As barras de cereais NUTRY têm como objetivo equilibrar três ingredientes básicos para uma rotina agitada e busca pelo bem estar: ser prática, saudável e saborosa. Por isso a primeira marca de barrinha de cereais do mercado brasileiro investe continuamente em pesquisa e tecnologia para trazer até o consumidor diversos produtos práticos e nutritivos, que são ideais para quem precisa nutrir seu corpo em qualquer momento, em qualquer lugar. NUTRY é a riqueza de frutas, castanhas ou cereais transformadas em alimentos saudáveis e repletos de sabor.
A história
Para contar a história da marca NUTRY é preciso voltar um pouco no tempo. Mais precisamente para o ano de 1968 quando no dia 23 de julho Rodrigo Rocha Loures e os sócios Arthur da Silva Leme Netto e Marcos Hauer fundaram a Nutrimental em uma antiga fazenda em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A nova empresa tinha como missão produzir alimentos processados focados no combate à má nutrição infantil, como por exemplo, feijão pré-cozido desidratado. Com esse enfoque, a Nutrimental se tornou fornecedora de merendas para escolas públicas em todo o Brasil. Mas um navegador mudaria os rumos da empresa. Isto porque, em 1984, o velejador Amyr Klink, ao fazer sua primeira travessia atlântica, fez um pedido para a empresa: ele necessitava de alternativas de alimentos leves, saudáveis e compactos, capazes de sustentá-lo no mar por mais de 100 dias. Foi um enorme desafio para a equipe de nutricionistas encontrarem soluções que correspondessem à dieta de um atleta. Mas eles conseguiram. E isso incluía barras de cereais.
No início da década de 1990 o governo cancelou o programa de compra de merenda escolar unificado. A venda de alimentos para o governo representava 70% dos negócios da empresa. A Nutrimental quase quebrou. Mas a salvação veio da barrinha de cereal, que, naquela época, era um produto de nicho no mercado brasileiro. A primeira barra foi criada pelo filho de um dos fundadores, Rodrigo Santos da Rocha Loures, em meio a uma tentativa de lançar um alimento “sustentável”, usando castanhas da Amazônia através de uma aliança com cooperativas de seringueiros que viviam da extração, durante a realização da ECO-92 (Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento) no Rio de Janeiro. A tecnologia para fazer essas barras de cereais derivou de uma evolução das pesquisas feitas para fazer a merenda seca que Amyr Klink consumiu nas suas viagens marítimas.
Foi então que, no ano de 1992, as barras de cereais foram lançadas no mercado com a marca Chonk. E se tornou o primeiro projeto brasileiro de desenvolvimento sustentável, utilizando produtos amazônicos em uma ação de responsabilidade social. Inicialmente as vendas foram extremamente fracas, muito em virtude do errôneo posicionamento adotado: uma “guloseima saudável infantil” que competia com chocolates. Dois anos mais tarde, foi totalmente reposicionada no mercado, a formulação aprimorada e a marca passou a se chamar oficialmente NUTRY. Neste primeiro momento as barras de cereais foram direcionadas para um nicho de mercado caracterizado pelas preocupações com a saúde, especialmente esportistas e praticantes de atividades físicas.
Nos anos seguintes, além do lançamento de sabores inovadores e da primeira Barra de Cereal Diet do mercado (1999), cuja formulação era adequada para diabéticos, pois continha açúcares naturalmente provenientes dos ingredientes, os produtos da marca foram promovidos na mídia para pessoas que se preocupavam com a qualidade de vida, buscavam uma alimentação saudável e possuíam estilo de vida dinâmico. E aos poucos NUTRY foi conquistando importante participação de mercado. Além disso, a marca lançou novas linhas de produtos, como por exemplo, a NUTRY FRUITY BAR (barras que misturavam cinco cereais - trigo, aveia, arroz, milho e cevada - linhaça e cereal integral, além de um delicioso recheio de fruta) em 2004; e NUTRY SOY, barras de soja com 7 g de proteína de soja.
Já líder de mercado na categoria de barras de cereais, em 2007 a NUTRY ampliou suas opções de sabores e portfólio de produtos com o lançamento de três novas linhas: a primeira barra de cereal Premium do mercado (no sabor amêndoas com chocolate), as barras de frutas (cujo diferencial era a presença de pedaços de frutas naturais com uma cobertura de chocolate light, nos sabores banana light, ameixa com banana light e castanha com cupuaçu) e cereal matinal (nos sabores morango com chocolate, chocolate, banana e nuts - combinação de avelã, castanha e nozes pecã), cuja crocância era garantida por mais tempo. A linha de barras de frutas continha uma novidade: uma tecnologia exclusiva e patenteada (Nutropi) capaz de preservar as características reais da fruta, valorizando assim o sabor. Depois de lançar novos sabores na linha de barra de fruta (laranja e morango), em 2010 a marca ingressou em uma nova categoria de produto com a AVEIA NUTRY (disponível em Flocos Grossos e Flocos Finos). Em 2011, apresentou mais uma opção saudável com o lançamento do NUTRY FLOCOS DE CEREAIS, com três tipos de cereais integrais (trigo, aveia e cevada) e 30% menos sódio.
No início de 2013, ao completar 20 anos de mercado, a NUTRY apresentou uma nova identidade visual e novas embalagens. Além disso, a linha de produtos também passou a contar com novos nomes e características. A marca manteve uma linha regular, que são os sabores mais vendidos na categoria: aveia, banana e mel; avelã com chocolate; bolo de chocolate e morango com chocolate. Já a linha clássica passou a se chamar MUITO MAIS, desenvolvida com cereais selecionados e 10 vezes mais fruta em relação às barras comuns. A linha de barras de fruta virou NUTRY FRUTA. E a linha NUTRY RECHEADOS, apresentou embalagens que destacavam o sabor, crocância e saudabilidade dos produtos.
Outra novidade foi o lançamento em 2014 da linha de barras NUTRY NUTS, feita com ingredientes em pedaços grandes, visíveis, reconhecidamente saudáveis e cujo mix era constituído de amendoim, castanha de caju, amêndoa e nozes pecan, uma mistura de grãos e de pedaços grandes das sementes envolvidos por uma saborosa calda. A nova linha estava disponível nos sabores damasco, morango com gotas de chocolate e sementes - que além do mix de nuts, possuía chia, flocos de quinoa, flocos de amaranto, gergelim, girassol e linhaça. Em 2015, a marca lançou uma grande e criativa campanha batizada de “Nutry Labs”, que chegou a ser inclusive destaque internacional, e na qual uma equipe de “agentes” invadia escritórios e em busca de uma melhor alternativa de alimentação para os consumidores, trocava todas as junk foods por produtos saudáveis, como nuts, cookies e cereais matinais da marca.
Ainda em 2015, foram lançados os cookies integrais em três deliciosos sabores: Castanha do Pará e Uva Passa, Granola e Mel e Avelã com Cacau. Pouco depois, em 2016, como a NUTRY sempre incentivou a prática de atividades físicas, e para auxiliar na nutrição e performance de seus consumidores foi lançada no mercado a barra de proteínas NUTRY NPROTEIN. No ano de 2019, após considerar uma oportunidade de mercado, a marca desenvolveu e lançou a linha NUTRY CEREAL ZERO, barras sem adição de açúcares e com baixo teor de sódio e de gorduras, com o objetivo de fazer parte das dietas com restrição de calorias. Em 2020, a marca inovou mais uma vez ao lançar NUTRY NUTS GOURMET, uma linha de barras levemente salgadas e cujos ingredientes estão presentes na culinária do mundo todo, como limão-siciliano, pimenta-preta, mostarda, mel, cúrcuma e páprica.
Entre as novidades mais recentes da marca, lançadas em 2022, estão as linhas CRISPY PROTEIN BAR (barra com 9 g de proteína que garante uma experiência sensorial diferenciada, ao mesmo tempo leve e crocante ao paladar, com três diferentes sabores, Chocolate ao Leite, Cookies & Cream e Pasta de Amendoim) e WHEY PROTEIN BAR (elaborada com um blend de 12 g de proteína por barra, o que a torna mais macia, trazendo muito sabor), além de versões sensoriais na linha de barras de cereais, com os sabores Cookies & Cream e Cappuccino, e também nas barras nuts, com os sabores Caramelo com Toque de Sal na linha regular e Frutas Silvestres na linha zero. E as novidades não param por aí: a NUTRY ingressou na categoria de bananinhas, com versões com e sem açúcar.
A identidade visual da marca passou por grandes reformulações ao longo dos anos. A primeira remodelação ocorreu em meados da década de 2000, quando o logotipo se tornou mais complexo e com nova tipografia de letra e combinação de cores. Em 2013, a marca apresentou um novo design e visual para seu logotipo, que passou a ser oval e adotou novas cores, muito mais impactante aos olhos dos consumidores. A atual identidade visual da NUTRY foi apresentada em 2019, junto com seu novo posicionamento - Nutra o que te move - que passou a compor o logotipo. Apesar de manter o formato oval, o logotipo se tornou chapado e adotou uma nova tipografia de letra e novas cores (branco e azul-escuro). Esse logotipo é bastante versátil na aplicação, principalmente nas embalagens, onde adquire várias cores dependendo das linhas e dos produtos.
É barra! (2020)
Nutra o que te move. (2019)
É mais que sabor, é qualidade que Nutry. (2015)
Mais que sabor, qualidade que Nutry. (2013)
Eu Quero Viver Bem. (2011)
Deliciosamente saudável. (2009)
Viva com gosto. (2008)
Quem se ama se Nutry.
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1994
● Criador: Nutrimental
● Sede mundial: São José dos Pinhais, Paraná, Brasil
● Proprietário da marca: Nutrimental S.A. Indústria e Comércio de Alimentos
● Capital aberto: Não
● Presidente: João Guilherme Brenner
● Faturamento: R$ 180 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Barras de cereais, barras de proteínas e aveias
● Slogan: Nutra o que te move.
● Website: www.nutry.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a NUTRY, uma marca da Nutrimental, que desde sua fundação mantém o compromisso de investir na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para o setor alimentício, comercializa em todo território nacional (está presente em 60 mil pontos de venda) sua completa linha de snacks on the go, que inclui barras de cereais, barras de frutas, barras de proteínas, aveias e flocos de cereais. NUTRY é a marca de barra de cereal mais lembrada, mais considerada na hora da compra e a preferida de 49% dos consumidores no Brasil. Hoje as barrinhas de cereais NUTRY, com 30,7% do mercado em valor (Nielsen), respondem por aproximadamente 60% dos negócios da empresa, cujo faturamento estimado é superior a R$ 300 milhões.
Você sabia?
● A NUTRY oferece aproximadamente 25 sabores deliciosos de barras de cereais, frutas e proteínas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandAnalytics e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 21/7/2022
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3 comentários:
Cadê a marca Trio? Barrinhas de cereal.
Tá lá no posto Ipiranga.
Gostaria muito de rever a propaganda das barras chonk
Não tem no YouTube
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