19.5.12

QUIZNOS


Sanduíches em deliciosos pães de baguete, tostados delicadamente e fartamente recheados com ingredientes sempre frescos e de alta qualidade. Restaurantes com ambiente moderno e aconchegante que lembram a hospitalidade alegre e cortês dos italianos. Seja bem vindo a uma das unidades da rede americana QUIZNOS, que se dedica a fazer deliciosos sanduíches, sopas, pizzas e saladas, que façam seus clientes dizerem apenas Mmmmm. 

A história 
Tudo começou em 1978 na cidade de Denver no Colorado, quando Terrell Braly, juntamente com outros investidores, converteu um velho posto de gasolina fechado em uma lanchonete de sanduíche chamada “Sandwich World”. O iraniano Hussain “Jeff” Jaffarie, gerente da loja na época, iniciou a prática de tostar os sanduíches em pão de baguete em um forno para pizzas fornecido pela Tombstone, marca de pizza congelada extremamente famosa no mercado americano. Rapidamente, os sanduíches tostados fizeram enorme sucesso. No ano seguinte, um restaurante concorrente, batizado de Footers Restaurant, foi inaugurado do outro lado da rua por Jimmy Lambatos e Todd Disner. Foi na cozinha deste restaurante em estilo italiano que os dois começaram a desenvolver deliciosos sanduíches tostados em pão de baguete, entre os quais um que levava molho vinagrete e salada de atum, que se tornaria um ícone da rede QUIZNOS no futuro.


Maravilhados com o conceito do Sandwich World, que possuía melhor estrutura, tamanho e limpeza, resolveram fazer uma proposta de compra para adquirir o concorrente ali já instalado. Em 1980, a proposta foi aceita, e os novos proprietários mudaram o nome do restaurante para QUIZNO’S em 1981. O nome foi escolhido simplesmente porque ambos adoravam as letras Q e Z. O delicioso sabor dos sanduíches tostados, extremamente crocantes e recheados com generosas porções de carne e queijo se transformou em um sucesso imediato. A dupla não demorou muito para começar a vender franquias. A primeira loja franqueada foi inaugurada em 1987 na cidade de Boulder, estado do Colorado, por Rick Schaden, um estudante da Universidade do Colorado e frequentador da rede, que juntamente com seu pai, Dick, compraria as operações da empresa em definitivo no ano de 1991, que já somava 18 restaurantes em funcionamento. Dois anos depois, a rede já vendia mais de 2.5 milhões de seus tradicionais sanduíches.


Rapidamente a rede se expandiu para outros estados americanos, inaugurou sua primeira loja no Canadá em 1996, ano em que atingiu 100 unidades em funcionamento, e diversificou seu cardápio com a inclusão de novos itens, como por exemplo, novas opções de sanduíches (montados com recheios fartos), sopas e saladas. No ano de 2002, o enorme sucesso da rede foi refletido em suas vendas com 89 milhões de sanduíches comercializados. Em 2003, a rede inaugurou seu restaurante de número 2.000, assumindo a segunda posição no mercado americano em sua categoria. Foi também neste ano que a QUIZNOS se tornou extremamente popular ao lançar uma campanha publicitária estrelada pelo Chef Jimmy, um chefe de cozinha obcecado por fazer o melhor sanduíche tostado do mundo. No ano seguinte a velocidade de expansão da rede se intensificou: além de inaugurar sua primeira unidade na Irlanda, atingiu o incrível número de 3.000 restaurantes espalhados por 15 países.


A rede também desenvolveu novos conceitos de lojas como o QUIZNOS EXPRESS, unidades menores instaladas em postos de gasolina, arenas esportivas, hospitais e campus universitário. A partir de 2006, a rede iniciou a veiculação de agressivas campanhas publicitárias onde comparava seus sanduíches, segundo a QUIZNOS, bem melhores e com mais recheio, com os da Subway, sua principal concorrente. Em 2010, a QUIZNOS iniciou a implantação dos novos layouts em seus restaurantes: mais coloridos e totalmente modernos, cuja comunicação interna proporcionava grande destaque também para as saladas e sopas. Em dezembro de 2011 a rede americana desembarcou oficialmente com seus deliciosos sanduíches no Brasil inaugurando uma moderna unidade na capital Brasília. No ano de 2015, a QUIZNOS no Brasil se tornou a primeira rede internacional de alimentação rápida a utilizar a tecnologia Air fryer na América Latina. Tal tecnologia pode ser vista nas exclusivas batatas xadrez preparadas praticamente sem adição de óleo. Nos últimos anos, apesar da grande expansão, a rede sofreu com a enorme concorrência no mercado americano, reestruturou suas operações, fechou centenas de lojas deficitárias e centrou seu foco na expansão internacional, especialmente na China e outros países asiáticos.


Hoje em dia os sanduíches mais populares da rede são justamente os elaborados com carnes especiais, um dos diferenciais da QUIZNOS. É o caso do Black Angus, que leva carne, queijo mussarela, cheddar, queijo parmesão, champignons, cebola refogada e mostarda com mel; e o Double Cheese Cheesesteak, com carne de costela de porco, cebola sautée, maionese e queijo suíço duplo. Além disso, a rede oferece a oportunidade do cliente criar seu próprio sanduíche, que são cuidadosamente tostados em fornos patenteados pela marca.


A linha do tempo 
1999 
Inauguração da primeira unidade no Japão. 
Lançamento de uma deliciosa linha de sopas em seu cardápio. 
2000 
Inauguração da primeira unidade na Costa Rica. 
2001 
Inauguração das primeiras unidades no Reino Unido e Panamá. 
2002 
Inauguração da primeira unidade na Coréia do Sul. 
2003 
Inauguração da primeira unidade nas Bahamas. 
2004 
Inauguração das primeiras unidades em El Salvador, Honduras, Guatemala e Irlanda. 
2005 
Inauguração da primeira unidade na Arábia Saudita. 
2006 
Lançamento do sanduíche PRIME RIB, feito com deliciosas fatias de costelas de porco. 
2007 
Inauguração das primeiras unidades na Nicarágua e Aruba. 
Lançamento da linha FLATBREAD SAMMIES, sanduíches em pães redondos, dobrados ao meio (semelhante a um taco), com deliciosos e saudáveis recheios. 
2008 
Inauguração das primeiras unidades em Cingapura e no Qatar. 
2009 
Inauguração da primeira unidade na República Dominicana. 
Lançamento do TORPEDO, um enorme sanduíche de aproximadamente 33 centímetros de comprimento. 
2010 
Introdução das embalagens recicláveis para acondicionar seus produtos (copos, sacos, guardanapos e caixas). 
2011 
Inauguração das primeiras unidades no Brasil, Kuwait, Jamaica, Índia e Filipinas. 
Lançamento do BLACK LOBSTER & SEAFOOD SALAD, sanduíche com lagosta e salada de alface crespa. 
2012 
Lançamento do Better Than Ever (BTE), um cardápio especial que mescla itens clássicos com grandes novidades, feitos com pães artesanais, molhos, frango, carne, queijos e vegetais frescos. 
2013 
Inauguração da primeira unidade no México. 
2014 
Inauguração da primeira unidade na Malásia.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por grandes alterações ao longo dos anos. Inicialmente chamado apenas de QUIZNO’S (escrito assim mesmo), a primeira modificação ocorreu em 1987, ano em que a rede iniciou sua expansão através do processo de franquias. Outra remodelação ocorreu no ano de 1991, quando o logotipo adotou uma nova tipografia de letra e a frase CLASSICS SUBS abaixo do nome da marca. Em 1998 ocorreu uma mudança mais acentuada, aparecendo em seu logotipo o símbolo do tradicional forno onde seus sanduíches eram tostados com a frase “Oven Baked Classics”. Outra novidade foi a adoção das cores vermelha e verde e da palavra “subs”.


Em 2002 mais uma modificação acentuada: um grande Q estilizado, nas cores verde e vermelha, com o nome da marca escrito logo abaixo, agora como QUIZNOS SUB. Pouco depois, em 2004, a marca resolveu simplificar seu logotipo com a retirada da palavra “sub”. Porém, em muitos mercados mundiais a marca continua utilizando o nome QUIZNOS SUB.


Os slogans 
Love what you eat. (2008) 
Eat Up. (2006) 
Mmmmm… toasty. (2002) 
Tostado sabe mejor. (México) 
Saudável e muito mais gostoso. (Brasil) 
O Melhor Sanduíche Que Você Já Comeu. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1981 
● Fundador: Jimmy Lambatos e Todd Disner 
● Sede mundial: Denver, Colorado, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Quizno’s Master LLC. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Doug Benham 
● CEO: Susan Lintonsmith 
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 3.000 
● Presença global: 35 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 50.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Sanduíches, sopas, pizzas e saladas 
● Concorrentes diretos: Subway, Blimpie, Jimmy Johns, Firehouse Subs, Charley’s, Arby’s, McDonald’s, Burger King e Wendy’s 
● Ícones: Os sanduíches tostados 
● Slogan: Love what you eat. 
● Website: www.quiznosbr.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia a QUIZNOS, segunda maior rede americana de sanduíches submarino (em pão baguete), atrás apenas do Subway, possui mais de 3.000 restaurantes instalados em 50 estados americanos e outros 34 países, entre os quais Canadá, Irlanda, Reino Unido, México, Coréia do Sul, China, Aruba, Arábia Saudita e Brasil. 

Você sabia? 
A rede americana se vangloria por transformar clientes em franqueados. 
Todos os sanduíches da rede são tostados para realçar o sabor. O pão, estilo baguete, é de fabricação própria e os molhos exclusivos fazem de seus sanduíches um clássico imediato em qualquer lugar. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 9/8/2016

Nenhum comentário: