Ser mais saudável pode ser leve e delicioso. Por isso Silk, especialista no desenvolvimento de saborosas bebidas e produtos à base de plantas por mais de 25 anos, oferece delícias 100% vegetal que vão bem com cafés, smoothies, cereais e o que mais sua imaginação criar. Porque uma vida equilibrada depende das nossas pequenas escolhas no dia a dia. Então, escolha Silk.
A história
A marca Silk tem suas origens na década de 1970 pelas mãos de Steve Demos, um empresário e aficionado por dieta à base de vegetais que acreditava haver uma oportunidade inexplorada de oferecer aos consumidores uma alternativa às bebidas e produtos lácteos. Com o início de um movimento por alimentos naturais entre a população americana e usando US$ 500 que ele pegou emprestado de um vizinho, em 1977 foi fundada a empresa WhiteWave Inc. na cidade de Boulder, no estado do Colorado, para fabricar produtos a base de soja. Inicialmente Steve fabricava na cozinha de seu apartamento o tofu (um alimento milenar chinês que consiste na mistura de sal com o leite de soja, fazendo um tipo de coalhada), feito à mão em um caldeirão de ferro com uma pá grande. Desde o início, a empresa teve uma difícil missão: a integração criativa da soja na dieta dos americanos. Mas nas próximas duas décadas a empresa cresceu paulatinamente e alcançou vendas de aproximadamente US$ 6 milhões em 1996.
E a história da empresa começaria a mudar ainda em 1996 com o lançamento no mercado americano da marca Silk como um leite de soja refrigerado (em embalagens de um litro, semelhante a uma típica caixa de leite, mas com uma vida útil ainda mais longa). O primeiro produto refrigerado à base de leite de soja do país, rapidamente presenciou um crescimento de suas vendas quando as grandes redes de supermercados colocaram-no para ser vendido na seção de laticínios ao lado de outros produtos de uso comparável, como o leite de vaca. E a Silk soube aproveitar este fato: nas embalagens do produto estava escrito “Silk is for cereal”, uma clara jogada de marketing de comparar o leite de soja com o tradicional leite de vaca. Além disso, o leite de soja era é uma ótima alternativa para pessoas com sensibilidade alimentar, incluindo intolerância à lactose ou alergia a nozes. Rapidamente a marca Silk se tornou popular no segmento de leites de soja no voraz mercado americano. Afinal, Silk foi uma das primeiras alternativas não lácteas a chegar às prateleiras dos supermercados, abrindo caminho para a categoria de bebidas à base de plantas de rápido crescimento que conhecemos hoje.
Mas apesar do sucesso, Silk ainda não possuía um forte e eficaz poder de distribuição em território americano. Por isso, em agosto de 1999, a WhiteWave anunciou uma aliança com a Dean Foods Co. (segunda maior empresa de laticínios do país), que adquiriu uma participação minoritária para distribuir e comercializar o leite de soja com a marca Silk. Rapidamente Silk estava disponível em mais de 6.000 supermercados e lojas de varejo - sem contar redes de alimentos naturais como Whole Foods (conheça essa outra história aqui). Com isso, as vendas de Silk aumentaram 600% até o final de 1999 (também com uma boa ajuda do FDA (Food and Drug Administration), que declarou que consumir 25 gramas de proteína de soja por dia podia reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas).
Mas o marketing também precisava ser inovador, já que Silk custava cerca de 50% mais que o leite de vaca e que a maioria das pessoas ainda relutavam em experimentá-lo. A solução? Uma mistura de construção de marca e talento criativo. Por exemplo, em 2000 a empresa gastou US$ 10 milhões em uma campanha publicitária que apresentava slogans como “Think globally, spoon locally” (algo como “Pense globalmente, colha localmente”) e “Have a nice life span” (“Tenha uma boa expectativa de vida” em tradução livre) e distribuiu mais de três milhões de litros de Silk em 5.000 lojas espalhadas pelo território americano. Em 2002, quando Silk foi lançada no mercado canadense, a empresa foi definitivamente comprada pela Dean Foods por mais de US$ 300 milhões. Nos anos seguintes a Silk lançou novas variedades do seu tradicional leite de soja, como por exemplo, versões sem açúcar (2004); com calorias reduzidas (2005); e enriquecidas com fibras e ômega-3 (2006), está última batizada de Silk Plus.
A marca Silk se expandiu com sucesso a partir de suas origens no leite de soja, ao mesmo tempo em que a adoção de alimentos e bebidas à base de plantas pelos consumidores americanos estava acelerando. E isto começou em 2010, quando a marca introduziu no mercado o leite de amêndoa (Silk Pure Almond), seu primeiro produto sem base de soja e ampliando assim seu portfólio aos consumidores. Já no ano de 2011, a marca adicionou à sua linha o leite de coco, além de ingressar em uma nova categoria, a de cremes (para serem colocados em cafés), também feitos à base de plantas. Silk não parou de ampliar seu portfólio e, em 2013 lançou seus primeiros iogurtes à base de soja; em 2014 introduziu o leite de caju e as misturas de bebidas (incluindo as variedades Amêndoa e Coco e Leite de Amêndoa Proteína + Fibra); além do leite proteico de nozes (este introduzido em 2016).
Em 2017, o grupo francês Danone (conheça essa outra história aqui) confirmou o desejo de assumir a liderança mundial de alimentação orgânica ao pagar US$ 12.5 bilhões pela WhiteWave Foods, sua maior aquisição em 10 anos. Com isso, adicionou ao seu vasto portfólio a marca Silk, que já estava bem consolidada na América do Norte com seus produtos orgânicos e uma alternativa para atender a crescente demanda de produtos à base de plantas. Sob gestão da multinacional francesa a marca Silk ganhou enorme poder de distribuição e foi introduzida em novos mercados mundiais. Como por exemplo, o Brasil, onde Silk foi lançada em junho de 2018 como uma bebida à base de vegetal feita com amêndoas, em quatro versões: original, original sem açúcar, baunilha e baunilha sem açúcar. Nos anos seguintes a marca ampliaria sua linha no mercado brasileiro com o lançamento do leite de coco, leite de castanha de caju e da bebida de amêndoa & cacau.
Pouco depois, em 2019, a Silk lançou sua primeira linha de leite de aveia, que recebeu o nome de Oat Yeah (uma brincadeira com a expressão americana “oh, yeah”) e chegou ao mercado nos sabores natural, chocolate e baunilha. De acordo com a marca, são livres de soja, corantes, sabores artificiais e colesterol, além da aveia, a matéria-prima principal, não ser transgênica. Cada porção tem 90 calorias e 4 gramas de açúcar e é fortificada com vitamina B12 obtida a partir de plantas. Essa nova linha visava alcançar um grande mercado por não incluir substâncias de que muitas pessoas têm alergias ou intolerância como soja, corantes e sabores artificiais.
Em 2021, a marca continuou ampliando seu portfólio com o lançamento de Silk Ultra, uma nova bebida contendo proteína vegetal (a marca afirma que a bebida é voltada para atletas e oferece 20g de proteína vegetal completa por porção). Fonte de cálcio, o novo produto estava disponível nos sabores chocolate cremoso, sem açúcar e original, e podia ser consumido direto da caixa, em um smoothie ou com cereais. Além disso, a marca lançou uma nova linha de iogurtes veganos ao estilo grego (Silk Greek Style), feita com uma base de leite de coco que entrega o sabor cremoso e a textura espessa que os consumidores adoram no iogurte grego lácteo real - mas feito apenas com plantas - disponível em quatro variedades: Morango, Mirtilo, Baunilha e Limão.
Para atrair consumidores de laticínios que ainda preferem o sabor do leite de vaca às alternativas à base de plantas, em 2022 anunciou o Silk Nextmilk, primeiro lançamento da marca de uma bebida à base de plantas projetada para oferecer o sabor exato e a experiência sensorial do leite de vaca real. O novo produto, disponível nas variedades Original e Reduced Fat, é certificado Non-GMO, sem lactose e contém 30% menos calorias do que laticínios. Também oferece seis nutrientes essenciais encontrados nos laticínios: cálcio, vitamina D, vitamina A, B12, riboflavina e fósforo.
Desde seu lançamento, a Silk tem sido mais do que bom gosto e boa nutrição. Afinal, quando você escolhe os produtos Silk, também escolhe se comprometer com a sustentabilidade por meio da conservação da água, reciclagem e apoio aos polinizadores (abelhas). Todo o portfólio de produtos da Silk é verificado pelo Non-GMO Project e, desde 2014, a marca se comprometeu a apoiar os esforços de conservação e restauração da água. Além disso, a Silk não utiliza ingredientes de origem animal ou testado em animais; os ingredientes têm origem natural e são 100% não transgênicos; as embalagens têm o selo FSC (Forest Stewardship Council), certificação concedida a quem promove o uso responsável das florestas e a conservação de seus recursos; e os rótulos são recicláveis e 73% da composição das caixinhas já são de fontes renováveis.
A força da marca Silk foi, e ainda é, criar produtos à base de plantas em uma variedade de formatos como bebidas, alternativas de iogurte e cremes, com a missão de tornar mais fácil para milhões de pessoas adotarem um estilo de vida baseado em vegetais ao longo do dia, em muitas categorias diferentes.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Depois de adotar uma folha estilizada como fundo e uma nova tipografia de letra em 2016, o atual logotipo da marca foi simplificado e apresentou um novo tom de azul (mais escuro) e uma tipografia de letra ligeiramente modernizada. Em alguns mercados, como o Brasil, o pingo da letra “i” é substituído por uma pequena folha verde.
Milk of the Land. (2021)
Progress is Perfection. (2018)
Tastes Like Better. (2017)
Do Plants. (2016)
Helps you bloom. (2013)
Strength in every pour. (2011)
Take a sip forward. (2008)
Beyond nutrition. (2006)
Rise and shine. (2004)
Get your soy with Silk. Uncarton the energy. (2001)
Com Silk, vai de boa! (Brasil)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1996
● Criador: Steve Demos
● Sede mundial: Broomfield, Colorado, Estados Unidos
● Proprietário da marca: WhiteWave Foods Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Danone S.A.)
● CEO: Antoine Bernard de Saint-Affrique
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Bebidas e iogurtes a base de plantas
● Concorrentes diretos: Ades, Blue Diamond, Califia Farms, Mooala, Elmhurst, So Delicious, Vigor, Batavo Naturis e Do Bem
● Slogan: Com Silk, vai de boa!
● Website: www.silk.com.br
A marca no mundo
A marca Silk, cujo faturamento anual estimado é superior a US$ 800 milhões, comercializa sua completa linha de produtos (que inclui leite de soja, amêndoa, caju, coco e aveia, iogurte de amêndoa ou soja e outros produtos lácteos alternativos) em mais de 30 países ao redor do mundo, com forte presença no mercado americano e canadense. A Silk ocupa a posição de liderança em muitos segmentos de produtos à base de plantas nos Estados Unidos, inclusive no nicho em que começou: leite de soja refrigerado.
Você sabia?
● No Brasil, a castanha de caju, o coco e o cacau utilizados em seus produtos são todos nacionais.
● Em 2021, uma collab inédita da Silk com a Rochinha (conheça essa outra história aqui) resultou em dois sabores inéditos de picolés (veganos) - Coco com Abacaxi e Cacau com Avelã.
● Nos Estados Unidos continua em discussão o uso do termo leite para se referir a leites de origem vegetal. Por exemplo, “leite de soja”, “leite de amêndoas” ou “leite de coco” são os nomes comuns para produtos baseados em vegetais sob a atual regulamentação do FDA (Food and Drug Administration). Segundo a Danone, proprietária da Silk, não há nada de errado em nominar produtos não lácteos como leite porque há uma equivalência nutricional.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 28/8/2022
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