4.3.10

OLIVE GARDEN


Imagine um restaurante que oferece pratos deliciosos da rica e variada culinária italiana em um ambiente familiar e muito acolhedor, que lembra toda a arte do bem receber dos nativos do país da bota. TODO SABOR E HOSPITALIDADE da Itália em um só lugar! Isto é exatamente o que consumidores encontram em qualquer unidade da rede de restaurantes casuais OLIVE GARDEN, que com um crescimento invejável nos Estados Unidos virou exemplo de inovação em um segmento tão competitivo. 

A história 
A história começou no final da década de 1970 quando a tradicional empresa alimentícia General Mills, cujas origens datam de 1856, resolveu diversificar sua área de atuação. A missão para encontrar novas oportunidades de negócios ficou a cargo de Blaine Sweatt, então vice-presidente de desenvolvimento de novos produtos da empresa. Percebendo que o segmento de restaurantes casuais tinha um potencial de crescimento enorme e a comida tipicamente italiana era popular, ele resolveu investir nessa ideia. Finalmente no dia 13 dezembro de 1982 foi inaugurado na cidade de Orlando, estado americano da Flórida, a primeira unidade do THE OLIVE GARDEN (que mais tarde perderia o THE no nome), um restaurante casual especializado em comida italiana. O novo restaurante, localizado pouco ao norte da Sand Lake Road, foi construído em um lugar estratégico, não somente para atrair os milhões de turistas da cidade, como também as famílias de trabalhadores da fábrica de mísseis Martin Marietta.


Com um ambiente aconchegante, decoração que reproduzia com perfeição os antigos campos de oliva da região italiana da Toscana, incluindo lareira e música ambiente, e um cardápio recheado de pratos com ingredientes de alta qualidade e sempre frescos, como entradas, carnes, frutos do mar, além das tradicionais massas (espaguete á bolonhesa, lasanha e ravioli, elaborados com receitas caseiras e preparados na cozinha do restaurante) e uma boa taça de um indispensável vinho, o restaurante, que oferecia a experiência de um jantar tipicamente italiano, com direito á um atendimento alegre e caloroso, se tornou um verdadeiro sucesso entre os turistas e as famílias americanas da região. Mas seu principal diferencial era salada ilimitada (ou seja, à vontade), tanto que o slogan original da marca era “Good Times, Great Salad, Olive Garden”. O sucesso foi tanto que, em apenas cinco anos, a rede já tinha inaugurado outras 50 unidades.


No final desta década, em 1989, já eram 145 unidades espalhadas pelo país, fazendo da OLIVE GARDEN uma das redes de restaurantes casuais que cresciam mais rapidamente no mercado americano. Em 1994 a empresa que possuía quase 500 unidades em funcionamento, inaugurou o então esperado enorme restaurante de três andares na região do distrito da badalada Times Square em Nova York. Nesta época, algumas unidades estratégicas da rede, como as localizadas em Orlando, passaram por reformas radicais para oferecer ainda mais conforto aos clientes. Além disso, a rede adicionou ao seu cardápio de entradas dois novos itens que fariam enorme sucesso: sopas e os deliciosos palitos de pão com um toque de alho (conhecidos como breadsticks). Perfeito pra abrir o apetite, esse pão é tão famoso, que são servidos mais de 700 milhões de unidades por ano nas unidades da rede.


Em junho do ano seguinte, a General Mills resolveu tornar sua divisão de restaurantes uma empresa independente, criando a Darden Restaurants Inc., da qual a OLIVE GARDEN passou a fazer parte. Em 1999, a enorme paixão pela culinária italiana levou a rede a criar, no coração da pitoresca região de Toscana na Itália, o OLIVE GARDEN CULINARY INSTITUTE of TUSCANY, um instituto de culinária em parceria com dois famosos produtores de vinhos chianti, onde centenas de funcionários da rede são treinados por grandes chefs italianos para preparar os melhores pratos da região e proporcionar aos clientes a melhor experiência. Localizado em uma propriedade de aproximadamente 450 acres denominada Riserva di Fizzano, chefs e gerentes aprendem o segredo da cozinha italiana: como combinar ingredientes frescos, adicionar camadas de sabores e associar determinadas comidas a vinhos italianos para criar autênticos pratos deliciosos a serem saboreados com familiares e amigos. Até hoje, mais de 1.700 funcionários da rede já participaram dessa comemoração e experiência única que enfoca o que a rede mais preza: encantar cada um de seus clientes através de uma genuína experiência gastronômica italiana.


Nos anos seguintes, baseada no conceito Hospitaliano (que significa oferecer através da típica hospitalidade italiana 100% de satisfação aos seus clientes com uma experiência genuína de um jantar italiano), a rede OLIVE GARDEN continuou crescendo, inaugurou unidades no Canadá e incrementou ainda mais seu cardápio com pratos deliciosos e uma respeitada carta de vinhos. Mesmo com a crise econômica de 2009, onde muitos restaurantes americanos ficaram literalmente às moscas, a OLIVE GARDEN prosperou como nenhuma outra, crescendo 7,2%. Após inaugurar a primeira unidade no México, em 2012, abrir seus primeiros restaurantes no Oriente Médio (Kuwait e Emirados Árabes) em 2013, a rede inaugurou em 2014 sua primeira unidade no Brasil, localizada no novo terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo. No Brasil a rede repetiu o mesmo cardápio que já arrancava suspiros dos americanos há mais de três décadas. Foi também em 2014, que a rede apresentou sua nova identidade visual, incrementou seu cardápio com 20 novos itens (incluindo porções menores) e adotou um novo layout interno para seus restaurantes, criando assim uma nova atmosfera.


O fato de oferecer preços baixos (US$ 20 é o valor médio de uma refeição) não explica todo o fenômeno, pois outros concorrentes com cardápios populares continuam a ter problemas. O que fez da OLIVE GARDEN um caso à parte no segmento foi a forma com que seus proprietários inovaram na gestão do negócio, copiando da indústria automobilística modelos de controle de custos, produção e estoques de setores. Isto porque, os executivos da empresa desenvolveram um programa sofisticado capaz de analisar dados como meteorologia, período do mês e do ano e até a programação cultural dos arredores de cada estabelecimento para prever a quantidade de clientes que os restaurantes irão receber em cada dia. A margem de erro dificilmente supera os 4%, o que gerou uma economia de 40% em horas extras e reduziu os custos com desperdício de comida em 10%.


Na rede OLIVE GARDEN, a expressão “Aqui você é da família” é mais do que um slogan. É a busca real de estabelecer um contato próximo e especial com clientes em seus restaurantes, através da calorosa hospitalidade pela qual a Itália é conhecida. Todas as semanas, com este espírito, a rede atende e serve milhões de clientes, oferecendo deliciosos pratos como massas, sopas, risotos, carnes, frutos do mar, pizzas, saladas e deliciosas entradas, com ingredientes frescos, além de sobremesas e uma carta de vinhos premiados (apresenta ótimas sugestões de espumantes, brancos, roses e tintos), em um ambiente caseiro e aconchegante.


Delícias italianas 
Outros fatores de sucesso da rede são: as fartas porções, a grande variedade de massas, sempre servidas com uma entrada que pode ser sopa ou salada fresca (com pão quente e temperado) e a opção To Go (para viagem), onde o cliente escolhe uma entrada, o prato principal e a sobremesa. Um dos pratos de maior sucesso da rede é Zuppa Toscana, uma sopa picante de calabresa, batatas e espinafre. Outros itens populares do cardápio são: as tradicionais Bruschettas (tomates romanos, manjericão fresco e azeite de oliva extra virgem, servidas com pão italiano torrado), Lasagna Fritta (pedaços de lasanha empanados com queijo parmesão, servidos sobre o molho Alfredo e cobertos com queijo parmesão e molho marinara), Chicken Alfredo (peito de frango grelhado com fettuccine no molho Alfredo fresco), Calamari (lulas levemente empanadas e fritas, servidas com molho á base de queijo parmesão, pimenta verde e tomate), Tour of Italy (que trás a clássica lasanha, frango á parmegiana e cremoso fettuccine), Shrimp Alfredo (camarões refogados, servidos sobre fettuccine ao tradicional molho Alfredo à base de queijo parmesão) e Steak Gorgonzola Alfredo (medalhões de filé mignon regados com azeite balsâmico e fettuccine com espinafre, gorgonzola e molho Alfredo).


A marca se tornou popular pela promoção anual (por tempo limitado) Never Ending Pasta Bowl®, onde os consumidores podem comer as massas que quiserem (são mais de 100 combinações de massas, molhos e coberturas ilimitadas, mais sopa ou salada e palitos de pão) por apenas US$ 10.99. Em 2014 a marca foi mais adiante e lançou o Pasta Pass, que permite ao cliente desfrutar do cardápio Never Ending Pasta Bowl® quantas vezes desejar por um período de 9 semanas, tudo por US$ 100. Mais recentemente, em 2019, a rede introduziu (em quantidade limitada) o Lifetime Pasta Pass, que oferece os mesmos benefícios do Pasta Pass, mas pelo resto da vida, pelo valor de US$ 500.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da rede passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 1989 foi acrescentada a frase “Italian Restaurant” ao logotipo. Em 1998 ocorreu outra modificação quando a rede passou a se chamar apenas OLIVE GARDEN, perdendo a palavra “The”. Além disso, o logotipo ganhou uma imagem acolhedora típica das paisagens do interior da Itália, incluindo um cacho de uva. No ano seguinte uma nova alteração: a identidade visual ganhou um fundo representado por uma parede de pedra, tão comum nas casas na região da Toscana. Mas foi em julho de 2014 que ocorreu a modificação mais radical. A marca apresentou uma identidade visual com uma nova tipografia de letra, ramos de oliveira e a frase “Italian Kitchen”. O logotipo também pode ser aplicado sem o fundo marrom.


Os slogans 
We’re all family here. (2013) 
Go Olive Garden. (2012) 
When you’re here, you’re family. (1998) 
Good Times, Great Salad, Olive Garden. (1982) 
Aqui estás en casa. (México) 
Aqui você é da família. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 13 de dezembro de 1982 
● Fundador: General Mills Inc. 
● Sede mundial: Orlando, Flórida, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Darden Restaurants Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Gene Lee 
● Presidente: Dan Kiernan 
● Faturamento: US$ 4.1 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 892 
● Presença global: 9 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 100.000 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Massas, saladas, carnes, risotos e frutos do mar 
● Concorrentes diretos: Carrabba’s Italian Grill, Romano’s Macaroni Grill, Maggiano’s Little Italy, Fazoli’s, Jamie’s Italian e Buca di Beppo 
● Ícones: A fachada de pedra dos restaurantes 
● Slogan: We’re all family here. 
● Website: www.olivegarden.com.br 

A marca no mundo 
A rede de restaurantes casuais OLIVE GARDEN, líder no segmento especializado em comida italiana no mercado americano, possui atualmente mais de 890 unidades espalhadas pelos Estados Unidos e outras poucas em grandes cidades canadenses, mexicanas, além de Kuwait, Porto Rico, Panamá, El Salvador, Emirados Árabes Unidos e mais recentemente no Brasil (onde já possui 6 unidades). Empregando mais de 100 mil pessoas e faturamento anual superior a US$ 4.1 bilhões, cada restaurante da rede tem uma receita de US$ 5 milhões todos os anos. Todas as semanas a rede OLIVE GARDEN oferece uma típica comida italiana, simples e saborosa, para mais de 3.3 milhões de clientes. 

Você sabia? 
Como a rede OLIVE GARDEN não aceita reservas, as filas de espera chegam a durar mais de 1 hora em algumas unidades. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/4/2020

3 comentários:

Unknown disse...

Trabalhei no Olive Garden da Intl Drive em Orlando, durente 8 meses. Comecei enrolando guardanapos nos talheres e logo passei a ser hostess. Esperiencia incrível, num ambiente super agradável de se trabalhar. Sinto muita falta do fetuttini alfredo e do bread stick!! Olive Garden pra mim é com certeza o melhor restaurante do mundo!!

Unknown disse...

Amo e mega-recomendo a todos que visitam os EUA. São sensacionais do atendimento ao que servem. Os preços são honestos!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tem uma unidade em lisboa, portugal?