30.5.06

VIVO

Serviços de transmissão de dados em banda larga baseada, jogos, interatividade, serviços de localização, além de um amplo portfólio de produtos e serviços. Tudo isso na palma da mão de mais de 71 milhões de usuários através de um aparelho celular. A operadora de telefonia móvel VIVO mantém-se sempre atenta às novidades tecnológicas surgidas no mercado para garantir o acesso de seus clientes a serviços e soluções que facilitem o seu dia-a-dia, criando condições para que o maior número de pessoas possa se conectar a qualquer momento.

A história
Tudo começou em 23 de janeiro de 2001 quando a Portugal Telecom e a Telefônica Móviles firmaram um acordo estratégico para criar uma empresa de telefonia celular no Brasil que reuniria todos os seus investimentos em negócios de telefonia móvel de acordo com a legislação brasileira. A VIVO foi resultado de uma união das principais operadoras de telefonia celular do Brasil (Telesp Celular Participações, Tele Leste Celular Participações, Tele Sudeste Celular Participações, Celular CRT Participações, Norte Brasil Telecom, Global Telecom e Telemig Celular Participações), formando a maior empresa do setor na América do Sul. Uma das grandes marcas desse primeiro ano da história desse acordo estratégico foi, sem dúvida, o lançamento da marca VIVO que ocorreu exatamente no dia 13 de abril de 2003.


Depois de meses de estudos para a escolha do nome, a marca VIVO “invadiu” o Brasil de norte a sul. Foi uma enorme operação que envolveu shows e eventos nos vários estados do país, campanha na televisão e em outras mídias, nova identidade visual para as lojas e prédios da organização e uma infinidade de ações que, em curtíssimo espaço de tempo, tornaram a marca e o ícone (um pequeno bonequinho estilizado) íntimos dos brasileiros. Em menos de dois meses, marca tornou-se Top of Mind, com índices sempre crescentes, que chegaram aos 42%, no final de 2003, 20 pontos percentuais à frente da segunda marca. No campo da inovação, um dos destaques deste ano foi o lançamento do Vivo ao Vivo - uma completa plataforma multimídia, desenvolvida pelas equipes brasileiras, que revolucionaram o conceito de acesso a serviços. Vivo ao Vivo levou todos os serviços para a tela do celular ao alcance de um clique. Transformou o celular em um micro computador.


Ainda este ano a empresa continuou seu crescimento adquirindo a TCO (Tele Centro-Oeste Celular), ampliando assim sua presença para um total de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Com a TCO, a base de clientes passou a somar, na época, 16.8 milhões de pessoas. Ao completar um ano de operação a VIVO já registrava 22 milhões de usuários. Nos anos seguintes a empresa cresceu ainda mais consolidando sua liderança no mercado brasileiro através de inovações tecnológicas e prestações de novos serviços, que transformaram as comunicações móveis.


Dentre os fatos expressivos de 2007, há que se destacar a conclusão da implantação da rede GSM, que permitiu encerrar o ano atingindo um total de 2.318 municípios brasileiros e uma base de 11.2 milhões de clientes nessa tecnologia; a compra no mês de agosto da Telemig Celular, líder em cobertura no estado de Minas Gerais, por aproximadamente R$ 1 bilhão; a aquisição das frequências de 1,9 MHz para levar a cobertura ao nordeste e das licenças de 3G; as inovações em aparelhos, planos e serviços, além do atendimento sempre em evolução. A VIVO encerrou este ano como líder em telefonia celular do país, com 33.5 milhões de usuários em sua base.


Em 2008 a empresa atingiu uma marca histórica: em três anos - desde 2005 – entraram na comunidade VIVO 10 milhões de usuários, fazendo com que a base de clientes atingisse 40 milhões. E sua evolução mostrou que a empresa estava mais contemporânea do que nunca, com uma base de clientes satisfeitos (ou fiéis), sinal de qualidade que não custa mais caro e o melhor foco em atendimento. Em 2010, a Telefônica comprou os 50% da Portugal Telecom por € 7.5 bilhões e assumiu o controle integral da VIVO. Com isso, a marca inovou e lançou em 2011, nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória do Vivo Fixo e do Vivo Box, soluções de telefonia fixa e internet residencial com base na rede móvel, sendo os primeiros serviços integrados com a Telefônica. Atualmente a operadora tem como diferenciais competitivos: a cobertura, a modernidade e o caráter inovador de seus serviços de transmissão de voz e dados, como acesso à Internet móvel em banda larga, transmissão de vídeo e outros formatos de comunicação on-line.


A linha do tempo
2003
Lançamento dos serviços de mensagem de texto SMS (VIVO TORPEDO) e do VIVO CHAT.
Lançamento do VIVO ZAP, internet móvel em banda larga cujo acesso podia ser feito por meio de um notebook ou PDA, conectados a celulares ou a wireless modems, com velocidade de transmissão de dados de até 144 kbps. Foi o primeiro acesso à Internet banda larga celular ilimitado no Brasil.
Lançamento do VIVO EMPRESAS, unidade de negócios voltada ao segmento corporativo, que tinha como objetivo atender às necessidades de mobilidade, agilidade, produtividade e economia de empresas de diversos tamanhos e segmentos, com soluções completas de voz e de dados.
2004
Lançamento do VIVO DOWNLOADS (plataforma de serviços Brew, que permitia ao usuário baixar toques, jogos, papéis de parede e aplicativos).
Lançamento do VIVO em Ação, um novo jogo no estilo Alternative Reality Game (ARG), com duração de 50 dias. Pela promoção os usuários envolviam-se na solução do mistério fictício de celulares roubados, tendo que seguir pistas disponíveis nos serviços da VIVO, como portal de voz, Chat Wap, cupido SMS e quiz SMS, e no site da operadora.
Lançamento do VIVO AGENDA, serviço para armazenar informações de contatos da agenda do celular. O grande atrativo do serviço era que, em caso de perda, roubo, dano ou troca do aparelho, a agenda do celular podia ser recuperada em qualquer outro aparelho compatível com o serviço.
Lançamento do VIVO ENCONTRA, pacote de serviço de localização pelo celular. O plano “Vivo Localiza” indicava a posição de outro celular, sendo indicado, por exemplo, para pais que desejavam localizar seus filhos. O plano “Vivo Onde Estou” mostrava para o usuário a localização de seu celular, com o nome da rua, número e bairro. O “Vivo Aqui Perto” indicava estabelecimentos comerciais próximos do usuário, como bares, restaurantes e cinemas, com distância e sugestão de rota.
2005
Lançamento dos aparelhos 3G, que utilizavam tecnologia CDMA 1x EV-DO. Esta foi primeira implantação da 3ª geração no Brasil.
Lançamento do VIVO PLAY 3G, serviço que ofereceia acesso a conteúdos multimídia (download e streaming de vídeos, músicas e imagens, games 3D) fornecidos pela operadora e por seus inúmeros parceiros. O serviço podia ser acessado através de um ícone no menu do celular (símbolo da tecla play, estilizado com a letra “V”).
2006
Lançamento dos serviços da VIVO baseados na tecnologia GSM.
Lançamento do VIVO LOCALIZA CARGA, uma nova modalidade de rastreamento remoto voltado para a carga transportada e não para o meio de transporte. A novidade veio ampliar a oferta deste tipo de serviço, iniciado com o VIVO LOCALIZA EQUIPE, que identificava a localização, por meio de celulares, de cada componente de uma equipe em tempo real, e permitia acompanhar histórico de localizações, determinar áreas de importância ou risco, denominadas cercas eletrônicas, além de gerar avisos caso algum componente da equipe entrasse ou saísse da área delimitada pela Internet.
Lançamento do VIVO SmartMail, um serviço de acesso remoto a e-mails em tempo real. Por meio dessa solução, um usuário podia checar suas mensagens em um smartphone ou PDA no mesmo instante em que era recebida no servidor corporativo, além de abrir e editar arquivos anexos de texto, planilha ou apresentação, e sincronizar agenda, calendário e tarefas.
Lançamento do VIVO ESCOLHA, planos de tarifas que em apenas um ano foi considerado o mais econômico do mercado. Em uma estratégia inovadora, o novo conceito de planos pós-pagos permitia a personalização gratuita de acordo com as necessidades de cada cliente.
Lançamento do VIVO DIRETO, chamadas via rádio com tarifas reduzidas.
Lançamento do VIVO Co-Piloto, serviço para a navegação de usuários por meio de comunicação visual e por voz. Era o GPS no celular.
Lançamento do VIVO ZAP 3G, serviço de conexão à Internet banda larga por meio da rede de terceira geração, permitindo a transmissão de dados em velocidades de até 2.4 Mbps.
2007
Lançamento do VIVO FLASH, que levava aos computadores a conexão wireless à Internet banda larga por meio da rede 3G.
Lançamento do VIVO EMPRESAS EXPERIENCE, um espaço localizado dentro de sua megastore na Avenida Paulista que permitia aos clientes corporativos testarem os serviços e produtos.
Lançamento do VIVO CONTROLE, planos que possibilitavam ao cliente estabelecer um valor fixo a ser gasto no mês, bloqueando as ligações quando fosse alcançado o limite. Entre as vantagens desse plano estava o fato de o custo de ligação ser mais baixo do que as feitas através dos pré-pagos.
Lançamento do TORPEDO WEB, serviço que permiteia enviar torpedos gratuitamente a partir do Portal da VIVO na Internet.
Lançamento do VIVO RESIDENCIAL, que possibilitava aos usuários de celulares pós-pagos pagar tarifa equivalente à de um telefone fixo nas ligações para outros fixos, mediante aquisição de um plano de serviços com franquia de ligações para números fixos, podendo ampliá-la.
2009
Lançamento do VIVO TWITTANDO, serviço de interação com a rede social Twitter através de Torpedos SMS.
2010
Lançamento do VIVO KANTOO, um método de aprendizado feito especialmente para celular, onde o usuário aprende e desenvolve o inglês de acordo com o seu próprio ritmo e disponibilidade. São mais de 1.200 palavras, 3.100 frases, 800 imagens e mais de 2.600 arquivos de áudio, proporcionando exercícios interativos com foco na audição, leitura, escrita e fala.
2011
Lançamento do serviço de comunicação via rádio na modalidade “push-to-talk” (PTT, na sigla em inglês), no qual o usuário aperta um botão para falar e o solta para escutar seu interlocutor. O funcionamento do sistema parece com o dos antigos “walkie-talkies”.
Lançamento dos serviços VIVO FIXO (telefonia fixa) e VIVO BOX (telefonia fixa + internet).


O portal
O Portal da VIVO é outro importante instrumento de contato. Nele, os usuários encontram informações sobre a empresa, seus produtos, serviços e planos de tarifas, entre outras diversas coisas. O portal indica ainda os caminhos que o consumidor pode tomar para ser atendido, como a Central de Relacionamento com o Cliente, ou para que ele acesse diretamente serviços como caixa postal, Vivo Informa, roamings nacional e internacional, recarga de cartão, consulta de saldo por SMS e por voz, Vivo Empresas e atendimento a deficientes auditivos. Alinhado à proposta de ser uma empresa inclusiva, o site é adaptado para uso de deficientes visuais. Além disso, por meio do Portal, os clientes podem acessar o Vivo On-Line, que oferece facilidades como a emissão de conta resumida ou detalhada dos últimos seis meses e ativação de serviços como caixa postal, identificador de chamadas, recebimento de fatura por e-mail e consulta de saldo do Programa de Pontos. O Portal VIVO recebeu, somente em 2011, 110 milhões de visitas. Mais de 70 milhões de transações on-line foram feitas por meio dele, sendo mais de 2 milhões só com clientes corporativos. O volume mensal de e-mails recebidos e respondidos no Fale Conosco foi superior a 50 mil.


Além do Portal VIVO, os clientes podem contatar a VIVO por carta, e-mail ou até mesmo de maneira presencial, nas lojas da empresa, cujos endereços são divulgados no Portal. Os terminais de autoatendimento são outra via de acesso a produtos e serviços, disponível nas lojas da Vivo. Neles, o cliente informa o número do celular e a senha de acesso e pode inserir novos serviços em sua linha, atualizar endereço e e-mail, consultar as últimas contas pagas, visualizar e imprimir contas e obter boleto para pagamento. Os terminais de autoatendimento, localizados em mais de 350 lojas próprias, realizaram mais de 15 milhões de transações. Para facilitar o contato de clientes com deficiência auditiva a VIVO capacitou 20 consultores de lojas em São Paulo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Nas lojas onde esses profissionais trabalham, há selo indicativo de que os deficientes auditivos têm atendimento especial.


As tecnologias
A marca destaca-se no mercado brasileiro por ser uma operadora de telefonia móvel que oferece aos seus clientes, tanto no segmento individual, como no corporativo, a opção de escolha de produtos e serviços nas tecnologias GSM e 3G.
● A rede de 3ª Geração (3G) para celulares da VIVO é baseada na tecnologia HSPA (High Speed Packet Access). Esta tecnologia permite acesso móvel à Internet em alta velocidade. Na prática, isso significa menor tempo de download e upload, acesso a informações de maneira mais rápida, possibilitando banda larga móvel. A tecnologia permite ainda implantar serviços multimídia de grande qualidade. É uma tecnologia de transmissão digital de sinais que permite atender um número maior de usuários na mesma faixa de frequência, com mais velocidade na transmissão de voz e dados.
GSM, Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis, é o padrão de tecnologia móvel para celular mais popular no mundo. É usada por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países. Os aparelhos com essa tecnologia funcionam com o Vivo Chip, trocando informações com a empresa por ondas de rádio e armazenando o número da linha, senhas (PIN e PUK) e dados pessoais, como a agenda de contatos.


Responsabilidade social
Como a maior empresa de telecomunicações móveis do hemisfério sul, a VIVO sabe que suas responsabilidades vão além dos aspectos econômicos, legais e da oferta de serviços de qualidade. A empresa cumpre com seu papel de ser um agente de transformação social. Para isso, busca realizar suas ações sempre com o objetivo de atender o maior número de pessoas. Consciente da sua responsabilidade socioambiental desenvolve ações para tornar seus produtos e serviços acessíveis para as pessoas com deficiência, com o Programa Soluções Inclusivas. Além disso, o Instituto Vivo (fundado em junho de 2004), área responsável pela gestão do investimento social da empresa, coordena as iniciativas voltadas às causas da inclusão sócio-educacional do jovem deficiente visual, e estimula as ações de voluntariado.


Outro importante projeto é o Espaço Cultural Vivo (inaugurado em março de 2004), um ambiente projetado no prédio da VIVO-SP, no bairro do Morumbi, para receber exposições de artes visuais, artes cênicas, música e cineclube, de forma a fortalecer o compromisso de democratizar o acesso da população a eventos de qualidade difundindo a cultura e as artes produzidas no Brasil, e incentivando a inclusão social. A empresa também desenvolve diversos projetos visando à preservação do meio ambiente. Com a iniciativa de recolhimento de celulares e baterias usadas coletou mais de 2 milhões de unidades. Atualmente, a empresa oferece 3.400 pontos de coleta de aparelhos, baterias e acessórios de telefonia já utilizados, de qualquer modelo ou operadora. E para promover a educação ambiental, a operadora atua com o Programa de Gerenciamento de Resíduos, que ensina a manejar corretamente todo o material produzido e descartado pela empresa.


O símbolo
A marca VIVO foi lançada para representar a maior comunidade de clientes do Brasil. A proposta da marca é oferecer produtos e serviços de comunicação móvel, trazendo inovações e vantagens para tornar o dia-a-dia de seus clientes mais fácil e divertido. A marca VIVO, como o próprio nome diz, representa vida, energia, alegria e uma atitude positiva. O ícone que representa a marca (um boneco semitransparente sem expressão facial ou detalhes que varia nas cores azul, verde, vermelho, azul, laranja e púrpura, cada uma representando uma das empresas da junção que deu origem à VIVO) traduz a postura convidativa e os valores da empresa: proximidade, transparência, simplicidade, brasilidade e acessibilidade. O ícone representa o companheiro que oferece serviços inovadores e vantajosos, tornando o dia a dia mais fácil e divertido. Seu dinamismo e seu aspecto visual – com diversas cores e posições – representam a diversidade da comunidade de clientes da VIVO. Uma comunidade brasileira que inclui a todos, porque a VIVO é para todo mundo! O ícone também personifica a marca, a tecnologia e os serviços que oferece, tornando-a mais tangível e humana.


A comunicação
Uma das maiores campanhas da história da publicidade brasileira dos últimos anos foi lançada pela VIVO em 2005 para divulgar o lançamento do pacote de serviços multimídia de 3ª Geração, o Vivo Play 3G. Em parceria com a QUALCOMM e a Samsung, a campanha tão inovadora quanto os próprios aplicativos, foi estrelada pela modelo Gisele Bündchen, o jogador Robinho, Torben Grael, Didi Wagner, Ed Motta, Sílvio e Vesgo do Pânico, Henry Castelli, Carolina Dieckmann e até personagens como Pernalonga, Patolino e Jason, do filme “Sexta-feira 13”. Em um único e significativo gesto eles reproduziam o símbolo do novo serviço, um ícone estilizado da tecla play com o “V” da VIVO, passando a idéia de um novo e moderno movimento que chegava para mudar atitudes e comportamentos na utilização do celular. A essência era a convergência de mídias no celular, que sobre as demais ferramentas contava com um trunfo: a mobilidade. O slogan “O novo mundo é play” enfatizava a possibilidade de ter na palma da mão recursos similares de CD, DVD e TV, em qualquer hora e lugar, a partir da tecla play.


Outra ação de sucesso ocorreu em 2007, quando a VIVO lançou uma enorme campanha de reposicionamento da marca sintetizada na expressão “Vivo. Sinal de Qualidade”. A campanha na mídia, que tinha como porta-voz a atriz Marília Gabriela, assumindo publicamente o compromisso com a qualidade e com a satisfação do cliente, traduziu não apenas o novo posicionamento da marca, mas o novo posicionamento de toda a empresa. A campanha foi lançada oficialmente no dia 15 de março, data em que se comemorou o Dia do Consumidor. O resultado da campanha já pode ser sentido poucos meses depois, quando a empresa encerrou o ano com o maior índice de clientes satisfeitos entre todos os players do setor de telecomunicações móveis do Brasil, com um dos menores índices de reclamações de clientes registradas na Anatel, com a marca mais valiosa de seu setor no país, com inúmeras manifestações de reconhecimento às suas práticas socioambientais e com um saudável ambiente.


Os slogans
Conexão como nenhuma outra.
(2009)
Sinal de Qualidade. (2006)
VIVO é você em primeiro lugar. (2003)


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
13 de abril de 2003
● Fundador: Telefônica Móviles
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Telefônica S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO:
Luis Miguel López
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: R$ 4.4 bilhões (2011)
● Valor da marca: R$ 1.7 bilhões (2011)
● Lojas:
+ 350
● Clientes: 71.6 milhões (2011)
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 6.500
● Segmento:
Telecomunicação
● Principais produtos:
Telefonia celular
● Concorrentes diretos: Tim, Claro e Oi
● Ícones:
O bonequinho de seu logotipo
● Slogan: Conexão como nenhuma outra.
● Website: www.vivo.com.br

O valor
Segundo a consultoria InterBrand, somente a marca VIVO está avaliada em R$ 1.7 bilhões, ocupando a posição de número 10 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.

A marca no Brasil
A VIVO, maior prestadora de serviços de telecomunicações móveis do hemisfério sul e a 10ª maior do mundo (em número de clientes), possui atualmente quase 72 milhões de clientes em todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, com 29.5% de participação de mercado. Os clientes da empresa falam em todo o Brasil e com o serviço de Roaming Internacional, podem falar e enviar Torpedos SMS em mais de 210 destinos nos cinco continentes além de acessar a internet, enviar e-mails e fotos em mais de 130 destinos, podendo comprar produtos em mais de 350 lojas da marca. A empresa é líder no mercado individual, terminais de dados móveis ativos (modens e tablets) e também no segmento corporativo.

Você sabia?
Somada a área de cobertura da operadora, 95% do território brasileiro é atendido pela VIVO. Essa cobertura atingiu, no final de 2011, 3.665 municípios de sua área de atuação.
A logística da empresa abastece as lojas próprias, os dealers e os pontos de recarga de cartões pré-pagos. No total, são mais de 8 mil pontos-de-venda no Brasil. Mensalmente a VIVO distribui aproximadamente 1.4 milhões de aparelhos celulares, 1.6 milhões de chips e 12.5 milhões de cartões de recarga.
Em 2011 a VIVO foi considerada pela Revista Você S.A. como a melhor empresa para se iniciar a carreira.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto É, Veja, Exame, Época e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 1/3/2012

8 comentários:

fero 52 binocular disse...

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jeff disse...

Esse post sobre a vivo aqui no Blog ficou melhor (bem explicativo) do que no próprio site da Vivo. Parabéns pela organização.

Gleybiony Camargo disse...

Alguém sabe me dizer qual é a empresa que desenvolveu toda a identidade visual da VIVO?

WVFONSECA disse...

Realmente esta materia sobre a VIVO está realemente impecável. Por todo a minha vida sempre quis ter um celular da VIVO, pelo excelente portifolio de serviços direnciados.
Hoje me sinto realizado. Tenho 4 acesso da operadora e sinceramente não tenho nada no que reclamar.
Realmente a operadora cumpre tudo o que promente, tando em qualidade como em serviço.

Anônimo disse...

Respondendo a Gleybiony Camargo, foi a agencia de marketing "Africa", comandada por "Nizan Guanaes" que foi responsavel pelo naçamento da marca.

Anônimo disse...

Uma ressalva: a marca e a identidade visual, foram criados pela empresa inglesa Wolff Olins.

Anônimo disse...

Mas a VIVO é Brasileira ou Portuguesa ?

Mauro disse...

Tenho mas de 6 anos com a operadora vivo, e não tenho nenhum reclamação a fazer sobre a empresa,
Ela simplesmente conrresponde com o requisitos dela,
Espero que eles inove cada vez mais, para nos clientes.