Experimente abrir uma torneira em algum banheiro ou cozinha. Tomar uma refrescante ducha. Escovar os dentes. Dificilmente em alguma dessas situações você não verá quatro pequenas letras impressas em cubas de pias, torneiras, vasos sanitários ou chuveiros. A marca DECA, que fabrica verdadeiras obras de arte em cerâmica e metal, se tornou respeitada devido à qualidade de seus produtos, que imprimem ao ambiente sofisticação e funcionalidade que os dias modernos de hoje requerem.
A história
Tudo começou no dia 28 de outubro de 1947 quando o então jovem engenheiro mecânico-eletricista, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Olavo Egydio Setúbal, fundou com seu colega de turma, Renato Refinetti, a Artefatos de Metal Deca Ltda., uma pequena empresa com meia dúzia de empregados, localizada em um barracão de 210 m², na Rua dos Amores, no tradicional bairro da Vila Maria em São Paulo. A pequena empresa foi fundada com a colaboração de José Carlos Moraes Abreu, advogado e amigo, responsável pela elaboração do contrato social. Inicialmente a empresa fabricava chaves, fechaduras e pequenas peças, por meio de um inédito sistema de fundição sob pressão no Brasil, conhecido como die casting, que deu origem ao nome DECA. Incorporou, cinco anos depois, a Indústria Taiar S.A., que já se dedicava à fabricação de metais sanitários, ingressando então, neste novo segmento de mercado com a produção de gaveta e globo de bronze e, em pequena escala, de válvulas de descarga. Alguns anos mais tarde, em 1956, quando já produzia válvulas e registros de gavetas, adquiriu a Metalúrgica Enka S.A., passando a produzir torneiras, misturadores, chuveiros e outros metais sanitários, e pôde assim, ampliar a sua linha de produtos.
A década de 60 foi marcada por um período de crescimento, e, no final dela, em 1967, a DECA incorporou a Válvula Hydra S.A., tradicional fabricante de válvulas de descarga desde 1932, tornando-se assim líder no mercado em mais um segmento importante. No ano seguinte, incorporou a Cia. Cerâmica Jundiaiense, acrescentando à linha da empresa a produção de louças sanitárias, que por sua vez trouxe a marca DECA o prestígio de ser uma das maiores e mais tradicionais cerâmicas do Brasil. Em 1972 a empresa foi incorporada pela Duratex, empresa fundada em 1951 por iniciativa dos empresários Eudoro Villela, Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra e Alfredo Egydio de Souza Aranha, se tornando a divisão responsável pela produção de metais sanitários, louças sanitárias e acessórios sob as marcas DECA e HYDRA (para válvulas de descarga).
Mas a evolução não parou por aí. Em 1980, foi inaugurada a segunda fábrica de Cerâmica Sanitária em Jundiaí no interior de São Paulo, e um ano depois, comprou sua terceira unidade em São Leopoldo no Rio Grande do Sul, possuidora do sistema shanks na produção de louças. Com o passar do tempo, a DECA melhorou a qualidade dos seus produtos, utilizou novos materiais, tornou o catálogo mais diversificado e começou a valorizar as tendências de decoração. Em 1990 a marca inaugurou um moderno showroom na Avenida Brasil em São Paulo. A partir do novo milênio, com marca DECA consolidada na América Latina a empresa começou a distribuir suas louças e metais sanitários nos principais mercados mundiais como Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, África do Sul e China. O ano de 2008 foi marcado pelas aquisições de duas operações de concorrentes no segmento de louças sanitárias: Ideal Standard, com fábricas em Jundiaí (SP), e Queimados (RJ); e Cerâmica Monte Carlo, localizada em Cabo de Santo Agostinho (PE). Assim, a DECA passou a deter aproximadamente um terço da capacidade brasileira de produção de louças e se tornou uma das 10 maiores empresas mundiais do segmento.
Após 2009, ano em que a marca ingressou no segmento de purificadores de água, e que conferiu a DECA prêmios no International Design Excellence Award (IDEA), no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e no Planeta Casa, da Editora Abril, a marca apresentou muitas novidades em produtos que aliam sofisticação, design e tecnologia de ponta em metais e louças sanitárias. Além das características que consagraram os produtos da marca, a DECA continuou levando ao mercado produtos a preços competitivos, mantendo a qualidade reconhecida de sempre. Com os olhos voltados para o modo de viver contemporâneo, levando em consideração não só as tendências do universo da decoração e do design, mas também as necessidades do homem urbano, cada vez mais procura minimizar o impacto que suas ações podem causar ao meio ambiente. Hoje em dia, entre os produtos da DECA, os que mais se destacam são aqueles em louças. São cubas, vasos sanitários em diversos modelos, porta-sabonete, mictórios, tanques, entre outros. DECA é sinônimo de louças e metais sanitários. Sinônimo absoluto.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca, que tinha como símbolo o rinoceronte, era uma herança da empresa Duratex, que adquiriu a DECA no início da década de 1970. Como forma de uniformizar a identidade visual de suas divisões e marcas o rinoceronte, representando a durabilidade dos produtos, passou a fazer parte do logotipo da marca DECA, que ao longo dos anos apenas foi modernizado. Em 2013, a marca apresentou sua nova identidade visual que passou por uma remodelação. Conhecida tradicionalmente pelo símbolo do rinoceronte, a mudança na identidade da marca foi radical: linhas leves e fluídas passam a ideia de uma gota ou de uma folha estilizada, uma clara associação com o compromisso da empresa com a sustentabilidade. O novo design remete também à letra “d”, que evidencia tradição, solidez e ética da marca DECA.
Os slogans
Deca e você. Felizes para sempre. (2009)
Deca. É para você. (2008)
A forma exata. (2002)
Décadas na frente. (1999)
A louça definitva.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 28 de outubro de 1947
● Fundador: Olavo Setúbal e Renato Refinetti
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Duratex S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente do conselho: Salo Davi Seibel
● Presidente: Antônio Joaquim de Oliveira
● Faturamento: R$ 1.1 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 9
● Presença global: 32 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 5.000
● Segmento: Metais e louças sanitárias
● Principais produtos: Cubas, vasos sanitários, torneiras e chuveiros
● Concorrentes diretos: Docol, Fabrimar, Ideal Standard, Incepa, Celite e Roca
● Slogan: Deca e você. Felizes para sempre.
A marca no mundo
Atualmente, a DECA é líder brasileira no mercado de metais sanitários, além de ocupar posição de destaque no mercado de louças, contribuindo excepcionalmente no fornecimento de materiais de acabamento para a construção civil no Brasil, e disputando o mercado exterior em mais de 30 países, com destaque para África do Sul, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos, e nos quais inúmeros de seus produtos concorrem com os melhores fabricantes do mundo. Hoje em dia são oito unidades de fabricação, com capacidade anual de produção superior a 25 milhões de peças (18.2 milhões em metais e 9.8 milhões em louças): uma em São Paulo, três em Jundiaí, uma em Recife (PE) e outras unidades em São Leopoldo (RS), Queimados (RJ) e João Pessoa (PB), além de uma unidade fabril na Argentina, que empregam aproximadamente 5.000 pessoas.
Você sabia?
● A DECA pertence a um conglomerado de empresas que incluí o Banco Itaú, Itautec, Duratex, entre outras.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 29/3/2013
3 comentários:
Olá,
Muito interessante seu blog.
Excelente trabalho de pesquisa e análise.
Abs
Thiago de Assis Silva
A Deca é realmente a melhor marca de Metais e Louças do Brasil,sopu Arquiteto e so indico Deca para meus clientes,e sempre todos ficam satisfeitos.
Julio Abrevin de Mello Schuz.
Mas seu blog ta perfeito parabéns
Postar um comentário