É possível uma empresa com pouco mais de dez anos de vida redefinir conceitos e ditar tendências no competitivo segmento da aviação comercial? Para muitos a respostas seria não. Mas a ETIHAD AIRWAYS, uma das companhias aéreas mais luxuosas do mundo, está aí para provar que centenas de milhares de dólares investidos e um bom planejamento resultam em alta qualidade de serviços, superioridade técnica, além é claro do atendimento sempre impecável e cortês, quer seja em terra ou no ar.
A história
Tudo começou no mês de julho de 2003 quando através de um decreto real (conhecido como “Amiri”) o Xeique Khalifa bin Zayed Al Nahyan resolveu criar uma companhia aérea com bandeira dos Emirados Árabes Unidos. A nova companhia aérea teria que refletir o melhor da hospitalidade árabe - culta, atenciosa, calorosa e generosa -, aumentar o prestígio da cidade de Abu Dhabi como o centro de hospitalidade entre o Oriente e o Ocidente, além de prestar serviços de altíssimo nível. Batizada de ETIHAD AIRWAYS (a palavra “etihad” significa “união” em árabe), a nova empresa baseada em Abu Dhabi alugou duas aeronaves Airbus 330-200 da brasileira TAM Linhas Aéreas e utilizou-se da experiência de 24 comissários da mesma para auxiliarem no início de suas operações. Os serviços da nova companhia aérea foram lançados oficialmente em um voo cerimonial para a cidade de Al Ain, localizada no leste do país, no dia 5 de novembro. Pouco depois, no dia 12, a empresa começou suas operações comerciais com o lançamento da rota para Beirute, no Líbano. No mês seguinte foram inauguradas novas rotas para Damasco (Síria) e Amã (Jordânia). A empresa fechou o ano com mais de 100 mil passageiros transportados.
Já em 2004 a nova companhia aérea, que iniciou rotas para Londres, Genebra, Bangkok, Mumbai e Munique, provou que não era apenas mais uma no competitivo segmento da aviação comercial ao encomendar 33 modernas aeronaves no valor de US$ 8 bilhões. Em maio criou a ETIHAD HOLIDAYS, uma agência de turismo que oferece mais de 100 destinos, sempre coordenados com seus voos; e no mês de setembro resolveu ingressar no lucrativo transporte de carga ao iniciar as operações da ETIHAD CARGO. No ano de 2005, pela primeira vez, a ETIHAD AIRWAYS transportou mais de 1 milhão de passageiros. No mês de agosto de 2006 a empresa lançou o ETIHAD GUEST, um eficiente programa de fidelidade que atualmente conta com mais de 3.6 milhões de associados. Além disso, neste ano novas rotas foram inauguradas, como por exemplo, para Casablanca (Marrocos), Frankfurt, Chicago, Paris e Teerã (Irã). Os esforços para transformar a ETIHAD AIRWAYS em um ícone do segmento foram recompensados em 2008 quando a empresa foi considerada a 10ª melhor companhia aérea do mundo.
E não parou por aí: após introduzir um novo conceito de Classe Executiva, a companhia aérea ganhou da Skytrax o título “Best Business Class”. No mês de agosto de 2009, através de um investimento de US$ 70 milhões, a empresa desenvolveu um novo conceito de primeira classe, batizada de Diamond First Class, em que o serviço e o conforto atingiram um nível inédito até então para o segmento. Mas, de todas as novidades, a mais criativa foi a que se referia à alimentação. A empresa decidiu incluir na tripulação um gerente de alimentos e bebidas. Ele é responsável pela excelência na qualidade e apresentação dos pratos, que podem ser solicitados em qualquer momento do voo. As novidades foram introduzidas na estreia do moderno Airbus A340-600.
Em 2010 a companhia aérea transportou mais de 7 milhões de passageiros. Já em 2011, além de bater o recorde de passageiros transportados, a companhia aérea obteve lucro pela primeira vez desde sua fundação e inaugurou novos voos internacionais, de Abu Dhabi para Bangalore, na Índia; Ilhas Maldivas; Ilhas Seychelles; Chengdu e Xangai, na China; Düsseldorf, na Alemanha; Trípoli, na Líbia; e Nairóbi, no Quênia. Outra novidade anunciada foi a assinatura de um acordo no valor de US$ 1 bilhão com o grupo japonês Panasonic para oferecer serviços de internet de banda larga, telefonia móvel e serviços de televisão ao vivo em seus voos.
O ano de 2013 marcou a chegada ao Brasil da ETIHAD AIRWAYS, com voos partindo do Aeroporto Internacional de Cumbica (conhecido como GRU Airport) para Abu Dhabi. Mais recentemente, a companhia aérea recebeu seu primeiro Airbus A380 (o maior avião de passageiros do mundo), que começou a operar voos entre Abu Dhabi e o aeroporto Heathrow, em Londres, no dia 27 de dezembro de 2014. O A380 da ETIHAD AIRWAYS também apresentou os novos First Apartments, que são suítes totalmente privativas com poltrona reclinável e camas separadas, além do novo Business Studio (classe executiva) e do Economy Smart Seat (uma poltrona que tem um generoso espaço de 82 cm para as pernas, entre os assentos, e uma inclinação de 15 cm). Logo depois, estes gigantes começaram a voar para as cidades de Nova York e Sydney.
Os resultados obtidos nos últimos anos em que o mundo sofreu muito com a crise econômica e com os preços petrolíferos ainda elevados, foi um claro sinal do crescimento da ETIHAD AIRWAYS como uma força da aviação internacional. A companhia aérea utiliza de forma eficiente suas ações de marketing, que em pouco tempo tornaram a marca ETIHAD AIRWAYS conhecida globalmente. Atualmente a empresa patrocina o time inglês do Manchester City Football Club, incluindo o batismo do nome de seu estádio (naming rights) e um avião Airbus A330 pintado nas cores azul claras do clube, com o nome e o brasão claramente visíveis nos dois lados da aeronave; além de patrocinar a equipe Ferrari e ser a principal patrocinadora do F1 Abu Dhabi Grand Prix (criou até uma pintura especial para um de seus aviões). Em pouco mais de 10 anos a ETIHAD AIRWAYS estabeleceu um currículo invejável e ganhou reconhecimento mundial com seu foco em fornecer aos seus clientes um produto de qualidade máxima.
Os diferenciais
Mesmo após conquistar mais de 50 importantes prêmios internacionais, e se firmar como referência no segmento da aviação comercial Premium, a ETIHAD AIRWAYS continua investindo milhões de dólares para proporcionar aos seus passageiros uma experiência única ao voar. O objetivo não é melhorar o que foi feito antes – mas reinventá-lo totalmente. Além do atendimento impecável, a companhia aérea oferece serviços e mimos que são grandes diferenciais. Um desses grandes diferenciais da companhia aérea foi não limitar os mimos oferecidos a seus clientes (chamados de “Convidados” pela companhia aérea) à bordo, mas também em terra. Por exemplo, no aeroporto de Abu Dhabi, os modernos lounges da empresa, contam com moderníssimos Spas, salas de reunião e até um sofisticado champanhe bar. E o melhor: quem estiver acompanhado de crianças pode curtir com sossego os luxos oferecidos, afinal, um serviço especial de baby-sitter está sempre de prontidão para atender os viajantes. Em julho de 2009 a companhia inaugurou seu primeiro espaço premium no exterior, no aeroporto de Frankfurt na Alemanha. Hoje é possível encontrar também esses encantadores e relaxantes espaços nos aeroportos de Londres, Paris, Dublin, Manchester, Sydney e Washington.
Outro serviço popular é o Flying Nanny, onde babás especialmente treinadas e aprovadas pela Norland, a renomada escola inglesa de cuidados de crianças, ajudam a cuidar das crianças pequenas durante o voo com pacotes de refeições especiais. Além disso, hoje em dia, mais de 30 cidades do mundo os clientes da primeira classe e executiva podem contar com o serviço Etihad Chauffeur, onde um carro com motorista os levará de casa até o aeroporto ou do aeroporto a qualquer que seja o destino.
A ETIHAD AIRWAYS oferece aos seus passageiros várias formas excepcionais de voar em seus aviões:
● The Residence: uma experiência única e indescritível de voar, realizada com total discrição e hospitalidade ilimitada, disponível apenas nos aviões Airbus A380. Com uma sala de estar, dormitório separado e banheiro privativo com chuveiro e vaso sanitário, é a única suíte de três ambientes em uma companhia aérea comercial, planejada para duas pessoas viajando juntas. A sala de estar tem um luxuoso sofá de dois lugares revestido em couro e duas mesas para refeições. É possível ainda apreciar uma sofisticada refeição íntima para dois, ou assistir televisão em uma tela plana de 32 polegadas, usando fones de ouvido antirruído. O serviço ainda oferece mordomo (treinado no prestigiado hotel Savoy, em Londres) e chef de cozinha a bordo. O preço: a partir de US$ 32.000.
● First Apartament: é uma verdadeira revolução no conceito de Primeira Classe. Mais do que apenas um assento, oferece uma grande e confortável poltrona de couro, desenvolvida pela Frau, que também cria os interiores dos carros Ferrari, e uma cama separada de 2.08 metros, que ainda dispõe de massageador, suporte lombar e apoio de cabeça ajustável. Tem até mesmo espaço para caminhar após o fechamento das portas deslizantes privativas. Esta classe ainda oferece colchões e edredons de material natural, lençóis de algodão, travesseiros perfumados e bebidas para antes de dormir. No quesito tecnologia, as acomodações não ficam para trás. As poltronas possuem ainda tomadas para laptop e iPhone. Na tela de LCD de 24 polegadas, o passageiro pode conferir o sistema de entretenimento da companhia. Estão disponíveis diversos jogos, além das 750 horas de filmes e programas de TV. O cardápio conta com refeições excepcionais preparadas por renomados chefs de cozinha, excelentes vinhos e bebidas e deliciosas sobremesas. O kit da primeira classe contém as luxuosas fragrâncias da marca americana Le Labo, incluindo bálsamo para as mãos, creme labial, hidratante para o rosto e lenços refrescantes. Conjuntos para higiene dental, meias, máscaras para os olhos, tampões de ouvidos, pastilhas e óleo aromático para os pontos de pulsação também são oferecidos.
● Business Studio: a classe executiva oferece design moderno e cria uma sensação de espaço e liberdade, com acesso direto ao corredor, espaços adequados para armazenar bagagem e luz ambiente. A poltrona é convertida em uma confortável cama totalmente horizontal de até 2 metros. É possível descansar em todos os voos de longa distância em colchões especiais, com roupas confortáveis gratuitas. Uma TV individual de tela tátil, de 18 polegadas, com fones de ouvido que anulam os ruídos externos, com mais de 750 horas dos últimos lançamentos, clássicos atemporais e jogos interativos, divertem os passageiros. Com um sistema de ar comprimido especial para ajustar a firmeza da poltrona, massagem embutida e iluminação, tudo ao toque de um botão, os passageiros podem customizar o ambiente perfeito para cada etapa da viagem. Além disso, os gerentes de Bebidas e Alimentos, recrutados nos melhores restaurantes globais, podem guiar os passageiros através de cardápios com diversas opções e recomendar, de uma lista de excelentes vinhos, o acompanhamento perfeito para a refeição.
● Economy Class: esta classe oferece excelente nível pessoal de atenção, um toque de luxo e grandes opções de escolha e flexibilidade. A Poltrona Inteligente tem um singular apoio de cabeça de “asa fixa” que tornará a viagem ainda mais confortável. O assento ergonômico também tem suporte lombar ajustável e uma TV de tela tátil de 11 polegadas. Os passageiros de voos longos recebem um kit gratuito com meia, protetor de olhos, protetor de ouvidos, assim como escova e pasta de dentes. Um dos grandes diferenciais desta classe é o cardápio que inclui refeições de quatro pratos, escolha de três pratos principais e até um serviço de café com cappuccinos e chocolate quente.
A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas pequenas modificações ao longo dos anos, adquirindo um visual mais sofisticado, como o nível de serviço que presta a ETIHAD AIRWAYS. A última modificação ocorreu em 2014 quando um novo logotipo foi adotado. A principal mudança foi a inserção da palavra “Abu Dhabi” abaixo de “airways”, além da adoção de um tom de dourado mais forte e vivo.
As novas pinturas de seus aviões também foram apresentadas em 2014. O visual estampado nas caudas dos aviões foi inspirado por estampas tradicionais dos Emirados Árabes, pelas paisagens do deserto e formas geométricas encontradas na arquitetura de Abu Dhabi (em vez da bandeira e do brasão dos Emirados Árabes). O padrão de design, batizado de “Facetas de Abu Dhabi”, utiliza uma paleta de cores que reflete os diferentes tons da paisagem dos Emirados Árabes Unidos, das areias mais escuras de Liwa às cores mais claras vistas no norte do país. O emblema nacional dos Emirados Árabes Unidos ganha destaque na fuselagem perto do nome ETIHAD e a bandeira nacional é representada respeitosamente perto da cabine de comando.
Os slogans
Flying Reimagined. (2012)
From Abu Dhabi to the World.
The World Is Our Home, You Are Our Guest.
Dados corporativos
● Origem: Emirados Árabes Unidos
● Fundação: 5 de novembro de 2003
● Fundador: Xeique Khalifa bin Zayed Al Nahyan
● Sede mundial: Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
● Proprietário da marca: Etihad Airways P.J.S.C.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Mohammed Mubarak Al Mazrouei
● CEO: James Hogan
● Faturamento: US$ 7.6 bilhões (2014/2015)
● Lucro: US$ 73 milhões (2014/2015)
● Frota: 122 aviões
● Destinos: 116
● Hubs principais: Abu Dhabi International Airport
● Programa de milhagem: Etihad Guest
● Passageiros transportados: 17.400.000 (2015)
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 26.600
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira
● Concorrentes diretos: Emirates, Qatar Airways, Singapore Airlines, Cathay Pacific, Gulf Air, Turkish Airlines, Thai Airways e Royal Jordanian
● Ícones: A primeira classe
● Slogan: Flying Reimagined.
● Website: www.etihad.com/pt-br/
A marca no mundo
A ETIHAD AIRWAYS é uma das mais rápidas companhias aéreas que crescem no mundo e, atualmente, opera voos regulares para 116 destinos de passageiros e de carga para mais de 60 países na Europa, Oriente Médio, África, Ásia Pacífico, América do Norte e do Sul. Com uma frota de 122 novas e modernas aeronaves (com 5.8 anos de média de idade), a companhia aérea realiza aproximadamente 1.400 voos por semana. Em 2015 a empresa aérea transportou o número recorde de 17.4 milhões de passageiros através de 97.400 voos. Suas rotas mais movimentadas são para Bangkok, Londres, Manila e Jeddah. Já no transporte de cargas, a Europa é o destino principal, com Alemanha e Itália mantendo um bom movimento, apesar da crise no continente.
Você sabia?
● Os sofisticados uniformes dos comissários de bordo foram desenvolvidos pelo estilista italiano Ettore Bilotta, e refletem a cultura árabe em um contexto global. O estilo é clássico e duradouro, lembrando as estimadas coleções das equipes de aviação no apogeu das viagens internacionais.
● Em 2015, segundo a Skytrax, a ETIHAD AIRWAYS conquistou o posto de melhor cabine de primeira classe do mundo. Além disso, em dezembro, comemorou a sétima vitória consecutiva no título de “World’s Leading Airline” (“companhia aérea líder mundial”, em tradução livre) no World Travel Awards, e 2016 começou com mais uma vitória, de “Airline of the Year 2016” (“companhia aérea do ano de 2016”) pela publicação de aviação americana “Air Transport World (ATW)”.
● A empresa possui participações acionárias em companhia aéreas como Alitalia (49%), Air Berlin (29%), Jet Airways (24%), Virgin Australia (25%), Air Seychelles (40%) e Air Serbia (49%).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 2/4/2016
2 comentários:
emirates e etihad nunca disputariam as mesmas rotas. a emirates não opera em abu dhabi e a etihad não opera em dubai, mas elas voam para os mesmos locais, como são paulo.
Este ano fui para os Emirados conhecer Abu Dhabi e Dubai, sai de São Paulo para um voo de 15horas. Comprei o Business Class e fiquei assustado com a qualidade de tudo. Fui recebido na poltrona com Champagne e sucos frescos. Na minha mesa tinha um MENU com diversos pratos que eu poderia pedir quantas vezes quisesse durante a viagem. Todos os pratos elaborados e com uma apresentação incrível. Ganhei um pijama para dormir melhor. Bastava apertar um botão para uma aeromoça exclusiva da fileira me atender. Tinha um carregador USB para telefone. Ganhei um Kit especial cheio de perfumes e cremes. Quando cheguei em Abu Dhabi existia uma sala especial onde eu podia tomar banho, me trocar ou tomar café da manhã e assim vai. Realmente é uma Cia aérea fora do normal, ainda mais para nós que não somos acostumados a tantos mimos. :)
Postar um comentário