26.8.15

PAÇOQUITA


Presença constante nas tradicionais festas juninas e lanches escolares. Um pequeno retângulo que esfarela na boca com um delicioso e irresistível sabor de amendoim. Essa é a receita brasileiríssima de sucesso da marca Paçoquita, que se tornou líder de mercado oferecendo o melhor sabor do amendoim em várias formas de consumo. Além das deliciosas paçocas, balas e creme de amendoim conquistaram o paladar de milhões de aficionados. 

A história 
Para contar a história da marca Paçoquita é preciso voltar ao mês de março de 1942, quando José Marques Telles fundou a empresa Santa Helena na cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. Com poucos equipamentos iniciou a produção de doces artesanais para venda ambulante, que era direcionada a pequenos estabelecimentos da cidade. Nas décadas seguintes a empresa cresceu, ampliou sua linha de produtos, passou a ser administrada pelos filhos do fundador e inaugurou uma nova fábrica já com foco quase que exclusivo em produtos à base de amendoim. Finalmente, em 1982, a empresa lançou um novo produto no mercado: paçoca (um típico doce brasileiro à base de amendoim) com a marca Paçoquita.
  

Com o objetivo de se diferenciar pela alta qualidade em relação aos produtos do seu segmento existentes na época, a marca Paçoquita rapidamente agradou o consumidor brasileiro, se tornando ícone de tradição e brasilidade. Graças ao seu diferenciado sabor e um rigoroso controle de qualidade e de matéria-prima, o produto foi apreciado por consumidores de todas as idades. Nos anos seguintes, as paçocas da marca conquistaram milhões de consumidores, foram oferecidas em novas embalagens e passaram a serem vendidas em outros estados do país. Além disso, as paçocas começaram a ser exportadas para outros países. O resultado de tanto crescimento: Paçoquita se tornou a marca mais importante da empresa Santa Helena. Além dos tradicionais retangulinhos, a paçoca também foi lançada no ano de 2003 em formato de rolha e embalada individualmente. Em 2007, seguindo as tendências dos consumidores por opções de doces mais saudáveis e igualmente saborosos, a marca lançou no mercado a Paçoquita Diet, uma paçoca sem adição de açúcar.
  

Nos anos seguintes, aproveitando a força da marca a empresa iniciou a diversificação de sua linha com lançamentos de novos produtos, como por exemplo, a Bala Paçoquita, que também foi a primeira bala mastigável sabor paçoca do país; em 2011, quando introduziu as balas Paçoquita Diet, as primeiras mastigáveis sem adição de açúcar no mercado brasileiro; ou em 2012 com uma grande inovação, o primeiro ovo de chocolate ao leite com Paçoquita, ingressando assim no rentável segmento da Páscoa.
   

Além disso, a marca apostou no marketing, como por exemplo, em 2013 quando através de uma parceria com a rede de restaurante Giraffas (conheça essa outra história aqui) foi lançado o milkshake Paçoquita em edição limitada. O sucesso da ação foi tamanho, que seria repetida em 2015 com a rede Bob’s (conheça essa história aqui) através de um sorvete de chocolate com casquinha de baunilha recheada com Paçoquita, além do tradicional milkshake. Em 2014, um dos produtos preferidos dos brasileiros ganhou nova versão livre de açúcar e acrescida de aveia, ingrediente indicado por nutricionistas e médicos por ser uma rica fonte de fibras, com o lançamento de Paçoquita Zero Com Aveia.
   

Ainda em 2014, percebendo o nível de atitude positiva para com a sua marca de paçocas, a empresa soube interpretar o mercado consumidor e criou um produto, acima de tudo, cremosamente empolgante: a Paçoquita Cremosa. Com isso, criou uma nova forma de consumir o amendoim, em forma de pasta cremosa para ser espalhada em pães, torradas, biscoitos e frutas ou utilizada como ingrediente em muitas receitas, como recheio de bolos e doces. Além disso, o produto - disponível inicialmente em embalagem de 180g - oferecia benefícios à saúde e energia para toda a família, com boa quantidade de proteína e vitamina E, naturalmente presentes no amendoim. E apresentava um diferencial: com pedacinhos de amendoim era extremamente macia e fácil de espalhar. Com isso, a marca passou a disputar mercado com a italiana Nutella (conheça essa história aqui), reconhecida pelo seu tradicional doce de avelã cremoso. O novo produto se tornou um fenômeno em seu lançamento na primeira semana de julho. E vendeu 2.4 milhões de potes até o fim do ano.
  

Em 2015, a marca apresentou a nova versão de Paçoquita Cremosa (com o rótulo em inglês e espanhol) na maior feira de doces e biscoitos do mundo, realizada em Colônia, na Alemanha, iniciando assim a entrada no mercado internacional do produto cremoso. A empresa também levou para o evento a Paçoquita Special Edition, uma versão exclusiva e limitada com embalagens diferenciadas contendo 16 unidades da paçoca tradicional, acompanhadas de um encarte sugerindo formas de consumo. Para o mercado nacional as novidades foram o lançamento de Paçoquita Cremosa Zero (sem açúcar) e os novos tamanhos de embalagens do creme de amendoim (350g e 1,01 kg). Pouco depois, em 2017, devido ao sucesso do creme de amendoim, a marca introduziu como edição limitada a Paçoquita Cremosa com Chocolate.
  

A marca continuou apostando em novidades e, em 2018, lançou a Paçoquita Chocoberta (paçoca coberta com chocolate). No ano seguinte, a marca procurou se fortalecer como um produto que desperta sensações e atende aos mais diversos de seu público, promovendo diversão e interação, com o lançamento da Paçoquita Pirô. O produto vinha em uma embalagem moderna, com cinco sabores inéditos e uma roleta para animar os consumidores em uma brincadeira inusitada e sensorial. Os novos sabores chegaram para provocar o paladar: estourava na boca e trazia o gosto do morango, pintava a língua com a doçura do tutti-frutti, unia o cítrico do maracujá e da maçã verde ao sabor marcante do amendoim e, ainda, destacava o sabor da conhecida e brasileiríssima pamonha (esta última, inclusive, passou a fazer parte da linha de produtos da marca devido ao enorme sucesso).
  

Aproveitando ainda mais a força de sua marca, no ano de 2020, em parceria com a Whaka, foi lançado o sorvete de Paçoquita, ampliando assim a forma de consumo do sabor da paçoca. Em 2021, a marca inovou ao lançar a Paçoquita Esporte, que além de todo o sabor do amendoim, possuía um ingrediente incrível pra quem pratica qualquer atividade física, 7 gramas de proteínas. Esse produto foi renomeado em 2024 como Paçoquita Whey Protein e passou a realçar ainda mais o aspecto proteico da paçoca.
   

De olho em um cenário sempre sedento por novidades, a marca Paçoquita completou 40 anos em 2022 constantemente em busca de inovação, criando uma série de novos produtos, inclusive contando com o apoio dos consumidores. Como por exemplo, o lançamento da Paçoquita Lovers Chocolate e Avelã, sabor escolhido por votação dos fãs da marca, que participaram da promoção “Cria Comigo Paçoquita Lovers”. Ainda este ano, a marca lançou Paçoquita BIG, com 45g a unidade. Com a gramatura triplicada, comparada ao tamanho tradicional de 15g, o doce ia além de duas mordidas e prolongava a experiência única de sabor e qualidade da marca.
  

Mais recentemente, em 2023, foi lançada mais uma inovação: Paçoquita na versão pronta para beber, ingressando assim no segmento de bebidas lácteas. Resultado de cinco anos de pesquisas, o novo produto oferecia o sabor único do amendoim na versão líquida e nas opções Original e Chocolate, ambas sem adição de açúcares. Ainda este ano a marca se uniu a empresa +Mu para lançar a Mukebar Paçoquita, uma barra de proteína com sabor de amendoim. O novo produto tinha como base um recheio de Paçoquita, em sua versão zero, sem adição de açúcares. A cobertura era de chocolate (também zero açúcar), com pedacinhos de amendoins adicionais no topo.
   

Paçoquita é uma marca reconhecida pela inovação. Ao longo de todos esses anos, os produtos derivados de amendoim conquistaram inúmeros fãs, chamados carinhosamente pela marca de Paçoquita lovers, que tiveram participação importante na criação de sabores e texturas diferentes para o lançamento de irresistíveis novidades. Afinal, a marca sempre está atenta aos desejos dos consumidores e, na medida do possível, são viabilizados através de inovações. Foi assim com a versão cremosa e com Paçoquita pronta para beber.
  

A comunicação 
Nos últimos anos a marca tem investindo bastante em marketing. Primeiro se tornou ativa nas redes sociais, angariando o engajamento de centenas de milhares de fãs. Depois criou uma mascote (que não tinha nome), um simpático amendoim animado, para impactar o público infantil. Divertido, atrevido e bem-humorado esse carinha cheio de energia e fanático por diversão fez tanto sucesso que passou a fazer parte da comunicação da marca e foi parar até nas embalagens dos produtos. Em 2019, Paçoquita resolveu redesenhar completamente sua mascote, que ganhou um visual jovem, descontraído, totalmente reformulado para ser alegre, explorador e contagiante. O carismático personagem também ganhou um nome: Quito.
  

Na imagem abaixo é possível observar a evolução e redesenho do personagem da marca, que de tão famoso se tornou conhecido até por quem não gosta de paçoca (se é que tem alguém). A marca transformou toda a popularidade de Quito em produtos como chaveiros, canecas e até bichos de pelúcia, que podem ser adquiridos no site da empresa Santa Helena.
  

Quito teve um papel importante na comunicação da marca durante a pandemia de COVID-19. Por exemplo, em 2020, as embalagens de Paçoquita homenagearam profissionais da saúde ao estamparem a mascote trajando jaleco e máscara. Com isso a marca promoveu uma ação inédita e reforçou a mobilização feita em prol de causas assistenciais durante a pandemia. Além disso, as embalagens dos produtos, que tinham estampada a frase “muito obrigado”, também foram distribuídas para hospitais dedicados ao enfrentamento da COVID-19.
  

A comunicação da marca também sabe tratar de problemas. Como por exemplo em 2014, quando anunciou o lançamento da versão cremosa de sua paçoca e o desejo de comprar o produto acabou sendo maior que a expectativa de vendas da própria empresa. Resultado: consumidores usaram a internet para expressar sua vontade de comprar o produto e a frustração por não encontrá-lo nas prateleiras dos supermercados locais. A marca soube aproveitar esse momento e lançou a campanha “Caça ao Tesouro”, dando um ar de lenda urbana para o produto, incitando ainda mais o público a tentar encontrar o creme de amendoim. Surgiram até sites de fãs onde, dentro de uma janela do Google Maps, se indicava os locais onde o produto foi visto sendo vendido. Com tudo isso Paçoquita está seguindo os passos das grandes marcas ao tratar o consumidor mais como um parceiro do que um simples cliente.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por pequenas atualizações ao longo de sua história, mas sempre manteve a mesma tipografia de letra e as características cores vermelha e amarela. O atual logotipo foi apresentado em 2019 e ganhou uma inclinação.
  

O tradicional logotipo da marca Paçoquita também pode ser aplicado sob um fundo amarelo, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Mistura que dá bom. (2023) 
De geração para geração, o sabor da diversão. (2022) 
O sabor da diversão. (2018) 
A mais amada do Brasil.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1982 
● Criador: Santa Helena 
● Sede mundial: Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Santa Helena Indústria de Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Gino Di Domenico 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Doces 
● Principais produtos: Paçocas, balas e cremes de amendoim 
● Concorrentes diretos: Amor Sings, DaColônia, Dadinho, Amendupã, Yoki, Hershey’s Creamy, Reese’s, Skippy e Nutella 
● Mascote: Quito (um amendoim animado) 
● Slogan: Mistura que dá bom. 
● Website: www.pacoquita.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos da marca Paçoquita, líder nacional no seu segmento e que englobam desde a tradicional paçoca até pasta cremosa de amendoim e balas mastigáveis, são comercializados em todo território brasileiro. Somente as paçocas da marca vendem mais de 1 milhão de unidades por dia. Além disso, os produtos são exportados para mais de 15 países, entre os quais Argentina, Estados Unidos e Japão. A Paçoquita pertence à empresa Santa Helena, líder do mercado nacional no segmento de doces e confeitos à base de amendoim, sendo a mais antiga e mais lembrada marca de paçoca do país. 

Você sabia? 
A Paçoquita original é feita com apenas três ingredientes: amendoim, sal e açúcar. A empresa diz controlar todas as etapas de produção e distribuição, desde o plantio do amendoim até a chegada do doce aos pontos de venda. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem), portais (UOL), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 2/3/2024 

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4 comentários:

Unknown disse...

A Paçoquita fez um hype gigantesco em cima da paçoquita cremosa, vendeu horrores e se vermos agora, estão encalhadas nas gôndolas. O motivo? O produto simplesmente não é bom. Comprei pagando um valor absurdo por causa desse hype (sim, mais caro que a famosa Nutella) e no fim das contas tive em mãos um produto sabor gordura que venceu guardado no meu armário de tão ruim que era, não dava pra comer, simples assim.

E isso é uma opinião não só minha, mas de praticamente TODOS os meus amigos que provaram esse produto. Todos compartilham da minha opinião.

Acho que se for pra fazer um hype enorme em cima de um produto, que ele seja bom, assim como fez a Nestlé com o Kit Kat.

Abraços

PS: todos os outros produtos da Paçoquita são excelentes....

Unknown disse...

Sem dúvida, os produtos são ótimos. Exceto essa horrorosa pasta de amendoim.
Incrível como não perceberam isso.
Não dá para dizer que são concorrentes da Nutella..... A distância é gigante
Tem que mudar a receita URGENTE....o sabor é horrível.

Paulo Fernando disse...

Claro que Paçoquita e Nutella não são concorrentes. Para serem concorrentes seria necessário que ambas marcas fossem de um mesmo produto, o que não é o caso, visto que uma é creme de amendoim e a outra é creme de avelã com cacau (aparências, cores e sabores completamente diferentes, no caso da pessoa ter algum tipo de problema que a impeça de ler o rótulo). Sério que tem gente comprando achando que é o mesmo produto? Não é possível...

Unknown disse...

Boa noite, adoramos os produtos da Santa Helena, ainda mais esse mês que temos três aniversários em casa esse mês de são João, adoramos todos, já pensou se tivéssemos um a cesta de aniversário triplo, Boa noite amigos, fiquem com Deus