Perseguições explosivas. Caçadas alucinantes. Assassinatos. Romance. Drama. Tramas. Forte conteúdo sexual. Traições. Ficção científica. Os canais da rede CINEMAX são uma mistura de emoções que não deixam os telespectadores desgrudarem os olhos da telinha.
A história
Tudo começou quando a rede HBO resolveu criar um novo canal á cabo que tinha como objetivo complementar sua programação e concorrer com o The Movie Channel, um canal de filmes popular no mercado americano. Foi então que no dia 1 de agosto de 1980 ocorreu a estréia do CINEMAX, cujo nome é a junção das palavras cinema e máximo, exatamente o que sua programação iria transmitir durante 24 horas. O CINEMAX foi apresentado ao público por Robert Culp como um canal que iria “transmitir filmes, nada além de filmes”. Inicialmente o novo canal tinha sua grade de programação preenchida com filmes clássicos, das décadas de 50, 60 e 70, sem intervalo comercial. Em poucos anos o canal começou a mudar sua grade de programação para atrair mais e novos assinantes. Passou então a transmitir filmes mais violentos e cheios de ação, além de filmes com conteúdo mais adultos que continham nudez e forte apelo sexual. O canal também transmitiu, por um curto período de tempo, programas musicais.
Exatamente no dia 4 de maio de 1984 estreou o Max After Dark, um bloco de programação exibido tarde da noite que continha séries e filmes com conteúdo mais erótico, e que se tornou um dos ícones do canal, ajudando a arrebatar milhões de assinantes no mercado americano. A partir de meados desta década, algumas séries também foram incluídas em sua grade de programação. Em 1991, o CINEMAX começou a ser transformar em uma rede de canais Premium ao lançar o CINEMAX 2 (hoje chamado MoreMax), que transmitia os mesmo filmes do canal principal, além de produções estrangeiras. Em 1992 séries com forte apelo sexual, como Erotic Confessions e Hot Line, começaram a ganhar mais destaque em sua grade de programação e se transformaram em estrondosos sucessos.
Nos anos seguintes a rede lançou canais segmentados por gêneros de filmes: CINEMAX 3 (1995), conhecido atualmente como ActionMax, cuja programação era baseada em filmes de ação, guerras, artes marciais e clássicos do faroeste; ThrillerMax (1998), com filmes de mistério, suspense e terror; @Max (2001), apresentando filmes contemporâneos; OuterMax (2001), filmes de ficção científica e horror; WMax, voltado para um público feminino com filmes de romance e drama; e 5StarMax, com filmes clássicos.
No dia 1 de setembro de 2008 os oito canais da rede nos Estados Unidos começaram a oferecer programação em alta definição. Recentemente a rede lançou outra grande novidade, que atende pelo nome de MaxGo, um site onde os assinantes do canal podem assistir um conteúdo em alta definição de filmes e documentários, além das séries eróticas, pelas quais o CINEMAX ficou extremamente conhecido. Outra novidade foi o investimento do canal na produção de novas séries como Femme Fatales, Strike Back e Carga Explosiva. Durante todos esses anos o CINEMAX e seus outros canais foram lançados em vários mercados mundiais, em alguns deles com outros nomes.
O canal chegou ao Brasil somente no mês de setembro de 1997 com uma programação que trazia sucessos do cinema mundial divididos por gênero de acordo com o dia da semana, além de obras premiadas em importantes festivais, como Cannes, Festival de Berlim e o Sundance Film Festival. O novo canal já estreou 100% legendado em português. Atualmente a rede oferece no Brasil os canais: MAX PRIME (criado para atender o público masculino, exibe filmes com muita ação, humor, histórias emblemáticas e erotismo), MAX (especialmente para os amantes de cinema, exibe filmes campeões de bilheteria, produções internacionais e independentes, aclamados pela crítica e pelos grandes festivais cinematográficos internacionais), MAX HD (com programação 100% em alta definição, exibe filmes campeões de bilheteria, atuais, produzidos pelos estúdios de Hollywood ou produzidos pelo cinema independente e internacional) e CINEMAX (canal para todo público, com filmes de Hollywood, independentes e internacionais, sendo o único canal básico a exibir as produções originais da HBO).
A evolução visual
A identidade visual da marca CINEMAX passou por inúmeras e acentuadas modificações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu em 1985, criando uma imagem de movimento à marca. Em 1997 mais uma mudança: a palavra “Max”, como o canal era chamado pelos fãs, ganhou destaque ao ser escrita dentro de um círculo. No ano de 2008, em alguns países, o canal assumiu definitivamente o nome MAX, ganhando um novo logotipo. Recentemente, no mês de agosto de 2011, a marca ganhou um novo logotipo no mercado americano. Porém, muitos países continuam utilizando o logotipo anterior.
Ainda nos Estados Unidos, os outros canais da rede seguiram a nova identidade do CINEMAX.
Os slogans
We Are Your Movie Channel. (2011)
Take It to the Max. (2008)
Take It to the Movies. (2003)
The Movie Service for the Movie Fan. (1997)
Cinemax, If You Like Movies. (1991)
More Movies, More Choice. (1989)
See the Light, See Cinemax. (1988)
We Take You to the Stars. (1984)
Our Difference is Our Movies. (1983)
We Are Your Movie Star. (1982)
The 24-Hour Movie Network. (1980)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1 de agosto de 1980
● Criador: Home Box Office (HBO)
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Home Box Office, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Bill Nelson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 41.2 milhões
● Presença global: + 45 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Entretenimento
● Principais produtos: Filme, séries e documentários
● Principais concorrentes: The Movie Channel, Showtime e Starz
● Slogan: We Are Your Movie Channel.
● Website: www.cinemax.com
A marca no mundo
Atualmente o CINEMAX oferece uma rede de canais Premium, somente no mercado americano são 8 opções, cuja programação está baseada em filmes, séries e documentários, para mais de 41 milhões de assinantes em 45 países do mundo. Somente nos Estados Unidos o canal possui mais de 12.4 milhões de assinantes. A rede oferece em sua programação filmes dos estúdios Columbia Pictures, Sony Pictures Television International, Walt Disney Pictures, Warner, além de produções de estúdios independentes e lançamentos de grande sucesso.
Você sabia?
● Em fevereiro de 1988 a estréia do filme Máquina Mortífera (Lethal Weapon) atingiu o maior índice de audiência na história do canal.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 23/8/2011
A história
Tudo começou quando a rede HBO resolveu criar um novo canal á cabo que tinha como objetivo complementar sua programação e concorrer com o The Movie Channel, um canal de filmes popular no mercado americano. Foi então que no dia 1 de agosto de 1980 ocorreu a estréia do CINEMAX, cujo nome é a junção das palavras cinema e máximo, exatamente o que sua programação iria transmitir durante 24 horas. O CINEMAX foi apresentado ao público por Robert Culp como um canal que iria “transmitir filmes, nada além de filmes”. Inicialmente o novo canal tinha sua grade de programação preenchida com filmes clássicos, das décadas de 50, 60 e 70, sem intervalo comercial. Em poucos anos o canal começou a mudar sua grade de programação para atrair mais e novos assinantes. Passou então a transmitir filmes mais violentos e cheios de ação, além de filmes com conteúdo mais adultos que continham nudez e forte apelo sexual. O canal também transmitiu, por um curto período de tempo, programas musicais.
Exatamente no dia 4 de maio de 1984 estreou o Max After Dark, um bloco de programação exibido tarde da noite que continha séries e filmes com conteúdo mais erótico, e que se tornou um dos ícones do canal, ajudando a arrebatar milhões de assinantes no mercado americano. A partir de meados desta década, algumas séries também foram incluídas em sua grade de programação. Em 1991, o CINEMAX começou a ser transformar em uma rede de canais Premium ao lançar o CINEMAX 2 (hoje chamado MoreMax), que transmitia os mesmo filmes do canal principal, além de produções estrangeiras. Em 1992 séries com forte apelo sexual, como Erotic Confessions e Hot Line, começaram a ganhar mais destaque em sua grade de programação e se transformaram em estrondosos sucessos.
Nos anos seguintes a rede lançou canais segmentados por gêneros de filmes: CINEMAX 3 (1995), conhecido atualmente como ActionMax, cuja programação era baseada em filmes de ação, guerras, artes marciais e clássicos do faroeste; ThrillerMax (1998), com filmes de mistério, suspense e terror; @Max (2001), apresentando filmes contemporâneos; OuterMax (2001), filmes de ficção científica e horror; WMax, voltado para um público feminino com filmes de romance e drama; e 5StarMax, com filmes clássicos.
No dia 1 de setembro de 2008 os oito canais da rede nos Estados Unidos começaram a oferecer programação em alta definição. Recentemente a rede lançou outra grande novidade, que atende pelo nome de MaxGo, um site onde os assinantes do canal podem assistir um conteúdo em alta definição de filmes e documentários, além das séries eróticas, pelas quais o CINEMAX ficou extremamente conhecido. Outra novidade foi o investimento do canal na produção de novas séries como Femme Fatales, Strike Back e Carga Explosiva. Durante todos esses anos o CINEMAX e seus outros canais foram lançados em vários mercados mundiais, em alguns deles com outros nomes.
O canal chegou ao Brasil somente no mês de setembro de 1997 com uma programação que trazia sucessos do cinema mundial divididos por gênero de acordo com o dia da semana, além de obras premiadas em importantes festivais, como Cannes, Festival de Berlim e o Sundance Film Festival. O novo canal já estreou 100% legendado em português. Atualmente a rede oferece no Brasil os canais: MAX PRIME (criado para atender o público masculino, exibe filmes com muita ação, humor, histórias emblemáticas e erotismo), MAX (especialmente para os amantes de cinema, exibe filmes campeões de bilheteria, produções internacionais e independentes, aclamados pela crítica e pelos grandes festivais cinematográficos internacionais), MAX HD (com programação 100% em alta definição, exibe filmes campeões de bilheteria, atuais, produzidos pelos estúdios de Hollywood ou produzidos pelo cinema independente e internacional) e CINEMAX (canal para todo público, com filmes de Hollywood, independentes e internacionais, sendo o único canal básico a exibir as produções originais da HBO).
A evolução visual
A identidade visual da marca CINEMAX passou por inúmeras e acentuadas modificações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu em 1985, criando uma imagem de movimento à marca. Em 1997 mais uma mudança: a palavra “Max”, como o canal era chamado pelos fãs, ganhou destaque ao ser escrita dentro de um círculo. No ano de 2008, em alguns países, o canal assumiu definitivamente o nome MAX, ganhando um novo logotipo. Recentemente, no mês de agosto de 2011, a marca ganhou um novo logotipo no mercado americano. Porém, muitos países continuam utilizando o logotipo anterior.
Ainda nos Estados Unidos, os outros canais da rede seguiram a nova identidade do CINEMAX.
Os slogans
We Are Your Movie Channel. (2011)
Take It to the Max. (2008)
Take It to the Movies. (2003)
The Movie Service for the Movie Fan. (1997)
Cinemax, If You Like Movies. (1991)
More Movies, More Choice. (1989)
See the Light, See Cinemax. (1988)
We Take You to the Stars. (1984)
Our Difference is Our Movies. (1983)
We Are Your Movie Star. (1982)
The 24-Hour Movie Network. (1980)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1 de agosto de 1980
● Criador: Home Box Office (HBO)
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Home Box Office, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Bill Nelson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 41.2 milhões
● Presença global: + 45 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Entretenimento
● Principais produtos: Filme, séries e documentários
● Principais concorrentes: The Movie Channel, Showtime e Starz
● Slogan: We Are Your Movie Channel.
● Website: www.cinemax.com
A marca no mundo
Atualmente o CINEMAX oferece uma rede de canais Premium, somente no mercado americano são 8 opções, cuja programação está baseada em filmes, séries e documentários, para mais de 41 milhões de assinantes em 45 países do mundo. Somente nos Estados Unidos o canal possui mais de 12.4 milhões de assinantes. A rede oferece em sua programação filmes dos estúdios Columbia Pictures, Sony Pictures Television International, Walt Disney Pictures, Warner, além de produções de estúdios independentes e lançamentos de grande sucesso.
Você sabia?
● Em fevereiro de 1988 a estréia do filme Máquina Mortífera (Lethal Weapon) atingiu o maior índice de audiência na história do canal.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 23/8/2011
Um comentário:
Pessoalmente para mim o canal cinemax é muito bom.
Adoro saber que se eu vou para minha casa e estou com vontades de assistir um bom filme, só preciso ligar a tv.
Postar um comentário