9.3.11

JAMESON® IRISH WHISKEY


Se você acha que o licor Bailey’s, a cerveja Guinness, o leite de excepcional qualidade, o trevo de quatro folhas, o duende e São Patrício (St. Patrick’s, em inglês) são os símbolos culturais e históricos mais fortes da Irlanda, acertou. Mas, não totalmente. Acrescente a essa célebre lista o uísque Jameson®, que por sua suavidade e uma fusão única de sabores, conquistou milhões de fiéis paladares pelo mundo afora. 

A história 
Tudo começou em 1780 quando o advogado escocês John Jameson adquiriu a pequena destilaria de Bow Street, localizada na cidade irlandesa de Dublin, e passou a fabricar seus próprios uísques seguindo o método irlandês de destilação. Sua preocupação em produzir um uísque de qualidade superior era tamanha que ele comprou os melhores equipamentos da época. Também, só utilizava ingredientes selecionados - tradição que perdura até os dias de hoje - e uma única fonte de água - no caso o Rio Liffey, em Dublin. Ele selecionava pessoalmente a cevada e os barris de carvalho (John foi um dos primeiros a usar barris de xerez para maturar seus uísques), não importando quanto custariam. Além disso, enquanto os uísques escoceses eram destilados duas vezes, ele em sua incessante busca pela qualidade máxima submetia o Jameson® Irish Whiskey a um processo de tripla destilação. O resultado de tanto cuidado era um uísque extremamente suave e saboroso, muito agradável ao paladar. A destilaria de Jameson rapidamente ganhou reputação como produtora de uísque premium.
  

Nesta década, os homens e mulheres que trabalhavam na destilaria tinham os melhores salários e condições de trabalho da cidade, assim como tempo com o próprio chefe. John acreditava que compartilhar seus lucros, tempo e espírito com cada trabalhador estimulava a sua lealdade e eles, por sua vez, devolviam a gentileza fabricando um uísque melhor. Em 1810, seu filho - John II - tratou de expandir a destilaria John Jameson & Son, que se tornou uma das maiores e mais importantes da Irlanda. John Jameson faleceu aos 83 anos no dia 3 de dezembro de 1823 e seus descendentes deram continuidade ao lema da família: “Sine Metu” (algo como “Sem Medo”), frase presente no brasão estampado em cada rótulo da garrafa do uísque até os dias de hoje. Vale ressaltar que esse lema foi conferido à família Jameson graças à bravura demonstrada ao combater os piratas em alto mar, no século 16.
   

A partir de 1851, seu outro filho, John III, tratou de expandir a marca Jameson® pelos mercados internacionais, ampliou o negócio globalmente, tornando-se um dos maiores fabricantes de uísque do mundo. Quando John IV assumiu o comando, no início dos anos de 1900, a John Jameson & Son Whiskey já era reconhecida mundialmente. Uma escassez de carvão associada à Primeira Guerra Mundial e a deflagração de um vírus mortal da gripe, afetaram significativamente as capacidades de produção e distribuição da destilaria. Para uma bebida que se orgulhava em ser suave, este foi um período difícil. A destilaria chegou a encerrar suas atividades entre 1917 e 1918 devido à escassez de milho provocada pelo conflito mundial. Uma vez levantadas as restrições da guerra, em 1919 a destilaria obteve permissão para regressar à produção.
  

Mas a destilaria enfrentaria outra enormes dificuldades com a guerra da independência da Irlanda, em 1919, quando o uísque irlandês sofreu um boicote do império britânico - principalmente pela Commonwealth, que incluía Austrália, Canadá, e Índia. As dificuldades aumentaram ainda mais quando começou a vigorar em 1920 a Lei Seca nos Estados Unidos (período no qual a fabricação, transporte e venda de bebidas alcoólicas foram banidas nacionalmente), mercado que pelo grande número de imigrantes irlandeses era um dos mais importantes para marca na época. Somente com a revogação da lei em 1933 a marca voltou a crescer no mercado americano. Seis anos após a Lei Seca, deu-se a Segunda Guerra Mundial e introduziu-se uma proibição de transporte transatlântico, o que prejudicou novamente e gravemente a distribuição do uísque Jameson®.
  

Passado esse período de grandes dificuldades, especialmente devido ao seu sabor suave e harmonioso, que permitia uma variedade de combinações, desde drinques clássicos à inovadores, fez com que a popularidade e também a demanda pelo uísque Jameson® crescesse no mundo inteiro. Uma dessas combinações, em virtude da sua versatilidade, foi à principal responsável por tornar o Jameson® tão popular: o irish coffee (café irlandês), fusão do café e do uísque irlandês coberto com uma camada de creme de leite fresco ou chantilly, que segundo a lenda surgiu em 1942, no bar do restaurante do aeroporto em Foynes, na Irlanda. Além disso, por ser um uísque menos marcante, se tornou comum o consumo em drinques, acompanhado, por exemplo, de suco de cranberry e gelo.
   

Em 1963 o uísque Jameson® já estava disponível em 68 mercados em todo o mundo, exportando anualmente 15.000 caixas somente para o mercado americano. Durante anos, a destilaria exerceu operações de engarrafamento em Londres para servir mercados de exportação, mas na Irlanda sua distribuição era feita através de barris para os armazenistas. Jameson® Ten foi o primeiro uísque engarrafado pela destilaria em Bow Street. Um anos após o seu lançamento, em 1964 Jameson® Ten foi rebatizado para Crested Ten, nome que perdurou até 2016, quando passou a se chamar Jameson® Crested. Vivendo momentos atribulados nesta década, Aleck Crichton, o último descendente direto do fundador de Bow Street a dirigir a empresa, arquitetou a fusão com duas outras destilarias - Cork Distillers e John Powers - para formar o Irish Distillers Limited em 1966. A fusão permitiu a combinação de recursos e expertise, resultando em um crescimento significativo para a marca Jameson®.
   

O aparecimento e o crescimento do uísque irlandês tornaram necessário um espaço maior para produzir Jameson®. Por isso, em 1975, a produção foi deslocado da destilaria de Bow Street para Midleton, localizada no Condado de Cork. Até hoje, cada gota de Jameson® apreciada em todo o mundo tem origem lá. A marca irlandesa foi adquirida pelo grupo francês Pernod Ricard (conheça essa outra história aqui) em 1988 e, nos anos seguintes, ganhou ainda mais força internacional, aumentando sua distribuição e investindo em campanhas publicitárias para se tornar verdadeiramente uma marca global. O resultado: em 1995, as vendas do uísque irlandês chegaram aos 10 milhões de garrafas, ajudando à Jameson® a ingressar no seleto grupo das 100 marcas de bebidas alcoólicas mais valiosas do mundo.
  

A década de 1990 também foi marcada pela ampliação de sua linha de produtos com o lançamento de novos uísques, como por exemplo, em 1996 com o Jameson® Gold Reserve, envelhecido em barris de carvalho americano virgem. Em 2004 a Jameson® foi eleita como a marca de uísque de mais rápido crescimento no mundo, com suas vendas atingindo, em 2006, 2 milhões de caixas. Além disso, foi o uísque que mais cresceu no mercado americano nesse período; e recentemente apresentou grande crescimento em mercados importantes como África do Sul, França, Índia e China. A marca irlandesa também iniciou o lançamento de edições limitadas com embalagens criadas por grandes designers e artistas de renome.
   

Em 2015, para fisgar o paladar dos apreciadores de cervejas artesanais, a marca ousou ao lançar o Jameson® Caskmates Stout Edition, uísque irlandês triplamente destilado e misturado que foi pacientemente finalizado e envelhecido em antigos barris de cerveja artesanal irlandesa. Essa edição fez tanto sucesso que, em 2018, seria lançada a segunda edição desta série, o Jameson® Caskmates IPA Edition, um uísque envelhecido em barris utilizados na maturação de cerveja IPA da Franciscan Well Brewery em Cork, na Irlanda, resultando em aromas cítricos e um discreto final com traços de lúpulo. Ainda em 2018, a destilaria inovou mais uma vez ao lançar o Jameson® Cold Brew, uma combinação perfeitamente equilibrada do uísque irlandês mais suave com a riqueza do café (uma reunião de grãos arábica do Brasil e da Colômbia).
  

Pouco depois, em 2019, a destilaria lançou - inicialmente para o segmento de varejo de viagem (aeroportos) - o Jameson® Triple Triple, um uísque triplamente destilado e triplamente amadurecido em barris de Bourbon e Xerez. Sempre querendo atrair um público mais jovem, em 2021 a marca lançou o Jameson® Orange, o tradicional uísque irlandês perfeitamente equilibrado com notas de sabor picante de laranja.
   

Além disso, em 2022 a marca ingressou no segmento de coquetel pronto para beber com o lançamento do Jameson® Ginger Ale & Lime, uma bebida com gás em lata que leva a combinação perfeitamente misturada de uísque irlandês Jameson® com sabores naturais de gengibre e limão. Essa linha seria ampliada pouco depois com a introdução do Jameson® Orange Spritz, uma mistura borbulhante de uísque irlandês e sabores cítricos em lata.
  

Nos últimos anos a Jameson® tem priorizado o investimento em grandes eventos de arte, cultura e música. Por exemplo, a marca organiza uma das maiores festas do mundo no dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day), batizada de Jameson® Global Party, que acontece em diversos países ao redor do mundo. Além disso, de 2003 a 2015 a marca patrocinou o Dublin International Film Festival, um evento internacional dos mais importantes no segmento, atraindo cinéfilos de todas as partes do mundo e vários artistas famosos.
   

Hoje em dia, a marca Jameson® acredita que aperfeiçoou a arte de fabricar o suave e verdadeiramente único uísque irlandês. Mas, no que diz respeito aos drinques, a marca busca constantemente bartenders de todo o mundo para descobrir formas novas e instigantes de desfrutar o melhor dos uísques irlandeses.
  

O mais famoso uísque dos irlandeses 
Dificilmente os irlandeses aceitarão, sem demonstrar uma ponta de ofensa, a insinuação de que o uísque escocês possa ser melhor. Se você pensa que o uísque nasceu na Escócia, está redondamente enganado. Na verdade ele surgiu na vizinha Irlanda. E as diferenças são grandes. Nem a grafia é igual: “whiskey” (para irlandeses) e “whisky” (para escoceses). Aliás, o termo é proveniente justamente de uma palavra irlandesa (“uiske beatha”) que significa em gaélico “água da vida”. Mas as diferenças vão muito além de uma simples letra. O uísque irlandês é destilado três vezes, enquanto grande parte da bebida escocesa passa duas vezes pelo processo. Outra característica marcante do irlandês: o uísque mistura dois tipos de cevada, sendo que um deles germina na água, preservando aroma e sabor leves. Além disso, o uísque é descansado em barris onde já estiveram bebidas de Bourbon, Xerez e vinho do porto. Rivalidades, diferenças e polêmicas à parte, o Jameson® é o uísque irlandês mais vendido do mundo e um dos mais populares do segmento.
   

Atualmente a marca irlandesa oferece uma ampla variedade de uísques, entre os quais: 
Jameson® Original: é o carro-chefe da marca irlandesa, um uísque original envelhecido por no mínimo 5 anos e produzido desde 1780. 
Jameson® 18 Years: criado em 2002, este excepcional uísque envelhecido 18 anos é a mais pura tradução da alta qualidade da destilaria irlandesa. 
Jameson® Bow Street 18 Years Cask Strength: engarrafado uma vez por ano, é uma mistura especial de uísques irlandeses raros de alambique e grãos feitos na destilaria de Midleton e lançado em 2018. 
Jameson® Black Barrel: lançado em outubro de 2011, é uma mistura triplamente destilada de rico Pot Still e uísque de grãos envelhecido em uma mistura de barris de Xerez e barris de Bourbon. É considerado uma expressão “mais escura, encorpada e complexa” do uísque Jameson® e inclui uma proporção maior de uísque irlandês de alambique. 
Jameson® 15 Year Old Single Pot Still: incorpora o estilo tradicional de fabricação de uísque irlandês que lhe dá o nome. A cevada maltada e não maltada é triplamente destilada para uma sedosidade rica e inconfundível com um tempero distinto de alambique. Lançado em 2022, este uísque é amadurecido em uma combinação de três tipos diferentes barris de carvalho virgem (irlandês, europeu e americano), além de barris de Bourbon e Xerez. 
Jameson® Select Reserve: os mestres destiladores selecionam cuidadosamente uma grande proporção de uísque irlandês de alambique com um raro uísque de grão em pequenos lotes, maturados em barris de bourbon carbonizados, fazendo com que o uísque adquira notas aromáticas de madeira carbonizada, especiarias profundas e frutas exóticas. 
Jameson® Remixed Caribbean Beats: introduzido em 2023, é um extraordinário uísque irlandês de 21 anos envelhecido inteiramente em barris temperados com rum. 
Jameson® Crested x Eight Degrees Devil’s Ladder: introduzido em 2020, é um uísque envelhecido em barris da cerveja artesanal Belgian Tripel. O resultado é um uísque com especiarias abundantes, lúpulos florais e doçura, enquanto o carvalho e o malte trabalham em conjunto para adicionar um caráter de cereal tostado.
  

A histórica destilaria 
A Old Jameson®, a destilaria original da tradicional marca, está localizada no centro da cidade de Dublin, sendo um dos marcos culturais mais preservados pelos irlandeses. Apesar do uísque Jameson®, desde o dia 5 de junho de 1970, não ser mais destilado ali, pondo fim a quase 200 anos de produção de uísque em Dublin, a destilaria é um centro para visitantes aberto em 1997 e que passou por renovações em 2007 e 2016. O icônico complexo - que reune museu, bar e restaurante - oferece visitas guiadas que abordam a história da marca (explicando as características únicas do uísque irlandês, incluindo comparativos com outros uísques famosos, como escoceses e americanos - além de aulas de preparação de coquetéis, sessões de degustação de uísque premium ou para aprender como misturar seu próprio uísque.
   

O tour, batizado de Jameson® Experience, começa com um vídeo e uma pequena apresentação que conta uma breve história do uísque Jameson® na Irlanda. Nos outros estágios da visita é possível ter informações detalhadas sobre a história e processo de fabricação do uísque, incluindo como os barris, que são selecionados de forma especial, transformam algumas das características dos diferentes uísques Jameson®. E por último a degustação do tradicional uísque, puro ou com outros ingredientes não alcoólicos.
  

A histórica destilaria ainda oferece uma loja com produtos e lembranças da marca, um bar (chamado JJ’s) e um restaurante (3rd Still), localizado no mezanino. A destilaria também hospeda e promove eventos corporativos, coquetéis e lançamentos, além de promover o “Irish Nights”, que acontece de abril a outubro. É uma noite que inclui o tour da destilaria e depois um jantar (entrada, prato principal e sobremesa) acompanhados de música e dança típicas ao vivo. Em 2018, na 25ª edição do World Travel Awards, a destilaria Jameson® Bow St. foi premiada como o “Melhor Tour de Destilaria do Mundo.
  

O ícone 
Em cada garrafa de Jameson® está incrustado em relevo no vidro o “Barrel Man” (“Homem do Barril”, em português). Este ícone simboliza os trabalhadores do passado e representa aqueles que construíram o uísque Jameson®. Esse verdadeiro ícone da marca tem sua origem na agência de publicidade londrina W.S. Crawford e foi criado pelo famoso artista e designer gráfico Edward McKnight Kauffer para uma campanha em 1927. Em 1928, ele foi parar no rótulo inferior das garrafas. E, no ano de 1930, passou a ser aplicado em todas as garrafas para exportação.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca irlandesa passou por algumas remodelações ao longo dos anos, adotando um visual mais simples e minimalista, como mostra a imagem abaixo.
   

A Jameson® também utiliza, especialmente para ambientes digitais, uma identidade visual formado apenas pela letra J estilizada, que pode ser aplicada sob o tradicional fundo na cor verde-escura, tão associada à marca.
  

Os slogans 
Must be a Jameson®. (2023) 
Easy Does it. (2023) 
Widen the Circle. (2022) 
Taste, That's Why. (2018) 
Taste above all else. (2012) 
Seriously playful. (2009) 
Easygoing Irish. (2009) 
Beyond the obvious. (2006) 
It could just be the taste. (2004) 
Jameson® Irish Whiskey. What’s the rush? (2001) 
Smooth whiskey from Ireland. (1999) 
Triple distilled to be the smoothest of the smooth. (1997) 
Triple distilled for exceptional smoothness. (1996) 
The spirit of Ireland. (1993) 
You’ll never know until you’ve tried it. (1981) 
Not a drop is sold till it’s seven years old. (1950) 
Jameson® é Junto. (2022, Brasil) 
Ser suave é para os fortes. (2017, Brasil)
  
Dados corporativos 
● Origem: Irlanda 
● Fundação: 1780 
● Fundador: John Jameson 
● Sede mundial: Dublin, Irlanda 
● Proprietário da marca: Irish Distillers Limited 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Pernod Ricard S.A.) 
● CEO: Nodjame Fouad 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, aeroportos e Irlanda 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Uísques irlandeses 
● Concorrentes diretos: Tullamore Dew, Bushmills, Paddy Irish Whiskey, Redbreast, Kilbeggan, Lost Irish, Crown RoyalJack Daniel’s e Jim Beam 
● Ícones: A tripla destilação e o “Barrel Man” 
● Slogan: Must be a Jameson®

A marca no mundo 
Hoje em dia Jameson®, uísque irlandês mais famoso do mundo e líder absoluto em sua categoria (com aproximadamente 70% de participação de mercado), está presente em mais de 130 países, com vendas anuais superior a 10.4 milhões de caixas (dados de 2022). A cada segundo são consumidas 20 doses do uísque Jameson® no mundo; isto significa que a cada dia 6 mil garrafas do uísque “evaporam” de sua destilaria. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos, “Travel Retail” (aeroportos), Irlanda, África do Sul, França, Reino Unido, Austrália, Canadá, China e Índia. Atualmente o uísque é fabricado em uma única destilaria, a Midleton Distillery, na região de Cork. 


Você sabia? 
Durante quatro anos consecutivos (2008-2011) o bar, na verdade um pub, que mais vendeu Jameson® no mundo estava localizado na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota. Eram aproximadamente 22 garrafas do uísque irlandês todos os dias. 
Um proeminente membro da família Jameson foi Guglielmo Marconi, pioneiro do rádio. A mãe dele era irlandesa e neta do fundador da tradicional destilaria Jameson®. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/9/2024 

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3 comentários:

marcas e patentes disse...

Seu blog é ótimo com informações inovadoras e colocadas de uma forma gostosa de se ler, parabéns e sucesso!!!!

natalia disse...

parabéns pelo o seu blog!

Unknown disse...

Excelente matéria sobre o Jameson. Sucesso com o blog!