31.1.10

PHILLIPS'® (Leite de Magnésia)


Durante mais um século, milhões de pessoas que sofrem de mal estar estomacal e problemas intestinais recorrem a um pequeno vidrinho azul com um líquido cremoso branco para acabar com esses sintomas. O vidrinho em questão é o Leite de Magnésia Phillips’®, um dos medicamentos mais tradicionais e populares do mundo. Afinal, Phillips'® tem uma longa e orgulhosa história de ajudar as milhões de pessoas com sua saúde digestiva. 

A história

Tudo começou em 1872 quando o farmacêutico inglês Charles Henry Phillips radicado na cidade americana de Stamford, estado de Connecticut, criou a fórmula original de um medicamento para ser utilizado inicialmente como antiácido (para combater a azia) e posteriormente como laxante (para pessoas que sofriam de constipação). A nova fórmula era uma mistura de hidrato de magnésia e água, que ele batizou de Leite de Magnésia Phillips’® (em inglês Phillips’® Milk of Magnesia) em virtude de sua coloração branca e textura leitosa. Nesta época, Charles era proprietário de uma pequena fábrica - Phillips Camphor and Wax Company - que produzia cera branca, cânfora refinada (um tratamento para a pele) e óleos essenciais de alta qualidade para uso medicinal. O pedido de patente de Phillips em 1873 - apresentado ao colega químico Lawrence Reid - alegava que seu produto tratava com eficácia doenças infantis, problemas digestivos, sintomas comuns de gravidez, gota e azia. Nos anos seguintes, devido ao sucesso e popularidade do Leite de Magnésia Phillips’®, ele resolveu transformar a empresa na farmacêutica Charles H. Phillips Company.
   

Após sua morte em 1888, seus quatro filhos (A. N. Phillips, C. E. H. Phillips, W. D. Phillips, e J. B. Phillips) assumiram a administração da empresa. Em 1897, Forde Morgan começou a trabalhar na empresa. Este homem seria de vital importância no sucesso e expansão do produto visitando médicos, farmacêuticos, dentistas, hospitais e clínicas para demonstrar as eficácias de utilização do Leite de Magnésia Phillips’®. No ano seguinte, o produto também passou a ser recomendado para eliminar náuseas provocadas pela anestesia de cirurgias e também para higiene bucal de crianças. O remédio era vendido em frascos comuns até 1911, quando ganhou uma embalagem exclusiva, feita de vidro azul, que no decorrer dos anos se tornaria um verdadeiro ícone da marca e maior símbolo de reconhecimento por parte dos consumidores.


Em 1923 a empresa foi adquirida pela Sterling Products Corporation. Os novos proprietários criaram, nos anos seguintes, vários produtos sob a marca Phillips’® como creme dental de leite de magnésia (1924), pó dental (1925) e o tradicional leite de magnésia, na versão tabletes mastigáveis, em 1931. O primeiro sabor do Leite de Magnésia Phillips’® - menta - foi lançado no mercado em 1956. No início da década de 1990, novos sabores do produto foram introduzidos no mercado: Leite de Magnésia concentrado no sabor morango (1990) e o sabor de cereja (1992). Pouco depois, em 1994, a poderosa alemã Bayer (conheça essa outra história aqui) adquiriu a operação norte-americana da Sterling Products Corporation, e passou a ser proprietária da marca Phillips’® na América do Norte. Em 1997, a marca introduziu no mercado americano o Phillips’® Stool Softener, um laxante mais suave em cápsulas. A década foi marcada ainda pelo casal Raymond e Maureen, que estrelaram inúmeros comerciais da marca no mercado americano em situações hilárias.
  

No início do novo milênio, em novembro de 2000, foi lançada a versão Phillips’® M-O, desenvolvida especialmente para quem possui problemas de hemorróidas. Em 2004, a marca Phillips’® introduziu no mercado um novo produto: laxante que possuía em sua formulação óxido de magnésio na versão comprimidos. Pouco depois, em 2008, a marca expandiu sua linha de produto mais uma vez, sendo pioneira ao lançar o Phillips’® Colon Health, um suplemento nutricional que continha probióticos, ajudando a manter de forma natural uma saúde digestiva saudável, eliminando diarréias ocasionais, constipação, gases e a sensação de desconforto intestinal. Outra novidade deste ano foi a introdução do leite de magnésia desenvolvido especialmente para crianças.
   

Em 2012, a marca Phillips’® foi vendida (com excessão da América do Norte) pela então proprietária, a multinacional britânica GSK, para a sul-africana Aspen Pharma, uma das maiores fabricantes de medicamentos do mundo. Já no mercado americano, a marca continuou inovando e, em 2013, lançou Phillips'® Fiber Good® Gummies, um suplemento (em seis deliciosos sabores de frutas naturais) que contribuiu para a ingestão diária de fibras para ajudar a saúde digestiva geral.
  

Já no Brasil, o produto começou a ser fabricado em 1930 com o nome de Leite de Magnésia de Phillips® (escrito assim mesmo, sem o apóstrofo), mas as embalagens ainda eram importadas. Somente a partir de 1949, a Cisper (atual Owens-Illinois) passou a fornecer os frascos. Na época, a empresa era a única que possuía tecnologia para fabricar vidro de cor azul no país. Nesse período, o Leite de Magnésia de Phillips® já tinha se transformado em um medicamento extremamente popular entre os brasileiros, especialmente em virtude de sua comunicação, que divulgava vários usos e recomendações, como por exemplo, laxante suave para o tratamento de prisão de ventre ocasional, antiácido para alívio de azia e excesso de acidez no estômago e até combater as náuseas de grávidas. A partir de 1997, o Leite de Magnésia de Phillips® passou a ser acondicionado em garrafinhas plásticas com rótulos auto-adesivos e tampa de rosca.
   

Nos anos seguinte a marca lançou um novo sabor - hortelã - e, em 2018, inovou ao apresentar Magnésia de Phillips® Tabs, um suplemento mineral em formato de pastilhas mastigáveis, nos sabores morango e hortelã. Diferentemente do Leite Magnésia, a novidade não era um medicamento, mas um suplemento à base de hidróxido de magnésio e carbonato de cálcio.
  

Mais recentemente, Leite de Magnésia de Phillips® voltou a investir pesado em sua comunicação no mercado brasileiro lançando campanhas de grande alcance. Como por exemplo, em 2021, quando o humorista Sérgio Mallandro se tornou garoto-propaganda para ajudar a gerar buzz e impulsionamento, reforçando ainda a mensagem principal que era originalidade e tradição de mercado da marca através do slogan “Chega de cópias, o Original é de Phillips®”.
   

Já em 2023, em outra campanha, apresentou através de um comercial (assista aqui) uma nova versão do tradicional desenho de anjinhos bons e diabinhos ruins tentando influenciar decisões entre quem quer comer sem culpa, e ao mesmo tempo, ter uma sensação de bem-estar. Nessa nova versão, o diabinho aparecia em formato de uma garrafinha vermelha (com dentes afiados, chifres, asinhas e um rabo pontudo), enquanto o anjinho bom lembrava a conhecida garrafinha plástica azul do produto, com direito à asinhas brancas. E não parou por aí: no digital mais de 100 influenciadores, incluindo celebridades como Paolla Oliveira, Giovanna Ewbank, Paola Carosella e Eric Jacquin, uniram forças para compartilhar a mensagem do Leite de Magnésia de Phillips® com o público, conectando-se com mais de 100 milhões de usuários nas redes sociais.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo de sua história. Inicialmente grafado como Phillips’® Milk of Magnesia, no decorrer dos anos o logotipo foi sendo simplificado, adotou a cor azul e ganhou tipografias de letras mais modernas.
  

Já no Brasil, a marca utiliza um logotipo diferente (como mostra a imagem abaixo) e utiliza a grafia de Leite de Magnésia de Phillips® (sem o apóstrofo), apesar de manter a tradicional cor azul.
 

Os slogans 
Take charge of your digestive health with Phillips’®.

Get Effective relief, camp free.

Be good to your colon and it will be good to you. 
Doctors Know Best. (1997) 
Effective Relief Without Harsh Ingredients. (1996) 
You’ll feel better with Phillips’®. (1991) 
Nobody treats you better than M.O.M. (1986) 
Gentle, Dependable Phillips’®. (1980) 
America’s True Blue Friend. (1978) 
It doesn’t cramp your style. (1976) 
That makes sense. (1967) 
Há mais de 100 anos mantendo finais felizes. (2023) 
Chega de cópias, o Original é de Phillips®. (2021) 
Leite de Magnésia de Phillips®, Genuíno como você. (2020) 
Magnésia é de Phillips®. (2019) 
Leite de Magnésia de Phillips®. Todo mundo usa. (2015)



Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos

● Lançamento: 1872 

● Criador: Charles Henry Phillips

● Sede mundial: Leverkusen, Alemanha

● Proprietário da marca: Bayer AG 
● Capital aberto: Não 

● CEO: William Anderson

● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado

● Presença global: 50 países

● Presença no Brasil: Sim

● Segmento: Medicamentos

● Principais produtos: Laxantes, antiácidos e digestivos  
● Concorrentes diretos: Pepto-Bismol, MiraLAX, Eno, Tums, Alka-Seltzer, Gaviscon, Mylanta, Pepcid, Rolaids e Estomazil

● Ícones: O tradicional frasco azul.

● Slogan: Há mais de 100 anos mantendo finais felizes.


A marca no mundo

O Leite de Magnésia Phillips’®, comercializado em aproximadamente 50 países ao redor do mundo, oferece uma completa linha de produtos para combater e prevenir os males intestinais, além de promover uma ótima e saudável saúde digestiva. No Brasil, onde está disponível em dois sabores - o original e hortelã - e em embalagens de 350ml e 120ml, a marca é líder no segmento de antiácidos líquidos com 25% de participação. 

Você sabia?

O Leite de Magnésia Phillips’® é um dos laxantes suaves mais eficazes, regularizando o ritmo intestinal, sem irritar as paredes do aparelho digestivo. Além disso, não cotem açúcar, e pode ser consumido por diabéticos, lactentes, grávidas e durante o período de amamentação. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Estadão e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  
 

Última atualização em 13/4/2024  

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

2 comentários:

Unknown disse...

Hoje, (12/11/2021), tenho 82 anos e, desde pequeno, tenho tomado o Leite de Magnésio de Philips porque os meus pais falavam e os farmacêuticos receitavam e vendiam. É, sem dúvida e comprovado, um Santo e Milagroso Medicamento.

Anônimo disse...

Selma sofreu 15 dias com afta na língua. Lembrei que na infância tomava e sarava. Agora cedo me ligou agradecendo pela cura em apenas 2 dias.
Viva USA