O TURNER CLASSIC MOVIES é sinônimo do melhor entretenimento clássico e o único canal a oferecer o melhor do cinema de Hollywood e do mundo produzido ao longo de sete décadas, entre os anos de 1930 e 1990. O TCM, como ficou conhecido, é muito mais que um simples canal por assinatura, é um conceito que traz uma forma única de ver, escutar e viver toda a magia do melhor entretenimento clássico.
A história
Tudo começou quando o visionário da mídia Ted Turner, que já havia criado a estação de televisão WTBS e o canal de notícias CNN, comprou em 1986 por US$ 1.5 bilhões o lendário, porém endividado estúdio de cinema MGM/UA. Após a aquisição, Turner assumiu uma enorme dívida e não teve escolha senão vender partes da nova empresa, como o estúdio em Culver City, na Califórnia. Porém, ele manteve a vasta e rica biblioteca de filmes do MGM/UA, o que incluía praticamente todo o material feito pelos dois estúdios antes da fusão e uma pequena porção das propriedades de cinema e televisão da United Artists como a série Gilligan’s Island e a biblioteca da Warner Bros., com filmes de antes de 1948. Com este vasto tesouro em mãos, Ted Turner colocou seu estilo visionário em prática. Em 1988, ele laçou o canal de filmes Turner Network Television (conhecido como TNT). O TNT foi, pelo menos inicialmente, um veículo para filmes e programas de TV mais antigos, mas aos poucos começou a adicionar programação original e reprises mais recentes.
Foi então, que para aproveitar esse rico acervo de filmes antigos e clássicos, ele lançou no dia 14 de abril de 1994, com uma cerimônia em plena Times Square, o TURNER CLASSIC MOVIES (ou simplesmente TCM), um canal por assinatura 24 horas dedicado a transmitir, sem cortes e intervalos comerciais, filmes clássicos, produzidos entre as décadas de 1930 a 1980, da biblioteca do MGM, como por exemplo, Chinatown e Ordinary People. A data de lançamento não foi escolhida ao acaso. Foi escolhida por sua importância, já que representava exatamente o centenário do primeiro filme exibido ao público na cidade de Nova York. O primeiro filme transmitido pelo canal foi Gone with the Wind (de 1939), conhecido no Brasil como E o Vento Levou. O canal tinha como uma de suas grandes atrações o respeitado historiador de cinema Robert Osborne, que ancorava um programa em horário nobre. O novo canal iniciou com uma coleção de 4.000 filmes, 21 funcionários, um orçamento operacional de US$ 15 milhões e 1 milhão de assinantes. Em apenas um ano o TCM tinha aumentado sua base de assinaturas para 4.3 milhões de lares e sua biblioteca de filmes clássicos tinha crescido para 5.600 filmes.
Nessa época, o TCM tinha como principal objetivo ser a marca líder em filmes clássicos. Para ajudar a alcançar esta meta, a rede lançou em 1995 a campanha de marketing “31 Days of Oscar” (em português, “31 Dias de Oscar”), que incluía mostrar, durante todo mês de março, apenas filmes que tinham sido indicados ou ganho a “estatueta dourada” de Hollywood. Desde então a campanha se tornou um clássico do canal e uma importante ferramenta de marketing. A partir de 1996, o TCM também passou a transmitir filmes clássicos do estúdio Warner Bros. Em 1999 o TCM foi lançado oficialmente no Reino Unido, onde faz enorme sucesso desde então. No mês de novembro de 2004, em resposta a remoção dos desenhos animados clássicos do canal Cartoon Network, também de propriedade da Time Warner, o TCM começou a transmitir meia hora mensal com desenhos animados da chamada “Idade Dourada da animação”. Pouco depois, em 1 de novembro de 2005, o TCM foi lançado no Canadá. Nos anos seguintes, além de ampliar a variedade de filmes e acrescer documentários especiais sobre cinema, o canal foi lançado em diversos países do mundo.
No mês de abril de 2010, o canal realizou o primeiro TCM Classic Film Festival, um evento - agora realizado anualmente - em Hollywood. Hospedado por Robert Osborne, os quatro dias de festival celebram Hollywood e seus filmes, contando com participações de celebridades, eventos especiais e exibições de aproximadamente 50 filmes clássicos, incluindo vários recém-restaurados pela Film Foundation, uma organização dedicada a preservar o clássico legado de Hollywood. Há alguns anos atrás o TCM começou adquirir os direitos de transmissão de filmes clássicos de outros estúdios como Columbia Pictures, Paramount Pictures, 20th Century Fox e Universal Studios. Além disso, o canal lançou sua versão em alta definição (TCM HD) e a versão para dispositivos móveis (onde é possível acessar um enorme conteúdo relacionado aos clássicos filmes de Hollywood). Ao longo de mais de 20 anos, o TCM desfilou por sua tela clássicos do cinema mundial, como por exemplo, Cidadão Kane, Bem-Hur, O Mágico de Oz, Drácula, Lawrence da Arábia, Laranja Mecânica, Psicose, Cantando na Chuva, Casablanca e Tubarão.
Em 2015, a Walt Disney Company anunciou uma parceria inédita com o canal de TV por assinatura TCM, que incluía a exibição de clássicos Disney na programação do canal e uma revitalização na icônica atração do parque Disney Hollywood Studios, conhecida como The Great Movie Ride. Nada mais justo que a atração seja patrocinada pelo TCM, já que é um grande passeio por cenas de grandes filmes de Hollywood como Casablanca, O Mágico de Oz, Mary Poppins, Alien – O Oitavo Passageiro, só para citar alguns.
No Brasil o TCM, que estreou no dia 1 de setembro de 2004, tem sua programação dirigida ao público acima de 35 anos, e tem como principais características exibir todos os filmes dublados em português e sem cortes comerciais. Nele, o assinante encontra os melhores clássicos mundiais, desde a época de ouro do cinema, até as séries que fizeram história na televisão, como Jeannie é um Gênio, A Feiticeira e ALF. Outro ponto forte do TCM é que a programação é toda em português com legendas e também dublada.
A evolução visual
A versão original do logotipo do TURNER CLASSIC MOVIES destacava aproximadamente 30 desenhos de personagens diferentes do cinema que poderiam ser colocados acima do nome TCM, cada um representando uma categoria de filme. Com isso, além da versatilidade da identidade visual, tornava sua aplicação bastante divertida e impactante.
Em 2004 a marca resolveu simplificar seu logotipo, excluindo os desenhos. Depois de adotar um logotipo mais sóbrio (preto e branco), em 2013 o TCM apresentou uma nova identidade visual: as bordas sumiram, o fundo adotou um tom de verde água e a palavra CLASSIC ganhou destaque em negrito.
Em novembro de 2015, somente para a América Latina, o canal apresentou uma nova identidade visual. Trocou o tradicional formato retangular pelo redondo, adotou novas cores e apresentou uma nova tipografia de letra (onde a letra C remete a seta de “review”, um recurso que reforça o conceito de que “todas as histórias que nos conectam com emoções e momentos únicos podem ser revividas e reinterpretadas através da proposta de entretenimento da marca”).
Os slogans
Let’s Movie. (2015)
Inspired by Classics.
Classic Entertainment.
El cine que ya tenías que haber visto.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 14 de abril de 1994
● Fundador: Ted Turner
● Sede mundial: Atlanta, Georgia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Turner Broadcasting System, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Time Warner Inc.)
● CEO: John Martin
● Diretor Geral: Jennifer Dorian
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 350
● Segmento: Mídia (canal de TV)
● Principais produtos: Filmes e seriados clássicos
● Concorrentes diretos: AMC, FOX Movie Channel, The Movie Channel e Cinemax
● Slogan: Let’s Movie.
● Website: www.tcmbrasil.com
A marca no mundo
O canal por assinatura TCM está presente aproximadamente em 60 países na América do Norte (com forte presença nos Estados Unidos, onde mais de 26 milhões de pessoas por semana assistem a sua programação), Europa (especificamente no Reino Unido, França, Espanha e países nórdicos), Oriente Médio, Ásia e América Latina. O canal tem em seus valiosos arquivos mais de 12 mil filmes e séries, que rendem dinheiro também através da venda de DVD para colecionadores e edições especiais.
Você sabia?
● Enquanto nos Estados Unidos o TCM exibe apenas filmes clássicos, na América Latina o canal também traz em sua programação séries que fizeram história na televisão, como por exemplo, As Panteras, Agente 86, Dallas, I Love Lucy, Os Três Patetas, entre outras.
● Alguns dados curiosos sobre o TCM: os filmes mais antigos de sua biblioteca são “Annie Oakley” “Bucking Broncho” e “Sioux Ghost Dance”, todos de 1894; o filme mais transmitido foi Casablanca, com mais de 125 reapresentações; e os filmes mais requisitados pelos telespectadores do canal são “The High and the Mighty” (1954), “Northwest Passage” (1937) e “The African Queen” (1951).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Time, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 14/12/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário