14.6.06

TOSTITOS


TOSTITOS é uma verdadeira tentação. Que o digam milhões de consumidores americanos que não dispensam o salgadinho de milho, mergulhado em deliciosos molhos, como companhia indispensável na hora de assistir a um bom jogo de futebol americano ou basquete, em um tradicional churrasco no fundo do quintal ou até mesmo em frente à televisão.

A história
Tudo começou no final da década de 70 quando a FritoLay, tradicional empresa de snacks cujas origens datam de 1932, percebeu que os consumidores desejavam um salgadinho de milho que não fosse tão duro e crocante como o Doritos, também de propriedade da empresa. Depois de muitas pesquisas lideradas por Jack Liczkowski, em 1979, uma nova marca de salgadinho, TOSTITOS TORTILLA CHIPS, feito com milho 100% branco, óleo vegetal e sal, foi colocada em teste no mercado americano. Em poucos meses a vendas do novo salgadinho surpreenderam até os mais otimistas da empresa. Somente no ano de 1981 TOSTITOS foi lançado oficialmente para todo o país, ganhando distribuição nacional. Ao final do primeiro ano, TOSTITOS já faturava US$ 140 milhões em vendas. Nos anos seguintes, com aumento de consumo da marca, TOSTITOS se tornou extremamente importante para a FritoLay, atingindo US$ 200 milhões em faturamento no ano de 1985. No final desta década, com as vendas estranguladas devido a enorme concorrência do setor, um vendedor da empresa que atuava na região do Texas, percebeu que os consumidores queriam uma versão maior do tradicional salgadinho. Depois de alguns anos tentando convencer a empresa, em 1991, foi introduzido no mercado o TOSTITOS RESTAURANT STYLE TORTILLA. Imediatamente o produto caiu no gosto dos comilões consumidores americanos, dando um novo fôlego para a marca.


Outro fator importante na tentativa de revigorar a marca, também aconteceu neste ano com o lançamento do TOSTITOS SALSA, uma espécie de molho de tomate temperado onde os consumidores podiam mergulhar seus TOSTITOS e consumi-los de uma forma diferente. A partir deste momento a marca TOSTITOS se tornou um grande sucesso, e o salgadinho passou a ser consumido acompanhado dos deliciosos molhos. Mas as inovações não pararam por aí: em 1993 foi introduzido no mercado o TOSTITOS BAKED, versão do tradicional salgadinho assada e muito mais saudável. Outra importante variação do produto, TOSTITOS FAT-FREE (versão do tradicional salgadinho sem gordura), foi lançada no mercado em 1995 com o slogan “Taste the fun, not the fat” (algo como “saboreie a diversão, não a gordura”). Neste mesmo ano, a marca se tornou ainda mais conhecida da população americana quando começou a patrocinar o Tostitos Fiesta Bowl, uma das finais mais importantes do futebol americano universitário.


Nos anos seguintes a marca introduziu novos formatos no mercado como o TOSTITOS redondo (uma espécie de bolachinha fina) e sua versão crocante. Com a chegada do novo milênio a marca lançou no mercado sua maior inovação em uma década: TOSTITOS SCOOPS, o tradicional salgadinho em forma de trouxinhas, permitindo assim que fosse recheado com diferentes tipos de molhos. Pouco depois, com a preocupação maior dos consumidores em relação à saúde, a marca anunciou, em 2002, a eliminação das maléficas gorduras trans de todos os seus produtos. No ano seguinte uma nova linha de produtos naturais foi introduzida, incluindo o TOSTITOS BLUE CORN, feito com milho azul orgânico; TOSTITOS YELLOW CORN, feito com milho amarelo orgânico; e um novo molho de tomate orgânico com salsa.


Em 2004, um novo produto chegava ao mercado: TOSTITOS EDGE, versão do tradicional salgadinho com redução de 60% nos níveis de carboidratos. As mais recentes novidades da marca são: além de novos tipos de molhos; TOSTITOS Hint of Lime, o tradicional salgadinho com um toque de limão, introduzido em 2006; TOSTITOS MULTIGRAIN, feito com quatro tipos de grãos e trigo, introduzido em 2006; TOSTITOS DIPPING STRIPS, versão em pequenas tirinhas, ideal para ser mergulhado nos deliciosos molhos, introduzida em 2010; e mais recentemente, em 2012, a linha TOSTITOS ARTISAN RECIPES, que utiliza ingredientes mais refinados e combinações mais sofisticadas de sabor.


A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas modificações com seu logotipo adotando um visual mais moderno, colorido, e porque não dizer, latino. Mas sempre manteve sua marca registrada: o pingo vermelho da letra “i”. Em 2003 ocorreu a modificação mais acentuada, com uma grande curiosidade: entre as duas letras “T” e “i” acontece uma pequena festa. As duas letras “T” representam pessoas. E os dois personagens levam uma pequena tortilha a um recipiente de molho vermelho, que representa o pingo do “i”. Em 2013 a marca apresentou seu novo logotipo, cujo visual ficou bem mais “clean”.


As embalagens de TOSTITOS também ganharam um novo visual, muito mais moderno e atraente.


Os slogans
Knows how to party. (2012)
Surprisingly Simple.
Tostitos. Share something good. (2004)
Are you read for a crunchtime!
Taste the fun.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1979
● Criador: FritoLay
● Sede mundial: Plano, Texas
● Proprietário da marca: PepsiCo Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Indra K. Nooyi
● CEO & Presidente: Tom Greco
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Salgadinhos a base de milho e molhos
● Concorrentes diretos: Doritos, Ruffles, Pringles, Lay’s e Cheetos
● Slogan: Knows how to party.
● Website: www.tostitos.com

A marca no mundo
Atualmente a marca TOSTITOS, com vendas superiores a US$ 1 bilhão anualmente, é comercializada em pouco mais de 10 países ao redor do mundo, tendo como maiores mercados Estados Unidos, Canadá e México. Os maiores consumidores de TOSTITOS nos Estados Unidos estão nas cidades de Des Moines (IA), Tulsa (OK), Omaha (NE) Kansas City (KS) e Dallas/Fort Worth (TX).

Você sabia?
Atualmente a linha de molhos da marca TOSTITOS é composta por 12 diferentes sabores como queijo, tomate, espinafre, salsa além dos apimentados.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 7/4/2013

2 comentários:

deylamara disse...

Onde encontrar Tostitos em São Paulo???

Anônimo disse...

Eu quero Tostitos ! Onde comprar em SP !