Beber é vital, mas a austríaca RAUCH oferece mais do que isso: sucos de frutas naturais, frescos e puros. Por isso, a RAUCH é apaixonada por frutas e sempre busca instigar os consumidores a buscar novas opções de sabores e aproveitar os benefícios das frutas exóticas ou incomuns. Os sucos de frutas da marca são perfeitos para matar a sede. Feitos 100% de frutas cuidadosamente selecionadas, a RAUCH conquistou milhões de consumidores com frescor e prazer saudável, especialmente na Europa, por oferecer produtos da mais alta qualidade, desde sabores clássicos como laranja e maçã até exóticos como damasco, romã e goiaba rosa.
A história
A história da RAUCH começou após o fim da Primeira Guerra Mundial, quando Franz Josef Rauch, impulsionado pela ideia de preservar o sabor das melhores frutas e trazê-lo para o consumidor, no ano de 1919, resolveu fundar em Rankweil, território austríaco de Vorarlberg, uma pequena fábrica (composta apenas por uma prensa de cidra) para produzir sucos de maçã, e cujas frutas eram adquiridas de pequenos agricultores da região. Os primeiros sucos de maçã eram entregues a bares, restaurantes e hotéis da região em garrafas de 1 litro. Sua esposa, Katharina Rauch, não apenas apoiou ativamente o marido e sua visão em tempos de incertezas, mas através de sua persistência e força vital teve um papel decisivo na ascensão dos negócios da família nos anos seguintes. Com ideias novas, ele e sua mulher sempre estavam um passo à frente da concorrência. Nos anos seguintes, isso fez da marca RAUCH uma pioneira no segmento de suco de frutas no mercado austríaco.
Após a Segunda Guerra Mundial a RAUCH ampliou a linha de sabores de seus tradicionais sucos. A partir dos anos de 1960 a produção de sucos de frutas foi ampliada e a marca passou a se expandir no mercado austríaco e também exportar seus sucos para outros países europeus. Na década de 1970, RAUCH tornou-se o suco de fruta mais popular entre os austríacos. Além disso, a expansão internacional foi ampliada e novos mercados no exterior foram conquistados, como no Oriente Médio, Norte da África e Extremo Oriente, especialmente com a linha RAUCH YELLOW (em garrafas de vidro ou lata). Nos anos seguintes a marca lançou novidades no mercado, como por exemplo, a popular linha RAUCH HAPPY DAY (utiliza as melhores frutas selecionadas de todo o mundo, para oferecer sucos naturais com até 100% do puro sumo da fruta). Essa linha foi uma das responsáveis pelo enorme sucesso da marca, pois além de oferecer sabores tradicionais como laranja, maçã, manga, limão, uva, abacaxi, apresentou aos consumidores opções atém então não difundidas e exóticas como tomate, cranberry, morango, tangerina, lichia, banana, pera, romã, damasco, framboesa, amora e goiaba rosa. Outra linha popular lançada nessa época foi a RAUCH BRAVO (néctares frutados e bebidas ricas em vitaminas, nutrientes e minerais em combinações inusitadas de frutas).
Além disso, a marca inovou ao lançar a linha de chás NATIVA, que utilizava apenas folhas de chá verde. Nos últimos anos a RAUCH resolveu estar ativamente envolvida no marketing esportivo apoiando atletas e equipes de esportes de inverno, futebol, fórmula 1 (como por exemplo, a escuderia RBR), hóquei no gelo e vôlei de praia. Com isso a empresa aumentou enormemente o reconhecimento da marca RAUCH no cenário internacional. A marca austríaca também ampliou sua linha para outras categorias de produtos com o lançamento da CAFEMIO (cafés gelados com leite fresco dos Alpes em versões como Cappuccino, Macchiato e Intenso), RAUCH SPORT (isotônicos que atendem as necessidades de hidratação e reposição de minerais e vitaminas) e RAUCH CULINARY (deliciosos produtos naturais, como vinagre de cidra e suco de limão 100% natural para utilização em receitas), além da RAUCH YIPPY (sucos de frutas naturais em sabores como maçã, frutas vermelhas, cereja, laranja e pêssego direcionados ao público infantil, comercializados em divertidas e coloridas garrafas, enriquecidos com cálcio, vitaminas e sem conservantes). Em 2019, com a forte tendência de mercado por menos açúcar, a marca lançou duas bebidas de chá com variante zero de açúcar.
Com um século de experiência neste segmento, a marca RAUCH estabeleceu um forte posicionamento com seus sucos premium desenvolvidos para atrair um amplo público consumidor, desde jovens adultos conscientes em nutrição até crianças e conhecedores de sucos de frutas. A marca também utiliza o varejo como uma potente ferramenta de marketing através das unidades RAUCH JUICE BAR, estabelecimentos que vendem saborosos sucos de frutas (puro, batido com leite ou iogurte), smoothies, cafés gelados e especialidades sazonais preparados na hora com uma variedade de combinações extremamente criativas. Essas lojas também vendem sanduíches, salgados e doces. Atualmente a rede RAUCH JUICE BAR, que inaugurou sua primeira loja em 2012, conta com 7 unidades na Áustria (em cidades como Viena e Innsbruck), 2 na Alemanha, além de unidades dentro de navios de cruzeiro da empresa TUI Cruises. Na temporada de verão europeu a RAUCH disponibiliza ainda os chamados JUICE TRUCK, que servem sucos feitos na hora com frutas frescas e selecionadas.
Afinal, porque a RAUCH faz tanto sucesso na Europa? Primordialmente porque se preocupa muito com o meio-ambiente e por isso se concentra em sustentabilidade e proteção. Entre outras medidas, utiliza somente embalagens feitas com 100% de recursos renováveis (amido de milho e beterraba) que são biodegradáveis. Além disso, desde junho de 2019, também oferece os primeiros sucos e chás em garrafas PET 100% recicladas. Até agora, a proporção de rePET (PET reciclado) foi de até 50%. A partir de então, seus produtos da linha RAUCH JUICE BAR (que apresenta combinações exóticas de sucos como laranja/manga/cenoura, maçã/uva/framboesa, morango/banana/maçã ou pepino/kiwi/spirulina) são comercializados em garrafas totalmente recicladas e recicláveis, um passo significativo para a proteção do meio-ambiente. Outro fator importante é que a RAUCH reconhece a natureza como fonte de frutas, seu bem mais essencial, trabalhando assim ativamente no uso econômico, sustentável e cuidadoso de seus recursos. A empresa também está constantemente comprometida em comprar produtos regionais. E por isso, muitos de seus produtos são “fabricados na Áustria”. Cuidadosamente engarrafados no país, a RAUCH é capaz de transportá-los a curtas distâncias, garantindo assim que os produtos sejam sustentáveis e da mais alta qualidade.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo uma grafia mais moderna e atraente.
Dados corporativos
● Origem: Áustria
● Fundação: 1919
● Fundador: Franz Josef Rauch
● Sede mundial: Rankweil, Áustria
● Proprietário da marca: Rauch Fruchtsäfte GmbH & Co OG
● Capital aberto: Não
● CEO: Jürgen Rauch
● Faturamento: €981 milhões (2018)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.920
● Segmento: Bebidas não alcoólicas
● Principais produtos: Sucos de frutas e chás
● Concorrentes diretos: Pfanner, Erbslöh’s, Pago, Valensina, Tropicana, Minute Maid, Lipton e Nestea
● Slogan: Fruit, Family and Nature. Since 1919.
● Website: www.rauch.cc
A marca no mundo
A RAUCH dedica-se à produção, comercialização e venda de sucos de frutas e chás em mais de 100 países ao redor do mundo, com forte presença no continente europeu (especialmente na Alemanha), onde é líder de mercado. Com faturamento de €981 milhões (dados de 2018) e com exportações de 66.4% da produção, a empresa possui fábricas na Áustria, Hungria, Suíça, Polônia e Sérvia. A marca austríaca oferece sucos concentrados de frutas, aromas de frutas, purê de frutas/polpa, chás, sucos diretamente prensados e outros produtos. A maioria de seus sucos e smoothies são 100% veganos, certificados pela Vegan Society Austria. O emprego de processos de filtragem mecânica de última geração ao clarificar os sucos de frutas garante que não seja necessária a adição de gelatina.
Você sabia?
● A RAUCH é uma das poucas produtoras de sucos de frutas que opera toda a cadeia de produção, desde o cultivo das frutas até a produção e o próprio envasamento.
● A quarta geração da família Rauch continua trazendo deliciosos sucos de frutas para milhões de pessoas mundo afora. Tradição, responsabilidade pela natureza e uma sensação de frescor são poderosos alicerces da marca por 100 anos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 20/7/2019
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