9.4.11

SERGIO TACCHINI


Nike, Adidas e Head que desculpem, mas quando o assunto é tradição e inovação nas quadras de tênis a marca italiana SERGIO TACCHINI imperou durante décadas no esporte das raquetes. E tudo isso amparada por grandes e históricos nomes como Jimmy Conors, John McEnroe, Martina Hingis e Pete Sampras, que conquistaram torneios importantes utilizando roupas e equipamentos da marca italiana. Hoje em dia os produtos da grife ganham a garantia de qualidade “Made Italy” e o estilo único e inconfundível da moda italiana. 

A história 
Sergio Tacchini se tornou jogador profissional de tênis aos 17 anos quando ingressou no Tênis Clube de Milão em 1955. Depois de conquistar por três vezes a Copa Davis atuando pela equipe italiana, ele resolveu se aposentar e fundar a uma empresa na pequena cidade de Bellinzago Novarese, no norte da Itália, em 1966, cujo principal objetivo era produzir vestuário para a prática do esporte que o consagrou. A nova marca criava uma grande inovação no estilo do tradicional esporte, usando cores e listras em suas roupas em uma época onde os jogadores utilizavam somente a cor branca. Foi um sucesso, inicialmente entre seus ex-companheiros italianos que desfilavam pelas quadras com pólos coloridas.


Nos anos de 1970, as roupas coloridas e ousadas da marca italiana fizeram sua primeira aparição no clássico torneio de Wimbledon quando Jimmy Conors conquistou o título. Em 1978 a SERGIO TACCHINI assinou contrato por oito anos com o talentoso tenista americano John McEnroe. Esse episódio foi de extrema importância para divulgar a marca globalmente. Nos anos de 1980 o patrocínio individual a atletas permitiu que a SERGIO TACCHINI conquistasse posição de destaque no cenário internacional: Ille Nastase, Martina Navratilova, Vitas Gerulatis, Mats Wilander, Pat Cash, Pete Sampras, Sergi Bruguera e Gabriela Sabatini foram alguns dos nomes que contribuíram para que a marca alcançasse o topo nas quadras e se tornasse sinônimo do melhor estilo e elegância italiana a serviço do esporte.


Além disso, a marca diversificou seu portfólio e ingressou em novos esportes como a Fórmula 1, onde patrocinou Ayrton Senna e Carlos Reutemann; esqui na neve com Marc Girardelli; e golfe com Ian Woosnam. Neste período ampliou seu portfólio, onde fragrâncias (a primeira foi lançada em 1987), calçados e acessórios, como relógios e óculos, foram adicionados à sua linha de produtos e se tornou a marca de campeões das pistas, quadras, campos e mares. Todos com o estilo da assinatura italiana de SERGIO TACCHINI, carregando qualidade, inovação e elegância, que condizem com o espírito esportivo da marca. Em 1991 inaugurou sua primeira loja própria na cidade de Turim, revolucionando o segmento esportivo. Até o final desta década a SERGIO TACCHINI já possuía aproximadamente 200 lojas espalhadas pela Europa. Em 1996 a marca foi fornecedora oficial da delegação italiana nos Jogos Olímpicos de Atlanta. No final desta década, os tenistas Goran Ivanisevic e Martina Hingis confirmaram a grande tradição da marca italiana em patrocinar grandes campeões.


O novo milênio iniciou com o patrocínio de grandes tenistas como Juan Carlos Ferrero e Tommy Robredo. Além disso, resolveu ingressar no fascinante mundo do iatismo com o patrocínio do promissor Karine Fauconnier. Nos anos seguintes, a marca italiana resolveu centrar suas forças somente no tênis. Depois de passar por graves problemas financeiros, em 2008, a marca italiana foi adquirida pelo empresário chinês Billy Ngok. Em 2009, o tenista sérvio Novak Djokovic foi anunciado como novo embaixador mundial da marca italiana. O habilidoso tenista sérvio se transformou na maior aposta da marca para se manter no topo do tênis. Porém, apesar da importância e exposição que o tenista trouxe para a marca, o acordo foi encerrado em maio de 2012. Apesar de perder muito sua relevância no mundo do tênis, a marca ainda patrocina alguns atletas, como por exemplo, o espanhol Tommy Robredo, o eslovaco Martin Klizan e o tenista de Luxemburgo Gilles Muller. Outra aposta recente da marca é na venda de linhas de roupas e acessórios, com um visual vintage, para serem usadas fora das quadras de tênis.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, como pode ser visto na imagem abaixo.


Os slogans 
Dress the Passion. (2014) 
Dress the Italian life. (2014) 
Old’s cool. (2006) 
The tenniswear of champions. (1980)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1966 
● Fundador: Sergio Tacchini 
● Sede mundial: Milão, Itália 
● Proprietário da marca: Sergio Tacchini International S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Billy Ngok 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 100 
● Presença global: + 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 200 
● Segmento: Esportivo 
● Principais produtos: Vestuário, calçados e acessórios esportivos 
● Concorrentes diretos: Head, Fila, Wilson, Le Coq Sportif, Ellesse, Lacoste, Nike e Adidas 
● Slogan: Dress the Passion. 
● Website: www.sergiotacchini.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca SERGIO TACCHINI, que oferece roupas e calçados esportivos para homens, mulheres e crianças, além de licenciar seu nome para perfumes, relógios e óculos, está presente em mais de 70 países ao redor do mundo. A marca possui ainda mais de 100 lojas próprias espalhadas pela Itália, em alguns outros países da Europa e China. 

Você sabia? 
Desde 1972, tenistas patrocinados pela marca italiana conquistaram mais de 33 títulos de Grand Slam (que compreendem os quatro principais torneios do tênis mundial). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/12/2015

4 comentários:

Leandro disse...

Muito bom este blog, sempre que tenho um tempinho dou uma passada por aqui...Ah, sobre marca Sergio Tacchini também há perfumes excelentes.
Até+

Adalton Moura disse...

O pessoal da Sergio Tacchini acertou ou não em patrocinar o Novak Djokovic? O cara virou uma máquina de ganhar títulos.

edimir disse...

onde encontrar uma loja que vende produtos-vestuário ( agasalhos e camisas ) da marca aqui em SP ???solicito informar no email emariz@ig.com.br - agradeço a informação.

Anônimo disse...

@edimir
já existiu 1 lojinha nos Jardins nos anos 90 comprei algumas coisas lá, porém nesse submundo, seguindo inúmeros exemplos de falta de produtos no mercado, a marca sumiu. A história não muda. Quer ter? Só importado. Com imposto de brinde, e o esculacho de que "precisamos incentivar o comércio de produtos nacionais" (ora pois)