A imagem dos produtos da grife francesa GUERLAIN chega a ser apetitosa. Pegar num deles e experimentá-los causa prazeres sensoriais: o cheiro, a textura, o contato com a embalagem, tudo é sofisticado, impecável. Os perfumes e maquiagens de luxo, as mais caras do mundo, são milimetricamente desenvolvidos para virar um alvo de tentação irresistível para as mulheres que entram em lojas sofisticadas de cosméticos pelo mundo afora.
A história
A história da grife GUERLAIN começou em 1828 quando Pierre François Pascal Guerlain, médico e químico, abriu sua primeira loja no número 42 da Rua Rivoli, em Paris. Inicialmente o pequeno estabelecimento vendia perfumes e maquiagens provenientes da Inglaterra, como por exemplo, o “Liquid Bloom of Rose”, cujo sucesso foi imenso e marcou o início da maquiagem GUERLAIN. Diversos produtos foram então criados na década de 1830: Le Blanc de perles, que embranquecia a pele; o Cold cream of Rose que protegia a pele; e o Le Baume de La Ferté que coloria os lábios. Com o sucesso de seus produtos entre as damas da alta sociedade francesa, a empresa inaugurou sua primeira loja âncora (Flagship Store) em 1840, colocando a marca GUERLAIN no cenário fashion da moda parisiense. Foi a partir desse momento que ele começou a criar perfumes, contando com a ajuda de seus dois filhos. O sucesso foi tamanho que o perfumista tornou-se oficial da Rainha da Bélgica. No mesmo ano, ele criou os primeiros blushes sólidos, apresentados de forma compacta.
Em 1853, a marca criou um perfume que mudaria os rumos da empresa: “Eau de Cologne Imperial”, ou “Colônia Imperial”, em homenagem a Imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, e vendido até hoje, cuja embalagem permanece a mesma desde seu lançamento no mercado. O produto logo se tornou a primeira fragrância de sucesso no mercado francês. Foi nessa ocasião que as famosas abelhas douradas, símbolos da marca, surgiram nas embalagens do perfume. Foi com este perfume que a GUERLAIN herdou o prestigioso título “His Majesty’s Official Perfumer” (Perfume Oficial de sua Majestade), que levou Pierre-François a criar fragrâncias exclusivas e personalizadas para a Rainha Vitória e a Rainha Isabella II da Espanha, entre outros membros reais.
Rapidamente a GUERLAIN se tornou especialista na arte de criar fragrâncias e, mais tarde produtos de beleza, filosofia que norteia a marca até os dias de hoje. Um exemplo disso é a riqueza de detalhes, que se transformou em sinônimo da marca, como a escolha das matérias primas da mais alta qualidade e tenacidade perfeita nas fragrâncias. Além disso, os frascos da GUERLAIN sempre foram concebidos como verdadeiras obras de arte, possuindo um designer exclusivo, e as embalagens, elegantes e muitas delas atemporais, sempre carregaram o logotipo da marca, o famoso duplo G.
Com a morte de Pierre-François em 1864, seus filhos, Aimé e Gabriel, assumiram o comando da empresa. Enquanto Gabriel administrava e expandia a empresa, Aimé era responsável pelo desenvolvimento das fragrâncias, criando verdadeiros clássicos como os perfumes Fleur d’Italie, Rococo, Eau de Cologne du Coq e o Jicky (primeiro perfume a incorporar essências sintéticas em sua composição), que se tornou um ícone da marca francesa. No final deste século, a terceira geração da família assumiu o comando da empresa: Jacques e Pierre Guerlain. Jacques talvez tenha sido o mais brilhante criador de fragrâncias da família, lançando no mercado perfumes que são vendidos até hoje como Mouchoir de Monsieur (primeiro perfume masculino da grife), Après L’Ondée, L’Heure Bleue, Mitsouko e Shalimar (primeiro perfume do mundo com fragrância oriental).
Porém, sua contribuição mais importante foi a transformação das embalagens de perfumes em verdadeiros ícones de design. Isto começou em 1904, quando o perfume Champs-Elysées teve seu vidro confeccionado pela luxuosa marca de cristais Baccarat. Em termos de marketing, o novo apelo das embalagens representava uma guinada na indústria de perfumes, transformando-a em um elemento decisivo, tanto quanto a própria fragrância em si, na escolha dos consumidores na hora da compra. Em 1914 a GUERLAIN inaugurou sua segunda loja, localizada na elegante Avenida Champs-Elysées.
O lançamento do perfume Shalimar em 1925 seria de vital importância para o estabelecimento da marca na América do Norte. Na década seguinte, a grife francesa inaugurou sua terceira loja em plena Place Vendome (1933) e o primeiro instituto de beleza da França em 1939, localizado na Avenida Champs-Elysées. Na década de 50, Jean-Paul, quarta geração da família, assumiu a incumbência de criar os perfumes da grife francesa. Sob seu comando a GUERLAIN iniciou a diversificação de produtos com a introdução de maquiagens e produtos para o cuidado da pele. Era o início de uma bem sucedida fase de desenvolvimento de produtos de tratamento e maquiagem com tecnologia de ponta, que seriam lançados nas décadas seguintes.
Nos anos 80, a grife lançou uma nova linha de produtos pessoais e de beleza com a marca Issima, além de uma nova e moderna linha de maquiagem que incluía o Terracota, primeiro pó bronzeador do mundo introduzido em 1984; e o pó compacto Météorites (inicialmente na cor Mythic) vendido na forma de pequenas pérolas, que foram de extrema importância para o crescimento da GUERLAIN no mercado asiático. A empresa continuou inaugurando novos pontos de venda em cidades cosmopolitas, atingindo o número de oito unidades no final desta década. Foi nesta época, em 1989, que a GUERLAIN lançou no mercado a linha de perfumes e produtos de beleza Samsara, que se tornaria vital para a consolidação mundial da marca na década seguinte.
Em 1994 a GUERLAIN foi adquirida pelo conglomerado de luxo LVHM, ganhando nos anos seguintes o suporte e estrutura da mais eficiente empresa de gestão de marcas de luxo. A partir deste momento a GUERLAIN daria início a uma forte expansão internacional. Em 2002, Jean-Paul Guerlain se aposentou, e pela primeira vez na história da marca, um não membro da família, assumiu a incumbência pela criação das fragrâncias. Seu nome era Mathilde Laurent. Os principais resultados desta nova empreitada foram os perfumes L’Instant de Guerlain (2003) e Insolence (2006), que muito provavelmente se tornarão ícones da marca no futuro.
Mais recentemente, em maio de 2008, o suíço Thierry Wasser assumiu o cargo de criador de fragrâncias da GUERLAIN e juntamente com Sylvaine Delacourte desenvolveu um perfume específico para os dias de calor, usando algo bem inusitado como inspiração: o drinque mojito. A bebida, que leva limão, menta e rum, foi traduzida em uma fragrância com notas de pelargônio, bergamota, chá verde, ruibarbo, cedro, limão e vetiver. A embalagem do perfume Guerlain Homme também tem seu charme: desenvolvida pelo estúdio de design italiano especializado em carros Pininfarina. O vidro é maciço e transparente, revestido por uma placa de metal com um relevo que lembra o capô de um carro.
A linha do tempo
1870
● Lançamento do primeiro batom em bastão do mundo.
1904
● Lançamento do SECRET de BONNE FEMME (em tradução livre “O segredo da boa mulher”), um creme que não continha princípios ativos, mas possuía consistência de chantili, que prometia hidratação total da pele. Até hoje o creme é muito vendido, especialmente na Europa. Década 30
● Lançamento de uma completa linha de protetores solares, bronzeadores e cremes contra manchas na pele devido à exposição solar.
1993
● Lançamento da ODELYS, primeira linha completa de produtos para peles sensíveis e delicadas. A linha era composta por 12 produtos comercializados em modernas embalagens verdes.
2001
● Lançamento de uma linha de cosméticos que continha Blue Gold (uma combinação de ouro puro com um concentrado obtido de raras algas marinhas de águas profundas), composto que preserva as qualidades da pele.
2003
● Lançamento da HAPPYLOGY, primeira linha de cosméticos que continha endorfinas (conhecidas como as moléculas da felicidade) em sua formulação. A substância suaviza linhas de expressão e devolve mais viço e brilho à cútis.
2005
● Depois de sete anos de pesquisas, a GUERLAIN selecionou 4 orquídeas entre as mais de 30.000 espécies para formular o IMPERIAL ORCHID MOLECULAR EXTRACT, um completo e eficiente creme anti-rugas.
2007
● Lançamento da linha de maquiagem DIVINORA, que mantém a mesma qualidade de um produto GUERLAIN, porém, com novo visual, mais elegante e sofisticado. Os produtos da linha foram elaborados á partir da influência, poder e essência do ouro. A embalagem foi cuidadosamente projetada para refletir um conceito extremamente luxuoso, inspirado em peças de joalheria de ouro fosco martelado. Para atender á esta expectativa, a concepção e a projeção do layout das embalagens foram projetadas pelo escultor Robert Granai. Um dos produtos da linha, a Mascara Allongeant Recourbant, promete alongar, curvar e dar volume aos cílios, devido à sua escova com fibras que permite cobertura completa, e evita manchas ou sujeiras pelo excesso de produto. Sua fórmula ainda é enriquecida com alga marinha, ceramidas e vitaminas que nutrem os cílios.
Ícones perfumados
A mais tradicional perfumaria da Europa já criou mais de 760 fragrâncias diferentes ao longo de sua história, algumas delas inesquecíveis e outras tantas que se tornaram verdadeiros símbolos do luxo. Metade delas foi criada e comercializada ao longo das cinco gerações da família GUERLAIN. Em cada geração da família sempre nasceu um “nez” (ou nariz), artista criador dos perfumes que combina as essências, como um compositor trabalha com as notas para criar uma música. Por exemplo, Jacques Guerlain criou Shalimar, fragrância feminina mais vendida da marca no mundo, e o seu neto, Jean Paul, desenvolveu outras fragrâncias de enorme sucesso como Samsara e Vetiver.
O design dos frascos também faz parte do prestígio dos perfumes GUERLAIN; sempre confiado a cristalerias de renome internacional ou a artistas fiéis a grife francesa. Entre os mais importantes perfumes criados pela GUERLAIN estão:
● Eau de Cologne Impériale (1853)
● Fleur D’Italie (1884)
● Skine (1885)
● Rococo (1887)
● Jicky (1889)
● Excellence (1890)
● Belle France (1892)
● Cipricime (1894)
● Eau de Cologne du Coq (1894)
● Jardin de Mon Cure (1895)
● Mouchoir de Monsieur (1904)
● Champs-Élysées (1904)
● Après L’Ondée (1906)
● Kadine (1911)
● L’Heure Bleue (1912)
● Mitsouko (1919)
● Shalimar (1925)
● Liù (1929)
● Vol de Nuit (1933)
● Vega (1936)
● Ode (1955)
● Vetiver (1956)
● Chant D’Arômes (1962)
● Habit Rouge (1965)
● Chamade (1969)
● L’Eau de Guerlain (1974)
● Parure (1975)
● First (1976)
● Silences (1978)
● Nahéma (1979)
● Jardins de Bagatelle (1983)
● Derby (1985)
● Samsara (1989)
● Héritage (1992)
● Petit Guerlain (1994)
● Guerlinade (1998)
● L’Ame D’un Heros (1998)
● Terracotta (1999)
● Belle Epoque (1999)
● Cherry Blossom (1999)
● Aqua Allegoria (1999)
● Philtre D’Amour (2000)
● Too Much (2000)
● Météorites (2000)
● Mahora (2000)
● Purple Fantasy (2001)
● L’Instant de Guerlain (2003)
● Bois D’Arménie (2006)
● Insolence (2006)
● L’Instant Magic (2007)
● My Insolence (2007)
● Iris Ganache (2007)
● Aqua Allegoria Figue Iris (2008)
● Guerlain Homme (2008)
● Petite Robe Noir (2009)
● Idylle (2010)
A suntuosa boutique
A GUERLAIN possui pouquíssimas boutiques ao redor do mundo, a grande maioria delas localizadas em Paris. E é justamente na cidade luz que a marca francesa mantém um templo para perfumes e artigos de beleza. O mármore de Carrara adorna o pomposo primeiro andar da antológica boutique GUERLAIN da Champs-Élysées, que abriu as portas em 1914 e foi totalmente remodelada em 2005 pelos arquitetos Andrée Putman e Maxime d'Angeac. O dourado serve de tema, tendo um cuidadoso projeto de iluminação em LED para deixá-lo contemporâneo, revelar as paredes onduladas e conferir suave brilho aos frascos, expostos no segundo andar. Um monumental lustre entre dois andares é suspenso sobre um móvel circular onde estão dispostas as essências mais raras da grife.
Além dos produtos dispostos com precisão cirúrgica à espera de ávidas consumidoras, endinheiradas é claro, a boutique oferece ainda um atelier de descoberta olfativa. Uma vez por mês, das 9.30 às 16 horas, um grupo restrito de 10 participantes tem a possibilidade de conhecer a história da marca, aprender os termos utilizados na profissão, descobrir as grandes moléculas e associações olfativas, e em seguida compor, com a ajuda de perfumistas, sua própria fragrância. Ainda nesse mesmo endereço está localizado o Instituto de Beleza (Institut Guerlain), que oferece relaxantes tratamentos de pele, massagens e aulas de maquiagens, onde o ambiente original de madeira e mármore convive harmoniosamente com o conforto contemporâneo.
Pequenos paraísos
Imagine um SPA onde o visitante possa receber 8 tipos de massagens, 4 tipos de tratamentos faciais, 6 tipos de tratamentos corporais, maquiagem e 5 tipos de tratamentos desenvolvidos especialmente para homens. Ainda oferece terapia para mãos e pés e experiências de relaxamento que podem durar meio-dia ou um dia inteiro, além de um estúdio “personal training” e uma sofisticada boutique que vende os produtos para a pele, perfumes e maquiagens da GUERLAIN. Cada tratamento se transforma em um momento único e pessoal, uma combinação perfeita do domínio da técnica e da estética. Foi assim que a grife francesa ingressou neste segmento ao inaugurar duas unidades na França, localizadas nas cidades de Paris (onde desde 1939 presta este tipo de serviço) e Versalhes. O sucesso das primeiras unidades do GUERLAIN SPA levou a marca a inaugurar outras unidades na cidade de Jeju Island (Coréia do Sul) em 2004; Seul (Shilla Hotel) em 2005, Hong Kong (no Residence Bel-Air) em 2006, Bal Harbour (no hotel The Regent) em 2007 e Nova York (no luxuoso Hotel Waldorf-Astoria) em dezembro de 2007. Atualmente existem 29 SPAS localizados em luxuosos hotéis na França, República Checa, Qatar, Estados Unidos, Marrocos, Coréia do Sul e Japão.
A evolução visual
O logotipo da marca passou por uma alteração recentemente, quando adotou uma nova tipologia de letra. O famoso duplo G ainda continua presente em todos os produtos da marca.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1828
● Fundador: Pierre François Pascal Guerlain
● Sede mundial: Levallois-Perret, França
● Proprietário da marca: LVMH Moët Hennessy - Louis Vuitton
● Capital aberto: Não
● Chairman: Bernard Arnault (LVHM)
● CEO: Laurent Boillo
● Diretor artístico: Sylvaine Delacourte
● Faturamento: €370 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 11
● Spas: 29
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Cosméticos de luxo
● Principais produtos: Maquiagens, cosméticos e perfumes
● Concorrentes diretos: Coty, Jean Patou, Chanel e Gucci
● Ícones: O design dos vidros dos perfumes
A marca no mundo
Os exclusivos e caros produtos da GUERLAIN são comercializados em 100 países ao redor do mundo. A marca francesa conta ainda com uma pequena rede de 11 lojas próprias (localizadas em Paris, Nova York, Toronto e Las Vegas). Os perfumes representam cerca de 60% do faturamento da GUERLAIN, que possui mais de 70% de suas vendas realizadas fora da França. Atualmente, GUERLAIN é a única marca do segmento que utiliza 80% das matérias-primas naturais.
Você sabia?
● Há 30 anos, a GUERLAIN entrega a criação de seus frascos ao escultor de vidro Robert Granzy. Segundo a marca francesa, a beleza do vidro é tão importante quanto o aroma do perfume.
● Natalia Vodianova, Hilary Swank e Kate Moss foram alguns rostos estonteantemente belos que estamparam campanhas publicitárias da marca.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 16/8/2012
2 comentários:
A marca Guerlain é sinónimo de qualidade, luxo, bom gosto.O factor cientifico nas suas composições quimicas são uma preocupação constante dos administradores desta marca de cosmética.É observado também que o intemporal faz parte da sua filosofia...
Dexemo-nos envolver pelos resultados dos seus produtos!
Postar um comentário