15.10.13

SPERRY TOP-SIDER


Há 80 anos várias gerações estão intimamente ligadas à marca SPERRY, partilhando a paixão pelo mar e vestindo calçados com propostas elegantes que combinam classe e conforto. Na verdade, nenhuma outra marca vem à mente quando se trata de confiáveis sapatos originais náuticos. Apesar disso, hoje em dia a SPERRY é uma marca de estilo de vida náutico, comercializando inúmeros acessórios, muito além do universo dos calçados. 

A história 
Tudo começou quando Paul Alling Sperry, um ex-oficial da marinha americana e que quase havia perdido sua vida em um escorregão no deque do barco, ao observar seu cocker spaniel, chamado Prince, correr sobre o gelo em um típico dia de inverno, em Connecticut, na região da Nova Inglaterra, reparou na capacidade fantástica que o cão possuía em manter a tração mesmo em um piso tão escorregadio. Ao analisar minuciosamente a pata de seu cão, ele reparou nas centenas de pequenas ranhuras e cortes que ziguezagueavam em todas as direções, fazendo com que ele não escorregasse. Estas estrias onduladas foram a principal inspiração para que o Sr. Sperry requeresse a patente da sola Razor-Siping™, fundamental em maximizar a tração e desempenho do Authentic Original Sperry Top-Sider, primeiro calçado para a prática de esportes á vela, introduzido no mercado americano em 1935.


Paul Sperry provavelmente nunca imaginou que seus sapatos se tornariam um ícone americano nas décadas seguintes. Afinal, tudo o que ele desejava, sendo um ávido velejador, era encontrar um sapato que iria ajudá-lo a atingir a estabilidade perfeita no convés escorregadio de seu veleiro enquanto navegava. A partir deste momento a marca SPERRY iria compartilhar a paixão com aqueles que apreciam uma boa vida no, sobre ou nas proximidades do mar.


O sapato rapidamente se tornou popular entre os velejadores pela característica antiderrapante do solado e por sua cor branca, que o impedia de sujar os convés dos barcos. Até 1939 o calçado era um produto de nicho, restrito a um público pequeno. Foi então que a Marinha dos Estados Unidos negociou com a empresa o direito de fabricar o modelo para os marinheiros, com a finalidade de caminhar com firmeza e evitar tombos e acidentes no piso escorregadio de barcos e deques, enquanto defendiam o país. Depois disso o sapato passou a ser comercializado em todo o país com enorme sucesso, ganhando também o mundo. SPERRY se tornou sinônimo de boat shoe e acompanhou o sucesso da empresa que viu seu calçado ser usado por pessoas de todas as idades, em diversas ocasiões casuais, migrando das marinas para o ambiente urbano.


Por muito tempo o principal modelo da marca se tornou uma das peças chaves no guarda roupa dos homens de todas as idades, mas passou por uma fase onde parou de calçar os pés dos jovens. A SPERRY então soube agir na hora certa para prevenir os efeitos do envelhecimento de sua clientela. Na última década o clássico modelo voltou com tudo ao mercado e rapidamente se tornou uma peça indispensável para quem quer estar sempre na moda. Neste caso, as cores e variedades (com diversas opções de modelos, indo do couro marrom até listras, dourado e estampa xadrez) atraíram novos consumidores, e o formato já conhecido do modelo facilitou que os antigos redescobrissem um velho conhecido. A marca também criou um estilo de bota (batizada de Chukka Sperry) inspirado no Top-Sider, reservada para o uso urbano. O desenho da base é o mesmo, porém o cano fica na altura do tornozelo. É um modelo casual que pode ser usado com calça jeans, sarja ou veludo, expandindo assim o universo de opções dos calçados da SPERRY.


Além disso, neste período, a SPERRY expandiu sua linha de produtos muito além do segmento de calçados, tornando-se assim uma marca de estilo de vida para quem curte atividades ao ar livre ou uma vida a beira mar. Com isso foram lançados no mercado um infinidade de acessórios, como por exemplo, mochilas, bolsas, carteiras, cintos, cachecóis, luvas, meias, relógios, óculos, sandálias, uma pequena linha de roupas (camisetas, bermudas e moletons) entre outros itens. Outra estratégia adotada pela marca neste período foi a inauguração, em 2009, de cinco lojas próprias, localizadas nas cidades de Tampa, Orlando, Boca Raton, Kansas City e Dallas. O sucesso de sua empreitada no varejo levou a marca a inaugurar outras lojas próprias em importantes cidades americanas nos anos seguintes.


A SPERRY tem realizado um trabalho de posicionamento bem interessante, cujo objetivo é manter a marca relevante sem alienar o público alvo ao longo dos anos. A marca tem constantemente lançado pequenas coleções em colaboração com a Band of Outsiders e participando de feiras como a Project e Capsule. Essas coleções geralmente consistem em pegar o Top-Sider (seu modelo mais famoso) e trocar o couro do cabedal por outro tipo de material, fazendo com que o clássico fique sempre atualizado.


Mais recentemente a SPERRY introduziu no mercado uma linha de sapatos náuticos mais técnicos, fabricados recorrendo a materiais e tecnologias do segmento de calçados esportivos modernos. Estes calçados (botas náuticas para competições) oferecem um apoio e leveza espetaculares e são fabricados de forma a expulsarem a água do seu interior e secarem rapidamente. Essa linha, equipada com a inovadora tecnologia GripX3 (que garante maior adesão da sola ao convés dos barcos), foi utilizada por velejadores patrocinados pela marca nos Jogos Olímpicos de 2012. Para o evento a SPERRY criou também uma cor exclusiva para estes calçados, o Podium Blue.


Há pelo menos 60 anos a SPERRY e outra fabricante de calçados náuticos, a Sebago, fundada em 1946 e que hoje pertencem à mesma empresa, duelam para saber quem produz o melhor modelo. As marcas são registradas, tanto que ninguém pode usar os termos Top-Sider (da SPERRY) e Dockside (da Sebago), que se refere aos mocassins impermeáveis como “boat shoes” (sapato para barco) ou “deck shoes” (sapato para o deque, ou seja, piso do barco).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações, algumas delas radicais, ao longo de sua história. A primeira delas, apesar de manter o tradicional veleiro, principal ícone de identificação da marca, foi totalmente redesenhado, com o logotipo apresentando uma tipografia de letra mais moderna e refinada. Mais recentemente a identidade visual passou por uma profunda reformulação, que adotou uma nova tipografia de letra, reestilizou completamente o tradicional veleiro, excluiu a palavra TOP-SIDER e acrescentou a expressão “Since 1935”.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1935 
● Fundador: Paul Sperry 
● Sede mundial: Lexington, Massachusetts, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Sperry Top-Sider, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Wolverine World Wide, Inc.) 
● CEO: Blake Krueger 
● Presidente: Craig L. Reingold 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 40 
● Presença global: + 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Moda 
● Principais produtos: Calçados e acessórios 
● Concorrentes diretos: Sebago, Rockport, Timberland, Toms e UGG Australia 
● Ícones: O modelo Top-Sider 
● Slogan: A passion for the sea. 
● Website: www.sperry.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca SPERRY, mais conhecida por seus tradicionais Top-Sider, oferece inúmeros produtos que contemplam um estilo de vida náutico, como por exemplo, calçados casuais, sandálias, mochilas, relógios, óculos e uma pequena linha de roupas. Os produtos da marca americana são comercializados em mais de 50 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte e Europa. Os produtos da marca são vendidos em lojas de departamento e grandes varejistas, assim como através de aproximadamente 40 lojas próprias nos Estados Unidos. 

Você sabia? 
O SPERRY Top-Sider faz parte do uniforme da Academia Naval Norte-Americana. 
A SPERRY patrocina e apóia instituições, atletas e competições ligadas a esportes e atividades náuticas, como por exemplo, a U.S. Sailing Association (Associação Americana de Vela). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/5/2015

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