7.8.18

EUROPCAR


A EUROPCAR é muito mais que uma simples locadora de veículos, é uma especialista em mobilidade. Carros de passeio, esportivos, vans, caminhões e até veículos de luxo que atendem a todas as necessidades. Por isso, milhões de pessoas ao redor do mundo confiam na EUROPCAR para se deslocarem com mais eficiência, economia e segurança. 

A história 
Tudo começou em 1949 quando o jovem empresário Raoul-Louis Mattei fundou a empresa L’Abonnement Automobile (em inglês “The Automobile Subscription”) na cidade de Paris. A nova empresa inicialmente oferecia ao público aluguel de carros “without chauffeurs”, ou seja, sem motorista. Pouco depois, em 1951, a empresa criou a marca EUROPCARS para seus serviços de alugueis. No ano de 1964, a empresa inaugurou seu primeiro ponto de locação dentro de um aeroporto, localizado no Orly Airport, ao sul de Paris e na época um dos mais importantes da Europa. Em 1970 a EUROPCAR, até então uma pequena locadora do mercado francês, foi adquirida pela montadora Renault e, em 1973, como parte inicial de um ambicioso processo de expansão internacional, inaugurou os primeiros pontos de locação na Bélgica, Alemanha, Suíça e Holanda. No ano seguinte foram iniciadas as operações na Itália, Portugal, Reino Unido e Espanha. Além disso, para estar presente em ambos os lados do Atlântico, um acordo foi assinado com a americana National Car Rental. No final desta década, em 1979, a EUROPCAR, já possuía 743 pontos de locação na Europa, África e Oriente Médio, mais de mil funcionários e uma frota de 9.000 veículos.


A partir de 1980, a marca começou a patrocinar equipes esportivas. A EUROPCAR patrocinou a equipe Renault de Fórmula 1 e o rali Paris-Dakar. A marca também esteve envolvida em outros esportes como golfe, corridas de cavalos, maratonas e ciclismo, o que lhe deu uma enorme visibilidade, inclusive internacional. Em 1981 a empresa criou a divisão internacional como parte de mais uma etapa de sua estratégia de expansão global através de franquias. Neste mesmo ano, adquiriu a Godfrey Davids, então a maior e mais importante empresa de aluguel de carros do Reino Unido, reforçando assim ainda mais sua presença neste importante mercado. Após mais de uma década de forte crescimento, em 1988 a Compagnie Internationale des Wagons-Lits comprou a EUROPCAR e vendeu metade das suas ações para a Volkswagen. Pouco depois, em 1992, o grupo de hotelaria Accor adquiriu a Wagon-Lits, incluindo os 50% de participação na EUROPCAR. No mês de fevereiro de 1999 a EUROPCAR lançou seu inovador sistema de reservas online via internet, e a Volkswagen se transformou no único acionista da empresa. No ano seguinte a americana Budget Rent a Car virou um sócio estratégico da EUROPCAR para a América do Norte. Além disso, a empresa adicionou a sua frota o primeiro modelo de carro híbrido, Toyota Prius.


Finalmente, em 2003, a empresa se tornou líder no mercado europeu de aluguéis de automóveis graças a uma estratégia baseada no aumento do número de franquias operacionais e o desenvolvimento de inúmeras parcerias de vendas com agentes de viagens e companhias aéreas. No ano seguinte a marca ingressou em alguns mercados da América do Sul. Em junho de 2006 a empresa francesa de investimento Eurazeo adquiriu a totalidade das ações da EUROPCAR. Nos últimos anos a empresa lançou no mercado um leque de serviços inovadores como o ToMyDoor (veículos entregues em domicílio, em um raio de até 25 quilômetros), Selection (carros luxuosos e esportivos), locação de veículos com motoristas particulares, a oferta de carros elétricos e o conceito de compartilhamento. Em alguns países da Europa, a empresa também aluga de scooters elétricas e até bicicletas.


Além disso, a empresa iniciou uma agressiva estratégia de aquisições para ampliar seus serviços de mobilidade, como por exemplo, em 2015 quando comprou a Ubeeqo®, uma startup especializada em soluções corporativas de compartilhamento de carros; ou em 2017 com a aquisição da alemã Buchbinder e da espanhola Goldcar®, empresa de aluguel de carros de baixo custo. A empresa também avançou em mercados emergentes das Américas, África e do Oriente Médio, além de concluir uma parceria com a chinesa Shouqi. Com isso, em 2018, para comunicar a transformação por que tem passado nos últimos quatro anos, apostando em aquisições de outras companhias, mas também em diversos segmentos de atuação além do tradicional aluguel de automóveis, a empresa apresentou um novo nome: EUROPCAR MOBILITY GROUP, cujo faturamento em 2017 foi de €2.4 bilhões. Com isso, a EUROPCAR passou a ser uma de suas quatro principais marcas, ao lado da Goldcar® (a mais importante empresa de aluguel de carros de baixo custo da Europa), InterRent® (marca focada em aluguéis para lazer) e Ubeeqo® (especializada em soluções de frota e mobilidade para o mercado de negócios e clientes finais).


Ainda em 2018, a EUROPCAR incorporou a Yes Rent a Car, criada em 1995, e ingressou no mercado brasileiro. A empresa iniciou suas atividades no país com aproximadamente 70 pontos de atendimento em 15 estados e no Distrito Federal, e uma frota superior a 3.500 veículos. Além do aluguel de veículos, a EUROPCAR passou a oferecer aos brasileiros e turistas soluções de aluguel com motorista, carros compartilhados e frota exclusiva de carros elétricos. Hoje em dia, a EUROPCAR oferece uma ampla gama de veículos. Se precisar de um pequeno carro esportivo, um automóvel de luxo, uma van, caminhão e até scooters e bicicletas, certamente encontrará o mais adequado entre a moderna frota da empresa francesa.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por radicais remodelações ao longo dos anos. Pouco depois de sua fundação, em 1951, a empresa criou a marca EUROPCARS. Após a locadora ser adquirida pela Renault, em 1971 a marca apresentou um novo logotipo (com uma letra E estilizada do lado direito). Pouco depois, em 1974, a marca passou a se chamar EUROPCAR (perdendo a letra S no final) e o logotipo apresentou uma nova cor (laranja).


Em março de 1989, ao completar 40 anos de história, a marca adotou uma nova cor: a verde. Uma década mais tarde, em 1999, a marca apresentou uma nova identidade visual, muito mais moderna e impactante, além de um novo tom de verde. Esse logotipo também pode ser aplicado com um fundo verde.


Em 2018, como forma de refletir um novo posicionamento no segmento de mobilidade, a empresa apresentou um novo nome corporativo (Europcar Mobility Group) e uma nova identidade visual, diferente de sua principal marca, a EUROPCAR.


Os slogans 
Moving your way. (2012) 
Driven by you. (2010) 
You rent lot more than a car. (1998) 
Go for Green. (1996) 
Europcar, yes I can. (1987) 
Everywhere Europcar Super Service. (1981) 
Rent Europcar, Rent European. (1978) 
If your car is not enough. Europcars rental a car when you need one. (1971)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1949 
● Fundador: Raoul-Louis Mattei 
● Sede mundial: Saint-Quentin-en-Yvelines, França 
● Proprietário da marca: Europcar Holding S.A.S. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Europcar Mobility Group) 
● Chairman & CEO: Caroline Parot 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Pontos de locação: 3.835 
● Presença global: 133 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 8.000 
● Segmento: Locação de automóveis 
● Principais produtos: Locação de carros e veículos comerciais 
● Concorrentes diretos: Sixt, Avis, Hertz, Budget, Alamo, Enterprise, National, Thrifty e Dollar 
● Ícones: A cor verde 
● Slogan: Moving your way. 
● Website: www.europcar.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a EUROPCAR, empresa líder na locação de veículos no continente europeu, está presente em 133 países da Europa, América do Norte, América Latina, Caribe, Ásia Pacífico, Oriente Médio e Oceano Índico, com mais de 3.800 pontos de locação (dos quais mais de 600 dentro de importantes aeroportos internacionais). Com mais de 8 mil funcionários e atendendo mais de 5 milhões de clientes todos os anos, a empresa, terceira maior do mundo em seu segmento, oferece mais de 250 mil veículos para locação (diária, semanal ou mensal), incluindo carros de passeio, vans e veículos comerciais como caminhões. Seus maiores mercados são Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha, Austrália, Nova Zelândia, Portugal e Bélgica. 

Você sabia? 
A empresa criou o Europcar Lab, uma espécie de laboratório de desenvolvimento para responder aos desafios futuros da mobilidade através da inovação e investimentos estratégicos. É uma incubadora de ideias para novos produtos e serviços que forneçam soluções de mobilidade. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/8/2018

Nenhum comentário: