14.6.06

TOSTITOS


TOSTITOS é uma verdadeira tentação. Que o digam milhões de consumidores americanos que não dispensam o salgadinho de milho, devidamente mergulhado em deliciosos molhos, como companhia indispensável na hora de assistir a um bom jogo de futebol americano, beisebol ou basquete, em um tradicional churrasco no fundo do quintal ou até mesmo em frente à televisão. Por isso, TOSTITOS são mais do que tortillas e molhos - eles são um convite para reunir, conversar e festejar com amigos e familiares. 

A história 
Tudo começou no final da década de 1970 quando a Fritolay, tradicional empresa de snacks cujas origens datam de 1932, percebeu que os consumidores desejavam um salgadinho de milho que não fosse tão duro e crocante como o Doritos, também de propriedade da empresa. Depois de muitas pesquisas lideradas por Jack Liczkowski, em 1979, uma nova marca de salgadinho, TOSTITOS TORTILLA CHIPS, feito com milho 100% branco, óleo vegetal e sal, foi colocada em teste no mercado americano. Em poucos meses a vendas do novo salgadinho surpreenderam até os mais otimistas da empresa. Mas foi somente no ano de 1981 que TOSTITOS foi lançado oficialmente para todo o país, ganhando distribuição nacional. Ao final do primeiro ano, TOSTITOS já faturava US$ 140 milhões em vendas. Nos anos seguintes, com aumento de consumo da marca, TOSTITOS se tornou extremamente importante para a Fritolay, atingindo US$ 200 milhões em faturamento no ano de 1985. Porém, no final desta década, com as vendas estranguladas devido à enorme concorrência do setor, um vendedor da empresa que atuava na região do Texas, percebeu que os consumidores desejavam uma versão maior do tradicional salgadinho. Depois de alguns anos tentando convencer a empresa, em 1991, foi introduzido no mercado o TOSTITOS RESTAURANT STYLE TORTILLA. Imediatamente o produto caiu no gosto dos comilões consumidores americanos, dando um novo fôlego para a marca.


Outro fator importante na tentativa de revigorar a marca, também aconteceu neste ano com o lançamento do TOSTITOS SALSA, uma espécie de molho de tomate temperado e levemente apimentado onde os consumidores podiam mergulhar seus TOSTITOS e consumi-los de uma forma diferente. A partir deste momento a marca se tornou um grande sucesso, e o salgadinho passou a ser consumido acompanhado dos deliciosos molhos, que ganhariam outras versões. Mas as inovações não pararam por aí: em 1993 foi introduzido no mercado o TOSTITOS BAKED, versão do tradicional salgadinho assada e muito mais saudável. Outra importante variação do produto, TOSTITOS FAT-FREE (versão do tradicional salgadinho sem gordura), foi lançada no mercado em 1995 com o slogan “Taste the fun, not the fat” (algo como “saboreie a diversão, não a gordura”). Neste mesmo ano, a marca se tornou ainda mais conhecida da população americana, especialmente entre os estudantes, quando começou a patrocinar o Tostitos Fiesta Bowl, uma das finais mais importantes do futebol americano universitário.


Nos anos seguintes a marca introduziu novos formatos no mercado como o TOSTITOS redondo (uma espécie de bolachinha fina) e sua versão crocante. Com a chegada do novo milênio a marca lançou no mercado sua maior inovação em uma década: TOSTITOS SCOOPS!, o tradicional salgadinho em forma de trouxinhas, permitindo assim que fosse recheado com diferentes tipos de molhos. Pouco depois, com a preocupação maior dos consumidores em relação à saúde, a marca anunciou, em 2002, a eliminação das maléficas gorduras trans de todos os seus produtos. No ano seguinte uma nova linha de produtos naturais foi introduzida, incluindo o TOSTITOS BLUE CORN, feito com milho azul orgânico; TOSTITOS YELLOW CORN, feito com milho amarelo orgânico; e um novo molho de tomate orgânico.


Em 2004, um novo produto chegava ao mercado: TOSTITOS EDGE, versão do tradicional salgadinho com redução de 60% nos níveis de carboidratos. Nos anos seguintes a marca não parou de inovar e ofereceu aos seus consumidores novas versões: além de novos tipos de molhos; surgiram TOSTITOS HINT of LIME, o tradicional salgadinho com um toque de limão, introduzido em 2006; TOSTITOS MULTIGRAIN, feito com quatro tipos de grãos e trigo, introduzido em 2006; TOSTITOS DIPPING STRIPS, versão em pequenas tirinhas, ideal para ser mergulhado nos deliciosos molhos, introduzida em 2010; a linha TOSTITOS ARTISAN RECIPES, que utilizava ingredientes mais refinados e combinações mais sofisticadas de sabor (como feijão preto com alho), lançada em 2012; e TOSTINOS CANTINA, inspirados nos autênticos restaurantes mexicanos, nas versões fina e crocante e mais grossa. As novidades mais recentes da marca são: TOSTITOS ROLLS! (2014), o tradicional salgadinho em formato de tubo, especialmente desenvolvido para mergulhar e mergulhar nos deliciosos molhos da marca; e TOSTITOS HINT of JALAPEÑO (2016), com um toque de pimenta. Outro formato popular do salgadinho é o TOSTITOS BITE SIZE, redondos e pequenos o suficiente para mergulhar em um pote de salsa e apenas o tamanho certo para uma única mordida.


Em 2017, a marca inovou mais uma vez, mas na concepção da embalagem. Em edição limitada para o jogo do Super Bowl (a grande final do futebol americano profissional e evento esportivo mais importante dos Estados Unidos), TOSTITOS lançou uma embalagem que funcionava como uma espécie de bafômetro. Com sensores, a moderna embalagem detectava álcool no hálito e mudava de cor, mostrando um volante vermelho com a inscrição “Don’t Drink And Drive”. Se não fosse detectado álcool, aparecia um círculo verde. A ação contou com a parceria do Uber: a embalagem oferecia um código para usar o serviço de transporte por aplicativo com US$ 10 de desconto na corrida durante e depois do jogo do Super Bowl.


Atualmente a linha de molhos (chamados de “Dips”) da marca TOSTITOS é feita com ingredientes naturais e pedaços de vegetais, o que os deixa extremamente cremosos. A linha é composta por 12 diferentes sabores como tomate (também disponível na versão orgânica), tomate com limão, tomate com alho frito, tomate com pimenta habanero, queijo, queijo branco, queijo com milho, espinafre e o Fiesta Bean & Cheese (feijão, pimenta jalapeño, pimentão vermelho, tomate, queijos Monterey Jack e Cheddar).


Comunicação divertida 
A marca sempre primou por sua linha de comunicação simples e divertida. E, o que poucos sabem, é que antes de se tornar a duquesa de Sussex, Meghan Markle protagonizou em 2009 um comercial para TOSTITOS. Além disso, a marca sempre esteve muito próxima dos esportes, especialmente do futebol americano. Isto porque, os conceitos de suas campanhas sempre se basearam na diversão, festas e reunir os amigos. E nada melhor para isso que os amigos. Por esses motivos, em 2018, a marca lançou uma campanha protagonizada pelo ator Jean-Claude Van Damme, que apresentava seu novo slogan “Get Together Already” (algo como “Junte-se Já”). Na série de comerciais, o ator oferece, com humor, conselhos sobre a importância de se reunir com seus amigos. Porque se não o fizer, eles podem substituí-lo por outra pessoa. Alguém mais legal, mais inspirador e muito mais musculoso. Como Jean-Claude Van Damme.


Em um dos comerciais o ator assume o papel de amigo substituto e participa de reuniões entre amigos, churrascos na praia e até em um casamento, onde aparece como madrinha. Para assistir ao comercial clique no ícone abaixo.

   

A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas modificações com seu logotipo adotando um visual mais moderno, colorido, e porque não dizer, latino. Mas sempre manteve sua marca registrada: o pingo vermelho da letra “i”. A primeira modificação ocorreu em 1985. Porém, em 2003, aconteceu a modificação mais acentuada, com uma grande curiosidade: entre as duas letras T e I acontece uma pequena festa. As duas letras “T” representam pessoas. E os dois personagens carregam uma pequena tortilha, enquanto o pingo do “i” representa uma recipiente (bowl) de molho. Em dezembro de 2012 a marca apresentou seu novo logotipo, com nova tipografia de letra e cujo visual ficou bem mais limpo e menos colorido. Outra mudança ocorreu em relação à tortilla amarela entre as duas pessoas, agora na posição vertical como se estivesse sendo mergulhada no bowl de molho vermelho.


As embalagens de TOSTITOS também ganharam um novo visual, muito mais moderno e atraente. Vale destacar, que desde o lançamento as embalagens dos produtos da marca sempre contiveram uma espécie de “janela” com plástico transparente para que o consumidor pudesse ver a qualidade e aparência das tortillas.


Os slogans 
Get to the Good Stuff. (2019) 
Get Together Already. (2018) 
Get Together. Get Tostitos. (2017) 
Bring the party. (2013) 
Knows how to party. (2011) 
Surprisingly Simple. (2008) 
Tostitos. Share something good. (2004) 
Are you ready for a crunchtime! 
Taste the fun. (década de 1990)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1979 
● Criador: Jack Liczkowski 
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Frito-Lay Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Steven Williams 
● Faturamento: US$ 1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Snacks 
● Principais produtos: Salgadinhos a base de milho e molhos 
● Concorrentes diretos: Doritos, Santitas, On The Border, Mission, Calidad e Takis Fuego 
● Slogan: Get Together Already. 
● Website: www.tostitos.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca TOSTITOS, com vendas superiores a US$ 1.3 bilhões anualmente, é comercializada em pouco mais de 10 países ao redor do mundo, tendo como maiores mercados Estados Unidos, Canadá e México. Os maiores consumidores de TOSTITOS nos Estados Unidos estão nas cidades de Des Moines (IA), Tulsa (OK), Omaha (NE) Kansas City (KS) e Dallas/Fort Worth (TX). 

Você sabia? 
TOSTITOS é patrocinador oficial da NFL (a poderosa e bilionária liga profissional de futebol americano). Como tortillas e molhos oficiais da NFL, TOSTITOS lança anualmente embalagens especiais e temáticas para as equipes da liga, incluindo o New England Patriots e Dallas Cowboys, além de promover ações nos estádios em dias de jogos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/11/2019

4 comentários:

Unknown disse...

Onde encontrar Tostitos em São Paulo???

Anônimo disse...

Eu quero Tostitos ! Onde comprar em SP !

Unknown disse...

Amei tostitos, gostaria de saber onde posso encontrar tostitos no Brasil.

Unknown disse...

Ja tem no Brasil?