7.9.08

MORMAII

Seus óculos são famosos pela qualidade ótica e pelo design moderno. Suas roupas de neoprene estão entre as melhores do mundo. Relógios, bicicletas, moda jovem e muito mais. Todo produto com o logotipo da MORMAII têm muito valor agregado, pois carrega a alma do surf e uma história de glória para a indústria brasileira, já que a empresa é a maior no segmento de artigos esportivos para esportes aquáticos da América Latina.
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A história
Tudo começou nos anos setenta, quando o Brasil, então com 90 milhões de habitantes, era um país com litoral pouco explorado. Só os pescadores moravam nas praias mais afastadas de cidades costeiras. O surf nem era visto como um esporte em si, e sim um estilo de vida do qual só algumas pessoas desfrutavam. Para conhecer as melhores ondas e mapear o litoral do país, o surfista era um nômade. Em busca de aventuras, essa “tribo” mantinha contato com vilas de pescadores artesanais. Uma delas era Garopaba, em Santa Catarina. As ondas perfeitas que rolavam (e rolam até hoje) na região e municípios vizinhos, nas praias do Silveira, Ferrugem, Vila, Rosa, Guarda do Emabaú foram um dos motivos pelo qual o médico gaúcho Marco Aurélio Raymundo (mais conhecido pelo apelido de Dr. Morongo), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, saiu da cidade grande e se mudou para aquele lugar remoto, ainda sem abastecimento de energia elétrica, no ano de 1974.
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Tudo ia bem, com o emprego no posto de saúde e surfando nas horas vagas, até que o frio chegou junto com o inverno e ondas perfeitas começaram a quebrar nos picos de surf. Permanecer na água era impossível, por causa das baixas temperaturas do mar, inferiores a 18º, sem falar nos ventos gelados, vindos do sul e oeste. Os surfistas tentavam driblar o frio com todos os tipos de invenções, até tomavam cachaça e entravam na água com malha de lã. Nada funcionava. Foi então que o médico tomou a iniciativa de costurar uma roupa de neoprene, na garagem de sua casa de madeira, em frente à praia de Garopaba (hoje no local funciona o MORMAII Café).
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Naquele momento surgiu a MORMAII, em 1975, embora a marca tenha sido registrada no INPI (Instituto nacional da propriedade Industrial) anos mais tarde, em 1979. O nome da empresa MORMAII é derivado da junção do apelido de seu criador - Morongo - com o nome de sua ex-mulher, Maira e “i” dobrado, deriva de Hawaii, paraíso para os amantes do surfe. A criação de Morongo ofereceu a oportunidade de qualquer surfista brasileiro ter sua própria roupa de neoprene (wetsuit em inglês) para surfar, sem depender de marcas estrangeiras. Até mesmo os pescadores se tornaram clientes, adquirindo wetsuits para tarrafear na beira do mar e das lagoas no inverno. Desde então, as wetsuits se tornaram indispensáveis para os surfistas curtirem as ondas, durante o ano todo.
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Com o Regime Militar no poder, o Brasil foi alvo de uma política protecionista que fechou o país às importações, então, as roupas da MORMAII se multiplicaram. Junto com a história da marca MORMAII que se proliferava pelo país com a assinatura “a sua marca na água”, o surf no Brasil também explodia, conquistando muitos adeptos nos anos 80. Virou um esporte sério e profissional tendo um Circuito Brasileiro prestigiado pelos melhores atletas, com empresas como a MORMAII patrocinando etapas e competidores. Ainda nessa época, apareceram com força pelo Brasil outras modalidades de ação que derivam do surf, como o windsurf, skate e bodyboard, além do mergulho e triatlon. E a MORMAII também ofereceu o mesmo conforto das wetsuits e da moda masculina e feminina, acessórios e equipamentos, para atletas de todas as atividades de esportes alternativos ao futebol, vôlei, basquete e corridas.
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Em 2003 a empresa começou um plano de forte expansão internacional que teve início com a inauguração de um escritório em Málaga, na Espanha. Logo depois foi a vez de “atacar” a França, Itália, Inglaterra e Portugal. No ano passado, a MORMAII faturou mais de 22% em relação a 2006, com um detalhe, as expectativas de crescimento em 2007 já haviam sido superadas ao final do primeiro semestre. É o sexto ano consecutivo com altas taxas de crescimento na venda de artigos esportivos. Apesar de todo o crescimento, a MORMAII preservou seu estilo original. A sede continua instalada na cidade de Garopaba e seu fundador é o diretor-presidente e também piloto de testes dos produtos. “Eu mesmo testo durante um ano cada novo protótipo e suas inovações, antes do modelo ser fabricado para o consumidor”, explica Morongo.
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A linha do tempo
1997
Lançamento da primeira coleção de óculos da marca. A coleção de óculos da marca se tornou um dos ícones do segmento no mercado brasileiro. A linha solar tem 20 modelos (todos com nomes de praias) com muitas combinações diferentes de cores. Recentemente, foi fechado um acordo com a Brasif em Miami para que todos as lojas dutyfree (também conhecidas como freeshops) no mundo vendam óculos MORMAII.
2003
Lançamento de uma coleção de óculos para receituário.
2006
Lançamento dos óculos MORMAII Floater, com dupla função, podendo ser usados no dia-a-dia ou na prática de esportes radicais, na superfície da água.
Lançamento de uma linha de bicicletas. A empresa já lançou 27 modelos de bicicletas que são comercializados em todo o Brasil.
Lançamento de uma linha de protetores solares.
2007
Lançamento das sandálias Neocycle, confeccionada com matérias recicláveis da roupas de neoprene. O processo de produção consiste em triturar os wetsuits que não têm mais condições de uso e misturá-los a retalhos de neoprene, originando uma matéria prima reciclada, macia e flexível, incluída na composição do solado nos modelos de sandálias.
Lançamento do Acqua Player, tocador digital à prova de água com 1 GB de memória, que integrava o Kit Water proof, incluindo além do aparelho: fone de ouvido a prova d'água, fone Street, strap de braço, bolsinha de neoprene, carregador bi-volt e bateria de litium.
Lançamento do Knee Brace, uma joelheira reforçada para os praticantes de windsurf, kitesurf, tow-in, esqui-aquático, wakeboard, snowboard e outros esportes que geram muito impacto nestas articulações.
Lançamento dos alimentos Mormaii Protein Pro e Mormaii Energy Pro, barras energéticas saborosas e nutritivas com deliciosa cobertura sabor chocolate para ser consumido antes e depois da prática de atividades físicas.
Inauguração, em novembro, de um quiosque no movimentado aeroporto Internacional do Galeão (Rio de Janeiro). O Galeão é o terceiro aeroporto internacional que recebe um quiosque da marca catarinense – os outros são em Florianópolis (SC) e Belém (PA).
Inauguração, em dezembro, da primeira loja da marca dentro de um aeroporto, localizada em Congonhas (São Paulo), onde é possível encontrar todos os itens da MORMAII à venda e alta qualidade no atendimento.
2008
Lançamento de sua nova coleção de roupas de neoprene com inovações tecnológicas e no design que oferecem aos consumidores mais mobilidade, conforto, novas cores, excelente acabamento e a alta qualidade.
Lançamento do MORMAII Essence: quatro fragrâncias em embalagens diferenciadas inspiradas nas regiões brasileiras. A MORMAII também possui loção pós-barba, xampu 3 em 1 (xampu, condicionador e sabonete), creme fixador de cabelos, hidratante para pele, xampu e condicionador.
Lançamento da Vulcanus, uma roupa revolucionária no visual e ultra-anatômica. Possibilita mais remada e mais explosão nos momentos decisivos. É fabricada com Techprene Super Stretch 300%, uma exclusividade da MORMAII, que deixa a roupa muito mais leve, macia e elástica. Todos os detalhes foram estudados. O Seal Tape, disponível em toda linha Vulcanus vem aplicado dentro da roupa, acompanhando as costuras blindstitch, impedindo totalmente a entrada de água. Um colete interno ainda elimina a entrada de água pelo Zipper YKK de metal com trava automática. A roupa é também mais durável, devido aos reforços Powertex aplicados nos joelhos.
Lançamento do Beat Wireless, um head fone com MP3 acoplado; além de um Pen Drive emborrachado em forma de bracelete.

Lançamento de uma linha de capacetes para motociclistas.
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Os produtos
A MORMAII é a pioneira com quase trinta anos de inovações no setor, o maior mix de produtos e maior faturamento entre as marcas do mercado de surf e esportes aquáticos, no Brasil. Ao longo das três décadas que atravessou, a MORMAII expandindo em diversos setores, mesmo diante da série de crises sofridas pelo país. Chegou ao século XXI com boa saúde financeira e experiência, somando 5.80 itens no seu mix de produtos que abrangem confecção, calçados, óculos, equipamentos de esporte, cosméticos e muitos outros. O crescimento da marca foi além das fronteiras e seduziu clientes nos países com os mais rígidos padrões de qualidade. Praticando preços competitivos em produtos nacionais e aplicando a máxima qualidade de matéria prima, a marca vem disputando o mercado internacional com grandes corporações, mas mantém sua originalidade. Apesar do grande número de produtos, a MORMAII ficou conhecida por suas impecáveis roupas de neoprene. Os primeiros wetsuit foram diferenciados diferenciados, feitos especialmente para surfistas. A seguir, desenvolveu trajes para mergulho, jet-ski, triatlo, windsurf e muitos outros esportes, cujos praticantes adotaram o neoprene da MORMAII como equipamento oficial na água.
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As constantes melhorias tecnológicas e no design das peças de neoprene fizeram com que a marca brasileira tivesse boa aceitação no mundo todo, sendo eleita pela revista inglesa Wavelength como “a melhor wetsuit de surf no mundo”. A grande variedade de modelos de roupas de neoprene recebe a melhor matéria prima disponível no mercado. As peças são fabricadas até hoje em Garopaba e antes de chegarem ao consumidor, qualquer novidade é submetida aos mais rigorosos testes de qualidade e durabilidade, por uma equipe de esportistas consagrados. E como se não bastasse o rígido controle de qualidade, a MORMAII ainda conta com um grande diferencial sobre outras marcas de wetsuits: assistência técnica direta do fabricante. Em relação à coleção de roupas normais, atualmente a MORMAII lança mais de 500 itens de vestuário por coleção. O estilo da marca continua preservado, mas as inovações tecnológicas e matéria-prima de alto nível são sempre melhoradas, para produzir uma moda da mais alta qualidade. Por ter nascido no Sul, onde o clima é mais ameno, a MORMAII é uma das poucas marcas de surfwear que tem duas coleções inverno e verão, todos os anos. Em virtude da excelente aceitação, o processo se inverteu e hoje o setor de confecção representa um dos maiores faturamentos da empresa.
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O showroom
Em 2008 a MORMAII inaugurou um enorme um showroom na capital paulista. O local escolhido para prestar o melhor atendimento aos clientes da marca fica na Vila Olímpia, numa casa com área de 250 metros quadrados, tem capacidade de expor todo mostruário das coleções masculina, feminina e infanto-juvenil, tanto de confecção como das consagradas wetsuits. Além disso, o cliente ainda comprova a qualidade de pranchas, bikes, acessórios, cosméticos, óculos, relógios, calçados e todos os outros produtos da marca de surfwear com maior faturamento no mercado nacional. O atendimento é realizado por uma equipe experiente de representantes da MORMAII, que garante maior satisfação e facilidade aos clientes da região. Há também no local uma sala de treinamento para as equipes dos lojistas e materiais de ponto de venda expostos.
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A comunicação
A comunicação da MORMAII veiculada constantemente na mídia impressa e eletrônica divulga lançamentos, além de apresentar ao público os atletas patrocinados. São quase trinta os membros contratados na equipe e vários outros competidores apoiados pela MORMAII como Kauli Seadi, bicampeão mundial de Extreme Windsurf; Alessander Lenzi, tricampeão mundial de jet-ski; Fabio Gouveia, um dos maiores ícones do Surf; entre outros peixes grandes que fazem o nome do Brasil lá fora.
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A evolução visual
Ao longo de sua história o logotipo da MORMAII passou por grandes modificações, desde o primeiro com sua cor amarela. A última modificação ocorreu em 2005 quando o logotipo ganhou um visual moderno e mais agressivo.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação:
1979
● Fundador:
Marco Aurélio Raymundo
● Sede mundial:
Garopaba, Santa Catarina
● Proprietário da marca:
Marco Aurélio Raymundo
● Capital aberto:
Não
● Diretor presidente: Marco Aurélio Raymundo
● Faturamento: R$ 250 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas: + 30
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
500
● Segmento:
Vestuário
● Principais produtos:
Roupas de neoprene, óculos, relógios, roupas e acessórios
● Ícones: As roupas de Neoprene
● Slogan: A sua marca na água.
● Website:
www.mormaii.com.br
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A marca no mundo
Atualmente a MORMAII vende seus inúmeros produtos em mais de 30 lojas próprias e cinco quiosques exclusivos, instalados em diferentes locais do Brasil, além de outros 20 mil pontos de venda que cobrem todo o território nacional. No exterior, o trabalho da marca também está em franca atividade. Exporta para aproximadamente 70 países, como Israel, França, Itália, Espanha, EUA, México, Argentina, Chile, entre outros. Tem empresas licenciadas nos cinco continentes. A empresa produz tudo ligado aos esportes de ação outdoor, desde os já consagrados óculos (cuja capacidade de produção diária ultrapassa as 2.500 unidades) e roupas de neoprene, relógios, bicicletas, até novidades como equipamento de kitesurf. São 32 empresas licenciadas fabricando itens exclusivos, com a logomarca MORMAII.
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Você sabia?
Os óculos MORMAII são exportados contendo a bandeira do Brasil para demonstrar que são integralmente nacional.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é, Veja, Época e Isto é Dinheiro) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 3/5/2009

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite!primeiramente quero dizer que adorei a história sobre esta marca.E mais ainda,esta marca é brasileira,é nossa!!!!
Em segundo lugar,como faço para fazer uma manutenção no meu óculos.Comprei em 2010 em passagem,a trabalho,em Rio Grande.Moro no Rio de Janeiro.Meu email:toinhoel@yahoo.com.br
Modelo do óculos:El Capitan