Conhecido popularmente em todo o mundo como Formica®, que na verdade é marca registrada, o laminado decorativo de alta pressão ganhou na verdade um sinônimo de uma categoria de produto. O marceneiro, o consumidor final e até mesmo o arquiteto referem-se ao laminado e similares como fórmica. Mas não se esqueça Formica® não é produto, é marca.
A história
Tudo começou no ano de 1912 quando o engenheiro de desenvolvimento Daniel J. O’Conor e seu amigo Herbert A. Faber, então funcionários da empresa Westinghouse Electric, começaram a pesquisar e desenvolver um material que substituísse a mica (filossilicato), usada na época em instalações e isolamentos elétricos, principalmente nos ferros de passar roupa. Utilizando material celulósico (papel Kraft) ao invés do tecido de algodão, impregnado com resina fenólica, e submetido à alta pressão e temperatura, eles criaram um novo produto: o laminado, pronto para ser cortado nos mais variados formatos. Convencidos de que esta novidade abriria um novo segmento de mercado, em 1913 eles saíram da Westinghouse, patentearam o produto, o registraram com a marca Formica® e fundaram no dia 2 de maio sua própria empresa com a ajuda financeira do advogado e banqueiro John G. Tomlin. O novo produto foi batizado como Formica® por ser aplicado no lugar da mica (“substitute for mica”). A Formica® foi utilizada inicialmente como isolante elétrico e produzida só na cor preta. No mês de novembro, a Formica Insulation Company, que já possuía 18 empregados, fabricava o novo produto para tentar atender a demanda gerada pelas empresas de materiais elétricos.
O substrato fenólico foi amplamente utilizado como placa isolante elétrica durante a Primeira Guerra Mundial. Com o término do conflito mundial, no mesmo período, foi desenvolvida a resina melamínica, que é responsável por manter fiel a tonalidade do papel colorido utilizado na superfície do laminado. A união desta resina com o substrato fenólico resultou no laminado decorativo de alta pressão. Com isso a empresa começou a fabricar os laminados na cor marrom para melhor atender as necessidades da época. Com este movimento a marca diversificou a aplicação de seus laminados, para além das fronteiras dos isolantes elétricos e dos componentes para indústria automotiva, ingressando no mercado de eletrônicos, como rádios, máquinas de lavar, refrigeradores, aspiradores de pó e revestimento de superfícies externas de mobiliários. Percebendo que o produto tinha um grande potencial decorativo, decidiram em 1924 desenvolver mais a tecnologia do produto e contrataram o especialista Jack Cochrane com a missão de tornar o laminado mais atraente, colorido, e mais próximo ao gosto do consumidor. Houve sucesso no desenvolvimento do laminado decorativo que era durável e podia ser produzido em praticamente qualquer cor desejada. Com isso, a Formica® saltou à frente de seus competidores com duas novas patentes para a produção de um laminado multicamadas, litografado como a madeira. Este foi o ponto de partida para a liderança de mercado da marca.
Os laminados tornaram-se até resistentes a queimaduras de cigarros, em 1938, as resinas passaram a ser à base de melamína-formaldeído, que permitiram melhorar a resistência, durabilidade e aparência do produto. Os laminados passaram a ser produzidos com sete folhas de papel Kraft impregnados com resina fenólica, uma folha decorativa com coat melamínico e uma folha opaca também melamínica que se tornava transparente após sua cura na prensa plana. A Formica® então ganhou clientes importantes para fortalecer a marca, como os painéis de parede do navio HMS Queen Mary e as mesas de leitura do Congresso Americano na capital Washington. Suas inovações permitiram o surgimento dos laminados em cores claras, a um preço muito mais acessível. A empresa resolveu ampliar seu mercado com base na funcionalidade de seus produtos e começou a produzir tampos para mesas. O sucesso das vendas só foi interrompido pela eclosão da Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito mundial a empresa fabricou hélices de avião de madeira revestidas em plástico.
Após a guerra seu uso técnico decaiu muito, e a empresa cessou sua fabricação para se especializar na produção de laminados decorativos. A marca cresceu junto com a expansão do mercado imobiliário e os laminados começaram a ganhar espaço no revestimento de cozinhas nos padrões pérolas, mármores, madeirados e cores em tons pastéis ganharam vida. Foi justamente nesta época definida pela explosão do desejo da população em adquirir móveis com visual elegante, revestidos com os laminados decorativos da marca, que a Formica® desembarcou no Brasil, passando a comercializar seus produtos no país. A partir de 1986, a Formica® começou uma diversificação em sua linha de produtos com o lançamento de superfícies sólidas, laminados de metal e materiais para o revestimento de solo. Em maio de 2007, a empresa foi adquirida por US$ 700 milhões pelo grupo Fletcher Building da Nova Zelândia.
Anualmente através de pesquisas realizadas por designers e engenheiros da empresa são desenvolvidos novos produtos para atender as necessidades também de arquitetos, decoradores e marceneiros, como por exemplo, o Fingerless, uma película protetora que protege os laminados das marcas de dedos. A Formica® é a única empresa no continente americano que produz laminado contínuo, processo de ponta que oferece vantagens para dois grandes mercados: indústria moveleira e marcenaria (obedecendo a rigorosos padrões de qualidade e com uma gama de padrões, os laminados da marca são atualizados constantemente, proporcionando aos fabricantes de móveis produtos de alta qualidade com excelente acabamento) e construção civil (os laminados são amplamente utilizados neste segmento no revestimento de paredes e pisos, e também aplicados na fabricação de fôrmas para concreto, balanceamento de chapas e produção de divisórias e fachadas). Ao mesmo tempo, a criação destes novos produtos agrada muito ao usuário final, pelo bom gosto, ótimo acabamento, resistência e riqueza de padrões.
Além da beleza e do design contemporâneo os laminados da Formica®, são resistentes à riscos e à manchas, são fáceis de limpar, inibem a proliferação de fungos e bactérias, são antialérgicos, duráveis, suportam a umidade e as altas temperaturas. Outra característica da Formica® é ser uma empresa inovadora que acompanha as influências do design e das tendências de decoração em todo o mundo e as incorpora em toda sua linha de produtos: laminado para piso e parede, laminado decorativo de alta pressão, Formica® estrutural, entre outros, oferecendo ao consumidor a liberdade de abusar da sua criatividade. Presente no mercado há mais de 100 anos e líder na América do Sul, a Formica® é referência na produção de laminados de alta pressão, soluções para revestimento de móveis, paredes, pisos, fachadas, divisórias, entre outros.
A evolução visual
Dentre os símbolos corporativos mais reconhecidos em todo o mundo está o logotipo da marca Formica®, que evoluiu de simples letras, para uma identidade visual moderna e elegante, formando uma atraente combinação de expressão e simplicidade. O logotipo mais antigo foi criado em 1930, o traço da parte superior da letra “F” formava um arco, que enquadrava e abrigava o restante das letras para evocar uma superfície laminada, lisa e protetora. Esse logotipo passaria por uma simplificação na década de 1940. Nos anos de 1950, foi criado um novo logotipo que transmitia a evolução da empresa. O “F” inicial da marca foi concebido como uma “bigorna” e a palavra “Brand” era para explicar que se tratava de uma marca conceituada, e de “laminated plastic” referência ao produto fabricado. Essa identidade visual passou por uma remodelação na década de 1960: com a letra “F” mais estável e firme manteve-se a palavra “Brand”.
Em 1980, o designer Michael Abramson modificou o “F” em formato de bigorna que ganhou uma cor vermelha sólida, e com isso o novo logotipo ficou mais claro e legível, adequado para a crescente proeminência da empresa. Em 2010, o logotipo Redbox, branco em um retângulo vermelho, foi desenvolvido para se destacar e se distinguir dos elementos gráficos ao seu redor, podendo ser utilizado em fundos diversos, como fotográfico, colorido ou texturizado.
Os slogans
For Real.
World’s Favourite Laminate.
True Beauty. Never Fades.
Leadership by design.
Exija Formica®. O melhor laminado. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2 de maio de 1913
● Fundador: Daniel J. O’Conor e Herbert A. Faber
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Formica Group
● Capital aberto: Não (subsidiária do Fletcher Building Company)
● CEO: Mitch Quint
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 5.400
● Segmento: Materiais de revestimento
● Principais produtos: Laminados decorativos de alta pressão e laminados para piso e parede
● Concorrentes diretos: DuPont, Wilsonart, ATI Decorative Laminates, Signature, Arborite, Eucatex e Duratex
● Ícones: A grande letra F do logotipo
● Slogan: For Real.
● Website: www.formica.com.br
A marca no mundo
Atualmente os produtos com a marca Formica®, que incluem entre outros itens o laminado para piso e parede e o laminado decorativo de alta pressão para usos residenciais, comerciais, hospitalares, hoteleiros e escolares, são comercializados em mais de 90 países ao redor do mundo. Os produtos da marca são produzidos em mais de 10 fábricas e distribuídos através de 27 centros espalhados pelo mundo. Seguindo as principais tendências internacionais da decoração a marca oferece laminados de alta pressão em aproximadamente 150 cores e padrões que podem ser encontrados em 15 tipos diferentes de acabamentos.
Você sabia?
● Garantir os produtos que fabrica é a maneira encontrada pela Formica® para manter a liderança no mercado mundial. Todos os produtos obedecem às principais normas de certificação, seguindo rígidos critérios de qualidade. É essa política que transformou o nome Formica® em sinônimo de laminados decorativos no mundo inteiro, independente do fabricante, origem ou empresa.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 25/4/2018
3 comentários:
nossa, eu n sabia q formica é marca. hehe
assim como não sabia q velcro era.
seria mto interessante se fosse feito um post dedicado a Velcro. :D
parabéns o blog é mto legal
Pessoal realmente os produtos da marca FORMICA são de excelente qualidade, e tem uma variedade incrível!! Como poucos distribuidores no Brasil, nossa empresa disponibiliza a cartela completa, para você comparar e se encantar com os padrões!!! http://www.cmarceneiro.com.br/pagTexto/cartelaformicaonline_cartelacompleta
MARCA FORMICA GARANTIA DE QUALIDADE!!
Os produtos da FORMICA são incríveis mesmo. Graças a empresas inovadoras como essa é que temos os produtos que facilitam nosso dia-a-dia. Esses produtos e outros podem ser encontrados também na Kaury - A Casa do Marceneiro.
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