16.2.09

SAMUEL ADAMS®


Nas mãos de habilidosos mestres cervejeiros, água, malte, lúpulo e grãos se transformam em um universo maravilhoso de cores, texturas e sabores. Esta afirmação é extremamente verdadeira quando a marca em questão é a Samuel Adams®, considerada um das melhores cervejas dos Estados Unidos e com grande reconhecimento internacional. 

A história 
Tudo começou quando Jim Koch (imagem abaixo), sexta geração de uma família de cervejeiros oriunda da Alemanha, como resposta as grandes cervejarias americanas, que estavam deixando a desejar no quesito qualidade, em detrimento ao volume de produção, resolveu fundar, juntamente com Rhonda Kallman, a Boston Beer Company, uma pequena empresa de cerveja artesanal na cidade de Boston, estado americano do Massachusetts. Jim decidiu, com a ajuda de Joseph Owades, considerado nos Estados Unidos o “pai das cervejas light”, desenvolver uma cerveja utilizando uma fórmula de seu tataravô Louis Koch, que ele encontrou no sótão do pai no início dos anos 1980. A intenção era colocar no mercado algo diferente do exército de insípidas loirinhas que dominava (e ainda domina) o mercado do norte do país. Produziu o primeiro barril da nova cerveja utilizando apenas os melhores ingredientes na cozinha de sua casa no ano de 1984.
  

Finalmente no dia 15 de abril de 1985, em pleno feriado do Dia do Patriota, a pequena empresa lançou no mercado a cerveja Samuel Adams® Boston Lager, uma lager (cerveja de baixa fermentação) de cor âmbar clara, com belo perfume (bem marcado pelo lúpulo), pinceladas florais e paladar equilibrado, encorpado e com um final amargo delicado. Koch batizou a cerveja com o nome de um dos pais da Revolução Americana e do movimento Boston Tea Party (revolta contra o monopólio do chá detido pela Inglaterra), que foi governador de Massachusetts e primo de John Adams, segundo presidente dos Estados Unidos. A nova cerveja era inicialmente produzida sob contrato pela Pittsburgh Brewing Company e vendida em apenas 35 bares e restaurantes da cidade de Boston pelo próprio Jim e sua sócia, Rhonda Kallman.
   

Três meses depois de seu lançamento, a nova cerveja foi eleita a melhor dos Estados Unidos no Great American Beer Festival, um festival onde participaram 93 marcas de cervejas americanas. Samuel Adams® seria eleita a “Melhor Cerveja da América” ​​por quatro anos consecutivos nesse festival e ajudaria a desencadear a revolução da cerveja artesanal nos Estados Unidos. Rapidamente a Samuel Adams® se transformou na campeã de vendas na cidade de Boston e, ao final do primeiro ano, já tinha tinha vendido 500 barris. O sucesso local fez com que a cervejaria, no ano seguinte, ampliasse sua distribuição para todo o estado de Massachusetts e também Connecticut. Vale ressaltar que a marca também construiu uma forte identificação com a comunidade, a ponto de se tornar um símbolo da cidade de Boston.
   

Em novembro de 1985, a Samuel Adams® foi aprovada pela Reinheitsgebot, também conhecida como Lei de Pureza da Cerveja Alemã, e se tornou a primeira cerveja americana vendida na Alemanha. Outro fato marcante na história da marca ocorreu no dia 22 de março de 1986, quando a Casa Branca recebeu sua primeira entrega de Samuel Adams® Boston Lager. A cerveja também foi estocada a bordo do avião presidencial - conhecido como Air Force One -, em Camp David (retiro rural oficial do presidente dos Estados Unidos, localizado nas montanhas de Maryland) e até no camarote presidencial no The Kennedy Center.
  

Visando atender a crescente demanda, em 1988 a empresa construiu uma pequena cervejaria na cidade de Boston, com capacidade para produzir apenas 36 mil barris. E para comemorar tal feito lançou a Samuel Adams® Boston Ale, cerveja de alta fermentação, não pasteurizada, típica da Grã-Bretanha, e que resgatava outra receita do bisavô de Jim Koch. Neste mesmo ano a modesta cervejaria também introduziu a Samuel Adams® Double Bock, primeira cerveja sazonal da marca, extremamente escura e forte (9.5% de teor alcoólico), fabricada com mais de meio quilo de malte em cada garrafa, quase o suficiente para um pão. Nesta época a Samuel Adams® já podia ser encontrada de costa à costa nos Estados Unidos.
   

Ainda em 1988 a Samuel Adams® inovou no mercado ao introduzir nos rótulos de suas cervejas a data legível do frescor (em inglês “Legible Freshness Dating”), garantindo assim que os consumidores saibam que sua cerveja é fresca. A crescente popularidade da cerveja Samuel Adams® levou, em 1989, a produção atingir 7.3 milhões de litros (equivalente a 63.000 barris). Nesse mesmo ano foi aberto o centro de visitante com a possibilidade de visita guiada na então recém-inaugurada cervejaria de Boston.
  

Na década de 1990 a Samuel Adams® começou a introduzir no mercado outros tipos de cerveja, como por exemplo, a Scotch Ale, a Cream Stout, a Porter, além de cervejas várias sazonais, dando início a uma ampla linha de produtos. Entre os lançamentos, estava a Samuel Adams® Triple Bock, introduzida em 1993 como uma cerveja preta rubi rica e não carbonatada, vendida em garrafas azul-cobalto de oito onças com rolha. Sua cor, sabor e ausência de carbonatação a tornavam única entre as cervejas. Com 17% de teor alcoólico, era uma das cervejas mais forte do mundo na época. Mesmo com o aparecimento de mais de 600 cervejarias artesanais, a Samuel Adams® continuou sendo a líder de mercado, produzindo mais de 140 milhões de litros em 1996.
  

Em 1997 Jim Koch retornou à sua cidade natal, Cincinnati, para comprar a Cervejaria Hudepohl-Schoenling, onde seu pai - Charles - havia sido aprendiz na década de 1940. Essa aquisição aumentou consideravelmente a capacidade produtiva da Samuel Adams®. Pouco depois, em 1999, para celebrar o início de um novo milênio, a marca lançou a Samuel Adams® Millennium Ale, cerveja que continha graduação alcoólica de 21%, na época a mais forte do mundo, e da qual foram produzidas apenas 3.000 garrafas, assinadas por Jim Koch. A garrafa nº 1 foi leiloada em um evento beneficente e foi vendida por quase US$ 5.000.
   

Em 2001 a marca lançou um de seus maiores sucessos: Samuel Adams® Light, versão um pouco mais fraca (4% de teor alcoólico) e refrescante da cerveja original, mas sem perder o sabor tradicional de uma autêntica cerveja tipo lager. Depois de experimentar 22 receitas diferentes, Jim aprovou uma digna do nome Sam Adams® Light. Foram necessários mais de dois anos de testes para encontrar uma maneira de alcançar o sabor certo, uma mistura de lúpulos nobres equilibrada com o sabor de caramelo do malte. Em 2005 a empresa investiu milhões de dólares para renovar a cervejaria de Cincinnati, visando atender a crescente demanda por suas cervejas.
  

Em 2009 a marca inovou e surpreendeu o mercado ao lançar a Samuel Adams® Barrel Room Collection, uma coleção composta por três tipos de cervejas maturadas em barris de inspiração belga. A coleção era composta por Stony Brook Red (uma sour/wild ale, inspirada nas belgas flemish oud bruins, com destaque para a maravilhosa acidez e frutas secas, bem como malte torrado e madeira), New World Tripel (de cor dourada, é saborosa e complexa, apresenta aromas de frutas tropicais e especiarias, levemente condimentada) e American Kriek (feita com cerejas que foram descobertas na Hungria e que hoje são produzidas em Michigan, é uma cerveja peculiar, apresentando uma acidez agradável da cereja, juntamente com notas de malte torrado, dulçor e carvalho).
  

Em 2013 a Samuel Adams® lançou a “Sam Can”, uma lata que consumiu investimentos de US$ 1 milhão - sem mencionar dois anos de pesquisa e testes desenvolveu. A lata foi desenvolvida para realçar o sabor da cerveja Boston Lager da marca. Pouco depois, a Samuel Adams® lançaria suas cervejas sazonais também em latas. Em 2016 a cervejaria inovou ao lançar alguns rótulos engarrafados com nitrogênio (Nitro White Ale, Nitro IPA e Nitro Coffee Stout). Essas cervejas possuíam um widget minúsculo chamado de “nitrogenator”, que ao ser ativado com a abertura da lata, empurrava o gás através da cerveja por uma rachadura, fazendo com que a densa espuma criasse um efeito cascata.
  

Como parte de sua busca incansável por uma cerveja melhor, em 2023 a Samuel Adams® Boston Lager - considerada a melhor cerveja artesanal da América - foi remasterizada para se tornar mais suave e brilhante. A receita não mudou. Ocorreu uma evolução no processo de fabricação para reduzir a filtragem adicionando uma prática alemã tradicional de acidificação biológica, resultando em uma cerveja mais brilhante e fácil de beber.
  

Desde o lançamento da cerveja Samuel Adams® no mercado, o segredo de Jim Koch sempre foi vender um pouco de nostalgia. Ele sabia que o mais importante ingrediente da Samuel Adams® era o romance: não era somente o seu sabor que contava, mas também a forma como era vendida, os locais onde se bebia e as embalagens. A sua venda era como um ato de sedução, ainda mais justificado pela ligeira diferença de preço que o consumidor paga por ela: se é mais cara é com certeza melhor. Afinal, a Samuel Adams® ajudou a começar uma revolução da cerveja artesanal que redefiniu a maneira como as pessoas pensam sobre cerveja.
  

A linha do tempo 
1989 
Lançamento da Samuel Adams® Octoberfest, cerveja rica com profunda tonalidade cobre, resultado da mistura de cinco tipos de malte para criar um harmonioso equilíbrio entre o doce e o elegante amargor, resultado do lúpulo alemão Hallertau. É produzida somente durante os meses de agosto e outubro. 
Lançamento da Samuel Adams® Winter Lager, uma cerveja bock de trigo escuro levemente temperada com canela moída na hora, gengibre e casca de laranja para um sabor profundo e suave, com um final maltado. 
1990 
Lançamento da Samuel Adams® Cranberry Lambic, cerveja com forte e acentuado sabor de frutas, resultado de um processo especial de fermentação. 
1991 
Lançamento da Samuel Adams® Cream Stout, cerveja de coloração marrom escuro e sabor de chocolate e café, que possuía um paladar equilibrado de amargor com malte. 
1995 
Lançamento da Samuel Adams® Scotch Ale, cerveja de coloração avermelhada feita utilizando lúpulos ingleses. 
Lançamento da Samuel Adams® Old Fezziwig Ale, cerveja com teor alcoólico de 5.9% e que possuía em sua composição uma combinação única de temperos. É produzida somente entre os meses de novembro e janeiro, sendo especialmente vendida para as noites frias de inverno no final de ano americano. 
Lançamento da Samuel Adams® Summer Ale, cerveja saborosa e totalmente refrescante, de caráter cítrico crocante do lúpulo Noble. 
1996 
Lançamento da Samuel Adams® Golden Pilsner, clássica Pilsner de estilo alemão produzida com malte dourado para uma doçura sutil e lúpulos Hallertau e Tettnang para um caráter floral. 
1999 
Lançamento da Samuel Adams® Pale Ale, cerveja de alta fermentação e coloração âmbar, ideal para acompanhar carnes suínas e de carneiro. 
2002 
Lançamento da Samuel Adams® Honey Porter, cerveja tipo porter, com aromas e sabores pronunciados de chocolate e café. 
2003 
Lançamento da Samuel Adams® Hefeweizen, cerveja de trigo de coloração extremamente dourada. 
Lançamento da Samuel Adams® Chocolate Bock, cerveja de edição limitada que utiliza uma mistura de chocolates Scharffen Berger em sua composição, feita em parceria com o famoso chocolatier suíço Felchlin. 
2004 
Lançamento da Samuel Adams® Black Lager, cerveja que possui um leve creme consistente, mas pouco persistente. No aroma e no paladar, o que marca é o caramelo e o malte tostado. 
2005 
Lançamento da Samuel Adams® Brown Ale, cerveja de coloração avermelhada, com espuma bege e notas de café e malte torrado. 
2008 
Lançamento da Samuel Adams® Irish Red, cerveja de estilo irlandês, conhecido pelo seu notável equilíbrio, de inconfundível cor vermelha e sabor distintivo de caramelo. 
Lançamento da Samuel Adams® Blackberry Witbier, cerveja que utiliza em sua fermentação blackberries (espécie de amoras pretas). 
2010 
Lançamento da Samuel Adams® Infinium, cerveja desenvolvida em colaboração com a Weihenstephan, a cervejaria mais antiga do mundo. Parecida com champanhe - com bolhas finas e um aroma frutado e picante - essa cerveja levou dois anos para ser desenvolvida. 
Lançamento da Samuel Adams® Revolutionary Rye® Ale, cerveja ale de tom avermelhado profundo com bom equilíbrio de sabores doces e picantes. 
2012 
Lançamento da Samuel Adams® Porch Rocker®, cerveja Helles dourada, com uma mistura única de limões, sendo ideal para dias mais quentes. 
2016 
Lançamento da Samuel Adams® Cold Snap®, uma cerveja estilo whiteale turva com um toque cítrico e uma mistura de dez frutas e especiarias. 
2020 
Lançamento da Samuel Adams® Jack-O Pumpkin Ale, cerveja de trigo iluminada pelos sabores do outono como canela, noz-moscada e especiarias dessa estação. 
2021 
Lançamento da Samuel Adams® Wicked Hazy, cerveja estilo IPA com aroma de frutas frescas como laranja, manga e abacaxi. 
Lançamento da Samuel Adams® Just the Haze, cerveja estilo IPA sem álcool. 
2024 
Lançamento da Samuel Adams® American Light, cerveja leve, refrescante, saborosa e fácil de beber, perfeita para ocasiões diárias de consumo.
   

A grande estrela 
Em fevereiro de 2002 a cervejaria lançou no mercado a Samuel Adams® Utopias®, que iria se transformar na grande vedete da marca. Foi introduzida no mercado em embalagens de cerâmica - cujo acabamento levava 3% de ouro puro, e que lembravam os fermentadores que são utilizados há centenas de anos por cervejeiros. Com teor alcoólico de 24%, já foi apontada como a cerveja mais forte do mundo (listada no Livro Guinness de Recordes). O processo de produção desta cerveja pode levar até 12 anos, dando a ela ricos sabores provenientes do amadurecimento em barris de uísque, conhaque e vinho do Porto. No copo, o felizardo vai encontrar uma cerveja totalmente atípica. Uma bebida extremamente complexa - sem nenhuma carbonação - cujo liquido é denso e de coloração acobreada. No aroma e paladar, muito malte, vinho do Porto, conhaque, frutas (uvas, cereja), floral, doce, caramelo.
  

O sucesso inicial da cerveja fez com que a Samuel Adams® lançasse outras edições em 2005, 2007 (quando seu teor alcoólico foi aumentado para 27%), 2012, 2013, 2015, 2017, 2019 (com teor alcoólico de 28%), 2021 e 2023. Atualmente é considerada uma das cervejas mais cara do mundo, com preço sugerido de US$ 210 a garrafa de 750 ml. E a produção é limitada à no máximo 13 mil garrafas a cada dois anos. Definitivamente não é uma cerveja comum. Extremamente forte, a cerveja deve ser consumida em temperatura ambiente, em copo de conhaque, em doses de 60 ml. Devido a restrições legais, a Samuel Adams® Utopias® não é vendida nos estados do Alabama, Arkansas, Geórgia, Idaho, Missouri, Mississippi, Montana, New Hampshire, Carolina do Norte, Oklahoma, Oregon, Carolina do Sul, Utah, Vermont e Virgínia Ocidental.
  

O ícone 
Em março de 2005 a Samuel Adams® resolveu desenvolver um copo sob medida para a melhor experiência na degustação de suas aclamadas cervejas. O copo foi desenvolvido em colaboração com engenheiros do MIT e especialistas sensoriais de renome mundial, que trabalharam em conjunto com Jim para identificar recursos de design funcional para realçar os principais atributos da Samuel Adams® Boston Lager: fornecer doçura do malte; maximizar o aroma e o sabor do lúpulo; manter a temperatura ideal; dar suporte a uma espuma rica e cremosa; e sustentar a quantidade certa de carbonatação. O resultado foi o “pint perfeito” (em inglês “Perfect Pint”), um copo com curvatura para manter a liberação constante de bolhas, paredes mais finas para manter a temperatura da cerveja, mais curvas para conservar o aroma do lúpulo e maximizar a doçura do malte.
   

O bar dos patriotas 
Em 2017 a empresa inaugurou na cidade de Boston, próximo a sua cervejaria, o primeiro Samuel Adams® Taproom, uma espécie de bar/restaurante com decoração rústica urbana, com direito à longas mesas de madeiras e paredes de tijolo. O local oferece aproximadamente 20 torneiras de chopes e diversos tipos e estilos de cervejas da Samuel Adams®, acompanhadas por um cardápio repletos de petiscos como pizzas, hambúrgueres, sanduíches, batatas-frita, hot-dogs, asinhas de frango, pretzels, saladas e sobremesas deliciosas. O Samuel Adams® Taproom fez tanto sucesso que outra unidade foi inaugurada em 2018 na cidade Cincinnati e, mais recentemente em 2020, uma nova unidade no centro da cidade de Boston.
  


A evolução visual 
A Identidade visual da marca Samuel Adams® passou por apenas duas remodelações ao longo dos anos. Após passar por uma remodelação radical em 2016, onde o logotipo ganhou nova forma é o ícone do tradicional copo da marca, a atual identidade visual foi adotada em 2019, totalmente modernizada (com novas cores) e mais limpa.
  

Dependendo da situação, o atual logotipo da marca Samuel Adams® pode ser aplicado de diferentes maneiras, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
It’s Sam Season. (2024) 
Now It’s a Party. (2022) 
From Boston With Love. (2020) 
Toast Someone. (2020) 
Brewed Inefficiently Since 1984. (2019) 
Brewed Inefficiently. (2018) 
Refreshing. Flavorful. Craft. (2018) 
Fill Your Glass. (2017) 
Know More, Love More. (2015) 
Be Original. Stay Independent. (2014) 
Declare Your Independence. (2013) 
Declare Your Independence From Common Beer. (2013) 
For the love of beer®. (2012) 
Take pride in your beer. (2006) 
Always a good decision. (2003) 
A better glass of beer. (1996)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 15 de abril de 1985 
● Criador: Jim Koch 
● Sede mundial: Boston, Massachusetts, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Boston Beer Company Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Jim Koch 
● CEO: Michael Spillane 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 35 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas artesanais 
● Concorrentes diretos: Goose Island, Lagunitas, Blue Moon, Leinenkugel, New Belgium, Dogfish Head, Bell’s, Harpoon, Founders, Sierra Nevada e Michelob 
● Ícones: Samuel Adams® Utopias® 
● Slogan: It’s Sam Season. 
● Website: www.samueladams.com 

A marca no mundo 
Atualmente a Samuel Adams® oferece mais de 20 variedades de cervejas, estando presente em 50 estados americanos e exportando para mais 35 países ao redor do mundo. Samuel Adams® possui três cervejarias próprias, localizadas nas cidades de Boston, Cincinnati e Lehigh Valley, na Pensilvânia. Anualmente a Samuel Adams® - que já conquistou mais de 3.800 prêmios nacionais e internacionais - produz mais de 2.7 milhões de barris por ano e fatura estimados US$ 1 bilhão. 


Você sabia? 
Em algumas situações a marca abrevia seu nome, utilizando apenas Sam Adams®, como ficou carinhosamente conhecida por seus fiéis apreciadores. 
Desde 2018 a Samuel Adams® é a cerveja oficial da tradicional equipe de beisebol do Boston Red Sox. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 21/8/2024 

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5 comentários:

CS Empreendimentos Digitais disse...

esse blog é sensacional.
estou esperando pelo portal que será ainda melhor.
parabéns a todos!

Anônimo disse...

OK Kadu, estamos aguardando anciosamente este lançamento!

danusa disse...

Kadu, parabéns pelo trabalho feito no blog. Sempre uso como exemplo com meus alunos e mostro para amigos e colegas como referência para completar pesquisas.

Sucesso. E que venha o Portal!

Sheyla yonara disse...

Ter a disposição dos estudiosos de marketing um blog como esse é maravilhoso!!!
Vou indicar para os meus alunos

Fabioduf disse...

Que aula de história, sensacional.
Inclusive a cerveja.