Para viagens curtas, trabalhos no campo, transportes de cargas, deslocamentos rápidos ou viagens longas com extremo conforto e segurança, a CESSNA oferece diferentes tipos de aeronaves para atender todas as necessidades de seus clientes. A companhia americana é uma das maiores do setor de aviação executiva e tem quase 90 anos de uma rica e inovadora história transportando milhões de exigentes passageiros.
A história
A criação da empresa remonta a Clyde Vernon Cessna, um agricultor da cidade de Rago, estado do Kansas, nascido e criado em uma fazenda, que logo demonstrou aptidão natural para a mecânica ao melhorar máquinas agrícolas e desenvolver novos métodos de cultivo. Seu interesse por aviões começou em 1910, após visitar uma exposição aérea em Kansas. A paixão o levou a se mudar para a cidade de Nova York, onde trabalhou durante um curto período na Queen Aeroplane Company. Pouco depois, em 1911, Clyde começou a construir o seu primeiro avião, batizado de Silverwing. O monoplano, feito com abeto (muna espécie de árvore conífera) e linho, utilizava um motor de barco modificado de 1.050 rpm. Após cair na primeira tentativa, ele teve um lampejo de esperança em sua 13º tentativa, depois de voar por um curto período antes de colidir com algumas árvores. Finalmente no mês de junho ele conseguiu realizar seu primeiro voo bem sucedido. E ganhou o apelidado de “Birdman of Enid”, após voar por 5 milhas (cerca de 8 quilômetros) com um pouso bem-sucedido em dezembro. Entre os anos de 1912 e 1915 ele projetou vários aviões monoplanos, todos impulsionados por um motor Anzani Radial de 6 cilindros. Durante esse período, ele se apresentou em várias feiras e eventos comemorativos, angariando assim uma boa grana. Além disso, Clyde Cessna se tornou o primeiro homem a construir um avião e sobrevoar o Rio Mississippi e as Montanhas Rochosas.
Já em 1916, adquiriu um edifício para iniciar a construção de uma nova aeronave para a temporada do ano seguinte. Sua fábrica também serviu para abrigar uma escola de aviação que ele fundou. Porém, quando os Estados Unidos declaram guerra em abril de 1917, Clyde foi forçado a retornar para sua casa no Kansas, retomando provisoriamente suas funções na fazenda da família. Com o término do conflito mundial, em 1924, o ambicioso Clyde firmou parceria com Lloyd Stearman e Walter Beech para formar a Travel Air Manufacturing Co., uma empresa que atuava na fabricação de aviões biplanos. Apesar da empresa rapidamente se tornar uma das principais fabricantes de aeronaves dos Estados Unidos, chegando a produzir 46 aviões em 1926, Cessna e Beech começaram a discordar sobre os tipos de aeronaves a ser produzidos, já que Clyde tinha preferência por monoplanos, mas Beech insistia em biplanos. Essa discordância fez com que Clyde deixasse a empresa e começasse a trabalhar em uma aeronave com quatro lugares, monoplano e equipada com um motor Anzani de 120hp, que ele batizou de “Comet”. Finalmente no dia 7 de setembro de 1927, juntamente com Victor H. Roos, ele fundou a Cessna-Roos Aircraft Company, que iria enveredar pelo segmento da fabricação de aeronaves monoplanos. Pouco depois, no dia 22 de dezembro, o secretário de estado aprovou a mudança de nome da empresa para CESSNA AIRCRAFT COMPANY.
O primeiro avião da empresa, batizado de CESSNA A-SERIES, foi entregue no dia 28 de fevereiro de 1928 para Edwin A. Link da cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, que pagou US$ 6.500 pela aeronave. No dia 1 de novembro deste mesmo ano, saiu da linha de produção da empresa o MODEL CW-6, primeiro CESSNA com capacidade para seis passageiros. Apesar do enorme sucesso de novos modelos, a Grande Depressão que assolou os Estados Unidos forçou a empresa a fechar as portas em 1931. Pouco depois, em 1934, seu sobrinho Dwane Wallace ajudou a recuperar a empresa e com a aposentadoria do tio no ano de 1937 assumiu o comando dos negócios. Foi neste mesmo ano que a empresa lançou seu primeiro hidroavião, o C-37. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1947, a empresa iniciou a produção dos modelos 190 e 195, com capacidade para 5 passageiros e primeiras aeronaves da CESSNA com fuselagem totalmente de metal. Ainda neste ano apresentou o CESSNA 170 que juntamente com outras iterações, como por exemplo, o modelo 172 SKYHAWK, introduzido em 1956, tornou-se o monomotor mais vendido da história. O mote de publicidade utilizado pela CESSNA nesta época era o fato de ter treinado mais pilotos que qualquer outra empresa deste setor. Foi também em 1956 que ocorreu o lançamento do CESSNA 182 SKYHAWK, um monomotor com capacidade para quatro pessoas, que se tornou o segundo avião mais popular da empresa, atrás apenas do CESSNA 172.
O primeiro modelo do Skymaster a ser produzido foi o 336, que tinha trem de pouso fixo, dois motores instalados na fuselagem, um no nariz e outro na parte traseira, e voou pela primeira vez no mês de fevereiro de 1961. Entrou em produção em maio de 1963 e ficou no mercado por apenas um ano, com 195 exemplares vendidos. Esse modelo foi substituído pelo CESSNA 337 Super Skymaster, maior, mais potente, com trens de pouso escamoteáveis e uma tomada de ar dorsal para o motor traseiro. Posteriormente, a empresa denominou o modelo simplesmente como Skymaster, retirando o “Super”. Essa aeronave entrou em produção em 1965 e permaneceu na linha de fabricação até 1982, com um total de 2.993 aviões comercializados, incluindo um modelo para uso militar.
No final da década de 1960, os engenheiros e demais executivos da CESSNA identificaram a demanda para criar e fabricar em larga escala uma aeronave para ocupar um espaço que a empresa considerava praticamente vago no mercado aeronáutico mundial, o de jatinhos executivos de pequeno porte (com menos de 5.500 kg de peso máximo de decolagem), com asas retas, motorização turbofan (motor a reação utilizado em aeronaves projetadas especialmente para altas velocidades de cruzeiro, que possui um excelente desempenho em altitudes elevadas), com capacidade para 8 passageiros e capaz de operar em aeroportos já servidos por aviões bimotores turboélice. O protótipo do primeiro modelo desta família voou em 15 de setembro de 1969. Apresentando oficialmente em 1971 e originalmente batizado de Citation 500, antes que a CESSNA o denominasse CITATION I, foi um dos primeiros jatos executivos leves disponíveis no mercado a serem motorizados com reatores do tipo turbofan. Foi um grande sucesso de vendas e a sua produção durou até 1985. Porém, a pedido de clientes, a partir de 1977 a empresa passou a fabricar o CITATION II, com fuselagem alongada para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros e com espaço reservado para uma pequena galeria para refeições rápidas e bebidas. Esses dois modelos abriram caminho para a formação da maior linha de jatos executivos do mundo.
No início da década de 1980, percebendo claramente a existência de uma lacuna no mercado da aviação, a empresa iniciou o desenvolvimento do CESSNA CARAVAN, um turboélice de asa alta, que rapidamente despertou a atenção e o interesse da empresa de transporte de carga aérea Federal Express (Fedex), o primeiro grande cliente deste modelo. Lançado em 1984, nos anos seguintes essa aeronave seria utilizada com frequência em mais de 60 países para transporte executivo de passageiros, transporte de cargas, uso militar no transporte para regiões de difícil acesso e transporte regional de passageiros, já que acomoda de 9 a 14 pessoas. A empresa ao ser adquirida pela General Dynamics Corporation em 1985, interrompeu a produção de aviões de motor a pistão no ano seguinte devido à falta de confiabilidade dos componentes. Em 1992, a Textron Inc., empresa americana que controla fabricantes de aeronaves civis e militares, comprou a CESSNA e rapidamente retomou a fabricação de jatos executivos. Em 2004, a empresa lançou o monomotor mais veloz do mundo: o CESSNA 400, uma excelente opção para quem necessita de leveza, rapidez, conforto, rápido acesso as informações e não abre mão de ter um CESSNA. Em 2006 a empresa inaugurou uma fábrica na cidade mexicana de Chihuahua, responsável por produzir partes e equipamentos para a linha de jatos executivos Citation.
Em 2005 a empresa lançou um verdadeiro sucesso de vendas: o CITATION MUSTANG, um moderno jato executivo que acomoda até cinco ocupantes, oferece um custo operacional baixo devido ao eficiente consumo de combustível, sendo ideal para deslocamentos executivos, pois possui alcance superior a 2.100 km, decola no peso máximo em pistas curtas com apenas 950 metros de comprimento e possui um teto operacional de 41.000 pés. Nos anos seguintes a CESSNA investiu em lançamentos luxuosos como o novo CITATION X+ (2010), uma moderníssima aeronave com capacidade para 12 passageiros, considerada o jato executivo mais rápido do mundo ao atingir uma velocidade máxima de 990 km/h a 15.500 metros de altitude; e o CITATION LONGITUDE (2012), um moderno jato para 12 passageiros com alcance 7.408 km, capaz de realizar voos diretos entre São Paulo e Miami ou Nova York e Paris com conforto, alta tecnologia e a segurança.
No dia 27 de agosto de 2014 a empresa atingiu uma marca histórica: entregou o avião monomotor a pistão de número 10.000, produzido na fábrica de Independence, que entrou em operação no mês de julho de 1996, próxima à sua sede em Wichita, no estado do Kansas. O avião, modelo Cessna Skyhawk, foi entregue junto com outros dois aparelhos semelhantes para a universidade aeronáutica Liberty, para uso no treinamento de alunos. O Cessna Skyhawk tornou-se a plataforma de formação padrão global e ganhou a reputação por oferecer a melhor combinação de características modernas, incluindo o sistema G1000 e confiabilidade comprovada. O modelo é produzido desde 1956 e já ultrapassou a marca de 48.000 aviões fabricados.
A evolução visual
A identidade visual da marca CESSNA passou por grandes e radicais alterações ao longo dos anos. Inicialmente com o nome da marca constituindo a fuselagem de um avião e utilizando as cores cinza e verde, a identidade visual adotou as cores vermelha e azul na década de 1970 e no início dos anos de 1990 foi criado o atual logotipo.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 7 de setembro de 1927
● Fundador: Clyde Vernon Cessna
● Sede mundial: Wichita, Kansas
● Proprietário da marca: Cessna Aircraft Company
● Capital aberto: Não (subsidiária da Textron Aviation Inc.)
● CEO: Scott Ernest
● Faturamento: US$ 2.78 bilhões (2013)
● Lucro: - US$ 48 milhões (2013)
● Aviões entregues: 464 unidades (2013)
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 8.500
● Segmento: Aeronáutico
● Principais produtos: Aviões monomotores, turboélices e jatos executivos
● Concorrentes diretos: Embraer, Gulfstream, Bombardier, Piper Aircraft e Dassault Aviation
● Ícones: A família de jatos Citation
● Website: www.cessna.com
A marca no mundo
Atualmente a CESSNA oferece aproximadamente 20 modelos de aviões turboélices, monomotores e jatos executivos que são vendidos em 100 países ao redor do mundo. Com 8.500 funcionários e faturamento de US$ 2.78 bilhões, em 2013 a empresa vendeu 464 aviões, dos quais 139 jatos executivos. A empresa possui 4 fábricas localizadas em Wichita e Independence, estado do Kansas; Columbus, na Geórgia e Chihuahua, no México. Em quase 90 anos de história a CESSNA já produziu mais de 155.000 aviões monomotores a pistão, 2.200 aeronaves turboélice, 1.000 aviões militares e outros 6.600 jatos executivos do modelo Citation, a maior frota desta categoria em operação no mundo.
Você sabia?
● Clyde Cessna faleceu no dia 20 de novembro de 1954, aos 74 anos, e mesmo não estando mais no comando da empresa que criou desempenhou um papel vital no desenvolvimento da aviação mundial.
● Em 1951 a brasileira Ada Rogato a bordo de um CESSNA 140-A voou 51 mil quilômetros, percorrendo as três Américas, um trajeto que levou aproximadamente 6 meses.
● Foi um Cessna Citation XLS+, jato executivo de porte médio com duas turbinas e capacidade para 9 passageiros, que caiu no dia 13 de agosto de 2014 na cidade de Santos, litoral paulista, matando o candidato a presidência da república Eduardo Campos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 1/10/2014
3 comentários:
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