Poderia uma vodca feita de uvas francesas fazer sucesso em um segmento dominado por marcas russas e polonesas? Não somente poderia como foi o que aconteceu com a marca francesa CÎROC, que se tornou um dos maiores casos de sucesso nesse setor e presença constante nos ambientes mais badalados e descolados do mundo. O fato de ser feita de uva e, sobretudo, na França, país ícone do luxo, já confere à CÎROC uma elegância, complementada também por sua garrafa, que lembra os frascos criados por perfumistas.
A história
Jean-Sébastien Robicquet, enólogo francês da região de Bordeaux, tinha tudo para ser um bom produtor de vinho ou, no mínimo, de conhaque. Isso porque a história de sua família está intimamente ligada à produção dessas duas bebidas há mais de 400 anos. Mas esse não foi o caminho trilhado pelo empresário. Ele subverteu todas as regras do clã e optou por dar um toque de modernidade no tradicional negócio familiar, ao aproveitar as uvas cultivadas no terroir localizado na pequena cidade de Gaillac para produzir vodca, uma bebida tradicionalmente destilada de grãos e batatas. Para tanto, o francês misturou técnicas desenvolvidas por monges beneditinos no século 10 com tecnologia de ponta.
O resultado atende pelo nome de CÎROC (palavra originada da combinação de cîme, cume em francês, e roche, rocha) uma clara alusão a Gaillac, região onde são produzidas uvas nas mais altas altitudes e os mais nobres vinhos franceses. Seu princípio é o de um vinho destilado. Cada 10 quilos de uva rendem 4.5 litros de vinho que, destilados por cinco vezes (enquanto o conhaque, apenas duas) e fermentados a frio, entre 16ºC e 18ºC, diferentemente das outras vodcas, garantem um litro da bebida. As cepas utilizadas são a Ugni Blanc (95%) e a Mauzac Blanc (5%) das proximidades de Gaillac e Cognac, sudoeste da França, e cultivadas a 300 metros de altitude. Essa combinação única e o fato de serem colhidas de madrugada, quando as temperaturas são mais baixas, foram descobertas de Robicquet, que passou dois anos fazendo intensas pesquisas.
A CÎROC começou a nascer em 2001 quando ele fundou a Euro Wine Gate, empresa especializada na criação, inovação e distribuição de vinhos e destilados contemporâneos, e teve a ideia de explorar a uva de outras formas. Primeiro veio uma tequila, que chamou a atenção da Diageo, gigante inglesa do setor de bebidas alcoólicas. Pouco depois, em fevereiro de 2003, foi a vez da CÎROC, lançada primeiramente no mercado americano em parceria com a própria Diageo. A vodca, extremamente clara e de sabor cítrico vibrante, rapidamente se tornou um verdadeiro “hit” entre uma clientela urbana que frequentava casas noturnas descoladas em cidades como Miami e Atlanta.
O principal marketing da bebida inicialmente foi sua composição à base de uvas. Pode parecer estranho, mas, a rigor, segundo a legislação da Comunidade Europeia, vodca é um destilado feito a partir de qualquer produto de origem agrícola. Atrelar a marca ao da mixologia molecular, tendência recente que elabora drinques alterando as texturas dos ingredientes, foi outra tática adotada pela empresa para fazer da CÎROC sinônimo de bebida “descolada”. A CÎROC chegou ao Brasil em 2005 e rapidamente seu consumo se tornou um hábito em restaurantes e casas noturnas mais badaladas e exclusivas do país. Para se ter ideia, a boate Pink Elephant, reduto dos bem-nascidos de São Paulo, chegou a vender sozinha cerca de mil garrafas por mês.
Pouco depois, em 2007, o polêmico produtor musical americano Sean Combs passou a ser o embaixador e garoto-propaganda da marca. Em 2008, o produto ganhou uma “roupa nova” para enfrentar as altas temperaturas. Tratava-se da nova embalagem especial produzida para manter a bebida gelada por até quatro horas. O cooler era feito em aço inox e tinha um revestimento interno de neoprene, material ideal para manter a temperatura. A partir de 2010 a marca iniciou uma diversificação em sua linha de produtos com o lançamento das vodcas com sabores. As duas primeiras novidades foram Red Berry (sabor framboesa silvestre fresca e essência de morango maduro) e Coconut (creme de coco e uma pitada de frutas tropicais). Em 2011, a linha ganhou mais um sabor: Peach (essência de pêssego com um toque de frutas tropicais), cujo lançamento foi o de maior sucesso da Diageo na América do Norte. Em maio de 2013 ocorreu o lançamento da vodca com sabor de Amaretto (amêndoas e cerejas com um toque de baunilha). No ano seguinte chegou ao mercado o sabor Pineapple (abacaxi com um leve toque de baunilha).
Em poucos anos no mercado sua história tornou-se emblemática no mundo das bebidas. Afinal, em um segmento no qual a tradição é fundamental, a CÎROC, praticamente uma novata, já conquistou uma legião de fãs em mais de 50 países, sendo considerada uma das vodcas mais sofisticada do mundo. O segredo? Além do produto, a marca conta com a experiência da Diageo para fazer seu marketing, produção e distribuição seletiva.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O atual logotipo ganhou uma nova inscrição: Ultra Premiu Vodka (categoria na qual o produto está posicionado).
A marca trabalha muito bem sua identidade visual para identificar cada produto de sua linha. Utiliza uma bola colorida para identificar cada um de seus sabores: Grape (azul), Red Berry (vermelha), Coconut (cinza), Peach (laranja), Amaretto (marrom) e Pineapple (amarelo).
O logotipo da marca também pode ser aplicado com a bola (a cor muda para cada produto da linha).
Os slogans
Step Into The Circle. (2014)
It’s not just a name, it’s way of life. (2011)
The art of Luxury.
Dados corporativos
● Origem: França
● Lançamento: 2003
● Criador: Jean-Sébastien Robicquet
● Sede mundial: Cognac, França
● Proprietário da marca: Diageo plc
● Capital aberto: Não
● CEO: Ivan Menezes
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos e Brasil
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Vodcas
● Concorrentes diretos: Grey Goose, Belvedere, Chopin, Absolut, Stolichnaya, Zyr e Ketel One
● Slogan: The art of Luxury.
● Website: www.ciroc.com
A marca no mundo
A CÎROC é comercializada nos ambientes mais badalados e urbanos do mundo, estando disponível em mais de 50 países, tendo como seus maiores mercados os Estados Unidos, o Brasil e a Índia, além da Europa. A marca oferece suas vodcas nas versões 50ml, 200ml, 375ml, 750ml, litro e 1.75l.
Você sabia?
● Destilada cinco vezes por um sistema complexo, CÎROC utiliza alambiques de armanhaque e conhaque para sua produção.
● A figura do galo gravada na garrafa de CÎROC, é um símbolo típico da região de Gaillac, na França, e que representa a cultura e a herança do cultivo da uva nesta região.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 8/9/2015
10 comentários:
Você é incrível. Um dos melhores blogs do MUNDO.
Parabéns e sucesso sempre!
Adorei o post. Parabéns.
INCRÍVEL!!! era exatamente do que eu estav presizando p um trabalho já tinha vasculhado tanto site, um pouco aki outro ali.. e encontrei no seu absolutamente tudo q procurava!! MUITO BOM MESMO!!
VLW!
Incrível!!!!!
estou fazendo curso de bartender patricinado pela DIAGEO e o professor passou um trabalho para falar sobre uma bebida e a minha foi, adivinha CÎROC e vc colocou tudo que eu precizava para que eu saia bem nesse trabalho obrigada se vc tiver mais informação mande por favor fernandaps.l@hotmail.com.
Oi estou estudando sobre a ciroc e seu blog foi bastante util , se tiver mais algumas informaçoes ,me mande por favor..
amandapink14@hotmail.com
Post muito bom! Parabéns!
Bom trabalho,seu blog é interessante!
Incrível! Falou tudo e mais um pouco sobre a nossa querida marca!
Parabéns pelo trabalho!
Aguçou a minha curiosidade pela bebida! Boa informação!!!🍸
Excelente explicação
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