6.6.14

GARRETT POPCORN SHOPS


A GARRETT POPCORN SHOPS é referência em pipoca artesanal há mais de 60 anos, comprometendo-se em oferecer uma experiência incomparável, de grão em grão. Afinal, une a perfeita combinação de grãos cultivados na mesma fazenda desde 1949 à sua secreta receita familiar, transmitida por três gerações. Os resultados de toda essa tradição são deliciosas pipocas capazes de conquistar paladares famosos como a apresentadora Oprah Winfrey e a atriz Halley Berry. 

A história 
A cidade de Chicago tem uma ligação histórica com a pipoca. Afinal foi lá que Charles Cretors inventou a primeira máquina de fazer pipoca em 1885. A cidade também foi o local de nascimento da pipoca caramelizada, criada pelos imigrantes alemães Chicago Fritz e Louis William Rueckheim. E foi justamente em Chicago que surgiu a GARRETT POPCORN SHOPS. A marca foi criada a partir de um campeonato realizado na cozinha da família Garrett. Cada membro foi desafiado a criar uma receita de pipoca de caramelo. Uma delas se sobressaiu das demais e recebeu o nome de CaramelCrisp™, devido a seu sabor único e delicado de creme brûlée crocante totalmente diferente das outras pipocas disponíveis na época.


Foi então, que no ano de 1949, Claude e Gladys Garrett fundaram a GARRETT POPCORN SHOPS no número 10 da West Madison Street, no centro da cidade. Com ingredientes de qualidade e sem o uso de conservantes, as pipocas eram preparadas artesanalmente em tachos de cobre, em pequenas fornadas ao longo do dia, o que garantia um sabor único e irresistível. Rapidamente o aroma irresistível de caramelo que emanava da pequena loja faria formar longas filas de fãs e novos consumidores ansiosos para degustar as deliciosas pipocas artesanais. Em 1953 nascem os sabores Nut CaramelCrisp quando os fundadores acrescentam nozes, castanhas de caju e macadâmias à sua já popular receita de pipocas caremelizadas. Pouco depois, em 1958, a GARRETT POPCORN SHOPS desenvolve o Golden Butterfly Blend, uma técnica única e exclusiva para estourar os grãos de milho de suas receitas artesanais de pipoca.


Mas foi em 1977 que surgiu seu maior sucesso de venda: a versão Chicago Mix, combinação dos sabores CaramelCrisp® (caramelo) e CheeseCorn™ (queijo), criado a pedido dos consumidores. Reza a lenda que enquanto os consumidores esperavam nas longas filas formadas em frente da loja, eles sugeriram misturar as pipocas caramelizadas com as pipocas com queijo. A mistura do doce e do salgado resultava em uma experiência gastronômica indescritível, que rapidamente encantou paladares de consumidores de várias regiões do país. Essa versão se tornou tão importante para a GARRETT POPCORN, que desde 1991 Chicago Mix é marca registrada da empresa.


Nas décadas seguintes a GARRETT POPCORN SHOPS se tornou um ícone gastronômico da cidade de Chicago, atraindo consumidores de todas as partes do país. Além das versões tradicionais Plain (original), Buttery (com manteiga), CaramelCrisp™ (caramelo crocante) e CheeseCorn™ (com queijo Cheddar), novos sabores foram incluídos no cardápio, como por exemplo, o Pecan CaramelCrisp™ (caramelo crocante com noz pecã). Com uma legião de devotados fãs, alguns deles famosos como a apresentadora Oprah Winfrey, a atriz Halley Berry e o comediante Bill Cosby, a empresa resolveu inaugurar novas lojas na própria cidade de Chicago, além de uma unidade em Nova York, aberta ao público em 2002. Além disso, a marca criou embalagens sofisticadas e criativas (as tradicionais latas), que se tornaram um presente original e um mimo para festas de casamento, confraternizações e eventos corporativos.


A partir de 2010, além de abrir unidades nas cidades de Las Vegas e Los Angeles, a marca iniciou sua expansão internacional com a inauguração de lojas em Hong Kong (2011), Malásia, Cingapura, Dubai e Japão (2013). Em abril de 2014 a empresa inaugurou sua primeira loja em solo brasileiro, localizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A primeira loja da marca na América Latina, além de contar com um vidro especial para que o consumidor acompanhe o processo artesanal de preparo, oferece pipocas no saquinho (custam de R$ 6 a R$ 35) e nas tradicionais latas (os preços variam de R$ 39 a R$ 235), a maior delas serve de 8 a 16 pessoas. Os brasileiros também ganharam um sabor exclusivo, o Brazil Nut CaramelCrisp® (castanha-do-pará com caramelo), desenvolvido especialmente para o país. Será impossível resistir ao convidativo aroma de caramelo, marca registrada da rede, e cujas pipocas são preparadas artesanalmente ao longo do dia em tachos de cobre, usando apenas sete ingredientes de altíssima qualidade (guardados sob o mais absoluto segredo) e sem conservantes.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1949 
● Fundador: Claude e Gladys Garrett 
● Sede mundial: Chicago, Illinois 
● Proprietário da marca: Garrett Popcorn Holding Company LLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Lance Chody 
● Faturamento: US$ 90 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 35 
● Presença global: + 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Alimentos (varejo) 
● Principais produtos: Pipocas artesanais 
● Concorrentes diretos: G.H. Cretors of Chicago, Doc Popcorn e 479º Popcorn 
● Ícones: O aroma de suas lojas e os tachos de cobre 
● Slogan: The Original Handcrafted Gourmet Popcorn 
● Website: www.garrettpopcorn.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia a GARRETT POPCORN SHOPS, considerada um verdadeiro ícone gastronômico em Chicago, oferece aproximadamente 10 versões de pipocas que são vendidas em mais de 35 lojas em 10 países ao redor do mundo, instaladas em cidades como Chicago (cidade natal da marca onde existem 10 unidades), Nova York, Las Vegas, Dubai, Hong Kong, Tóquio, Cidade do Kuwait, Kuala Lumpur, Cingapura, Bangkok e São Paulo. 

Você sabia? 
No ano de 1999, em homenagem aos 50 anos da marca, o então prefeito de Chicago, Ricahrd Daley, anuncia a criação do “Garrett Popcorn Shops Day”


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/6/2014

Nenhum comentário: