6.6.06

CROWNE PLAZA


Hóspedes exigentes sabem que os hotéis CROWNE PLAZA são a escolha certa para quem busca uma boa relação custo benefício. Excelência em serviços, requinte e sofisticação, a rede oferece a seus hóspedes uma atenciosa equipe, apartamentos modernos e bem equipados, pacote completo para negócios, além de ótimas opções de gastronomia, capaz de satisfazer as necessidades de diferentes tipos de hóspedes. 

A história 
A história começou no início da década de 1980 quando a tradicional rede de hotéis econômicos Holiday Inn identificou um novo nicho de mercado que estava cada vez mais ganhando força e espaço: a hospedagem de viajantes à negócios. Depois de muitas pesquisas, a rede, que possuía vasta experiência no segmento de hospedagem, inaugurou em 1983 na cidade de Rockville, estado americano de Maryland, a primeira unidade do HOLIDAY INN CROWNE PLAZA, um hotel de categoria superior com conforto e estrutura para atender principalmente executivos e viajantes à negócios. Nos anos seguintes outras unidades foram inauguradas pelos Estados Unidos, geralmente localizadas em centros urbanos ou próximas à grandes aeroportos, onde estes tipos de viajantes costumam se hospedar. Em 1990, a rede HOLIDAY INN foi adquirida pela InterContinental Hotels Group.


Somente em 1994 com a inauguração da primeira unidade CROWNE PLAZA HOTELS and RESORTS a rede de hotéis destinada a viajantes à negócios e convenções passou a ser tratada pela empresa como uma marca separada do HOLIDAY INN, refletindo hotéis de categorias superior que ofereciam tudo o que um viajante à negócios precisava para fazer reuniões, fechar negócios e até mesmo, onde empresas poderiam realizar convenções. Cinco anos mais tarde, em 1999, a primeira unidade europeia da rede foi inaugurada na ilha da Madeira em Portugal, iniciando assim um período de forte expansão internacional. Com a chegada do novo milênio, novas unidades foram inauguradas por vários outros países; e, em 2002, a marca lançou a campanha “The Place to Meet” (algo como “Um lugar para encontros”), posicionando a rede CROWNE PLAZA como a escolha ideal para pequenos e médios encontros de negócios.


A partir do mês de maio de 2004 mais de 40 mil confortáveis novas camas foram instaladas em suas unidades localizadas na América do Norte como parte do programa “Sleep Advantage”, que visava proporcionar ao hóspede a melhor noite de sono possível. Nesse mesmo ano a rede inaugurou a primeira unidade no Brasil, localizada na cidade de Curitiba, oferecendo aos seus hóspedes o padrão superior de serviços do CROWNE PLAZA no mundo, como por exemplo, uma governança impecável, heliponto, wireless nas áreas sociais, Business Center, sala de eventos, e quartos equipados com estação de trabalho, além de internet banda larga gratuita, telefones com duas linhas e correio de voz, ar-condicionado inteligente, frigobar e cofre digital para notebook.


Pouco depois, em 2006, a rede ingressou no mercado japonês com a inauguração de suas primeiras unidades no país. Nos últimos anos a rede CROWNE PLAZA acelerou sua expansão internacional com a inauguração do centésimo hotel na China, em 2008; e as primeiras unidades em Taiwan (2009) e na Dinamarca e Tailândia, em 2010; além da expansão em Portugal e na França. Atualmente os hotéis da rede CROWNE PLAZA oferecem apartamentos e suítes decorados com conforto, exclusividade e tecnologia para satisfazer as necessidades dos hóspedes em suas viagens de negócios ou lazer. Dentre os diferenciais, é possível destacar os serviços exclusivos da rede como internet wireless, camas king size, academia, salão de beleza, restaurante de alto nível, centro de negócios e piscina interna.


Algumas de suas mais notáveis unidades estão localizadas no aeroporto John Lennon em Liverpool (em um prédio da década de 1930 com arquitetura Art Deco), no aeroporto de Denver (cujo hotel possui a maior área para convenções do que qualquer outro da rede), na cidade de Copenhagen (primeiro hotel da Dinamarca que toda a eletricidade gerada por fontes renováveis) e na Times Square (inaugurado em 1990, está instalado em um prédio de 46 andares e oferece aproximadamente 800 quartos).


A evolução visual 
A identidade visual da marca CROWNE PLAZA passou por pequenas atualizações e modificações ao longo dos anos. A primeira ocorreu em 2004 quando o formato oval passou a ser utilizado apenas no símbolo da marca. Mais recentemente a identidade visual foi apenas simplificada, passando a usar apenas uma cor.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1983 
● Fundador: Rede de hotéis Holiday Inn 
● Sede mundial: Denham, Inglaterra 
● Proprietário da marca: InterContinental Hotels Group Plc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Richard Solomons 
● Faturamento: US$ 3.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 400 
● Presença global: 66 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.500 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis de categoria superior 
● Concorrentes diretos: Radisson, Wyndham, Doubletree, Marriot, Hilton e Sheraton 
● Slogan: The Place to Meet. 
● Website: www.crowneplaza.com 

A marca no mundo 
Atualmente os hotéis CROWNE PLAZA estão presentes em aproximadamente 66 países com 400 unidades que oferecem mais de 108.500 quartos. Mais da metade de seus hotéis estão localizados nas Américas, especialmente nos Estados Unidos, e na China. Além disso, a rede possui aproximadamente 100 unidades em construção ou desenvolvimento, boa parte delas na China. No Brasil, a rede possui uma unidade localizada na cidade de Belém, já que o hotel na cidade de Curitiba foi fechado em 2012, depois que o prédio foi desapropriado pelo Governo do Estado. 

Você sabia? 
O CROWNE PLAZA localizado no aeroporto de Changi em Cingapura foi considerado pela tradicional revista Forbes como um dos melhores hotéis dentro de aeroportos do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/9/2013

Nenhum comentário: