6.9.14

CARSYSTEM


A CARSYSTEM existe para cuidar e proteger as conquistas de milhares de brasileiros. Esta é a principal missão de uma empresa 100% brasileira que atua no segmento de monitoramento e rastreamento de veículos. E a CARSYSTEM fala mais alto. Afinal, é talvez uma das mais barulhentas do Brasil. Afinal, quem nunca ouviu nas ruas seus alarmes estrondosos que anunciam: “Atenção, este veículo está sendo roubado, ligue para CARSYSTEM”

A história
No início do novo milênio os roubos de veículos, especialmente automóveis e motocicletas, tinham se tornado praticamente uma epidemia na cidade de São Paulo. Para piorar a situação, os seguros de automóveis chegaram a um preço estratosférico, que poucos podiam pagar. Foi neste cenário catastrófico, que a santista Maria das Graças Costa vislumbrou uma grande oportunidade de negócio. No dia 10 de abril de 2001 ela fundou a CARSYSTEM, uma empresa de monitoramento, rastreamento e recuperação de veículos. Inicialmente atuando no setor de carros de passeio e motocicletas, com a instalação de bloqueadores e rastreadores, a marca se tornou conhecida pela frase de seu alarme estrondoso quando o veículo estava sendo furtado ou roubado (neste caso após ser bloqueado): “Atenção, este veículo está sendo roubado, ligue para CARSYSTEM”. O que para muitos soava irritante, para a CARSYSTEM se tornou uma ferramenta de marketing poderosa, responsável por tornar a marca conhecida por muitos paulistanos.
  

Nos anos seguintes a empresa investiu ainda mais em tecnologia e atendimento, aumentou sua base de clientes e iniciou a expansão de seus serviços para a região da Grande São Paulo, Baixada Santista, cidades do interior paulista e Rio de Janeiro. A empresa também investiu em sua moderna e eficiente Central de Monitoramento 24 horas, capacitada para rastrear e emitir sinal de bloqueio imediatamente após o cliente comunicar o furto ou roubo do veículo. Uma competente equipe tática especializada na recuperação, equipada com motocicletas e até helicóptero, se deslocava com rapidez até o local para resgatar o veículo. Outro diferencial eram as ações assistenciais através do acompanhamento da ocorrência no local e apoio às vitimas e a comunicação da ocorrência e solicitação de assistência à Polícia Militar, Civil e Federal.
   

Além disso, em 2009, mostrando confiança em seus serviços, a empresa lançou o CARSYSTEM PLUS, um pacote de serviços que previa a conversão do contrato de prestação de serviços em contrato de compra e venda sobre documentos, com um limite estabelecido de até R$ 40.000 no caso de carros e até R$ 10.000 para motos. Ou seja, caso o veículo protegido pelo pacote Plus não fosse recuperado, o cliente poderia vender os referidos documentos para a CARSYSTEM, desde que respeitados os deveres contratuais.
   

Em 2010 a empresa iniciou um processo de reestruturação, que incluiu a contratação de um executivo de renome do segmento. E uma das primeiras ações foi investir pesado no serviço de monitoramento e rastreamento de carga. Principalmente no pacote e serviços oferecidos aos clientes. Um dos mecanismos introduzidos foi o sensor que avisa ao cliente quando e em quais locais aconteceu a abertura do baú, onde está a carga, até a velocidade média e o consumo de combustível de cada veículo. O objetivo desse serviço era conhecer como são utilizados os veículos de transportes e como se comportam seus motoristas. Como resultado desses investimentos a CARSYSTEM ganhou “musculatura” que permitiu fechar contratos com grandes e importantes empresas do país. Outro investimento foi possibilitar o cliente localizar seu veículo pela internet, de forma rápida e eficaz.
  

A partir de 2014 a CARSYSTEM iniciou a abertura de franquias nas principais regiões metropolitanas do Brasil, como por exemplo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Curitiba. Este modelo de expansão foi uma estratégia da empresa para alcançar novas regiões do país e se tornar mais presente em todo o território nacional. Em 2015 a CARSYSTEM lançou uma nova campanha publicitária que apresentava como garoto-propaganda o jornalista Marcelo Rezende, então apresentador do programa Cidade Alerta, da TV Record. A empresa também passou a oferecer assistências 24 horas como guincho, chaveiro, auxílio mecânico, assistência para vidros e pneus, entre outros. Pouco depois, em 2017, a empresa ingressou em um novo segmento de mercado ao lançar a Assistência Residencial, com serviços de eletricista, chaveiro, encanador, marido de aluguel e muito mais.
   

Atualmente a CARSYSTEM oferece um conjunto de serviços de proteção veicular e assistência que inclui rastreamento, alerta antifurto, recuperação de veículos, e uma variedade de assistências 24 horas, que proporcionam ainda mais segurança e tranquilidade à milhares de clientes. A empresa também oferece o “Carsystem + Seguro”, que combina rastreamento com seguro contra roubo e furto. Os produtos e serviços da CARSYSTEM combinam infraestrutura tecnológica completa, software próprio, dispositivos de telemetria para frotistas e operadores logísticos, garantindo a segurança no armazenamento e exportação de grandes volumes de dados, inclusive com análise de desempenho de equipamentos motorizados e emissão de relatórios.
  

A CARSYSTEM também oferece um aplicativo que permite aos clientes rastrear seus veículos, agendar serviços, enviar comandos de teste e gerenciar suas informações de segurança diretamente do smartphone, proporcionando mais conveniência e agilidade no uso dos serviços.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação ao longo de sua história. Isto aconteceu em 2013, quando o logotipo apresentou o nome da marca escrito tudo junto (antes era “Car System”), um novo tom de azul, tipografia de letra ligeiramente modificada e novo design para o símbolo das ondas sonoras.
  

O popular logotipo da CARSYSTEM também pode ser aplicado sob um fundo azul-escuro, com o nome da marca em branco.
  

Os slogans 
Você conquista. Carsystem protege. (2020) 
Em todo o Brasil proteção tem nome. (2014) 
Carsystem. Quem ama protege. (2013) 
Proteção tem nome. (2010) 
Carsystem. 24hs de proteção. (2007)  
A solução ideal para quem não tem seguro.  
A maior empresa do país em proteção de veículos via satélite. 
Mais barato que seguro.
  

Dados corporativos  
● Origem: Brasil  
● Fundação: 10 de abril de 2001  
● Fundador: Maria das Graças Costa  
● Sede mundial: São Paulo, Brasil  
● Proprietário da marca: Car System Alarmes Ltda.  
● Capital aberto: Não  
● Presidente: Maria das Graças Costa  
● Faturamento: Não divulgado  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: Não (somente no Brasil)  
● Funcionários: 800  
● Segmento: Tecnologia da informação veicular  
● Principais produtos: Rastreamento e monitoramento de veículos  
● Concorrentes diretos: Ituran, Dr Monitora, Autotrac, Rastrek, APVS Brasil, Siggo, ProtectCar, Tracker, Sat Company e Loovi  
● Ícones: A frase de seu alarme  
● Slogan: Você conquista. Carsystem protege.  
● Website: www.carsystem.com  

A marca no Brasil  
A CARSYSTEM é a maior empresa de monitoramento e rastreamento de veículos do Brasil, com operação em todo território nacional. São mais de 1 milhão de veículos protegidos e mais de 80.000 veículos recuperados, incluindo carros, motos, caminhões e ônibus. Cerca de 40% da base de clientes são de carros, 40% de motos, 10% de utilitários e 10% de caminhões. A empresa ainda possui uma rede de lojas próprias (realizam vendas, instalações e o suporte técnico dos equipamentos) e uma rede credenciada de lojas com mais de 200 unidades em todo o Brasil. São 750 funcionários treinados para dar amplo apoio em situações de rotina e emergencial. 

Você sabia?  
 Na central da CARSYSTEM 95% das ligações são atendidas em até 20 segundos. A empresa tem 85% de índice de recuperação de veículos. Já o recorde de recuperação foi de 5 minutos após o furto/roubo.  
 A empresa possui a maior base de mapas digitais atualizados de cidades, estradas e rodovias de todo o Brasil, possibilitando a roteirização por endereço de origem e chegada e a localização via internet com acesso pelo cliente.  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e InfoMoney), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 25/8/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada, por postar algo sobre esta empresa porque estamos falando sobre ela, em nossa trabalho da faculdade e estamos encontrando um pouco de dificuldade de nos aprofundarmos no trabalho.

wanderlucio Amorim disse...

Realmente car system e um excelente rastreador.

Anônimo disse...

Trabalhei nesta empresa por 12 anos e só tenho boas lembranças e sou muito grato por tudo.