24.7.19

CARABAO ENERGY DRINK


No mundo, as bebidas energéticas tornaram-se extremamente populares entre o público jovem, urbano e moderno. Ao posicionar essas bebidas como moda e descolada, muitas marcas esqueceram o propósito original de um energético. Mas a CARABAO ENERGY DRINK acredita que as bebidas energéticas foram criadas com a finalidade de fornecer reposição de energia perdida. A marca tailandesa simboliza o espírito dos indivíduos que lutam pela causa em que acreditam. Não pela força, mas com determinação, daí o slogan: “O Espírito de Combate de Carabao”. Por isso a marca posicionou-se como uma bebida energética para aqueles que precisam de “reabastecimento”. 

A história 
Originada na Tailândia, a empresa foi fundada no dia 22 de agosto de 2001 com enorme aporte financeiro do empresário Sathien Setthasit, por Nutchamai Thanombooncharoen e por um amigo próximo e um dos maiores músicos da história asiática, Aed Carabao (pronuncia-se “ED”), nome artístico de Yuenyong Opakul, líder e vocalista de uma popular banda de rock tailandesa chamada Carabao, criada no final da década de 1970 e que a grande maioria dos tailandeses considera como “a voz do povo”. A nova empresa lançou no mercado no dia 28 de outubro de 2002 o energético CARABAO DANG. O nome da marca resultou da associação da empresa com a banda Carabao (que significa “búfalo” em tailandês e, desta maneira, o animal foi levado para a identidade visual da marca, que simboliza também força, energia, em total sinergia com o produto), combinado com o Tawandang Brewery Restaurant, uma microcervejaria e restaurante, fundada em 1999 por Sathien Setthasit, que alcançou sucesso ao oferecer ótima cerveja alemã e comida tailandesa.


Lançado inicialmente em pequenas garrafas de vidro e comercializado com o slogan “Carabao Dang: The Fighting Spirit”, a bebida energética, infundida com vitamina B12 e tendo Aed Carabao como seu principal embaixador, se tornou um sucesso instantâneo. A empresa iniciou suas operações comerciais com três linhas de produção, com capacidade máxima de 275 milhões de garrafas por ano. Rapidamente, a marca ganhou enorme popularidade principalmente, entre os trabalhadores rurais, hoje os maiores consumidores de energéticos do país. Em 2004, com crescimento acelerado no mercado nacional, a empresa intensificou seu processo de internacionalização pelo território Asiático, com o lançamento do CARABAO ENERGY DRINK em 15 países, como por exemplo, Camboja, Mianmar, Afeganistão e Vietnã, além dos Estados Unidos. Já em 2010, a empresa aumentou a capacidade máxima de produção para 205 milhões de latas por ano (embalagem lançada no mercado em 2004).


Em apenas dez anos, no ano de 2012, a marca conquistou 17% do mercado de bebidas energéticas na Tailândia (um dos maiores do mundo). Pouco depois, em maio de 2014, a empresa lançou um novo produto no mercado, um isotônico chamado Start Plus (em 2018, renomeado para CARABAO SPORT). E também o CARABAO SUGAR FREE, a versão do energético sem açúcar. Depois de vários anos de divulgação, marketing e ampliação de suas operações, o ano de 2015 entrou para a história da marca. Primeiro, porque se iniciava o processo de expansão global através do Chelsea, time de futebol da poderosa e bilionária Premier League, principal liga profissional de futebol da Inglaterra. Segundo, porque a empresa no mesmo período obteve faturamento recorde de US$ 225 milhões, conquistando importante participação do mercado de energéticos na Tailândia. Pouco depois, a empresa utilizou a força da marca CARABAO para ingressar em outras categorias de produtos, com o lançamento de águas minerais, cafés prontos para beber e uma linha de cafés instantâneos.


Em 2016, com objetivo de expandir globalmente a marca CARABAO ENERGY DRINK, a empresa iniciou suas operações no enorme mercado do Reino Unido e pouco depois na Espanha, vendendo a tradicional bebida energética em latas de 325 ml. O sabor foi desenvolvido especificamente para corresponder à preferência dos consumidores europeus. No ano seguinte, o mesmo processo foi realizado na China e no Brasil, países vistos como estratégicos na busca por conquistar o mercado global. As mais recentes novidades da marca são o CARABAO GREEN APPLE, um energético com aroma de maçã verde, e o CARABAO MANDARIN ORANGE, com sabor de laranja. Uma bebida energética criada para repor as energias do dia a dia, associada à prática esportiva e hábitos saudáveis. O CARABAO ENERGY DRINK é ideal para qualquer momento. Seja treinando ou praticando esportes, mantendo a saúde ou superando limites. Sempre que uma energia extra for necessária, conte com o energético CARABAO ENERGY DRINK.


Por intermédio do futebol, considerado o esporte mais democrático do mundo com bilhões de fãs espalhados pelo planeta, a marca procurou um ingresso rápido no mercado global, para obter uma fácil aceitação de milhões de consumidores. Para aproveitar a fatia extra projetada para o mercado mundial de bebidas energéticas, a marca começou a investir pesado em patrocínios a grandes times do futebol para conquistar e interagir frequentemente com o público. Esse plano de marketing começou em 2015 com o time de futebol do Reading Football Club, que disputava a segunda divisão inglesa. No final deste ano a marca assinou um acordo para se tornar um dos três principais patrocinadores da equipe do Chelsea. E também passou a ser o principal patrocinador da Copa da Liga Inglesa, rebatizada como CARABAO CUP. Em 2016, a equipe do Flamengo acertou patrocínio com a marca CARABAO ENERGY DRINK por seis temporadas. No primeiro ano do acordo a marca foi exposta nas mangas do uniforme rubro-negro. E a partir de 2018 a marca migraria para a cota máster na camisa. Porém, no final de 2018, com dificuldades de distribuição no país e cláusula de saída em caso de não atingir metas de vendas, a marca acertou o rompimento do contrato com o Flamengo.


A evolução visual 
O logotipo da CARABAO ENERGY DRINK é único entre as marcas de bebidas energéticas, uma vez que foi desenhado pelo próprio Aed Carabao. Representa a força física e emocional das pessoas que possuem o espírito de luta. A imagem estilizada de um crânio de búfalo (inspirada no símbolo de força e energia do animal) com um pássaro vermelho, que representa a liberdade, pode ser visto em toda Tailândia. O tradicional logotipo passou apenas por uma pequena atualização no decorrer dos anos.


Acompanhe abaixo todo o simbolismo e significado da identidade visual do CARABAO ENERGY DRINK.


Os slogans 
Carabao. The bonkers drink for bonkers lives. (2018, Reino Unido) 
Bring it on. (2016) 
Free your inner Carabao. (2016) 
Songs gave them hope, Carabao gives them energy. 
Carabao Dang: The Fighting Spirit.


Para comemorar o título do Chelsea na temporada de 2016/2017 da Premier League, a marca preparou uma campanha ousada e provocativa contra sua grande rival, a Red Bull. A campanha “Wins. Not wings” (algo como “Vitórias. Não asas”, em português) era uma provocação sarcástica contra o slogan de sua maior rival.


Dados corporativos 
● Origem: Tailândia 
● Lançamento: 28 de outubro de 2002 
● Criador: Yuenyong Opakul, Sathien Setthasit e Nutchamai Thanombooncharoen 
● Sede mundial: Bangkok, Tailândia 
● Proprietário da marca: Carabao Tawandang Co. Ltd. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Sathien Setthasit 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Energéticos 
● Concorrentes diretos: Red Bull, Monster, Burn, AMP Energy, Rockstar, Fly Horse, 5-hour Energy e M150 
● Ícones: O crânio de um búfalo 
● Slogan: The Fighting Spirit. 
● Website: www.carabaoenergy.co.uk 

A marca no mundo 
Atualmente a CARABAO ENERGY DRINK vende sua linha de energéticos em aproximadamente 40 países nas Américas (Estados Unidos, México e Brasil), Europa (Reino Unido, Espanha, Holanda, Itália e Alemanha), África (África do Sul e Nigéria), Ásia (China, Coréia do Sul e Malásia), além da Austrália. A marca é a vice-líder de mercado no segmento de bebidas energéticas na Tailândia, com 26% de participação, com amplo crescimento em importantes mercados estrangeiros, como por exemplo, Reino Unido e China. Esses mercados estrangeiros representam mais de 45% das vendas da marca. A empresa possui 12 fábricas com capacidade produtiva de 1.6 milhões de garrafas e 1.1 milhões de latas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), JORNAIS (o Glogo, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/7/2019

Um comentário:

Ramon Freitas disse...


O logo é muito ruim... Possui um visual desagradável... Fica péssimo, por exemplo, como sponsor em uma camisa de futebol...