26.5.06

HALLS


Em uma crise de tosse. Uma irritação da garganta. Para combater o mau hálito. E principalmente para dar aquela refrescância na hora de beijar. Em todas essas situações as balas da marca HALLS são mais que recomendáveis. Há décadas suas balas vêm oferecendo refrescantes momentos de prazer para jovens e adultos em várias partes do mundo. Por isso, HALLS é a marca de balas que mais está no bolso do consumidor. 

A história 
A história da marca começou em 1893 quando os irmãos Halls, Norman e Thomas, criaram uma pequena empresa batizada de HALLS BROTHERS COMPANY para fabricar geleias e sopas na Inglaterra. Alguns anos depois, eles também começaram a fazer confeitos como caramelos, mas foi somente em 1930, quando inventaram a fórmula Mentho-Lyptus, uma poderosa combinação de mentol (menta) e eucalipto, é que foi lançado no mercado inglês o HALLS COUGH DROPS (como o produto era chamado na época), sendo comercializado inicialmente na forma de tabletes e indicado para irritações na garganta. O produto fez um enorme sucesso no mercado justamente por aliviar a tosse e causar uma sensação refrescante.


Somente na década de 1950 o produto foi introduzido no mercado americano, o que provocou um grande aumento em suas vendas. O produto até hoje é vendido no mercado americano como uma pastilha para combates as dores e irritações na garganta. O enorme sucesso de HALLS chamou a atenção da empresa americana Warner Lambert, que comprou a marca em 1964. Foi neste mesmo ano que a HALLS produziu o maior confeito do mundo, pesando impressionantes 76 quilos. O enorme drops foi fabricado em duas partes e o papel que o envolvia foi pintado à mão e custou cerca de £100. O drops gigante foi exibido na cidade de Nova York e gerou enorme visibilidade para a marca. Em 1971 a marca passou a fazer parte da empresa ADAMS, um gigante no segmento de confeitos e popular por suas gomas de mascar, lançando seus primeiros comerciais de televisão.


No Brasil, os produtos da marca começaram a ser vendidos ainda em 1971, no tradicional sabor Mentho-Lyptus. O lançamento contou até com campanha publicitária na televisão, o que causou um impacto significativo de público na época. Apenas dois anos mais tarde, HALLS já era o produto mais vendido pela ADAMS, e havia se tornado um hit entre o público consumidor, especialmente os jovens. Foi nesta década que a marca começou a se expandir para outros países da América Latina. Na década de 1980 o produto foi introduzido em outros mercados, como por exemplo, o japonês.


Os anos seguintes foram recheados de novidades para a marca HALLS: no Brasil, surgiram muitos sabores como cereja, menta, morango e o tradicional Extra Forte (identificado pela inconfundível embalagem preta); e no mundo, a versão sem açúcar, com recheio líquido, com misturas de sabores e até enriquecido com vitamina C. Com a compra da Adams em 2003 a marca HALLS passou a fazer parte do portfólio da Cadbury, que mais tarde seria adquirida pela Kraft Foods (atual Mondelēz International).


Nos últimos anos, no Brasil, a marca literalmente inundou o mercado com deliciosas novidades como o Halls Mastigável, Halls Melancia, Halls 2 em 1 e a versão do chiclete sem açúcar. Além disso, em 2009 a marca investiu R$ 5 milhões no lançamento de dois novos sabores da linha HALLS CREAMY, que trazia balas mais cremosas. Morango Selvagem e Maracujá Tropical, ambos com recheio de chocolate, seguiam o padrão das novas embalagens da marca, que indicavam a intensidade de refrescância da bala (o chamado HALLS POWER), através de um termômetro. Mais recentemente o HALLS XS revolucionou a categoria no mercado brasileiro com embalagens diferenciadas e um formato inovador, pequenas e refrescantes bolinhas.


A linha do tempo 
1990 
Lançamento do HALLS PLUS, até então o único drops recomendado para aliviar tosses e irritações na garganta com recheio líquido disponível no mercado americano. 
Lançamento no mercado brasileiro do HALLS nos sabores cereja e menta. 
1994 
Lançamento do SUGAR FREE HALLS, a versão sem açúcar do produto original. O produto é vendido atualmente em mais de 15 países ao redor do mundo. No Brasil chegou a ser introduzido com o nome HALLS LIGHT (incrivelmente refrescante, com zero açúcar e 40% menos calorias que a versão tradicional) nos sabores morango e mentol. 
Introdução no mercado da África do Sul do HALLS VITA-C, um drops com vitamina C no sabor laranja, sendo lançado na Europa em 1994, na América Latina em 1998 e na Ásia em 2000. 
1995 
Lançamento no mercado brasileiro do HALLS sabor morango. O produto é um verdadeiro sucesso até os dias de hoje. 
1998 
Lançamento do HALLS WOW, com nova embalagem e formato, além de uma fórmula muito mais refrescante. 
1999 
Lançamento no mercado brasileiro do HALLS sabor uva verde. 
Lançamento do HALLS DEFENSE, uma bala com suplemento de vitamina C que supre 100% as necessidades diárias, aumentando assim a resistência do organismo. 
2002 
Lançamento do HALLS FRUIT BREEZERS, primeiro produto não mentolado da marca, com sabor de frutas. A versão sem açúcar seria lançada em 2006. 
2003 
Lançamento no mercado inglês e irlandês do produto em forma de chiclete. 
2004 
Lançamento do HALLS MAX, com ação prolongada (8 horas) no alívio da tosse. 
2005 
Lançamento no mercado brasileiro do HALLS ICE GUM, versão em goma de mascar do tradicional drops com alto poder refrescante nos sabores mentol e cereja. 
2006 
Lançamento do HALLS sem açúcar com dois sabores exóticos em um mesmo drops: kiwi e maçã. 
Lançamento do HALLS FRESH ENERGY, primeiro drops com sabor que combina açaí e guaraná, dois frutos tipicamente brasileiros. 
Lançamento do HALLS BURST, pastilhas redondas com a mesma ação das originais em embalagens práticas (latinhas) para serem carregadas na bolsa. 
Lançamento no mercado brasileiro do HALLS sabor melancia e a versão sem açúcar nos sabores limão cidreira e chá floral. 
2007 
Lançamento no Brasil do HALLS 2 em 1, mistura perfeita de dois sabores: limão com cristais de morango e uva com laranja. 
Lançamento no Brasil do HALLS CREAMY, que alia uma suave ação refrescante ao sabor de uma sobremesa em duas deliciosas versões: Morango Cremoso e Mousse de Limão. 
2008 
Lançamento do HALLS NATURALS, uma linha feita com mentol 100% natural. E combinações que aliviam as irritações da garganta como limão mel e camomila; cereja; e pêssego com recheio cremoso de mel. 
2009 
Lançamento do HALLS REFRESH, uma nova geração da tradicional bala, com Advanced Moisture Action, uma revolucionária fórmula que aumenta o poder refrescante umedecendo a boca de uma forma nunca vista antes. 
2010 
Lançamento no mercado brasileiro do HALLS XS (onde a sigla XS significa Extra Small) , uma nova linha que trouxe inovações de embalagem (design diferenciado, com novo sistema deslizante de abertura e 30 mini drops) e formato das balas (redonda), com sabores consagrados pelo público da marca (os mentolados, Strong-Lyptus e Mentho-Lyptus, e um sabor frutado, o Cherry Lyptus). Além disso, a linha não contém açúcar. 
2011 
Lançamento do HALLS WARM-UPS, uma bala com recheio de frutas que suavemente aquece e acalma a garganta, além de esfriar a vias nasais, proporcionando um alívio rápido (começa a surtir efeito em 10 segundos). 
2013 
Lançamento no mercado brasileiro do HALLS SOFT, uma bala redonda, recheada e mastigável. A versão mastigável de HALLS havia sido lançada na Tailândia dois anos antes. 
2014 
Lançamento no mercado brasileiro do HALLS PRATA, um novo sabor considerado de intensidade Power 5, o que significa que possui o nível mais elevado no quesito refrescância, assim como o sabor preferido dos consumidores, o Extra Forte (mais conhecido como Halls Preto).


Os sabores 
A versão original do HALLS pode ser encontrada em mais de 26 sabores, dependendo do mercado em que a marca está presente: Mentho-Lyptus (original), extra-forte (a tradicional embalagem preta), maçã, cereja, limão, menta fresca, hortelã, uva verde, limão com mel, kiwi e maçã, laranja cremosa, morango, frutas tropicais, melancia, maracujá, tangerina e até sabores mais exóticos como chocolate, chá verde (comercializado somente na China), Piña Colada, romã e gengibre. No Brasil a marca já comercializou os sabores de pêssego e café.


A comunicação 
Em 2006, a marca lançou no mercado brasileiro uma ação denominada CIRCUITO HALLS, uma série de festas de música eletrônica, inicialmente realizadas somente na região sul do país. A ação era uma ferramenta utilizada pela marca para atrair e conectar o público alvo de HALLS, os jovens, a uma das maiores festas do gênero eletrônico no país. A marca promoveu o circuito pelo quinto ano consecutivo em 2010, e um dos motivos para manter o investimento, em torno de R$ 4 milhões, foi o sucesso alcançado nas edições anteriores: em 2007 aproximadamente 45 mil pessoas participaram das festas. Em 2008, a marca expandiu a série de festas eletrônicas para outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Juiz de Fora e Recife, sem contar a manutenção de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


Outra ação de marketing ousada foi lançada no início de 2015, quando a marca resolveu desafiar seus consumidores a recriar o famoso ritual de unir HALLS (neste caso a nova versão PRATA) com água gelada. Para recrutar os fãs mais corajosos, a marca premiou os vencedores com uma expedição extrema para a Antártida, onde eles tiveram a oportunidade de beber água de uma geleira com Halls Prata, em uma interpretação power e inusitada do ritual que já foi replicado inúmeras vezes na internet e visto por milhares de pessoas. Para participar era preciso postar um vídeo de até 15 segundos no Instagram ou Facebook respondendo à pergunta “Qual a maneira mais extrema de encarar Halls Prata com água gelada?”.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da marca HALLS passou por grandes modificações. Mais recentemente a marca introduziu, em alguns mercados, sua nova identidade visual, que ganhou um novo formato, inclinação e muita versatilidade adquirindo cores diferentes dependendo da linha ou sabor.


Já no Brasil a marca utiliza uma identidade visual baseada na tradicional logotipo da marca, que recentemente passou por uma atualização quando ganhou uma pequena curvatura na parte inferior.


Os slogans 
Breathe Deep. Make Your Move. (2013) 
A pep talk in every drop. (2010) 
Saboreie pequenos instantes de heroísmo. (2010, Halls XS) 
Powerful vapor action. Powerful relief. (2004) 
Treat your throat. (2004, Halls Fruit Breezers) 
Gotta cough? Get Halls. (2003) 
Respire e abra-se para mais. (2013, Brasil) 
Vai nessa. É Halls. (2006, Brasil) 
O alívio refrescante. (Brasil) 
Não esquenta, é Halls.


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1930 
● Criador: Halls Brothers Company 
● Sede mundial: Deerfield, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Irene Rosenfeld 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Balas, pastilhas e chicletes 
● Concorrentes diretos: Mentos, Tic Tac, Altoids, Life Savers, Strepsils e Luden’s 
● Ícones: O sabor extra forte 
● Slogan: Respire e abra-se para mais. 
● Website: www.gethalls.com 

A marca no mundo 
A linha de produtos da marca é vendida em mais de 30 países ao redor do mundo, podendo ser encontrada em vários formatos e sabores, somente sua linha original oferece mais de 26 opções. No segmento de drops para garganta a marca HALLS responde por mais de 50% do mercado mundial e 56.5% de participação no mercado brasileiro (segundo dados Nielsen), onde conta com um portfólio de 14 sabores em suas quatro linhas (Regular, Creamy, Halls XS e Halls Soft). Os maiores mercado da marca são Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, Malásia, México, Espanha, Itália, Portugal, Tailândia e Filipinas. 

Você sabia? 
O HALLS é muito utilizado no mundo para alívio nasal e irritação da garganta. No hemisfério norte o produto é utilizado como medicamento para aliviar a tosse em países como Estados Unidos e Canadá. 
No mercado brasileiro o produto é conhecido por “drops”, em menção ao antecessor Drops Paquera, comercializado desde a década de 1950. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 23/4/2015

6 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal

Não há SAC da Halls?? Quero reclamar da mudança do sabor Extra Forte que agora não é mais extra forte.
Claudio

Anônimo disse...

Agora, além da mudança de sabor, que já me desagradou bastante, diminuíram o tamanho do drops! mais uma prova do descaso com o consumidor!

Anônimo disse...

Também estou desapontada. A diminuição do tamanho não é tão desagradável. Desagradável mesmo é a MUDANÇA de sabor. Quem modificou o sabor estava pensando em quê?

Anônimo disse...

Diminuir o tamanho foi a melhor coisa q eles poderiam fazer!! Quem nao gosta compra do outro ué.. mas quem não gosta de bala grande e tem q ficar mordendo pra tirar só metade, finalmente eles pensaram nisso q clientes como eu querem há séculos!!

Rafaela Ruffino disse...

O Halls é sem sombra de dúvida uma das melhores balas que já comi....tem diversos tamanhos , aonde pode ser utilizadas em diversas ocasiões.....além dos sabores irresistíveis e refrescantes....

Líria Maria Nascimento Eggert Martins disse...

Sou consumidora de Balas Halls extra forte, "Halls Preto", venho notado a diferença na embalagem de dentro que envolve a bala. Antes era um papel aparentemente vegetal que não grudava na bala. Há tempos venho percebendo a diferença neste papel, quando abro a embalagem e pego a bala e vou tirar a embalagem de dentro ela esta toda grudada na bala e de difícil remoção. Já troquei o estabelecimento onde estava comprando, pensando ser o armazenamento inadequado, no entanto, infelizmente não obtive sucesso, pois continuam apresentando as mesmas características citadas. Por se tratar de uma empresa idônea, gostaria que olhasse com carinho a minha reclamação. Desde já, agradeço!