17.12.08

HALLMARK


A HALLMARK sempre foi mais reconhecida pela enorme e criativa linha de cartões festivos. Dificilmente quem já mandou um cartão comemorativo, de agradecimento ou de boas vindas para alguém em qualquer parte do mundo, não teve em mãos a marca da Coroa, como a HALLMARK é reconhecida. Os produtos HALLMARK atendem às pessoas que gostam de presentear, de expressar suas emoções, de relembrarem épocas e sentimentos através de flores, enfeites, pacotes de presente e cartões comemorativos. A marca torna o mundo um lugar mais solidário, ajudando as pessoas a rir, amar, curar, dizer obrigado e fazer conexões significativas e emocionais.



A história 
A empresa foi fundada em Kansas City no dia 10 de janeiro de 1910 por um jovem de apenas 18 anos de idade chamado Joyce Clyde Hall, com a ajuda de seu irmão Rollie, que trabalhando em um quarto alugado na YMCA (Associação de Jovens Cristãos) com duas caixas de sapatos cheias de cartões postais de várias partes do mundo, iria criar, em pouco tempo, a indústria de cartões comemorativos. Já em 1915, a empresa chamada Halls Brothers, começou a vender os primeiros cartões comemorativos para o dia dos namorados (em inglês, Valentine’s Day) e para o Natal criados por eles. A partir deste momento a empresa criaria cartões comemorativos para datas e eventos especiais desde aniversários, formaturas colegiais, feriados religiosos até os que desejavam votos de recuperação para pessoas enfermas. A primeira diversificação na linha de produtos ocorreu em 1917 com o lançamento dos papéis de presentes decorados, em colorações diferentes e inusitadas das utilizadas na época. Somente em 1928 a empresa começou a utilizar o nome HALLMARK, criado no século 14 na Inglaterra para designar a habilidade dos mestres artesãos das guildas inglesas, impresso no verso de todos os seus cartões e em suas campanhas publicitárias. Foi também nesta década que os irmãos mudaram a forma como os cartões eram vendidos nas lojas (ficavam dentro de gavetas) ao lançarem o “Eye Vision”, uma peça projetada para expor os cartões em suportes vazados verticais. Com o passar dos tempos esses displays se tornaram padrão para a venda de cartões em lojas.


No início da década de 1930, o produtor de cartões canadense William E. Coutts firmou um contrato de parceria com a HALLMARK para distribuir seus cartões no Canadá. Era a primeira experiência internacional da marca. Foi nessa mesma época, em 1932, que a HALLMARK conseguiu sua primeira licença para utilizar personagens Disney em seus cartões comemorativos. Hoje em dia a marca utiliza sob licença mais de 75 personagens de filmes e desenhos em seus cartões, que são escritos em mais de 30 idiomas. Foi em plena Segunda Guerra Mundial que a HALLMARK adotou o tradicional e famoso slogan “When you care enough to send the very best” (em português algo como “Quando Você se Preocupa o Bastante em Mandar o Melhor”), criado por C.E. Goodman, vice-presidente de vendas da empresa durante um encontro pessoal. O guardanapo onde foi escrito o slogan durante o encontro do vendedor está exposto na sede mundial da empresa. Em 1949 um desenhista da empresa criou a memorável coroa como assinatura da HALLMARK, que no ano seguinte passou a ser sua marca registrada. Foi somente em 1954 que a empresa passou a chamar oficialmente HALLMARK CARDS.




A década de 1960 foi marcada pelo ingresso da empresa no segmento de apetrechos para festas, além de conseguir os direitos exclusivos de comercializar e reproduzir em cartões os personagens de Snoopy. Em 1973 a empresa lançou no mercado a linha Hallmark Keepsake composta por pequenos ornamentos (enfeites) feitos à mão, transformado lembranças em verdadeiros scrapbooks de memórias, preservando momentos, eventos e ocasiões especiais. A primeira linha era composta por seis bolas de cristal e 12 figuras feitas de lã para ornamentar árvores de Natal. Desde então, todos os anos, a HALLMARK, responsável por 97% do mercado americano de enfeites, lança uma nova linha, com aproximadamente 240 modelos novos, tornando esses objetos colecionáveis e únicos. Esses pequenos enfeites introduziram um novo conceito de design, sempre por meio de edições limitadas. Até hoje, por volta de 8.000 ornamentos diferentes foram lançados, dentro de mais de 100 séries e/ou temas específicos (carros clássicos, Natal, personagens Disney, A Turma do Snoopy, Star Wars), criando-se, inclusive, um clube para os mais aficionados. Na década de 1980 a empresa ingressou no segmento musical lançando discos e CDs com compilação de músicas de vários artistas populares da época. Em 1984 a empresa comprou a tradicional marca de lápis de cera Crayola.




Durante décadas a HALLMARK foi líder absoluta no segmento de cartões comemorativos, porém, durante os anos de 1990, a empresa sentiu que era necessário identificar e criar novos produtos para continuar crescendo em um mercado cada vez mais competitivo. Essa necessidade começou a ser identificada em meados desta década, quando Irvine Ockaday Jr., que ocupava o cargo de CEO da empresa, constatou que a internet e a onda de globalização tornariam o segmento de atuação da HALLMARK muito mais complexo e fragmentado. Foi então, que ele decidiu que precisaria conduzir a empresa tão tradicional para o próximo século com o lançamento de novos produtos, gerando assim novas oportunidades. Foi desta forma que surgiram produtos e serviços como a Crown Media, Inc. divisão responsável em expandir seus negócios, lançando, em 1995, o primeiro canal por assinatura da empresa chamado Hallmark Entertainment Network, distribuído inicialmente na Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Já no ano seguinte criou a Hallmark Business Expressions, divisão responsável por cartões comemorativos personalizados. 




Outro produto resultado dessa diversificação foi o cartão de histórias (cartões comemorativos para crianças que se pareciam com livros). Depois foi a vez dos cartões musicais estrearam no mercado. Além disso, lançou seu site na internet, que pouco depois se tornaria um eficiente comércio eletrônico, incluindo a venda de e-cards. Quase na virada do milênio, a empresa fez uma auto-análise e constatou: seu verdadeiro DNA estava ligado a valores tradicionais, família, moralidade e decência. E chegou a uma conclusão: muito mais que vender cartões comemorativos e papéis para presentes, a HALLMARK estava no ramo de proporcionar às pessoas uma maneira muito pessoal de se expressarem. Foi destas constatações que surgiu o HALLMARK FLOWERS, serviço de flores online, com entrega rápida e garantia de frescor e capricho nos pacotes e buquês. O serviço se tornou um grande sucesso quando foi lançado nacionalmente nos Estados Unidos em 2001. 




Outras novidades introduzidas pela empresa nos anos seguintes foram o Hallmark Card Studio, um super pacote para a criação de cartões no computador, considerado um dos melhores entre os programas deste tipo; o Hallmark Smilebox, um software que permite criar e mandar ecards (cartões eletrônicos) com fotos; e a Hallmark Magazine, uma revista sobre estilo de vida, introduzida no mercado em 2006.



As lojas

A HALLMARK possui uma rede de lojas de varejo chamada Hallmark Gold Crown (cuja primeira unidade foi inaugurada em 1986), que operando no sistema de licença, oferece uma enorme variedade de produtos da marca como cartões comemorativos, papel de presente, produtos de papelaria (incluindo a marca Crayola) e presentes criativos e especiais, além de uma vasta opção de itens de festa. Muitas das novidades que a empresa lança anualmente estreiam em primeira mão nessas lojas. As 2.300 lojas localizadas nos Estados Unidos e Canadá oferecem ainda o Crown Rewards Store Loyalty Program, um programa de fidelidade introduzido em 1994 e que atualmente conta com mais de 11 milhões de membros ativos. Esse programa permite ao usuário ir somando pontos com a compra de produtos HALLMARK e depois usufruir dos benefícios (descontos e promoções) em qualquer uma de suas lojas.


O canal de televisão 
Lançado oficialmente no dia 5 de agosto de 2001, o HALLMARK CHANNEL tem uma programação voltada para a família. Exibe, durante 24 horas, filmes produzidos pelos estúdios da Hallmark Entertainment Inc. e outros estúdios independentes, feitos especialmente para a TV, além de séries próprias e outras famosas. Todos os meses o canal apresenta super produções com temas históricos, biográficos e épicos. São filmes que podem ser assistidos por toda a família, sem cenas apelativas de sexo e violência. O canal tem 86 milhões de assinantes no Canadá e nos Estados Unidos. Na América Latina e no Brasil seu nome foi alterado para Studio Universal em fevereiro de 2010. A empresa tem ainda um segundo canal, Hallmark Movies & Mysteries, com programação 24 horas de filmes e séries de suspense e mistério.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por grandes remodelações ao longo dos anos. Somente em 1925 o nome HALLMARK apareceu em seu produtos como marca e, em 1928, passou a ser utilizado na parte de trás de seus cartões. Mas foi em 1949 que a tradicional coroa, desenhada pelo artista Andrew Szoeke, começou a ser utilizada como símbolo de identificação no logotipo da marca, que atualmente é reconhecido pela cor roxa.


A identidade visual da rede de lojas HALLMARK GOLD CROWN também passou por atualizações no decorrer dos anos.


Os slogans 
Life is a special occasion. (2011) 
When you care enough to send the very best. (1944) 



Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos

● Fundação: 10 de janeiro de 1910

● Fundador: Joyce Clyde Hall

● Sede mundial: Kansas City, Missouri, Estados Unidos

● Proprietário da marca: Hallmark Cards Inc.

● Capital aberto: Não

● CEO: Donald J. Hall Jr. 
● Presidente: David Hall

● Faturamento: US$ 3.7 bilhões (2015)

● Lucro: Não divulgado

● Lojas: 2.300

● Presença global: 100 países

● Presença no Brasil: Sim

● Funcionários: 27.000

● Segmento: Papelaria

● Principais produtos: Cartões comemorativos, produtos de papelaria e presentes

● Concorrentes diretos: American Greetings, CR Gibson, CardsDirect, Blue Mountain, Amscan e Faber-Castell
● Slogan: Life is a special occasion.

● Website: www.hallmarkstore.com.br 

A marca no mundo

A HALLMARK, maior produtora de cartões comemorativos dos Estados Unidos, onde detém mais de 50% do mercado, comercializa seus produtos em mais de 100 países. Somente nos Estados Unidos os produtos HALLMARK podem ser encontrados em mais de 40.000 pontos de venda. No Canadá e outros países são outros 10.000 pontos de venda que comercializam seus produtos. Além disso, a empresa possui uma rede de lojas de varejo (chamada Hallmark Gold Crown) com mais de 2.300 unidades que vendem todos os produtos da marca, desde cartões postais e comemorativos, presentes, até produtos de papelaria e para festa. É a maior rede de lojas de papelaria fina e presentes do mercado americano. Atualmente a empresa possui fábricas nos estados de Missouri, Kansas, Texas e Illinois.



Você sabia?

O departamento de criação da HALLMARK é formado por 500 pessoas entre artistas, designers, estilistas, escritores, editores e fotógrafos, que juntos produzem mais de 19.000 diferentes tipos de produtos (dois quais 10 mil são de cartões comemorativos). A empresa oferece mais de 49.000 tipos diferentes de produtos em sua linha de modelos. 
A HALLMARK já trabalhou com grandes artistas e escritores como Grandma Moses, Saul Steinberg, Maya Angelou, Andrew Wyeth, Salvador Dali e Norman Rockwell, cujas obras e citações já apareceram em seus cartões. 
A marca reforçou sua imagem de qualidade ao patrocinar um programa de televisão da NBC, vencedor do prêmio Emmy em 80 ocasiões: Hallmark Hall of Fame, que estreou na véspera do Natal de 1951. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 1/7/2016

4 comentários:

Anônimo disse...

Por gentileza, saberia informar se a Hallmark tem alguma loja no Brasil? Interesso-me pelos produtos da artista aquarelista Marjolein Bastin.

Grato por toda atenção,

Wanderley

denise pires disse...

Fa~co a mesma pergunta do Wanderley pois acabei de voltar de Orlando e comprei algumas coisinhas na loja mas queria tanto um albúm de lá! Obrigado

Anônimo disse...

Também gostaria de saber se posso comprar os cartões deles aqui no Brasil!

Anônimo disse...

podem até ficar surpresos...mas tem uma hallmark aqui em Teresina-PI, no teresina shopping. Acho que não tem site proprio, mas podem procurar no google! :)