23.2.22

CHIPS AHOY!


Quando milhões de americanos querem a doce satisfação do chocolate em cada mordida de um irresistível cookie, Chips Ahoy! é sempre a mais prazerosa solução. Afinal, a segunda marca de biscoitos mais consumida nos Estados Unidos, oferece deliciosos cookies macios recheados com pedacinhos crocantes de chocolate que tornam cada mordida um momento de satisfação inigualável. 

A história 
Tudo começou no ano de 1963 quando a Nabisco (conheça essa história aqui), tradicional produtora de bolachas e biscoitos, resolveu lançar no mercado americano cookies com gotinhas de chocolate. Era o surgimento da marca Chips Ahoy!, cujo nome teria sido uma referência a um antigo termo náutico utilizado quando outros navios eram avistados em mar aberto (“Ships ahoy!”). O novo produto era anunciado como o primeiro cookie com pedaços de chocolate produzidos em massa, mas com um sabor tão bom quanto o caseiro. O produto era comercializado em práticas embalagens (com vários cookies) e se tornaram populares entre os consumidores pela abundância de gotas de chocolate em cada cookie (16 pedaços). A comunicação da marca resolveu se focar justamente nesse principal atributo do produto: 16 pedaços de chocolate por cookie. Com isso, foi criado o Cookie Man, uma espécie de super-herói que contava meticulosamente os pedaços de chocolate em um cookie, sempre acompanhado do slogan “Chips Ahoy: The 16-chip cookie”.
    

Rapidamente Chips Ahoy! conquistou os americanos, não somente pela praticidade (já vinham prontos e fresquinhos), mas também por sua versatilidade. Afinal, os americanos passaram a consumi-los puros, mergulhados no leite ou como ingrediente de muitas receitas. E esse sucesso de Chips Ahoy! nos anos seguintes se deveu justamente a essa versatilidade, afinal os cookies podiam ser utilizados em inúmeras receitas de sobremesas ou como acompanhamento de sorvetes. Hoje em dia, a atual proprietária da marca, a Mondelēz International, mantém um site repleto de receitas para consumidores e estabelecimentos comerciais que desejam utilizar os cookies Chips Ahoy! como ingredientes de diversas receitas.
   

Em 1983, a marca resolveu lançar no mercado um novo produto: Chewy Chips Ahoy!, uma versão mais macia do tradicional cookie com gotas de chocolate. Além disso, em resposta ao aumento da concorrência nessa década, a empresa resolveu aumentar os pedacinhos de chocolate contidos em cada cookie, que passaram a ter 32 gotinhas de chocolate. Nessa época, a marca adotou um novo posicionamento de mercado amparado pelo slogan “Betcha Bite A Chip”. Ainda nessa década, a marca diversificou ainda mais sua linha com o lançamento de duas novas variedades de seus cookies: Chips Ahoy! Striped (1986), os tradicionais cookies cobertos com pedaços de chocolate e pequenos riscos de calda de chocolate; e Chunky Chips Ahoy! (1988), o tradicional cookie com pedaços mais robustos e crocantes de chocolate.
    

A década de 1990 começou com uma grande novidade: Sprinkled Chips Ahoy!, os tradicionais cookies com pedaços de chocolate e cobertos com chocolate granulado colorido, introduzido no mercado com o slogan “A Party In Every Bite”. Em meados dessa década, a Nabisco respondeu ao crescente movimento de preocupação com a saúde entre os consumidores oferecendo uma versão com redução de gordura do Chips Ahoy!. Desde o início a comunicação da marca foi centrada “na quantidade (pedaços) de chocolates contidos em um cookie”. E nessa década não foi diferente: Chips Ahoy! passou a divulgar em suas campanhas o número de pedaços de chocolates incluído em uma embalagem tradicional de 18 onças (510 gramas), aproximadamente 1.000 deliciosos pedaços de chocolates.
  

Na virada do milênio, o sucesso era tamanho que as vendas da marca ultrapassavam, somente no mercado americano, mais de US$ 150 milhões (2004). A marca também continuou lançando novos produtos como os cookies originais em tamanhos mini, cookies com pedacinhos de chocolate ao leite e chocolate branco e até mesmo uma versão de cookie para ser aquecida em forno microondas. E as novidades não pararam nos anos seguintes. Por exemplo, em 2011, a marca lançou duas novas variações de seus cookies: Chips Ahoy! Chewy Gooey Chocofudge (cookie macio feito com pedaços de chocolate recheado com uma camada de fudge de chocolate) e Chips Ahoy! Chewy Gooey Megafudge (cookie macio com pedaços de chocolate branco e recheado com uma generosa camada de fudge de chocolate). Em meados de 2014, finalmente a marca Chips Ahoy! foi introduzida no Reino Unido, apresentando duas versões tipicamente local: Popcorn Candy Chip (com pedacinhos de pipocas e confeitos coloridos) e Crispy Choco Caramel (cookie de chocolate com pedacinhos de caramelo e chocolate).
   

Em 2016, a marca lançou o Chips Ahoy! Thins, uma versão mais fina do tradicional cookie com gotas de chocolate, nas versões Aveia e Chocolate Duplo. Outra variação popular introduzida pela marca foi Chips Ahoy! Candy Blasts, os tradicionais cookies cobertos com pedacinhos de chocolate e confeitos coloridos de chocolate. Além disso, nos últimos anos a empresa resolveu utilizar a força da marca Chips Ahoy! para ingressar em outras categorias de produtos, como por exemplo, cereais, chocolates e até sorvetes. Chips Ahoy! também passou a ser ingrediente principal de sobremesas de diversas redes de alimentação rápida do mercado americano, como por exemplo, 7-Eleven (que lançou um chocolate quente com sabor e pedacinhos dos cookies) e Dairy Queen (introduziu no cardápio uma deliciosa mistura de Chips Ahoy!, cobertura de chocolate, pedaços de chocolate e sorvete cremoso de baunilha).
   

Como resultado de uma ação de co-branding com a Hershey’s (conheça essa outra história aqui), em 2020 a marca ofereceu aos seus consumidores mais duas novas versões: Chips Ahoy! made with chunks of Hershey’s Milk Chocolate (cookies feitos com o clássico chocolate ao leite da Hershey’s) e Chips Ahoy! made with mini Reese’s Pieces (cookies recobertos com os tradicionais confeitos coloridos Reese’s Pieces).
  

Nos últimos anos, a marca Chips Ahoy! tem utilizado a estratégia de lançar edições limitadas para determinadas épocas do ano, como inverno e verão. Com isso, oferece a possibilidade de seus milhões de consumidores experimentarem combinações de sabores fantásticas como Sweet ‘n Salty (2013), cookies com pedaços de chocolate e de caramelos salgados; Reese’s (2013), os tradicionais cookies com pedacinhos do chocolate Reese’s (recheados de manteiga de amendoim); Chocolate Banana (2015), cookies com pedaços de chocolate e de banana; Coconut Chunky (2015), cookies com pedacinhos de chocolate e de coco tostado; Brownie Chewy (2015), cookies de chocolate extremamente macios e mais úmidos, que lembram um brownie; S’mores (2016), cookies com um centro de chocolate derretido e lascas com sabor de marshmallow e fudge; Red Velvet (2016), cookie com recheio de cream cheese e pedaços de cream cheese polvilhados por cima; e Hot Cocoa (2020), cookies de chocolate e pedaços de marshmallow, que possui um centro cremoso que sem dúvida imita (especialmente quando servido quente) uma boa xícara de chocolate quente.
   

Uma comunicação divertida 
Graças a uma combinação de cookies irresistíveis repletos de pedaços de chocolate e um marketing inteligente e bem-humorado, Chips Ahoy! se tornou uma das marcas mais populares entre os americanos. A primeira mascote utilizada na comunicação da marca, nas décadas de 1960 e 1970, era um super-herói apelidado de “Cookie Man”. Chamado de Mort Meek, as travessuras dessa mascote apareciam em histórias em quadrinhos nas embalagens dos produtos e em comerciais de TV, exibidos durante os desenhos animados nas manhãs de sábado. O enredo frequentemente retratava Mort Meek desfrutando de todas as “16 gotas de chocolate” em seus cookies quando vilões o atacavam. Meek então escapava, ao melhor estilo Super-Homem, e reaparecia como Cookie Man para salvar o dia e seus cookies.
  

Após uma ausência de décadas, Chips Ahoy! resolveu trazer de volta seu mascote em 2002, mas desta vez na forma de um cookie animado (batizado de Cookie Guy), que aparecia em divertidos comerciais em situações hilárias com seus irmãos, segundo a empresa eram 11.
   

Em 2014, a marca resolveu lançar uma versão mais humana do Cookie Guy (agora com pernas e braços e também mais esbelto) para refletir melhor o “espírito alegre, brincalhão e ligeiramente travesso” da marca. Além disso, foi criada uma “gangue de cookies” formada por cinco elementos, cujos nomes eram Chipper, Soft, Stroppy, Chunky e Cheeky, que estrelavam e interagiam nos comerciais da marca.
  


Atualmente a marca tem como mascote o “Chip”, um carismático cookie saltitante e falante, descrito como um “otimista animado e adorável”. Chip retornou como o rosto (ou, como a marca o chama, spokes-cookie) em 2020, após um hiato de seis anos. É possível vê-lo em anúncios e comerciais descansando em uma relaxante banheira de hidromassagem repleta de chocolate derretido ou se fantasiando para o Halloween. O vídeo abaixo mostra Chip em ação na comunicação da marca.
  

Em 2021, a marca Chips Ahoy! fez uma grande parceria para a tão esperada estreia da 16ª temporada de America’s Got Talent em 1º de junho. Com isso foi lançada a edição limitada Chip’s Got Talent Chips Ahoy! (cookies com lascas de doces dourados e de chocolate), onde o consumidor através de códigos na embalagem podia desbloquear prêmios (incluindo receber suprimento anual de Chips Ahoy! e ingressos VIP para o final do America’s Got Talent) e acessar a um show de talentos de Realidade Aumentada (AR) dos personagens da marca - Chip, Chewy, Chunky e Goldie - que mostravam seus talentos únicos.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca Chips Ahoy! passou por grandes remodelações ao longo de sua história. Apesar de sempre manter o reconhecível ponto de exclamação (“!”) como símbolo de identificação da marca, até meados da década de 1990 o logotipo adotou várias tipografias de letra. A modificação radical ocorreu em 1997, quando o nome da marca passou a ser escrito na vertical e foram adotadas uma nova tipografia de letra (mais impactante) e novas cores (azul e vermelho). Depois de uma remodelação em 2001, quando o nome voltou a ser escrito na horizontal, no ano de 2010 a marca apresentou seu logotipo atual, que mostrou uma tipografia mais quadrada e um novo design para o ponto de exclamação (agora em vermelho).
  

O logotipo da marca Chips Ahoy! também pode ser aplicado sob um fundo azul-claro.
  

Os slogans 
Here for Happy. (2020) 
Made With! (2016) 
It takes Ahoy! (2014) 
There’s a lotta joy in Chips Ahoy! (2010) 
They go fast. (2008) 
A whole lotta yum! (2004) 
Yummy! (2003) 
Betcha Bite A Chip. (1983) 
Lots of chips. Lots of fun! 
Crazy with chips! 
You cannot take a bite without hitting a chocolate chip.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1963 
● Criador: Nabisco 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Dirk Van de Put 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 45 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Cookies 
● Concorrentes diretos: Nestlé Toll House, Chips Deluxe, Famous Amos, Mrs. Fields, Maryland Cookies, Chipits e Pepperidge Farm Chocolate Chunk 
● Mascote: Chip 
● Slogan: Here for Happy. 

A marca no mundo 
Os cookies da marca Chips Ahoy!, oferecidos em diversas variedades, são comercializados em mais de 45 países da América do Norte, Ásia, Europa e América Latina (onde em alguns mercados possuem o nome de “Pepitos!”). No Brasil o produto é comercializado como Chocooky. Populares em países como Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, China, África do Sul e Malásia (onde é comercializado com o nome de “Chips More!”), a segunda marca de biscoitos mais vendida do mercado americano, atrás apenas da Oreo (conheça essa outra história aqui), fatura anualmente mais de US$ 1 bilhão. 

Você sabia? 
O cookie com gotas (ou chips) de chocolate foi criado por Ruth Wakefield, que dirigia o popular restaurante Toll House Inn na cidade de Whitman, estado americano de Massachusetts, com seu marido, Kenneth. Na década de 1930, ela criou o “Toll House Chocolate Crunch Cookie”, inicialmente utilizado para acompanhar os sorvetes vendidos no estabelecimento. Rapidamente o cookie com gotas de chocolate se tornou popular entre os frequentadores. Foi então que no dia 20 de março de 1939, Wakefield concedeu à Nestlé (conheça essa outra história aqui) o direito de usar sua receita de cookie com gotas de chocolate e o nome Toll House. 
Os cookies Chips Ahoy! são comercializados com tantos pedaços de chocolate que é praticamente impossível dar uma mordida sem achá-los. Segundo a empresa, há pelo menos 1.000 gotas de chocolate em cada pacote tradicional de Chips Ahoy!. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 23/2/2022 

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