Se você gosta de chocolate deve conhecer a marca GUYLIAN (cuja pronuncia correta em francês é “Gi-lian”). Se não conhece, está perdendo verdadeiras delícias que carregam, além de um sabor sensacional, a mais pura tradição belga em confeccionar o melhor chocolate, sempre macio e delicioso, capaz de derreter na boca e apaixonar os paladares mais exigentes.
A história
Guy Foubert nasceu em 1938 na pequena cidade belga de Sint-Niklaas. Filho de um padeiro apaixonado pela profissão, logo em sua juventude demonstrou suas habilidades culinárias no curso de Confeitaria e Panificação na escola de Antuérpia. Mas, desde essa época, seu grande talento sempre foi a fabricação artesanal de trufas e pralinés (uma mistura de avelã com chocolate), os quais vendia informalmente no mercado local da cidade de Antuérpia. Já adulto, casou-se, e junto com a esposa, fundou uma pequena empresa em 1958, cujo nome nasceu da junção de seu primeiro nome (Guy) com uma das sílabas do nome de sua mulher (Liliane). Era o nascimento da Chocolaterie Guylian.
As pequenas produções artesanais de pralinés e trufas geraram pedidos que cresciam a uma velocidade espantosa, e da necessidade de inovar para se diferenciar no mercado e aumentar as vendas no verão, nasceu o famoso bombom que fez a marca ser conhecida mundialmente: os bombons com formato de conchas do mar, recheadas com deliciosas avelãs torradas. Era o início de uma história de sucesso, que primeiramente conquistou o paladar dos belgas, e depois de outros países da Europa. Com a demanda cada vez maior por seus pralinés em formato de conchas marinhas, ele rapidamente modernizou os métodos de produção para fabricá-los em grandes quantidades sem perder a qualidade e o sabor que os faziam famosos e adorados.
Outros pralinés com formatos inspirados no mar surgiram, dentre os quais bombons com forma de cavalo-marinho, que iriam se tornar extremamente populares e um dos símbolos da marca. Em 1988 a empresa inaugurou uma nova fábrica. Nessa época, a empresa já era comandada pela segunda geração da família. Nos anos seguintes a empresa aumentou a linha de produtos, da qual fazia parte, além dos famosos pralinés, bombons recheados, barras de chocolates, um delicioso licor de chocolate (cuja garrafa tem o formato de um cavalo-marinho) e outros produtos derivados do cacau. Ao mesmo tempo desenvolveu embalagens práticas e modernas, que além de servirem como sofisticadas opções de presentes, preservavam a qualidade dos produtos. Além disso, a GUYLIAN desenvolveu produtos e embalagens sazonais para o Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Mães e Natal.
No mês de junho de 2008 a marca GUYLIAN foi adquirida pelo conglomerado de alimentos sul-coreano Lotte Confectionary Co., que pagou €105 milhões. Nos últimos anos, seguindo a estratégia de grandes marcas do segmento, a GUYLIAN inaugurou cafeterias (batizadas de Guylian Belgian Chocolate Cafés), onde, além dos deliciosos chocolates da marca, é possível saborear bolos, sobremesas e petit fours, acompanhados de café, chá ou até mesmo uma taça de champanhe, tudo em um ambiente sofisticado e moderno. A primeira cafeteria foi inaugurada na cidade de Sydney na Austrália.
Extremamente macios e delicados os bombons da linha “Sea Shells Original”, oferecidos em 11 formatos diferentes, incluindo o de cavalo-marinho, não perdem a forma quando estão na embalagem mesmo em dias com temperatura mais alta, mas que literalmente derretem na boca devido a sua primorosa combinação entre chocolate ao leite, chocolate meio amargo e chocolate branco. Outro produto extremamente popular da marca é o Guylian I Love You, em formato de coração e embalados individualmente, o famoso chocolate belga vem com o requintado recheio de praliné de avelã. Além é claro da linha de frutos (uva-passa, mirtilo e cranberries) recobertos com o mais puro chocolate.
Para criar os seus saborosos chocolates, a GUYLIAN utiliza apenas o melhor chocolate belga produzido a partir de uma variedade excepcional de sementes de cacau oriundas da África Ocidental, que cumprem os exigentes critérios da marca: as sementes de cacau devem ser produzidas e recolhidas de forma sustentável e os fabricantes devem garantir cumprimento absoluto das normas de segurança alimentar, contribuindo simultaneamente para melhorar as vidas dos produtores de cacau junto dos quais se abastecem. Hoje em dia a GUYLIAN é uma das marcas de mais forte crescimento global em sua categoria, se firmando como uma excelente embaixadora da tradição histórica dos chocolates belgas. A marca está sempre empenhada em oferecer aos apreciadores de chocolate em todo o mundo uma sensação inesquecível, para saborear lentamente.
As marcas registradas
É possível distinguir um verdadeiro chocolate em forma de Fruto do Mar da GUYLIAN pela presença da letra G no mesmo. Esta é a marca de qualidade e a assinatura de uma marca apaixonada pelo que faz. Além disso, o sucesso dos chocolates em forma de cavalo-marinho fez com que a marca registrasse um logotipo com a presença do delicado animal marinho, que aparece em todas as embalagens.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas atualizações ao longo dos anos.
Os slogans
The World’s Favourite Belgian Chocolates. (2008)
Too good to give away. (2000)
Artisanal Belgian Chocolates.
Dados corporativos
● Origem: Bélgica
● Fundação: 1958
● Fundador: Guy e Liliane Foubert
● Sede mundial: Sint-Niklaas, Bélgica
● Proprietário da marca: Chocolaterie Guylian N.V.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Lotte Confectionary Co.)
● CEO & Presidente: Mieke Callebaut
● Faturamento: €80 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 9
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 250
● Segmento: Chocolates
● Principais produtos: Bombons, pralinés e chocolates
● Concorrentes diretos: The Belgian, Suchard, Lindt, Leonidas, Godiva, Neuhaus, Cailler e Ghirardelli
● Ícones: Os pralinés em forma de cavalo-marinho
● Slogan: The World’s Favourite Belgian Chocolates.
● Website: www.guylian.com/pt-pt/
A marca no mundo
A GUYLIAN comercializa seus bombons e chocolates em mais de 120 países da Europa, Ásia, Austrália e Américas. A marca está entre as dez mais vendidas do mundo no segmento de chocolates em caixa. A GUYLIAN é extremamente popular nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Holanda, França, Portugal, Espanha, Japão e Áustria. Mais de 75 toneladas dos finos chocolates GUYLIAN são produzidos diariamente em Sint-Niklaas, em uma área fabril de 27.000 m². Aproximadamente 96% de sua produção é exportada. Além disso, a marca possui nove sofisticados cafés localizados nas cidades de Seul (Coréia do Sul), Riad (Arábia Saudita), Sydney (Austrália) e futuramente em Doha (Catar).
Você sabia?
● Todos os chocolates GUYLIAN são feitos com manteiga de cacau 100% pura.
● Os famosos bombons em forma de conchas do mar é o produto belga mais vendido dentro das lojas do Duty Free.
● O mundo do chocolate e o fundo do mar sempre estiveram intimamente ligados para a GUYLIAN. Por isso, desde 1999 a marca é um dos principais patrocinadores do Project Seahorse, um projeto dedicado a conservação de cavalos-marinho e outras criaturas do fundo do mar em várias regiões do planeta. A marca já doou mais de €1.4 milhões para este projeto.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 12/4/2017
Um comentário:
Olá amigo blogueiro,
Eu sou Adriano Pelegrini Monteiro, autor do Blog Colunas de Hércules: www.colunasdehercules.com.br
Estou montando uma página exclusiva com banners de parceiros do nosso blog e gostaria de saber se vocês tem interesse em trocar banners?
Nós colocaremos em nossa página, banners de nossos parceiros do tamanho de 550 x 120 pixels, caso você não tenha um banner disponível nessas dimensões nossa equipe poderá fazer um para você.
Além disso, a cada 10 novas parcerias, criaremos posts de divulgação, sobre os blogs parceiros em nossa página principal.
Disponibilizaremos banner estáticos de nosso blog no tamanho que você decidir e se adequar ao seu template para formarmos essa parceria.
O Blog Colunas de Hércules acredito muito em uma blogosfera mais recíproca e procura criar parcerias com blogs como o seu que possui um conteúdo útil e inteligente. Não fazemos parcerias com blogs comerciais ou 100% pessoais, pois acreditamos que a blogosfera é a nova mídia, mais rápida, sustentável e imparcial.
E essa parceria não ficará apenas na troca de banners, mas também em troca de experiências, conteúdo, fontes de informação, rede de contatos, etc...
Caso tenha interesse, o seu blog se encaixa no perfil de blogs que nós procuramos para parcerias.
Entre em contato no e-mail: drico.no@gmail.com
Muito Obrigado
Adriano - Blog Colunas de Hércules - O Mundo do Empreendedorismo
Postar um comentário