Os centros de recreações GYMBOREE sabem que as relações e as experiências que ocorrem nos primeiros anos de vida têm um grande impacto no futuro da criança. De fato, o cérebro está mais ativo nos primeiros três anos, nos quais crescerá até 80% do seu tamanho. É, assim, fundamental que pais e educadores promovam o desenvolvimento da criança durante esta fase. O programa de aprendizagem do GYMBOREE é um meio para apoiar este desenvolvimento, onde amizade e interação são os objetivos principais.
A história
A história começou em 1976 quando uma jovem mãe, Joan Barnes, do condado californiano de Marin, região próxima a San Francisco, ao não encontrar locais seguros e divertidos onde levar sua filha pequena resolveu criar, juntamente com seu marido Bill, o primeiro centro de recreação GYMBOREE PLAY & MUSIC, com o objetivo de promover o rápido desenvolvimento do corpo e da mente da criança, ao mesmo tempo em que começava a prepará-la para a vida. A filosofia do novo negócio era baseada em um conceito muito forte: a aprendizagem e a brincadeira estavam totalmente interligadas. Por apenas alguns dólares, crianças podiam brincar à vontade. Assim, milhares de crianças passaram a fazer amizades fora do ciclo familiar.
A partir de 1978 a empresa iniciou o sistema de franquia. O sucesso do empreendimento foi tanto, que em 1984, a rede já operava 125 unidades localizadas em 20 estados americanos, e alcançava mais de US$ 1 milhão em faturamento. As franquias eram operadas tipicamente por mulheres, muitas das quais com treinamento em terapia ocupacional e educação. Os pais pagavam, dependendo do programa, entre US$ 4 à US$ 8 por uma sessão de 45 minutos em salas divididas por idades. As franquias abusavam das cores vibrantes e principalmente de equipamentos desenvolvidos especialmente para os primeiros aprendizados dos nenês. As salas onde aconteciam as atividades contavam com equipamentos que primavam pela segurança. E nenhuma aula estava completa, ou era encerrada, sem a visita da mascote da marca: um simpático e colorido palhaço chamado GYMBO. O sucesso dos centros aumentou ainda mais.
Foi então que, em 1986, a empresa resolveu inaugurar a primeira loja da marca para vender roupas e acessórios para crianças, utilizando seus centros de recreação para atrair clientes. A decoração da loja contava com monitores de televisão que passavam aulas e atividades realizadas nos centros, móveis coloridos e a presença da enorme mascote da marca. Era o início da construção de uma rede de lojas de varejo que faria muito sucesso. No ano seguinte mais 15 lojas foram inauguradas pelo país. No final da década a GYMBOREE já era uma das maiores especialista no segmento de desenvolvimento infantil, com 350 centros de recreação e 32 lojas (em sua grande maioria, localizadas dentro de shopping centers).
Em meados da década de 90 a empresa iniciou um forte processo de expansão internacional, inaugurando centros de recreações em Taiwan, México e outros oito países. Outras novidades foram o lançamento das vendas de seus produtos por catálogo; a introdução em suas lojas de uma linha de móveis infantis; e o lançamento do formato de super lojas em algumas de suas unidades. No final da década, uma nova onda de expansão permitiu a GYMBOREE ingressar nos mercados inglês, irlandês e porto-riquenho. A primeira unidade no Brasil foi inaugurada em 2001 no Shopping Portal do Morumbi, em São Paulo. A empresa chegou a ter 3 unidades de seus centros de recreação no Brasil, mas devido à resultados decepcionantes, acabou fechando suas unidades, para retornar em 2011 com a inauguração de uma unidade no Rio de Janeiro, localizada no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca.
Em 2005 a empresa lançou um novo formato de loja no varejo: inaugurou suas primeiras unidades no conceito outlets (ponta de estoque), que vendiam produtos da marca com preços mais baixos que nas lojas tradicionais da rede. Recentemente, em 2010, a empresa foi adquirida por US$ 1.8 bilhões pelo fundo de investimento Bain Capital Partners.
Os negócios
A GYMBOREE opera cinco formatos de unidades:
GYMBOREE PLAY & MUSIC: Centros de recreações infantis que proporcionam um completo programa de desenvolvimento para crianças recém-nascidas e até cinco anos de idade, com acompanhamento dos pais, através de atividades como música, arte e brincadeiras. Existem mais de 690 centros de recreação GYMBOREE espalhados por 37 países ao redor do mundo.
GYMBOREE RETAIL STORES: Rede de lojas da marca que vendem roupas e acessórios paras crianças recém-nascidas e até 12 anos de idade. A rede possui mais de 600 lojas localizadas somente nos Estados Unidos e Canadá.
GYMBOREE OUTLET: São aproximadamente 150 unidades no formato ponta de estoque, que vendem produtos com a marca GYMBOREE à preços bastante baixos e convidativos.
CRAZY 8: Rede de lojas, inaugurada em agosto de 2007, que vende roupas e acessórios modernos para crianças de 0 à 14 anos. Atualmente existem cerca de 167 unidades da rede.
JANIE and JACK SHOPS: Rede de lojas que oferece roupas e acessórios para crianças com até 6 anos de idade. Existem aproximadamente 123 unidades da rede localizada nos Estados Unidos.
O programa
O programa GYMBOREE foi concebido por especialistas em desenvolvimento infantil, e é composto por seis níveis, cada um deles desenvolvido para promover uma capacidade essencial que a criança irá aprender, passando pela exploração sensorial para os bebês, causa e efeito; comunicação bilateral, coordenação motora, jogos de faz de conta até às primeiras competências auditivas e lingüísticas. Cada nível do programa integra atividades essenciais que ajudam a criança a desenvolver as competências cognitivas, sociais e motoras.
ARTS
Nada estimula mais a imaginação do que arte. É por este motivo que a criança sai das aulas de arte do GYMBOREE com muito mais do que um projeto terminado. As crianças saem das aulas com um espírito mais criativo, e com maior facilidade de auto-expressão. As aulas estimulam a imaginação da criança através de um mundo de trabalhos manuais por meio da pintura, escultura, colagem, músicas, máscaras e outras atividades criativas.
MOMMY and BABY FITNESS
É um programa baseado em exercícios de ioga concebido para que as recém mamães recuperem a forma e o bem-estar enquanto se relacionam com seus bebês. Através de uma série de exercícios simples e técnicas de respiração, as mães podem experimentar um sentimento de bem-estar enquanto fortalecem e tonificam a região abdominal, as pernas e as nádegas, além de aprendem a relaxar o pescoço e os ombros. Esta aula destina-se a mães a partir das seis semanas após o parto, e a bebês que ainda não andem.
MUSIC
O GYMBOREE propõe uma abordagem dinâmica para a aprendizagem de música que introduz a criança a uma variedade de estilos musicais. Através do canto, dança, jogos de movimento e instrumentos musicais, a criança aprende conceitos básicos da formação musical, tais como: ritmo, compasso, andamento e melodia, que irão promover o contínuo desenvolvimento das suas competências musicais. Estas atividades proporcionam ferramentas essenciais ao desenvolvimento e têm um grande impacto no desenvolvimento motor, social, emocional e intelectual da criança.
DANÇA PARA CRIANÇAS
Destinada a crianças entre os três e os cinco anos de idade, esta atividade vai ao encontro do grau de maturidade da estrutura bio-psico-sócio-motora da criança, proporcionando uma variedade e qualidade de experiências práticas realizadas à percepção e expressão pelo movimento.
MOVIMENTO CRIATIVO
Destinada a crianças entre os cinco e os sete anos, esta atividade consiste num programa de exercícios que estimulam a criatividade que, potencialmente, existe dentro de cada criança, proporcionando a exploração do seu próprio movimento. Deste modo, os conhecimentos que a criança adquire com a descoberta de novos pontos de equilíbrio, de energia e de respiração potencializam a flexibilidade na sua vivência pessoal. Esta exploração do corpo através da improvisação e estimulação do imaginário desenvolve instintivamente nas crianças uma grande sensibilidade, compreensão estética e gosto artístico.
PREGNANT GYM
Destinada a mulheres grávidas, a atividade consiste num programa de exercícios ideais para serem praticados durante a gravidez, pois ajudam a fortalecer os ossos e os músculos e vão ao encontro das necessidades fisiológicas da futura mamãe. Nestes exercícios serão trabalhados os músculos que assumirão uma atividade particular no momento do parto e também no período pós-parto. Outros benefícios resultantes da prática desta atividade na gravidez são a redução das dores de costas, a prevenção ou tratamento da diabetes gestacional, o ganho de energia e ajuda para dormir melhor.
O sucesso obtido no modelo de negócio da empresa se deve em grande parte aos especialistas que trabalham nos centros GYMBOREE de desenvolvimento infantil, que desenvolvem, há mais de 30 anos, o programa que se concentra na criança como um todo, com o objetivo de ajudá-las a adquirir capacidades motoras, sociais e auto-estima, para se tornarem adultos confiantes, alegres e bem sucedidos. Mas a empresa sabe que o sucesso da GYMBOREE também depende dos pais, que são potencialmente os principais impulsionadores do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. É por esse motivo que, nos centros de recreação, mãe e pai desempenham um importante papel no decorrer das atividades, que pretendem ser mais do que uma ocupação dos tempos livres. São oportunidades únicas das crianças crescerem em um contexto acolhedor e seguro. Uma das principais filosofias da marca é “aprender através da brincadeira”.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1976
● Fundador: Joan e Bill Barnes
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia
● Proprietário da marca: Gymboree Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Matthew K. McCauley
● Presidente: Kip Garcia
● Faturamento: US$ 1.1 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 237 milhões (2010)
● Lojas: 634 (+ 150 outlets)
● Centros de recreação: 697
● Presença global: 37 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 12.400
● Segmento: Aprendizado infantil
● Principais produtos: Roupas e brinquedos para crianças, centros de recreação
● Principais concorrentes: The Children’s Place, GAP e The Little Gym
● Mascote: O palhaço GYMBO
● Slogan: Growing Young Minds.
● Website: www.gymboree.com
A marca no mundo
A rede americana GYMBOREE, um centro de estimulação infantil para bebês e crianças de até 5 anos, possui mais de 697 unidades em 37 países ao redor do mundo. Além disso, a rede possui 634 lojas e 150 outles, que vendem roupas e brinquedos infantis, localizadas nos Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Austrália. A rede encontra-se ainda fortemente implantada em países como México, Coréia do Sul, Reino Unido e China, onde conta com uma média de 50 estabelecimentos.
Você sabia?
● Os equipamentos dos centros de recreação foram projetados por Jay Beckwith, um respeitado designer de playground, com mais de 30 anos da experiência, que criou cada estrutura pensando nas necessidades das crianças.
● A música ouvida durante as aulas e brincadeiras é, com freqüência, a da banda Parachute Express.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 1/8/2011
A história
A história começou em 1976 quando uma jovem mãe, Joan Barnes, do condado californiano de Marin, região próxima a San Francisco, ao não encontrar locais seguros e divertidos onde levar sua filha pequena resolveu criar, juntamente com seu marido Bill, o primeiro centro de recreação GYMBOREE PLAY & MUSIC, com o objetivo de promover o rápido desenvolvimento do corpo e da mente da criança, ao mesmo tempo em que começava a prepará-la para a vida. A filosofia do novo negócio era baseada em um conceito muito forte: a aprendizagem e a brincadeira estavam totalmente interligadas. Por apenas alguns dólares, crianças podiam brincar à vontade. Assim, milhares de crianças passaram a fazer amizades fora do ciclo familiar.
A partir de 1978 a empresa iniciou o sistema de franquia. O sucesso do empreendimento foi tanto, que em 1984, a rede já operava 125 unidades localizadas em 20 estados americanos, e alcançava mais de US$ 1 milhão em faturamento. As franquias eram operadas tipicamente por mulheres, muitas das quais com treinamento em terapia ocupacional e educação. Os pais pagavam, dependendo do programa, entre US$ 4 à US$ 8 por uma sessão de 45 minutos em salas divididas por idades. As franquias abusavam das cores vibrantes e principalmente de equipamentos desenvolvidos especialmente para os primeiros aprendizados dos nenês. As salas onde aconteciam as atividades contavam com equipamentos que primavam pela segurança. E nenhuma aula estava completa, ou era encerrada, sem a visita da mascote da marca: um simpático e colorido palhaço chamado GYMBO. O sucesso dos centros aumentou ainda mais.
Foi então que, em 1986, a empresa resolveu inaugurar a primeira loja da marca para vender roupas e acessórios para crianças, utilizando seus centros de recreação para atrair clientes. A decoração da loja contava com monitores de televisão que passavam aulas e atividades realizadas nos centros, móveis coloridos e a presença da enorme mascote da marca. Era o início da construção de uma rede de lojas de varejo que faria muito sucesso. No ano seguinte mais 15 lojas foram inauguradas pelo país. No final da década a GYMBOREE já era uma das maiores especialista no segmento de desenvolvimento infantil, com 350 centros de recreação e 32 lojas (em sua grande maioria, localizadas dentro de shopping centers).
Em meados da década de 90 a empresa iniciou um forte processo de expansão internacional, inaugurando centros de recreações em Taiwan, México e outros oito países. Outras novidades foram o lançamento das vendas de seus produtos por catálogo; a introdução em suas lojas de uma linha de móveis infantis; e o lançamento do formato de super lojas em algumas de suas unidades. No final da década, uma nova onda de expansão permitiu a GYMBOREE ingressar nos mercados inglês, irlandês e porto-riquenho. A primeira unidade no Brasil foi inaugurada em 2001 no Shopping Portal do Morumbi, em São Paulo. A empresa chegou a ter 3 unidades de seus centros de recreação no Brasil, mas devido à resultados decepcionantes, acabou fechando suas unidades, para retornar em 2011 com a inauguração de uma unidade no Rio de Janeiro, localizada no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca.
Em 2005 a empresa lançou um novo formato de loja no varejo: inaugurou suas primeiras unidades no conceito outlets (ponta de estoque), que vendiam produtos da marca com preços mais baixos que nas lojas tradicionais da rede. Recentemente, em 2010, a empresa foi adquirida por US$ 1.8 bilhões pelo fundo de investimento Bain Capital Partners.
Os negócios
A GYMBOREE opera cinco formatos de unidades:
GYMBOREE PLAY & MUSIC: Centros de recreações infantis que proporcionam um completo programa de desenvolvimento para crianças recém-nascidas e até cinco anos de idade, com acompanhamento dos pais, através de atividades como música, arte e brincadeiras. Existem mais de 690 centros de recreação GYMBOREE espalhados por 37 países ao redor do mundo.
GYMBOREE RETAIL STORES: Rede de lojas da marca que vendem roupas e acessórios paras crianças recém-nascidas e até 12 anos de idade. A rede possui mais de 600 lojas localizadas somente nos Estados Unidos e Canadá.
GYMBOREE OUTLET: São aproximadamente 150 unidades no formato ponta de estoque, que vendem produtos com a marca GYMBOREE à preços bastante baixos e convidativos.
CRAZY 8: Rede de lojas, inaugurada em agosto de 2007, que vende roupas e acessórios modernos para crianças de 0 à 14 anos. Atualmente existem cerca de 167 unidades da rede.
JANIE and JACK SHOPS: Rede de lojas que oferece roupas e acessórios para crianças com até 6 anos de idade. Existem aproximadamente 123 unidades da rede localizada nos Estados Unidos.
O programa
O programa GYMBOREE foi concebido por especialistas em desenvolvimento infantil, e é composto por seis níveis, cada um deles desenvolvido para promover uma capacidade essencial que a criança irá aprender, passando pela exploração sensorial para os bebês, causa e efeito; comunicação bilateral, coordenação motora, jogos de faz de conta até às primeiras competências auditivas e lingüísticas. Cada nível do programa integra atividades essenciais que ajudam a criança a desenvolver as competências cognitivas, sociais e motoras.
ARTS
Nada estimula mais a imaginação do que arte. É por este motivo que a criança sai das aulas de arte do GYMBOREE com muito mais do que um projeto terminado. As crianças saem das aulas com um espírito mais criativo, e com maior facilidade de auto-expressão. As aulas estimulam a imaginação da criança através de um mundo de trabalhos manuais por meio da pintura, escultura, colagem, músicas, máscaras e outras atividades criativas.
MOMMY and BABY FITNESS
É um programa baseado em exercícios de ioga concebido para que as recém mamães recuperem a forma e o bem-estar enquanto se relacionam com seus bebês. Através de uma série de exercícios simples e técnicas de respiração, as mães podem experimentar um sentimento de bem-estar enquanto fortalecem e tonificam a região abdominal, as pernas e as nádegas, além de aprendem a relaxar o pescoço e os ombros. Esta aula destina-se a mães a partir das seis semanas após o parto, e a bebês que ainda não andem.
MUSIC
O GYMBOREE propõe uma abordagem dinâmica para a aprendizagem de música que introduz a criança a uma variedade de estilos musicais. Através do canto, dança, jogos de movimento e instrumentos musicais, a criança aprende conceitos básicos da formação musical, tais como: ritmo, compasso, andamento e melodia, que irão promover o contínuo desenvolvimento das suas competências musicais. Estas atividades proporcionam ferramentas essenciais ao desenvolvimento e têm um grande impacto no desenvolvimento motor, social, emocional e intelectual da criança.
DANÇA PARA CRIANÇAS
Destinada a crianças entre os três e os cinco anos de idade, esta atividade vai ao encontro do grau de maturidade da estrutura bio-psico-sócio-motora da criança, proporcionando uma variedade e qualidade de experiências práticas realizadas à percepção e expressão pelo movimento.
MOVIMENTO CRIATIVO
Destinada a crianças entre os cinco e os sete anos, esta atividade consiste num programa de exercícios que estimulam a criatividade que, potencialmente, existe dentro de cada criança, proporcionando a exploração do seu próprio movimento. Deste modo, os conhecimentos que a criança adquire com a descoberta de novos pontos de equilíbrio, de energia e de respiração potencializam a flexibilidade na sua vivência pessoal. Esta exploração do corpo através da improvisação e estimulação do imaginário desenvolve instintivamente nas crianças uma grande sensibilidade, compreensão estética e gosto artístico.
PREGNANT GYM
Destinada a mulheres grávidas, a atividade consiste num programa de exercícios ideais para serem praticados durante a gravidez, pois ajudam a fortalecer os ossos e os músculos e vão ao encontro das necessidades fisiológicas da futura mamãe. Nestes exercícios serão trabalhados os músculos que assumirão uma atividade particular no momento do parto e também no período pós-parto. Outros benefícios resultantes da prática desta atividade na gravidez são a redução das dores de costas, a prevenção ou tratamento da diabetes gestacional, o ganho de energia e ajuda para dormir melhor.
O sucesso obtido no modelo de negócio da empresa se deve em grande parte aos especialistas que trabalham nos centros GYMBOREE de desenvolvimento infantil, que desenvolvem, há mais de 30 anos, o programa que se concentra na criança como um todo, com o objetivo de ajudá-las a adquirir capacidades motoras, sociais e auto-estima, para se tornarem adultos confiantes, alegres e bem sucedidos. Mas a empresa sabe que o sucesso da GYMBOREE também depende dos pais, que são potencialmente os principais impulsionadores do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. É por esse motivo que, nos centros de recreação, mãe e pai desempenham um importante papel no decorrer das atividades, que pretendem ser mais do que uma ocupação dos tempos livres. São oportunidades únicas das crianças crescerem em um contexto acolhedor e seguro. Uma das principais filosofias da marca é “aprender através da brincadeira”.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1976
● Fundador: Joan e Bill Barnes
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia
● Proprietário da marca: Gymboree Corporation
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Matthew K. McCauley
● Presidente: Kip Garcia
● Faturamento: US$ 1.1 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 237 milhões (2010)
● Lojas: 634 (+ 150 outlets)
● Centros de recreação: 697
● Presença global: 37 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 12.400
● Segmento: Aprendizado infantil
● Principais produtos: Roupas e brinquedos para crianças, centros de recreação
● Principais concorrentes: The Children’s Place, GAP e The Little Gym
● Mascote: O palhaço GYMBO
● Slogan: Growing Young Minds.
● Website: www.gymboree.com
A marca no mundo
A rede americana GYMBOREE, um centro de estimulação infantil para bebês e crianças de até 5 anos, possui mais de 697 unidades em 37 países ao redor do mundo. Além disso, a rede possui 634 lojas e 150 outles, que vendem roupas e brinquedos infantis, localizadas nos Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Austrália. A rede encontra-se ainda fortemente implantada em países como México, Coréia do Sul, Reino Unido e China, onde conta com uma média de 50 estabelecimentos.
Você sabia?
● Os equipamentos dos centros de recreação foram projetados por Jay Beckwith, um respeitado designer de playground, com mais de 30 anos da experiência, que criou cada estrutura pensando nas necessidades das crianças.
● A música ouvida durante as aulas e brincadeiras é, com freqüência, a da banda Parachute Express.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 1/8/2011
6 comentários:
Cara, seu blog é animal!!!
Trabalho naq Procter & Gamble, e utilizei seu blog como fonte de algumas pesquisas..
Continue seu excelente trabalhos!
Você criou um excelente banco de dados!
Abraço!!!
Nossa, que beleza de Blog!
Tô impressionada!
Parabéns!
Olá bom dia,,, adorei o blog !
gostaria de saber se vcs podem me informar site que veden as roupinhas , tenho uma menina de 2 aninhos e adoro tudo é tudo muito lindo.
andreiamoras@gmail.com
sou apaixonada pelo suas roupas podem me passar um endereço em sp
Olá, como faço para comprar roupinhas da Gymboree, sou de SP.
Obrigada pela ajuda
Ótimo blog que descobri por acaso,parabens ao autor!!
Postar um comentário