Os chuveiros e duchas não podem deixar a desejar na hora de um banho, principalmente após um dia estressante. Quantas vezes você passou por situações constrangedoras? O chuveiro já queimou. Não esquenta. Não esfria. Se for LORENZETTI, a hora mais relaxante do dia se transforma em um momento único, sem problemas.
A história
Tudo começou quando o italiano Alessandro Lorenzetti, formado em engenharia civil, aportou no Brasil em 1888 para trabalhar e participar da construção do porto de Vitória (ES), bem como da construção de um trecho da estrada de ferro Sorocabana. A idéia inicial era retornar para a Itália. Mas seu senso empreendedor falou mais alto, e ele resolveu apostar nas oportunidades que o Brasil oferecia. Em 1923, após conhecer Carlos Tonanni, também italiano, que tinha uma pequena oficina de consertos de máquinas agrícolas, ele fundou a Sociedade Tonanni & Lorenzetti, localizada no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo. Inicialmente a nova empresa se dedicava à fabricação de parafusos de precisão e contava com apenas alguns funcionários e quatro tornos automáticos. Não demorou muito para seus filhos, Lorenzo e Eugenio, virem para o Brasil ajudar o pai no novo empreendimento. Com a chegada da dupla, a fábrica começou a produzir também isqueiros, peças para cafeteria, patins e materiais elétricos, produtos que, até então, não eram fabricados no Brasil.
Desde o final da década de 20, a empresa atuou também nos setores de eixos trefilados, manutenção, fabricação e montagem de máquinas para a indústria. Sob licença de uma empresa italiana, em 1930, ingressou na produção de porcelana para material elétrico de baixa tensão. A LORENZETTI sempre participou da vida social e política da cidade e dessa maneira, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, colaborou no recondicionamento de armamentos e fabricação de munição para as tropas paulistas. No decorrer desta década, a empresa desenvolveu e fabricou isoladores de disco de porcelana e ferragens para linhas de transmissão de energia, e inovou, fabricando pela primeira vez na América do Sul, a resina conhecida por “baquelite”, utilizada para instalações domiciliares e industriais. Nesse mesmo período, produziu também motores elétricos trifásicos.
A década de 40 ofereceu novas oportunidades: devido à escassez de gasolina, a LORENZETTI desenvolveu aparelhos que utilizavam o carvão para fazer o motor funcionar. Este equipamento ficou conhecido como gasogênio e era instalado em veículos automotores como alternativa à gasolina. Além disso, este período foi marcado pela produção de bombas hidráulicas de alta pressão e flutuantes para poços profundos. Já nos últimos anos dessa década, a empresa se expandiu comercialmente para toda a América do Sul. Na década de 50, o grande marco na história da empresa foi o início da produção, em 1952, do primeiro chuveiro elétrico automático do mercado, que se tornou o principal produto da LARONZETTI, conquistando rapidamente a preferência dos consumidores, quer pela concepção inovadora na época, quer pela qualidade até hoje comprovada.
Nos anos seguintes a linha foi ampliada com a produção de torneiras e aquecedores elétricos. Com olhos voltados para o futuro, iniciou a década de 60 ampliando sua atuação, fabricando novos eletrodomésticos e materiais para alta tensão. Sempre de forma inovadora, nos anos 70 a empresa lançou seu primeiro chuveiro de plástico: a “Nova Ducha”, iniciando uma nova geração de aparelhos em material plástico. No início da década seguinte, aliando qualidade e preço, foi lançado o produto que seria, nos anos seguintes, o carro-chefe da empresa: a Maxi-Ducha. No início da década de 90, a LORENZETTI inovou mais uma vez ao lançar as primeiras duchas eletrônicas: Jet Master e Jet Turbo com pressurizador incorporado. No final desta década lançou a linha de aquecedores a gás, buscando novas fontes de energia, iniciando assim uma nova era voltada para a satisfação total do banho. Em 2000, preocupada em preservar a qualidade da água de consumo humano, a LORENZETTI investiu em um novo seguimento de mercado e lançou uma moderna linha de purificadores de água. Em 2010 a empresa lançou no mercado a marca FORTTI, de plásticos sanitários, adicionando em seu portfólio 66 produtos, cujos maiores diferenciais são a resistência, o design e a qualidade a preço acessível ao consumidor. Recentemente, em 2012, a empresa ingressou no segmento de iluminação com o lançamento de 36 modelos de lâmpadas fluorescentes compactas.
Atualmente a LORENZETTI, conhecida pelos seus chuveiros e duchas, principais produtos da empresa, oferece modelos sofisticados e com alta tecnologia proporcionando um banho perfeito para qualquer estação do ano. Entre as linhas de chuveiros e duchas estão: Eletrônica (possui um comando elétrico que ajusta a temperatura gradualmente), Multitemperatura (possui uma temperatura para cada estação do ano), Blindada (possui resistência blindada, fabricada com material diferenciado que permite maior durabilidade), e Pressurizada (com a marca Turbo, que aumenta a pressão e o volume de água).
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações no decorrer dos anos, adquirindo uma imagem mais contemporânea.
Os slogans
Mais do que você imagina. (2008)
A solução para seu banho.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1923
● Fundador: Alessandro Lorenzetti
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Lorenzetti S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente executivo: Aldo Lorenzetti
● Faturamento: R$ 700 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.200
● Segmento: Elétrico e hidráulico
● Principais produtos: Chuveiros, duchas, metais sanitários e filtros
● Concorrentes diretos: Corona, Cardal, Fame e KDT
● Ícones: As duchas
● Slogan: Mais do que você imagina.
● Website: www.lorenzetti.com.br
A marca no mundo
A LORENZETTI, empresa 100% brasileira cuja sede está localizada no bairro da Mooca em São Paulo, conta atualmente com aproximadamente 3.200 colaboradores, oferecendo uma ampla linha de produtos, que engloba metais sanitários, torneiras plásticas, duchas e aquecedores elétricos de água instantâneos, aquecedores de água a gás, purificadores de água e capacitores eletrolíticos. A empresa atende todo território brasileiro e exporta para cerca de 40 países ao redor do mundo. Atualmente seu maior interesse está na ampliação das vendas de metais sanitários para América Latina e África. Além disso, a empresa é líder em duchas e chuveiros elétricos do mercado brasileiro.
Você sabia?
● Criado em 1998, o Centro de Memória tem como objetivo preservar o patrimônio histórico da empresa. O acervo é composto por mais de 5 mil documentos entre produtos, fotografias, propagandas, comerciais, matérias de mídia impressa e eletrônica, além de depoimentos dos membros da família Lorenzetti e funcionários.
● Com tecnologia avançada, durante as décadas de 70 e 80, a LORENZETTI desenvolveu e fabricou produtos de extra-alta tensão, até 800 KV, que estão instalados nas maiores subestações do país, como por exemplo, Itaipu, Xingó, Tucuruí e Furnas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 13/4/2012
A história
Tudo começou quando o italiano Alessandro Lorenzetti, formado em engenharia civil, aportou no Brasil em 1888 para trabalhar e participar da construção do porto de Vitória (ES), bem como da construção de um trecho da estrada de ferro Sorocabana. A idéia inicial era retornar para a Itália. Mas seu senso empreendedor falou mais alto, e ele resolveu apostar nas oportunidades que o Brasil oferecia. Em 1923, após conhecer Carlos Tonanni, também italiano, que tinha uma pequena oficina de consertos de máquinas agrícolas, ele fundou a Sociedade Tonanni & Lorenzetti, localizada no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo. Inicialmente a nova empresa se dedicava à fabricação de parafusos de precisão e contava com apenas alguns funcionários e quatro tornos automáticos. Não demorou muito para seus filhos, Lorenzo e Eugenio, virem para o Brasil ajudar o pai no novo empreendimento. Com a chegada da dupla, a fábrica começou a produzir também isqueiros, peças para cafeteria, patins e materiais elétricos, produtos que, até então, não eram fabricados no Brasil.
Desde o final da década de 20, a empresa atuou também nos setores de eixos trefilados, manutenção, fabricação e montagem de máquinas para a indústria. Sob licença de uma empresa italiana, em 1930, ingressou na produção de porcelana para material elétrico de baixa tensão. A LORENZETTI sempre participou da vida social e política da cidade e dessa maneira, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, colaborou no recondicionamento de armamentos e fabricação de munição para as tropas paulistas. No decorrer desta década, a empresa desenvolveu e fabricou isoladores de disco de porcelana e ferragens para linhas de transmissão de energia, e inovou, fabricando pela primeira vez na América do Sul, a resina conhecida por “baquelite”, utilizada para instalações domiciliares e industriais. Nesse mesmo período, produziu também motores elétricos trifásicos.
A década de 40 ofereceu novas oportunidades: devido à escassez de gasolina, a LORENZETTI desenvolveu aparelhos que utilizavam o carvão para fazer o motor funcionar. Este equipamento ficou conhecido como gasogênio e era instalado em veículos automotores como alternativa à gasolina. Além disso, este período foi marcado pela produção de bombas hidráulicas de alta pressão e flutuantes para poços profundos. Já nos últimos anos dessa década, a empresa se expandiu comercialmente para toda a América do Sul. Na década de 50, o grande marco na história da empresa foi o início da produção, em 1952, do primeiro chuveiro elétrico automático do mercado, que se tornou o principal produto da LARONZETTI, conquistando rapidamente a preferência dos consumidores, quer pela concepção inovadora na época, quer pela qualidade até hoje comprovada.
Nos anos seguintes a linha foi ampliada com a produção de torneiras e aquecedores elétricos. Com olhos voltados para o futuro, iniciou a década de 60 ampliando sua atuação, fabricando novos eletrodomésticos e materiais para alta tensão. Sempre de forma inovadora, nos anos 70 a empresa lançou seu primeiro chuveiro de plástico: a “Nova Ducha”, iniciando uma nova geração de aparelhos em material plástico. No início da década seguinte, aliando qualidade e preço, foi lançado o produto que seria, nos anos seguintes, o carro-chefe da empresa: a Maxi-Ducha. No início da década de 90, a LORENZETTI inovou mais uma vez ao lançar as primeiras duchas eletrônicas: Jet Master e Jet Turbo com pressurizador incorporado. No final desta década lançou a linha de aquecedores a gás, buscando novas fontes de energia, iniciando assim uma nova era voltada para a satisfação total do banho. Em 2000, preocupada em preservar a qualidade da água de consumo humano, a LORENZETTI investiu em um novo seguimento de mercado e lançou uma moderna linha de purificadores de água. Em 2010 a empresa lançou no mercado a marca FORTTI, de plásticos sanitários, adicionando em seu portfólio 66 produtos, cujos maiores diferenciais são a resistência, o design e a qualidade a preço acessível ao consumidor. Recentemente, em 2012, a empresa ingressou no segmento de iluminação com o lançamento de 36 modelos de lâmpadas fluorescentes compactas.
Atualmente a LORENZETTI, conhecida pelos seus chuveiros e duchas, principais produtos da empresa, oferece modelos sofisticados e com alta tecnologia proporcionando um banho perfeito para qualquer estação do ano. Entre as linhas de chuveiros e duchas estão: Eletrônica (possui um comando elétrico que ajusta a temperatura gradualmente), Multitemperatura (possui uma temperatura para cada estação do ano), Blindada (possui resistência blindada, fabricada com material diferenciado que permite maior durabilidade), e Pressurizada (com a marca Turbo, que aumenta a pressão e o volume de água).
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações no decorrer dos anos, adquirindo uma imagem mais contemporânea.
Os slogans
Mais do que você imagina. (2008)
A solução para seu banho.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1923
● Fundador: Alessandro Lorenzetti
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Lorenzetti S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente executivo: Aldo Lorenzetti
● Faturamento: R$ 700 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.200
● Segmento: Elétrico e hidráulico
● Principais produtos: Chuveiros, duchas, metais sanitários e filtros
● Concorrentes diretos: Corona, Cardal, Fame e KDT
● Ícones: As duchas
● Slogan: Mais do que você imagina.
● Website: www.lorenzetti.com.br
A marca no mundo
A LORENZETTI, empresa 100% brasileira cuja sede está localizada no bairro da Mooca em São Paulo, conta atualmente com aproximadamente 3.200 colaboradores, oferecendo uma ampla linha de produtos, que engloba metais sanitários, torneiras plásticas, duchas e aquecedores elétricos de água instantâneos, aquecedores de água a gás, purificadores de água e capacitores eletrolíticos. A empresa atende todo território brasileiro e exporta para cerca de 40 países ao redor do mundo. Atualmente seu maior interesse está na ampliação das vendas de metais sanitários para América Latina e África. Além disso, a empresa é líder em duchas e chuveiros elétricos do mercado brasileiro.
Você sabia?
● Criado em 1998, o Centro de Memória tem como objetivo preservar o patrimônio histórico da empresa. O acervo é composto por mais de 5 mil documentos entre produtos, fotografias, propagandas, comerciais, matérias de mídia impressa e eletrônica, além de depoimentos dos membros da família Lorenzetti e funcionários.
● Com tecnologia avançada, durante as décadas de 70 e 80, a LORENZETTI desenvolveu e fabricou produtos de extra-alta tensão, até 800 KV, que estão instalados nas maiores subestações do país, como por exemplo, Itaipu, Xingó, Tucuruí e Furnas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 13/4/2012
5 comentários:
O chuveiro é uma delicia, depois de um dia puxado tudo que precisamos é um banho bem gostoso e relaxante
Essa ducha lorenzetti é um banho em tecnologia. Meus parabéns!!!
Top a matéria sobre a loja de materiais eletricos em sp. Parabéns!!
Ola .nossa .excelente .artigo adorei ler.parabéns. muito .legal. mesmo,
Muito top.a Marca lorenzetti realmente e a melhor marca de chuveiros pra quem procura um produto de qualidade e a Lorenzetti a única empresa q se preocupa em inovar seus produtos para oferecer o melhor banho para seus clientes lorenzette e a marca q eu e vc procura.
Postar um comentário