24.5.06

HOLIDAY INN


A marca HOLIDAY INN mudou a forma de viajar pela América. Ambiente limpo e aconchegante, com preços justos, além da comodidade, são fatores que fazem os viajantes sentirem-se em casa. Depois da América foi a vez do mundo aprovar o estilo HOLIDAY INN de hospedar. Seja qual for o destino, você encontrará sempre um local familiar e aconchegante quando se hospedar em um algum hotel da rede. Isto porque, independentemente da sua nacionalidade, cultura, forma de vida ou personalidade, a rede americana garante que todos vão se sentir sempre em casa. 

A história 
A história de uma das redes de hotéis mais famosas do mundo começou no dia 1 de agosto de 1952, com a inauguração da primeira unidade na cidade de Memphis, estado americano do Tennessee, localizado às margens de uma rodovia, no número 4.925 da Summer Avenue, encravada no distrito de Berclair, que ligava a cidade a Nashville. O hotel foi idealizado pelo construtor e corretor imobiliário Charles Kemmons Wilson, depois de não estar satisfeito com os serviços e acomodações dos hotéis em que esteve passando suas férias com a família (esposa e cinco filhos) na capital Washington. Eles eram demasiadamente caros e impessoais. O nome, inicialmente batizado de HOLIDAY INN HOTEL COURTS, e o logotipo foram inventados e desenhados pelo arquiteto Eddie Bluestein, responsável pelo projeto do primeiro hotel, depois de ver um filme musical de 1942 que estrelava Bing Crosby e Fred Astaire. A primeira unidade, do que viria a se transformar em uma gigantesca rede de hotel, tinha 120 quartos com banheiros privativos, ar-condicionado e telefone. Contava ainda com serviços adicionais como piscina, máquinas de gelo, estacionamento grátis, canil para animais de estimação, além de crianças abaixo de 12 anos poderem ficar de graça no quarto dos pais. Esses padrões e serviços oferecidos eram inéditos para a época, revolucionando a indústria hoteleira americana. O sucesso do hotel foi tão grande, que logo mais três unidades idênticas (criando um sistema padronizado) foram inauguradas às margens das estradas que ligavam a cidade de Memphis.


Pouco depois, adotando o sistema de franquia, a rede cresceu rapidamente, contando com 50 unidades em 1958 e 100 no ano seguinte. Na década de 1960 a marca utilizou os slogans “The Nation’s Innkeeper” e “Your Host from Coast to Cost” para posicionar-se diante dos consumidores americanos com grande sucesso. Introduziu, em 1965, o primeiro sistema computadorizado de reservas da indústria hoteleira, chamado HOLIDEX. Dois anos depois inaugurou a primeira unidade europeia na cidade de Leiden na Holanda. Em 1972, Wilson já estava na capa da revista TIME e sua rede de hotéis compreendia 1.405 unidades espalhadas pelos Estados Unidos e por outros países. No ano de 1975 introduziu o slogan “The best surprise is no surprise”, prometendo que uma noite no HOLIDAY INN seria igual em qualquer outro hotel da rede. Tornou-se a primeira rede de hotel, em 1977, a introduzir um programa de fidelidade para viajantes frequentes com o nome de Holiday Inn Inner Circle, que mais tarde viria a ser conhecido como Priority Club Rewards. Em 1982 os hotéis ganharam nova identidade visual, substituindo as tradicionais e famosas placas de concreto de 43 metros de altura por placas feitas de plásticos, além da modernização de seu logotipo. Dois anos mais tarde, a rede inaugurou sua primeira unidade na China.


A rede foi vendida em 1988 para o Intercontinental Hotels Group, expandindo-se rápida e vorazmente, lançando inovações, como por exemplo, em 1995 quando introduziu o primeiro sistema de reservas online da categoria. Em novembro de 2004 foi inaugurado na cidade de Gwinnett County, estado da Geórgia, um hotel protótipo com 130 quartos modernos, restaurante e piscina coberta, que seria a nova geração de hotéis da marca, estendendo-se com o tempo para todas as unidades do HOLIDAY INN no mundo. Desde então, a rede fechou 1.200 hotéis que tinham rendimento insatisfatório e inaugurou 1.500 novas unidades rejuvenescendo seu portfólio de hotéis e apresentando muitas novidades. Ainda no ano de 2004 foi inaugurado na cidade de São Paulo o HOLIDAY INN PARQUE ANHEMBI, maior hotel do Brasil em números de quartos (780 apartamentos), que oferece business center, área de lazer com piscina coberta e climatizada e um amplo e versátil centro de convenções com 19 salas, que podem ser configuradas em auditório com capacidade para até 1.200 pessoas. Além de ser opção de hospedagem de qualidade, sua localização na entrada do Palácio das Convenções do Anhembi, na zona norte de São Paulo, também faz do hotel uma opção de lazer devido à sua proximidade com o Sambódromo de São Paulo e a Arena de Eventos do mesmo complexo.


Revigorante, moderno e melhor do que nunca. Hoje em dia os hotéis HOLIDAY INN oferecem um clima confortável e familiar, onde os hóspedes podem relaxar e desfrutar de amenidades, como acesso grátis a internet de alta velocidade, restaurantes, academias e salões confortáveis - e crianças não pagam. A mistura perfeita de negócios e lazer para o viajante de hoje que busca conforto. A rede sempre foi marcada pelo seu pioneirismo, como por exemplo, o Kids Stay Free (“Crianças Ficam de Graça”), e a primeira a oferecer uma piscina, restaurante, bar, e gelo gratuitamente. A rede tem constantemente transformado o ramo de hospitalidade com sua visão inovadora e moderna em serviços aos viajantes. A rede ainda oferece o tradicional Room Service Right On Time™, disponível em todos os hotéis, garantindo que as solicitações de serviço de quarto dos hóspedes sejam sempre precisas e entregues no prazo.


A linha do tempo 
1982 
Criação do HOLIDAY INN CLUB VACATIONS, um sistema compartilhado de estadias em fantásticos resorts. O primeiro hotel a adotar este sistema foi o The Family of Orange Lake Resorts na cidade de Orlando na Flórida. Atualmente é possível se hospedar nesse sistema em 16 fantásticos resorts localizados em cidades como Ascutney, Vermont; Lake Geneva, Wisconsin; e Panama City, Flórida. 
1991 
Inauguração da primeira unidade do HOLIDAY INN EXPRESS, um hotel com serviços limitados. A primeira unidade europeia foi inaugurada em 1996 na cidade escocesa de Strathclyde. É a escolha mais inteligente para quem gosta de viajar sem ter que gastar muito. Novos, limpos e sem complicações, os hotéis oferecem acomodações confortáveis e confiáveis a tarifas competitivas. Os hóspedes também aproveitam a conveniência de acesso gratuito e rápido à internet, chamadas gratuitas a números locais e 0800, além da cortesia de um café da manhã continental, batizado de Express Start™ (introduzido em 2003), que oferece uma mesa especial com uma ampla variedade de alimentos, incluindo a marca exclusiva de café Smart Roast, além dos deliciosos biscoitos de canela feitos somente para os hóspedes da rede. Com 2.438 hotéis no mundo inteiro e disponibilizando 238.000 quartos, a hospedagem inteligente finalmente se torna possível. O slogan atual da rede é “Everything you need, nothing you don’t”
1997 
Criação do STAYBRIDGE SUITES by HOLIDAY INN, um hotel para permanências longas, onde os quartos têm estilo de apartamento, possuem cozinhas totalmente equipadas, permitindo aos viajantes sentirem-se mais confortáveis que nunca. Sua primeira unidade foi inaugurada na cidade de Alpharetta, estado da Geórgia. É ideal para os viajantes que buscam um hotel de estilo residencial que seja perfeito para os negócios, para situações de mudanças e também para férias. Entre as vantagens estão os três tipos de suítes – kitchnete, um quarto ou dois quartos – com cozinhas totalmente equipadas, a cortesia do bufê para o café da manhã e o happy hour ao fim da tarde, além de serviços comerciais que funcionam 24 horas e acesso gratuito e rápido à internet. A rede, que não mais carrega a assinatura HOLIDAY INN, conta hoje com 221 hotéis espalhados pelos Estados Unidos, Canadá, México e América Latina, disponibilizando aproximadamente 24.000 quartos. 
2005 
Inauguração do NICKELODEON FAMILY SUITES by Holiday Inn, primeiro hotel temático da rede localizado na cidade de Orlando na Flórida. O hotel combinava duas marcas de grande sucesso: Nickelodeon, a maior marca de entretenimento infantil, e HOLIDAY INN, o hotel preferido das famílias americanas. Este resort exclusivo, espalhado por quase 10 hectares, oferecia 777 suítes; verdadeiros conjuntos de piscinas, com jogos aquáticos interativos, escorregadores e tobogãs; entretenimento ao vivo com o tema Nickelodeon; uma sala de jogos eletrônicos; um spa só de crianças; apartamentos KidSuites com 2 ou 3 quartos separados para as crianças e os pais, e uma TV em cada quarto. Hoje em dia este hotel não pertence mais a rede.


A rede ainda oferece 43 unidades do HOLIDAY INN RESORT (antigo HOLIDAY INN SunSpree, criado em 1991), que estão localizadas em destinos turísticos dos Estados Unidos, Caribe, Canadá e México, que disponibilizam um ambiente informal com muita atividade e diversão para toda a família, a um preço muito acessível. Com restaurantes de serviço completo, frigobar em cada quarto, instalações de lavanderia, ampla área de piscina e uma grande variedade de equipamentos recreativos. Todas as propriedades também oferecem entretenimento noturno no local, tais como bandas ao vivo, karaokê e shows de comédia. Ainda conta com o programa de atividades Kids Club que inclui várias atividades nas quais todos têm prazer em participar, entre elas programas supervisionados para crianças, livros infantis emprestados, além de atividades esportivas e jogos para todos. O slogan do hotel é Imagine os Sorrisos (em inglês, “Imagine the Smiles”).


O padrão 
Hoje em dia, os hotéis HOLIDAY INN oferecem a comodidade de um serviço completo que inclui quartos bem mobiliados com camas box spring king ou queen size e uma fantástica ducha, salas de conferência bem organizadas, um saguão tranquilo e cômodo, piscina (equipamento padrão somente nos hotéis da América do Norte) e acesso gratuito e rápido à internet na maioria das unidades. O hóspede pode contar também com o serviço de quarto a preços acessíveis; escolher entre dois tipos de travesseiros; e restaurantes que oferecem o famoso cardápio de café da manhã, batizado de Best-4-Breakfast, além de refeições gratuitas para crianças (Kids Eat Free) nos Estados Unidos e no Canadá. A rede é a escolha perfeita para atender as necessidades tanto de negócios quanto de lazer.


O ícone 
Os chamados “Great Signs”, eram tradicionais e enormes (43 metros de altura) letreiros luminosos feitos de cimento que identificavam os hotéis HOLIDAY INN durante sua era de expansão nas décadas de 1950 a 1970. Criados pelo fundador da rede hoteleira, eles continham o logotipo do hotel e algumas informações como o preço da diária, disponibilidades de vagas e, em alguns casos, uma mensagem de boas vindas. A estrutura original tinha um custo de US$ 13 mil e as cores (verde, amarela e vermelha) foram escolhidas por serem as favoritas da mãe do fundador. Rapidamente se tornou ícone da marca, podendo ser identificado a grandes distâncias. Porém, em 1982, devido aos altos custos de construção e manutenção, foram substituídos por placas plásticas menores e mais baratas, colocando fim em um dos ícones mais reconhecidos do mundo. Kemmons Wilson, que havia se retirado da empresa em 1979, disse que “foi o maior erro que eles cometeram”. A partir deste momento o HOLIDAY INN perdia muito de seu charme. Em 2007 este ícone, agora feito de plástico, foi completamente renovado, seguindo a nova identidade visual da marca.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por grandes modificações ao longo dos anos. O logotipo original da marca, que utilizava a cor verde-escuro, tinha uma estrela no lugar do pingo da letra “i”. A primeira modificação ocorreu em 1983, quando a identidade visual da marca adotou um tom mais claro de verde e uma nova tipografia de letra. Depois de passar por mais uma remodelação no início da década de 2000, no ano de 2007, em uma campanha para reposicionamento de marca, a HOLIDAY INN resolveu modernizar radicalmente seu logotipo, que já havia passado por alterações anos antes, com o objetivo de criar uma nova uma imagem, mais festiva, vibrante e forte. O novo logotipo adotou uma nova tipografia de letra e uma letra H estilizada como símbolo. A grande mudança visual da marca foi aos poucos sendo estendida para todos os hotéis (decoração externa e fachadas).


A nova identidade visual foi também adotada em todas as bandeiras da rede, como por exemplo, a HOLIDAY INN EXPRESS.


Os slogans 
Journey to Extraordinary. (2014) 
Stay you. (2010) 
Pleasing people the world over. (2008) 
Relax, it’s Holiday Inn. (2003) 
More is Better. (2000) 
The best surprise is no surprise. (1975) 
Holiday Inn. The World’s Innkeeper. (1963) 
Your Host from Coast to Coast. (década de 1960) 
The Nation’s Innkeeper. (década de 1960) 
We put a smile back on your face. 
The official hotel for family fun. 
Stay with someone you know. 
Look Again. 
Do More of What You Love. (Austrália) 
Sinta a diferença. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de agosto de 1952 
● Fundador: Charles Kemmons Wilson 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: InterContinental Hotels Group PLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman: Patrick Cescau (IHG) 
● CEO: Richard Solomons 
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 3.651 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 50.000 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis e resorts de várias categorias 
● Concorrentes diretos: Ramada, Marriott, Howard Johnson, Best Western, Super 8, Days Inn, Hampton Inn, Comfort Inn e Travelodge 
● Ícones: As placas sinaleiras em frente aos hotéis 
● Slogan: Journey to Extraordinary. 

A marca no mundo 
A rede HOLIDAY INN (incluindo a bandeiras EXPRESS) conta com 3.651 hotéis espalhados pelos quatro cantos do mundo, abrangendo mais de 75 países e colocando em disponibilidade mais de 463 mil quartos. Anualmente a rede recebe mais de 100 milhões de hóspedes. Somente os hotéis da marca HOLIDAY INN possuem 1.226 unidades no mundo, disponibilizando 228.000 quartos. No Brasil a rede tem 14 hotéis, localizados em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Natal e Porto Alegre. 

Você sabia? 
Atualmente a marca, que pertence ao Intercontinental Hotels Group, é a maior rede de hotéis da categoria simples do mundo, sendo a mais reconhecida na indústria hoteleira. 
O sistema de reservas da rede, chamado HOLIDEX, que conecta todos os hotéis da rede no mundo, recebe mais de 22 milhões de reservas em mais de 250 mil terminais todos os anos. A cada segundo cerca de três pessoas fazem o check-in em algum hotel da rede. 
No início de 2014, a rede desenvolveu junto à Biomist, uma empresa de Marketing Olfativo, uma fragrância exclusiva para marca, assim, criando sua identidade olfativa e aromatizando o lobby e recepção dos diversos hotéis da rede no Brasil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 5/7/2016

2 comentários:

Pat disse...

Olá.Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do blog.Sou estudante de Hotelaria e os posts sobre as marcas Hoteleiras me ajudam muito.

Beijos.

vania disse...

Show! parabéns ao blog.