração vermelho; e na palavra Workshop o botão vermelho foi mudado de lugar e o carretel de linha definitivamente retirado. Em 2015 nova modificação: foram criados dois logotipos, um para a marca e outro para a rede de lojas. A nova identidade visual para a rede de lojas ganhou ares mais divertido, nova tipografia de letra e apenas a cara do carismático ursinho.
Já o logotipo para a marca BUILD-A-BEAR manteve o tradicional ursinho com seu coração vermelho. Foi adicionada a data de fundação da empresa e duas pequenas patas azuis. O coração vermelho é um dos símbolos da marca, pois quando a criança realiza o enchimento do bicho de pelúcia, ela acrescenta um coração, passando a ideia de amor, relação e vida para um simples brinquedo de pelúcia.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1997
● Fundador: Maxine Clark
● Sede mundial: Overland, Missouri, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Build-A-Bear Workshop, Inc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Maxine Clark
● CEO: Sharon Price John
● Faturamento: US$ 392.4 milhões (2014)
● Lucro: US$ 13.9 milhões (2014)
● Valor de mercado: US$ 271.6 milhões (junho/2015)
● Lojas: 400
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 900
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Bichos de pelúcia customizados
● Concorrentes diretos: American Girl, Ridemakerz, Steiff, Budsies e Disney Store
● Mascote: Bearemy®
● Slogan: Where Best Friends Are Made.
● Website: www.buildabear.com
A marca no mundo
A BUILD-A-BEAR (“construa um urso”, em inglês) se tornou um império ao reinventar os ursinhos de pelúcia: são mais de 400 lojas nos Estados Unidos (onde todas as unidades são da própria empresa), Canadá, Reino Unido, Irlanda e em alguns outros países da Europa, África e Ásia como Japão, Coréia do Sul, Tailândia, Taiwan, Cingapura, Noruega, Suécia, Holanda, Alemanha, França, África do Sul, Rússia, além do México. As lojas internacionais são operadas por meio de franquias. O faturamento da empresa somou mais de US$ 390 milhões em 2014, e desde a sua fundação já foram vendidos mais de 125 milhões de bichinhos de pelúcia.
Você sabia?
● O termo TEDDY BEAR, surgiu em 1902, quando o então presidente americano Theodore Roosevelt foi convidado a participar de uma caçada. Os anfitriões capturaram um urso e ofertaram-no ao presidente para que o matasse e o levasse para casa como troféu. Por amor aos animais, o presidente se recusou a matar o urso. Essa história se espalhou pelos Estados Unidos e um vendedor de brinquedos de Nova York teve a ideia de fabricar ursos de pelúcia. Ele batizou o urso de pelúcia de Teddy Bear. Teddy era o apelido do presidente Roosevelt e “Bear” significa urso em inglês.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 2/6/2015
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