Se você já ouviu a famosa frase “Completo de A à Zinco”, saiba que ela se refere ao multivitamínico Centrum, especialmente desenvolvido para manter sua saúde equilibrada. Afinal, Centrum passou décadas ouvindo o corpo humano e aprendendo sobre o que ele precisa para estar sempre no seu melhor. Por isso desenvolve produtos nutricionais que funcionam em harmonia com o seu corpo e o ajudam a responder às suas necessidades. Quer seja um adulto, criança, idoso ou até mesmo uma gestante, Centrum é um suplemento completo e um importante aliado de uma alimentação equilibrada e saudável.
A história
Centrum tem suas origens em uma pesquisa sobre câncer conduzida na década de 1950 pelo Dr. Leon Ellenbogen nos Laboratórios Lederle em Pearl River, estado de Nova York. Nesta época, o jovem Dr. Leon estava estudando o uso de níveis terapêuticos de vitaminas para tratar pacientes com câncer. Ele ficou cada vez mais interessado nas próprias vitaminas e concentrou sua pesquisa em seus benefícios para a saúde humana. Com base nas descobertas feitas em sua pesquisa, no início dos anos de 1970, o Dr. Leon e os laboratórios Lederle, então divisão farmacêutica e subsidiária da empresa química American Cyanamid, resolveram iniciar o desenvolvimento e formulação de um suplemento vitamínico completo para apoiar a nutrição e complementar um estilo de vida saudável. Finalmente em 1978 foi introduzido no mercado americano o Centrum, primeiro suplemento vitamínico-mineral com fórmula completa, indicado para casos de dietas restritivas e inadequadas, em períodos de crescimento acelerado, para auxiliar o sistema imunológico, além de ser antioxidante.
Rapidamente Centrum foi adotado por atletas, pessoas em recuperação de doenças e, principalmente, para quem não tinha uma dieta balanceada para suportar com energia o dia a dia agitado. Em 1981, a marca lançou sua primeira grande campanha publicitária, que além de reforçar o posicionamento da Centrum com o slogan “Complete From A to Zinc” (Completo de A à Zinco), tinha como principal objetivo educar e esclarecer os consumidores, dando ênfase à importância de consumir diariamente um suplemento vitamínico completo como o produto anunciado. Nos primeiros anos o produto foi comercializado, além do mercado americano, em poucos países ao redor do mundo, como Israel e Canadá. No final desta década, o aumento da divulgação de informações nutricionais de um modo geral, contribuiu para o conhecimento da marca em outros países, aumentado assim as vendas do produto.
Em 1990, a marca ampliou seu portfólio com o lançamento do inovador Centrum Silver, que refletiu os avanços científicos das necessidades nutricionais das pessoas com mais de 50 anos e que continha níveis elevados de vitaminas B6, B12 e E, além de cromo e cálcio. Além disso, foi adicionado à fórmula, Licopeno, uma substância retirada do tomate que possui efeito antioxidante, e Luteína, substância extremamente benéfica para os olhos. Pouco depois, lançou o Centrum Kids, que em alguns mercados é conhecido como Centrum Junior, um suplemento alimentar vitamínico mastigável (encontrado em deliciosos sabores como laranja e cereja) cientificamente desenvolvido para suprir as necessidades nutricionais de crianças de 4 a 11 anos. Em 1994, a Wyeth, então uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, adquiriu a American Cyanamid e suas subsidiárias, que contava em sua linha de produtos com a marca Centrum.
Após a aquisição, os novos proprietários, percebendo a força da marca e do produto em si, deram início a pesados investimento visando uma internacionalização de Centrum. Isto foi preciso, pois, para introduzir o produto em outros países era necessário se respeitar legislações diferentes e, portanto, criar fórmulas específicas para cada mercado (por exemplo, em Portugal o produto foi lançado em 1986 como um medicamento que requeria prescrição médica, e somente em 2001 foi liberado sua venda sem receita). Nos próximos anos a marca Centrum foi introduzida em muitos países da Europa, América Latina e Ásia.
Com a chegada do novo milênio a linha de produtos da marca também foi ampliada, sempre tendo base científica, com o lançamento do Centrum Performance (2002), suplemento vitamínico especialmente formulado com ginseng, ginkgo biloba e níveis mais elevados de cinco vitaminas B, essenciais para a vitalidade do corpo e mente, ajudando a manter o coração e a próstata saudáveis; Centrum Materna (2006), especificamente formulado para o período de gestação e lactação, contribuindo para as necessidades de vitaminas e minerais da mãe e do bebê, pois continha os micronutrientes mais importantes para o bebê, como é o caso do ácido fólico, ferro, iodo e zinco; Centrum Cardio (2007), que possui em sua formulação os fitosteróis CoroWise, um ingrediente natural derivado da soja que pode reduzir de maneira significativa os níveis de colesterol, evitando assim os riscos de doenças coronárias; Centrum Ultra Women’s (2009), um complexo vitamínico especialmente formulado para mulheres; e Centrum Ultra Men’s (2009), um complexo vitamínico especialmente formulado para homens.
Também em 2009, no final de janeiro, a Pfizer (conheça essa outra história aqui) anunciou a compra da Wyeth por US$ 68 bilhões, o maior negócio do setor naquela década, passando a ser proprietária da marca Centrum. Com a experiência da Pfizer nessa área, a marca desenvolveu novos produtos como o Centrum Pronutrients (2012), uma linha composta pelas versões Ômega 3 (cápsula de gel de ômega 3), Fruit & Veggie (cada tablete é equivalente a uma porção de misturas de frutas e legumes e 100% de origem natural a partir de uvas, amoras, framboesas, ameixas, cenouras e tomates) e Probiotic (pó para ser misturado a bebidas que contém dois dos probióticos mais estudados cientificamente); e a linha Centrum Specialist (2012), formada por multivitamínicos específicos como Energy (oferece mais energia para o dia a dia), Prenatal (especialmente desenvolvido para o período da gestação), Vision (especificamente desenvolvido para a saúde dos olhos) e Heart (desenvolvido para a saúde do coração).
Outra novidade foi o lançamento, no ano de 2013, do Centrum na versão efervescente no sabor de laranja. Além disso, nos anos seguintes apostou cada vez mais nas versões de Centrum em deliciosas gomas mastigáveis com um mix de deliciosos sabores, que podem ser consumidas de maneira prática, sem necessidade de água; e até nas versões líquida (Centrum Liquid) e orgânica (Centrum Organic). Em 2019, as farmacêuticas GSK e Pfizer fundiram seus negócios de produtos de saúde ao consumidor, e Centrum passou a fazer parte desse portfólio, que em 2022 se tornou uma empresa independente, batizada de Haleon, detentora de marcas como as pastas Sensodyne (conheça essa história aqui), o antiflamatório Voltaren (saiba mais aqui), o analgésico Advil e o antiácido Tums. Atualmente, Centrum oferece uma linha completa de suplementos nutricionais respaldados por pesquisas científicas. Com padrões rígidos de formulação, cada ingrediente passa por mais de 150 verificações de qualidade antes de terminar em um frasco de Centrum, para garantir que milhões de consumidores obtenham as vitaminas e suplementos de qualidade que necessitam.
Ao longo de décadas, Centrum sempre buscou atualizar constantemente suas fórmulas seguindo os avanços nutricionais, visando atender as necessidades de ingestão diária de vitaminas e minerais que variam de acordo com a idade, sexo e nível de atividade física. Por tudo isso, oferece fórmulas balanceadas que foram desenvolvidas buscando a harmonia entre cada nutriente. Este equilíbrio potencializa o aproveitamento das vitaminas e minerais pelo organismo, garantindo a entrega das quantidades recomendadas diariamente. Dessa forma, o consumidor aproveita todos os benefícios que uma alimentação completa pode fornecer. Por tudo isso, Centrum tem sido utilizado por renomados cientistas em experimentos em todo o mundo. Desde apoiar a saúde dos médicos na Antártida até fornecer nutrição aos astronautas da NASA no espaço - e até mesmo complementar as dietas dos filhotes de urso panda na China, Centrum é um recurso confiável em ciência nutricional em todos os níveis.
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos. O logotipo com seu tradicional espectro de cores (que originalmente era posicionado acima do nome da marca) adotou novas tipografias de letras no decorrer dos anos, como por exemplo, em 2000. Em 2008, Centrum, totalmente identificado pelo espectro colorido, passou por uma reformulação visual em seu logotipo. O espectro colorido ganhou visual arredondado e passou a ser posicionado acima do nome da marca. Em 2015, uma nova remodelação: o espectro de cores voltou a ser posicionado abaixo do nome. A atual identidade visual da marca foi adotada em 2021 e apresentou uma nova tipografia de letra e um novo design para o espectro de cores, que se transformou em um ícone de Centrum. Vale ressaltar, que em alguns países como México, Reino Unido, Arábia Saudita, África do Sul e regiões da Ásia e Caribe ainda utilizam o logotipo antigo.
O espectro de cores, não foi adotado aleatoriamente como símbolo de Centrum. Cada cor representa uma vitamina, mineral ou nutriente na fórmula do produto, como mostra a imagem abaixo.
Vale ressaltar que na Itália e Espanha o produto é comercializado com o nome de Multicentrum, mas mantém a arquitetura do logotipo igual a marca Centrum, como mostra a imagem abaixo.
Os slogans
You Did It! (2022)
Whatever Life Brings, Now There’s a Centrum for That. (2021)
Feed Your Cells. Fuel Your Life. (2020)
Feed Your Cells Today. (2019)
Feed Your Cells. (2018)
The Coolest Way Yet to Get Your Multivitamins. (2015)
For the Most Amazing Parts. (2013)
Always Your Most Complete. (2012)
Give your body key essentials with Centrum. (2009)
Always Complete. From A to Zinc. (2002)
Makes a Science of Being More Complete. (1995)
More Complete. From A to Zinc. (1991)
Complete From A to Zinc. (1981)
Centrum. Personalised Science For You. (Reino Unido)
Você de bem a melhor. (2023, Brasil)
O #1 do mundo. De A a Zinco. (2020, Brasil)
Centrum + você é cuidado de A a Zinco. (2020, Brasil)
Centrum Cuida de Você. (2018, Brasil)
Se falta, Centrum completa. (2009, Brasil)
Viva de A a Zinco. (2006, Brasil)
O mais Completo. De A a Zinco. (1997, Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1978
● Criador: Dr. Leon Ellenbogen e Laboratórios Lederle
● Sede mundial: Weybridge, Inglaterra
● Proprietário da marca: Haleon plc
● Capital aberto: Não
● CEO: Brian McNamara
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, China, Canadá e Brasil
● Segmento: Indústria farmacêutica
● Principais produtos: Suplementos multivitamínicos
● Concorrentes diretos: Sundown, GNC, Nature Made, Airborne, Vitafusion, Nutrilite, One A Day, Redoxon, DayVit, Gerovital e Pharmaton
● Ícones: O espectro colorido do logotipo
● Slogan: Você de bem a melhor.
● Website: www.centrum.com.br
A marca no Brasil
Centrum foi introduzido no país em 1991, e já quatro anos depois era líder de mercado em sua categoria. Poucos anos atrás, o produto desapareceu das gôndolas das drogarias. Mas retornou pouco depois com fórmula exclusivamente desenvolvida para a população brasileira. E isto ocorreu por motivos operacionais, já que a fabricação do Centrum foi transferida do México para o Canadá. A mudança causou problemas de registro no Ministério da Saúde e de documentação para importação do produto. O que seria um problema, porém, tornou-se peça-chave de uma importante mudança estratégica no país. A pausa na importação serviu para colocar em prática uma mudança na fórmula do Centrum, adaptando-o às necessidades do brasileiro.
E isto aconteceu depois de estudar os hábitos de alimentação dos brasileiros, avaliar pesquisas nutricionais de universidades e compilar as estatísticas do IBGE. Foi então que a então subsidiária brasileira decidiu levar à matriz a proposta de alterar a fórmula do suplemento. As alterações começaram com a retirada de substâncias que já fazem parte do dia a dia do brasileiro, como silício, vanádio, cloro, estanho e níquel. Em compensação, foi ampliada em 50% a concentração de cálcio - em razão da grande incidência de problemas ósseos - e aumentada a quantidade de vitaminas K e A. Os nutrientes essenciais foram mantidos. A “tropicalização” - a primeira experiência desse tipo no mundo na fórmula do Centrum - pretendia literalmente vitaminar as vendas no mercado e consolidar a marca no topo do ranking. A mudança na fórmula também serviu como um laboratório para outros importantes mercados da empresa no mundo.
Em 2010, a marca lançou no mercado brasileiro Centrum Select, cuja fórmula foi desenvolvida com doses extras de 7 micronutrientes antioxidantes. Além disso, o novo produto continha níveis reduzidos de ferro, já que as necessidades deste mineral na idade madura são reduzidas, principalmente nas mulheres em menopausa. E as novidades não pararam por aí. Nos anos seguintes novas versões foram lançadas no mercado: Centrum Control (enriquecido com fitoesterol, que auxilia na redução da absorção do colesterol), Centrum Mulher (especificamente formulado para mulheres), Centrum Homem (especificamente formulado para homens) e Centrum Pronutrients Ômega 3 (exclusivamente composto por ômega 3, ácido graxo essencial para o bom desempenho das funções do organismo).
Em 2019, a marca ampliou sua linha com Centrum VitaGomas, um inovador multivitamínico para complementar as vitaminas e minerais do dia a dia em deliciosas gomas mastigáveis e com um mix de sabores como laranja, cereja e frutas vermelhas. Com a pandemia de COVID-19, a procura por suplementos e multivitamínicos aumentou exponencialmente e as vendas de Centrum dispararam. Mas a marca também vislumbrou a possibilidade da criação e lançamento de novos produtos para atender essa nova realidade: Centrum Pro-Imunidade (2021), desenvolvido para melhorar a imunidade, pois contém 10 vezes mais Vitamina C e quatro vezes mais Zinco em comparação ao tradicional; Centrum Energia Corpo & Mente (2022), possui em sua composição Complexo B + Cafeína do Guaraná; Centrum Imunidade & Proteção (2022), desenvolvido para reforçar a defesa do organismo e cuja fórmula possui Vitaminas C, D e A; e Centrum Força & Movimento (2022), ajuda a manter o corpo forte e ativo a partir de uma combinação de Vitamina D e Magnésio.
A completa linha oferecida por Centrum, marca líder mundial na categoria de suplementos de vitaminas e minerais, é comercializada em mais de 70 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, China, Canadá, Brasil, Reino Unido, França e Itália. O Brasil é hoje o quarto maior mercado para a marca Centrum no mundo, onde detém quase o dobro dos 15% do segundo colocado, o Gerovital, e caminha há mais de uma década na liderança absoluta. Atualmente, aproximadamente 50% das vendas do produto vem do mercado americano, que oferece aproximadamente 30 versões diferentes do multivitamínico.
Você sabia?
● Centrum foi a primeira grande marca do segmento a apresentar nutrientes essenciais como beta-caroteno, luteína e licopeno.
● Dependendo do mercado, a linha Centrum é comercializada em embalagens de 30, 60, 100, 150, 180 e 250 comprimidos.
● Centrum é a marca na categoria de multivitamínicos mais estudada clinicamente no mundo, com mais de 100.000 pacientes/ano de exposição em estudos clínicos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 14/11/2023
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
6 comentários:
Parabéns pela postagem!!! Ficou claro pra mim todos os aspectos do Centrum, pois de comentários ali e aqui eu não conseguia ter uma informação precisa.
Grata,
Marlene Martinez.
Ótima postagem, clara, objetiva e sem ficar "puxando o saco" da marca como se fosse a próxima maravilha do mundo. Parabéns ao blog!
Abraços.
Parabéns pela postagem! Através destas informações foi possível acompanhar a evolução do produto e tirar algumas dúvidas, principalmente para mim, que pretendo consumir Centrum. Valeu!!
Excelente postagens , muito bom o esclarecimento da sua historia de produçao
Parabéns!
Uso Centrum desde meados da decada de 1990. Hoje uso o Centrum Silver devido a minha idade, 68 anos. Como vou anualmente aos USA, compro a embalagem com 220 comprimidos poraproximadamente USD$ 22,00, porque é inviável pagar mais de R$ 200,00 por apenas 130 comprimidos. Gostaria de saber porque desta diferença de preços. Não pode ser só a carga de impostos.
Gostaria de saber se o Centrum Mulher do Canadá tem as mesmas dosagens de vitamina que do Brasil?
Posso no Brasil tomar a do Canadá?
Postar um comentário